Código: | P734 | Sigla: | QCOT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIPSI | 32 | Plano Oficial | 2 | - | 3 | 30 | 81 |
A uc Qualificações e Competências ns Organizações e no Trabalho tem como objetivo geral caraterizar a problemática do desenvolvimento de competências ao longo da vida profissional. O quadro teórico de referência apoia-se nas contribuições de diferentes disciplinas de forma a fornecer uma compreensão alargada desta problemática. Os principais objetivos são:
- caraterizar suncintamente o contexto social e económico presente na emergência da abordagem das qualificações competências nas Organizações
- clarificar conceitos e noções associados à competência através das contribuições da Psicologia, Ergonomia e Sociologia
- caracterizar algumas abordagens teóricas sobre o desenvolvimento de competências
1. Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão ao nivel:
- contexto social e económico de emergência da noção de qualificação e competência
- conceito de competência e problemática do seu desenvolvimento
- descrição de competências
2. Incentivar competências de comunicação de informação
3. Mobilizar os conhecimentos em contexto de discussão
4. Descrever competências
5. Elaborar um relatório escrito sobre a recolha de dados efetuada
Não
1. As transformações da organização do trabalho e a noção de qualificação e competência;
2. Definição de competência
3. Clarificação dos conceitos de qualificação e competência
4. Descrever competências
5. A contribuição de Vergnaud no estudo da competência
6. A contribuição de Hoc para o estudo da competência
7. Recolha de dados em contexto de trabalho para descrição das condições de trabalho e das competências dos trabalhadores
8. Discussão dos resultados com os trabalhadores
1. Atividades de contato: Aulas expositivas (lecture); discussão em grupo; acompanhamento do desenvolvimento dos trabalhos de campo; discussão dos relatórios apresentados;
2. Atividades autónomas: Pesquisa de fontes de informação; leitura e análise de fontes escritas e documentais; aplicação de grelhas de descrição de competências relacionais, observação e entrevista de um trabalhador durante a realização da sua actividade; elaboração de relatório.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 40,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 15,00 |
Estudo autónomo | 21,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Trabalho de campo | 15,00 |
Total: | 81,00 |
Obrigatória a frequência de 75% das aulas dadas.
não
No cálculo da classificação final dos estudantes com regimes especiais serão ponderadas as mesmas componentes de avaliação dos demais estudantes.