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Oficina de Escrita

Código: E208     Sigla: OE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologias de Investigação

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 86 Plano oficial 2012/2013 - 3º ano 1 - 6 57 162
Plano Oficial 1 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A UC de Oficina de Escrita, procurando dar resposta a diferentes objectivos de formação dos/estudantes, representa uma unidade privilegiada para o contacto e o trabalho autónomo dos/as estudantes em torno de preocupações de natureza narrativa, criativa e argumentativa das práticas de escrita. À luz deste princípio, a presente UC procura constituir-se num espaço alargado de formação, cujas dinâmicas favoreçam a emergência de uma relação com a escrita subjectivamente situada, mas construída à luz das suas potencialidades de aprendizagem para o campo da produção textual de tipo argumentativo e crítico. Após um primeiro bloco de aulas que tem em vista abrir e diversificar o universo das práticas de escrita, dar-se-á atenção, posteriormente, à produção escrita orientada para um exercício académico, cujo ensaio tem por objectivo desenvolver o conjunto de capacidades argumentativas que se implicam na escrita de contexto académico.
Objectivos:
- Reflectir sobre a diversidade de operações que se implicam nos processos de escrita;
- Realizar e partilhar diferentes actividades de escrita, atendendo à sua importância sob o ponto de vista pessoal, crítico e académico;
- Investir em modos pessoais de escrita, com especial tónica nas suas dimensões narrativas, autobiográficas, projectivas, criativas, argumentativas e críticas;
- Escrever textos através do recurso a exercícios individuais e de grupo;
- Contactar com as especificidades/tipologias de textos académicos e suas ordens produtivas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. A escrita: a complexidade de um “fenómeno” e a especificidade de um objecto
1.1 Dimensões narrativas e (auto)biográficas da escrita:
1.1.1 A escrita de si e a escrita do outro
1.1.2 Narrativa e ficção
2. A escrita: entre o gesto e a visão
2.1 Dimensões projectivas/criativas da escrita:
2.1.1 Um exercício “visionário”
2.1.2 Experiências sensoriais e escrita
3. Deontologias da produção textual
3.1 Dimensões argumentativas e críticas da escrita:
3.1.1 Especificidades da produção escrita de tipo “académico”
3.1.2 Tipologias textuais académicas. Características e princípios
3.1.3 A dimensão argumentativa e crítica na produção textual. O Ensaio

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Dada a natureza teórico-prática e oficinal desta UC privilegiam-se os seguintes métodos:

- Exposição, debate, trabalho individual, trabalho de grupo e orientação tutorial;
- Realização de actividades de escrita, de leitura, de análise e de reflexão (textos escritos);
- Trabalhos de pesquisa, individuais e em grupo;
- Trabalho de escrita individual;
- Realização de exercícios/reflexões em grupo.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação
Humanidades > Literatura > Escrita

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 33,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída sem exame final, regime de avaliação da aprendizagem, definido para esta disciplina, prevê a “avaliação ao longo do ano/semestre, segundo as formas definidas no art.º 9, sem que exista exame final,” (cf artº 7). Em termos de princípios gerais, a avaliação articula-se com o estatuto teórico-prático da disciplina, pelo que a obtenção de frequência exige que o/a estudante não esteja ausente em mais de 25% das aulas previstas. Daqui decorre como orientação geral para a avaliação e classificação a valorização da presença e participação activa e regular dos estudantes nas sessões, o que se relaciona com a necessária assiduidade.

Fórmula de cálculo da classificação final

O cálculo da CF global da UC é obtido pelo somatório de dois elementos:

1. Trabalho de escrita individual – Elaboração de um “Ensaio argumentativo” de uma das obras a designar no início do semestre ; Ponderação de 70% na CF

2. Trabalhos escritos produzidos na Oficina/Leitura e revisão textuais; Ponderação de 30% na CF

Qualquer um destes elementos será classificado numa escala de 0 a 20 valores.

Provas e trabalhos especiais

A não obtenção de 8 valores na classificação de qualquer um dos elementos de avaliação implica, como mecanismo de recurso na própria avaliação distribuída, a realização de um trabalho individual escrito sobre os conteúdos e a temática da UC, de acordo com o presente programa.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o ponto 4 do artº 9 do Regulamento de Avaliação, “os alunos que por lei estão dispensados da presença nas aulas podem ser chamados a realizar uma prova ou trabalho especiais, destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na respectiva ficha de disciplina.” A opção escolhida neste âmbito é a realização do trabalho escrito individual que sempre que possível e preferencialmente deverá ser elaborado e acompanhado no decurso do semestre entrgue na época prevista para frequências e exames no final do semestre.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de nota, os/as estudantes dispõem de uma oportunidade para reformular o trabalho escrito individual (Ensaio argumentativo).

Observações

Barthes, R. & Mauriès, P. (1987) "Escrita", in Enciclopédia Einaudi, Lisbo: INCM

Barthes, R. (1997) "O prazer do texto", Lisboa: Edições 70

Bassols, M. & Torrent, A. (2003) "Modelos textuales. Teoría e práctica", Barcelona: Octaedro

Benjamin, W. (1992) "Sobre arte, técnica, lingugem e política", Lisboa: Relógio d'Água

Borges-Duarte, I., Henriques, F. & Dias, I. M. (2000) "Texto, Leitiura e Escrita", Porto: Porto Editora

Bruner, J. (2002) "Making stories. Law, Literature, Life", NY: FSG

Butler, S. & Bentley, R. (1997) "Lifewriting. Learning through personal narrative", Ontario: Pippin Publishing

Calvet, J.-L. (1996) "Histoire de l'écriture", Paris: Plon

Charlot, B. (2005) "Relação com o saber, formação de professores e globalização", São Paulo: Artmed

Dawson, P. (2005) "Creative writing and the new humanities", London: Routledge

Eco, U. (2003) "Sobre literatura", Lisboa: Difel

Estrela. E., Soares, M. A. & Leitão, M. J. (2011) "Saber escrever uma tese e outros textos", Lisboa: D. Quixote

Faria, A. C., Cunha, I. & Felipe, Y. X. (1996) "Manual prático para elaboração de monografias", São Paulo: Editora Vozes

Fernandes, I. (2004) "Olhar a escrita", Lisboa: Colibri

Fish, S. (1995) "Is there a text in this class? The authority of interpretative communities", London: Harvard University Press

Guijosa, M. & Hiriat, B. (2003) "Taller de escritura creativa", Buenos Aires: Paidós

Lehrer, J. (2009) "Proust era um neurocientista", Liaboa: Lua de Papel

Lodge, D. (2002) "A consciência e o romance", Lisboa: Edições Presença

Lomas, C. et al. (2008) "Textos literarios y contextos escolares. La escuela en la literatura y la literatura en la escuela", Barcelona: Editorial Graó

Montes, F. (2008) "Taller de escritura", San Pablo: Berenice

Montolío, E. et al. (2011) "Manual práctico de escritura académica", Barcelona: Ariel

Niza, S. (2004) "A escola e o poder discriminatório da escrita", in Moreira, A. et al. (org.) A língua portuguesa: presente e futuro, Lisboa: Calouste Gulbenkian

Nogueira, P. & Canelhas, S. (2009) "Learning experience through diary writing. A case study", International Journal Of Learning, Vol. 17, nº7, pp. 471-486

Nogueira, P. (2012) A escrita e os escritores. Instâncias e tensões na «relação com a escrita» - Questões para a educação, Porto: FPCEUP, Tese de Doutoramento

Penloup, M.-C. (2000) "La tentation du littéraire. Essai sur le rapport à l'ecriture du scripteur «ordinaire», Paris: CRÉDIF

Pereira, M. L. (2000) Escrever em português. Didácticas e práticas". Porto: ASA

Scholes, R. (1989) "Protocolos de leitura", Lisboa: Edições 70

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