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Qualificações e Competências nas Organizações e no Trabalho

Código: P734     Sigla: QCOT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2017/2018 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIPSI 32 Plano Oficial 2 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A uc Qualificações e Competências ns Organizações e no Trabalho tem como objetivo geral caraterizar a problemática do desenvolvimento de competências ao longo da vida profissional. O quadro teórico de referência apoia-se nas contribuições de diferentes disciplinas de forma a fornecer uma compreensão alargada desta problemática. Os principais objetivos são:

- caraterizar suncintamente o contexto social e económico presente na emergência da abordagem das qualificações competências nas Organizações

- clarificar conceitos e noções associados à competência através das contribuições da Psicologia, Ergonomia e Sociologia

- caracterizar algumas abordagens teóricas sobre o desenvolvimento de competências

Resultados de aprendizagem e competências

1. Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão ao nivel:

- contexto social e económico de emergência da noção de qualificação e competência

- conceito de competência e problemática do seu desenvolvimento

- descrição de competências

2. Incentivar competências de comunicação de informação

3. Mobilizar os conhecimentos em contexto de discussão

4. Descrever competências

5. Elaborar um relatório escrito sobre a recolha de dados efetuada

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não

Programa

1. As transformações da organização do trabalho e a noção de qualificação e competência;

2. Definição de competência

3. Clarificação dos conceitos de qualificação e competência

4. Descrever competências

5. A contribuição de Vergnaud no estudo da competência

6. A contribuição de Hoc para o estudo da competência

7. Recolha de dados em contexto de trabalho para descrição das condições de trabalho e das competências dos trabalhadores  

8. Discussão dos resultados com os trabalhadores

Bibliografia Obrigatória

Pires, A.; Educação e Formação ao Longo da Vida: análise crítica dos sistemas e dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e competências, Fundação Calouste Gulbenkien, 2005
Figari Gérard 340; Avaliação de competências e aprendizagens experienciais. ISBN: 972-8036-81-7
Le Boterf Guy; Comment investir en formation. ISBN: 2-7081-1087-X
Carré Philippe 300; Tratado das ciências e das técnicas da formação. ISBN: 972-771-345-9
Hoc jean michel; supervision et controle des processus dynamiques. La cognition en situation dynamique, PUG, 1996
Vergnaud, Gérard; O desenvolvimento cognitivo do adulto, Instituto Piaget, 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Atividades de contato: Aulas expositivas (lecture); discussão em grupo; acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos de campo; discussão dos relatórios apresentados;

2. Atividades autónomas: Pesquisa de fontes de informação; leitura e análise de fontes escritas e documentais; aplicação de grelhas de descrição de competências relacionais, observação e entrevista de um trabalhador durante a realização da sua actividade; elaboração de relatório.

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 15,00
Estudo autónomo 21,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 15,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Obrigatória a frequência de 75% das aulas dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação são ponderadas as seguintes componentes: Prova escrita (40%) e relatório escrito de grupo (60%). A avaliação final resulta da média ponderada das duas componentes sendo exigido um minimo de 8 valores na prova escrita e 10 valores no relatório escrito de grupo para qua possam ser adicionadas. O estudante realizará a uc se obtiver uma média ponderada minima de 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes que faltem, reprovem ou queiram melhorar, podem repetir a prova escrita, uma única vez, na época de recurso do ano letivo que se encontram a frequentar.

Trabalho de estágio/projeto

não

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No cálculo da classificação final dos estudantes com regimes especiais serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes. 

Melhoria de classificação

Os estudantes com aproveitamento podem melhorar a classificação, no exame previsto para a componente teórica, numa única vez, na época de recurso do ano letivo que se encontram a frequentar.
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