Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > DE123

Avaliação e Supervisão

Código: DE123     Sigla: AS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 9 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Unidade curricular estrutura-se em torno dos eixos teóricos avaliação e supervisão educacional que se articulam numa intencionalidade abrangente de problematização, e de reflexão, da, e sobre, a realidade socioeducativa. Pretende-se, de modo particular, capacitar os estudantes para a investigação e a intervenção nestes domínios, em contextos escolares, e em outros contextos e projetos socioeducacionais que se articulem com a Escola. Neste sentido, o trabalho em rede e em parceria, enquanto estratégias mobilizadores de sinergias entre diferentes atores e entidades educativos/as, serão também objeto de reflexão teórica e constituirão base metodológica para se pensarem os processo de intervenção/investigação.
Constituem objetivos dest UC:

Aprofundar conhecimento nos dominios da avaliação e supervisão educacional;

Problematizar teorias, práticas e processos de avaliação e supervisão educacionais

Capacitar os estudantes para o desenvolvimento de projetos de investigação/intervenção nos campos da avaliação e da supervisão educacionais

Integrar equipas multidisciplinares, numa lógica de parceria e de trabalho em rede, para a realização de atividades relacionadas com estas duas áreas de intervenção educacional

Conceber e desenvolver projetos de investigação e de intervenção nas áreas da avaliação e supervisão em agrupamentos escolares, e em outros contextos e/ou projetos socioeducacionais que se articulam com a Escola.

Avaliar programas, projectos e ações socioeducacionais

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se queos estudantes  obtenham conhecimentos e competências para: 

Análise crítica de situações educacionais para realização de diagnósticos


Avaliação de projectos, programas e acções nos campos da avaliação e supervisão educacional


Conceção de projetos de investigação/intervenção no domínio da avaliação e da supervisão educacional


Consultoria em projectos, programas e acções nos âmbitos de Avaliação Supervisão Educacionais

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

Sendo a Unidade curricular estruturada em torno dos eixos teóricos avaliação e supervisão educacional, o programa abrange os seguintes conteúdos:

 

I-AVALIAÇÃO

1.Avaliação da educação e qualidade

1.1Critérios internacionais de avaliação da qualidade

2.Avaliação das instituições

2.1. Avaliação externa/Avaliação interna e Auto-avaliação;

2.2. A avaliação e a melhoria das escolas

2.2.1.Projetos e programas de avaliação de escolas

2.2.2.A avaliação externa, autoavaliação e autonomia escolar

3.Avaliação dos profissionais

3.1.Politicas e programas de avaliação de desempenho

II- SUPERVISÃO

1- Situando o conceito, e a origem, de supervisão

2-Contextos, conceitos, práticas  e estratégias de supervisão

2.1.Supervisão pedagógica e pedagogia da Supervisão
2.2 Supervisão pedagógica na sua relação com a socialização profissional: papéis dos diferentes atores e práticas

2.3.Supervisão em contexto clínico: papéis dos diferentes atores e práticas

2.4. Outros contextos, atores e práticas de supervisão
2.5. Estratégias de Supervisão

3-A supervisão como espaço de formação

3.1 Supervisão reflexiva/transformadora

3.2.Supervisão colaborativa

III- AVALIAÇÃO, SUPERVISÃO, ASSESSORIA E CONSULTORIA

  1. Clarificando conceitos e suas relações
  2. A Assessoria e consultoria às escolas/instituições como processo de construção gradual da melhoria educacional

2.1. Os casos dos TEIP; Projeto Fenix; Programa Nacional da Leitura e Matemática,…

Bibliografia Obrigatória

Day Christopher; Desenvolvimento profissional de professores : os desafios da aprendizagem permanente, Porto Editora, 2001. ISBN: ISBN: 972-0-34807-0
Leite, Carlinda & Fernandes, Preciosa; Avaliação, qualidade e equidade , Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) (BR), 19(2), 421-438., 2014. ISBN: doi:10.1590/S1414-40772014000200009
Alarcão, Isabel & Roldão, Maria do Céu ; Supervisão. Um contexto de Desenvolvimento Profissional, Edições Pedago, 2008
Alarcão, I. & Canha, B.; Supervisão e Colaboração: Uma relação para o desenvolvimento. , Porto Editora, 2013
Alarcão, I. & Tavares, J. ; Supervisão da Prática Pedagógica. Uma perspetiva de desenvolvimento da aprendizagem, Coimbra. Almedina, 2003
Vieira, F. & Moreira, M. A. (2011). ; Supervisão e avaliação do desempenho docente: Para uma abordagem de orientação transformadora., Conselho Cientifico para a Avaliação de Professores (CAP), 2011
Gaspar, M. I.; Seabra, F.& Neves, C. (2012). ; A supervisão pedagógica: significados e operacionalização , in Revista Portuguesa de Investigação Educacional, vol. 12, Porto: Universidade Católica pp. 7-28, 2012
Maria do Céu Roldão (2012); Supervisão, Conhecimento e Melhoria-uma triangulação transformativa nas escolas?, in Revista Portuguesa de Investigação Educacional, vol. 12, Porto: Universidade Católica pp. 7-28, 2012
Mesquita, E.; Formosinho, J. & Machado J. (2012). ; Supervisão da prática pedagógica e colegialidade docente. A perspetiva dos candidatos a professores, in Revista Portuguesa de Investigação Educacional, vol. 12, Porto: Universidade Católica pp. 59-78, 2012
Carvalho, J., F. S. & Chaves, L., D. P.(2011). ; Supervisão de enfermagem no contexto hospitalar: uma revisão integrativa,, in Rev. Eletr. Enf. [Internet]. jul/set;13(3):546-533, 2011
Mouraz, A.; Lopes, A.; Ferreira, J.M. & Pego, J. P. (2012). ; De par em par na UP: o potencial formativo da observação de pares multidisciplinar, in Revista Portuguesa de Investigação Educacional, vol. 12, Porto: Universidade Católica pp-79-95, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Horas de contacto
A metodologia assenta numa pedagogia ativa, de reconhecimento dos estudantes como protagonistas na construção da sua formação. A abordagem de conceitos e de perspetivas teóricas sobre avaliação e supervisão educacional será acompanhada de debate e ampliada com as reflexões produzidas a partir da apresentação, pelos  grupos de estudantes, de textos disponibilizados pela docente e ou de projetos sobre as temáticas, e a dinamização do grupo turma. Haverá sessões de apoio tutorial aos grupo.

Trabalho autónomo 

Leitura e análise de textos para estudo do tema a apresentar à turma; preparação da apresentação do tema e do debate sobre o mesmo  na aula (em trabalho de grupo); e escrita de síntese crítica individual sobre um tema trabalhado nas aulas OU realização de um diário de aula.

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 102,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adotado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamneto de avaliação. A obrigatoriedade de presenças é de 3/4 do número de aulas efetivamente realizadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída com exame final. A dimensão distribuída corresponde a 60% e incorpora: 1) trabalho de grupo para: i) estudo de um tema e a sua apresentação à turma, com dinâmica de debte tendo em conta: a qualidade da apresentação;  aprofundamento do tema; modo de apresentação à turma e a qualidade da dinâmica de debate promovido; ii) a sistematização da apresentação em documento escrito, integrando uma visão crítica do tema:(50%)

2)Apreciação qualitativa da participação nas aulas, nomeadamente na realização do trabalho autónomo e no enriquecimento do debate das aulas (colocação de questões relativas aos temas apresentados pelos grupos) - (10%)

O exame final  será consubstanciado numa síntese crítica/trabalho, individual, sobre um dos temas trabalhados na UC, com exceção do tema que foi trabalhado em grupo pelo/a estudante – (40%)

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da uc realizarão uma prova especial de caráter  presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da uc. Para o efeito deverão contactar a docente responsável no início do semestre.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final realiza-se segundo os termos previstos na lei e através da reformulação da síntese crítica/trabalho final.

Observações

Não aplicável
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-27 às 03:26:08 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico