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Psicologia Pediátrica

Código: P747     Sigla: PP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 27 Plano Oficial 4 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1.Conhecer as principais áreas de intervenção, objectivos e metodologias, dirigidos às diferentes fases da infância e adolescência, na gestão dos problemas de saúde comuns e na adaptação à doença e reabilitação. 2. Relacionar e distinguir os principais paradigmas de intervenção da psicologia pediátrica. 3. Compreender os principais problemas de saúde e desenvolvimento na infância e adolescência e apreender as implicações psicológicas dos mesmos 4. Aplicar os princípios desenvolvimentistas à análise dos problemas psicológicos associados à doença e disfunção, e aos programas de intervenção. 5. Conhecer, seleccionar e delinear metodologias de avaliação-intervenção dirigidas aos diferentes problemas de adaptação, vivência e tratamento, em situações de doença aguda e crónica. 6. Compreender a importância das intervenções parentais em psicologia pediátrica e saber aplicar as metodologias de intervenção a este contexto. 7. Analisar criticamente a investigação neste domínio

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade de descrever as principais áreas de intervenção, objectivos e metodologias, dirigidos às diferentes fases da infância e adolescência, na gestão dos problemas de saúde comuns e na adaptação à doença e reabilitação.

capacidade de identificar e relacionar os principais paradigmas de intervenção da psicologia pediátrica

Capacidade de identificar as implicações psicológicas dos principais problemas de saúde das crianças e adolescentes

Capacidade de analisar os problemas psicológicos associados à doença das crianças e adolescentes à luz de uma perspectiva desenvolvimental

Capacidade de adequar os programas de intervenção em Psicologia Pediátrica em função do nível de desenvolvimento das crianças e adolescentes a quem se destinam

Capacidade de planear e fundamentar estratégias de avaliação-intervenção dirigidas aos diferentes problemas de adaptação, vivência e tratamento, em situações de doença aguda e crónica de crianças e adolescentes.

Capacidade de avaliar a necessidade e planear intervenções parentais em psicologia pediátrica

Capacidade de análise e utilização crítica da investigação neste domínio

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1.Psicologia Pediátrica: Objectivos e áreas de intervenção;
2.Disciplinas de fundamentação: psicologia da saúde; psicologia do desenvolvimento cognitivo e sócio-cognitivo; psicopatologia do desenvolvimento.
3.Crenças e significações da saúde e doença: significações da criança e adolescente; significações dos adultos (pais, educadores e profissionais.
4. A consulta de psicologia pediátrica Entrevista e avaliação: com os pais; com a criança e o adolescente.
5.Intervenção com pais em Psicologia Pediátrica: tomada de decisão, objectivos e fases.
6.Processo de Intervenção com crianças e adolescentes em Psicologia Pediátrica: metodologias comportamentais e cognitivas.
7. Problemas de saúde e desenvolvimento durante a infância/adolescênci.
8. A hospitalização infantil: condições de risco e de protecção; impacto no desenvolvimento da criança e da família.
9. A dor pediátrica: prevenção e controlo. A doença crónica pediátrica: adaptação e adesão.
11. Promoção da saúde.

Bibliografia Obrigatória

Roberts Michael C. 340; Handbook of pediatric psychology. ISBN: 1-57230-366-2
Spirito, A. & Kazak, A. E. ; Effective and Emerging Treatments in Pediatric Psychology, Oxoford University Press, 2006

Bibliografia Complementar

Barros, L.; Psicologia Pediátrica: perspectiva desenvolvimentista. , Lisboa: Climepsi, 2003
LeAdelle Phelps (Eds.) ; Chronic health-related disorders in children: collaborative medical and psychoeducational interventions, American Psychological Association, Washington, DC, US, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Exposição de temas 2. Actividades experienciais – role play 3.Estudo e análise de casos. 4.Redacção da recensão critica, análise de artigos científicos 6.Visualização e análise de vídeos.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia clínica
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Prova oral 25,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

•As aulas são de frequência obrigatória. •Obrigatória a presença em 75% das aulas leccionadas. •Realização de um trabalho prático: - Elaboração de uma proposta de intervenção em Psicologia Pediátrica (que versa os conteúdos programáticos da UC); - Apresentação e discussão do trabalho - Entrega do trabalho por escrito.
A nota no exame final e a nota nos trabalhos não poderão ser inferiores a 7,5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será obtida pela soma da nota obtida no exame final com a nota dos trabalhos a realizar durante o semestre com a seguinte ponderação:

  • Exame final: Escala de  0 a 20 valores (50%)
  • Apresentação oral do trabalhos desenvolvido ao longo do semestre: Escala de  0 a 20 valores (25%).
  • Trabalho escrito sobre o trabalho apresentado oralmente: Escala de  0 a 20 valores (25%).
  • A nota no exame final e a nota nos trabalhos não poderão ser inferiores a 7,5 valores
  • O estudante realizará a UC se obtiver a classificação total mínima de 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação especial será feita unicamente por exame escrito final que incide sobre todas as matérias abordadas na UC e que valerá 100% da nota.

Melhoria de classificação

A melhoria da nota pode ser obtida pela realização de um novo exame escrito de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto.

A melhoria aplica-se apenas a 50% da UC, que corresponde à ponderação do exame.

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