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Políticas para a Inclusão e Intervenção Comunitária

Código: OP117     Sigla: PIIC

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 19 Plano Oficial 1 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Com a unidade curricular Políticas para a Inclusão e Intervenção Comunitária Sociais pretende-se desenvolver nos estudantes competências para apreensão e interpretação da Política Social e das Políticas Sociais nos vários campos de análise e intervenção em que se desdobram. O lugar da exclusão/inclusão no campo das políticas sociais será outra dimensão em análise no curso, quer refletindo sobre os problemas correlatos, quer sobre as práticas de intervenção sócio-política que lhes são dirigidas. Ao contexto português será dedicado um dos módulos, reportando e analisando a emergência, desenvolvimento e situação na atualidade da intervenção comunitária.
Desagregando os objectivos principais da unidade curricular:
i) Discutir as concepções de Política Social e de Inclusão/Exclusão Social.
ii) Identificar e analisar politicas dirigidas para a Inclusão Social
iii) Refletir sobre o papel e influência das agências supranacionais seus princípios e propostas
iv) Analisar a realidade portuguesa, sua trajetória e situação actual no campo das politicas sociais no campo da inclusão social
v) Definir e debater o lugar da intervenção comunitária no âmbito das políticas sociais.

Competências
i) capacidade para apreender e interpretar a política social e as políticas sociais nos vários domínios em que se desdobram
ii) capacidade para analisar os problemas sociais contemporâneos, designadamente a exclusão social
iii) capacidade de analisar as medidas e políticas de enfrentamento face aos problemas da actualidade, nas suas várias escalas de manifestação (do local, ao nacional e ao supranacional)
iv) capacidade de conceber e propôr iniciativas e medidas em campos específicos da politica social.

Programa

I Política Social e Politicas Sociais
1 História breve da Politica Social nas sociedades capitalistas
2. Politicas públicas e o Estado no desenvolvimento
3. Finalidades, objetivos e domínios de atuação das políticas sociail
4. Orgânica, agentes e escalas de ação
5. A dimensão social em contexto supranacional

II Políticas Sociais no campo da Inclusão Social
1.Debates em torno dos conceitos de inclusão/exclusão
2.A Inclusão/exclusão como foco das politicas sociais
3.Tipologia, diversidade e critério de suficiência das politicas
4.Tipologia de medidas: sentido e relação com as necessidades humanas
5. Planeamento, Monitorização e avaliação.

III Políticas de Inclusão no contexto português
1.Retrospetiva e contexto
2.“Novas” Políticas Sociais no campo da Assistência Social
3.“Inclusão Activa”: a activação e suas potencialidades e condicionalidades
4. Medidas e políticas por áreas, problemas e categorias de “públicos”.
5. Inserção “sob condição de recursos”
6. Workfare ou “Uma oferta que não se pode recusar”

IV Intervenção comunitária e politicas sociais
1. O que é a comunidade?
2. História breve no campo da política social e no contexto português
3.Cuidados na comunidade e políticas públicas
4. Intervenção comunitária na actualidade e a reforma do estado
5. Intervenção comunitária e movimentos sociais.

Bibliografia Obrigatória

DOMINELLI, L. ; Social Work Interventions in Communities” in Social Work – Theory and Practice for a Changing Profession, Cambridge, Polity: 201-229, 2004
ESPING-ANDERSEN, C. et al.; Why We Need a New Welfare State, Oxford University Press, 2002
GEDDES, M.; Local Partnership: A Successful Strategy For Social Cohesion?, Dublin, EFILWC., 1998
LODEMEL, I. e TRICKEY, H.; “An offer you can´t refuse” – Workfare in international perspective, Bristol, The Policy Press, 2000
PEREIRINHA, J. ; Política Social – Fundamentos da Actuação das Políticas Públicas, , Lisboa, Univ. Aberta, 2008
RODRIGUES, F et al.; Pobreza e Perspectivas Europeias, Frankfurt am Main, Peter Lang., 2005
RODRIGUES, F. ; Assistência Social e Políticas Sociais em Portugal, Lisboa, Ed. ISSS-CPIHTS, 1999
RODRIGUES, F e STOER, S. ; Acção Local e Mudança Social em Portugal, Lisboa, Fim de Século, 1993
SCHRAM, S.; Words of Welfare – The Poverty of Social Sciences and the Social Sciences of Poverty, , Minneapolis/London, University of Minnesota Press, 1995
STEINERT, H. e PILGRAM, A. ; Welfare Policy from Below – Struggles Against Social Exclusion in Europe , Hampshire, Ashgate, 2003
VEIT-WILSON, J.; Setting Adequacy Standards – How governments define minimum incomes, Bristol, The Policy Press, 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, debate, apresentações d@s alun@s de textos e de trabalhos. Estimulo ao trabalho individual e de grupo.

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
- elaboração de um ensaio/artigo com cerca de 3000 palavras (incluindo as referências bibliográficas) sobre um tema previamente acordado Trabalho escrito
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

O processo de avaliação é composto pelos seguintes elementos:
- participação nas actividades das sessões e apresentações em sala de aula
- elaboração de um ensaio/artigo com cerca de 3000 palavras (incluindo as referências bibliográficas) sobre um tema previamente acordado.

Provas e trabalhos especiais

NA.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas, além do ensaio/artigo já referido, terão de submeter para a avaliação 2 fichas de leituras sobre textos previamente acordados com a docente
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