Organizações e Administração Educacional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Curriculares |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCED |
57 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
3 |
32 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Apresentação
A unidade curricular visa contribuir para o estudo , a investigação e a caracterização das Organizações e da Administração pública e educacional em Portugal através dos contributos de domínios organizacionais, psicossociológicos e políticos. Neste âmbito desenvolvem-se as perspectivas da Administração Educacional das Teorias das Organizações e da Psicossociologia das Organizações. As Organizações (escolares e não escolares) são analisadas de forma interpretativa e crítica, bem como a sua administração em geral, tendo nesta disciplina destaque os processos de governação democrática e de autonomia escolar.
Objectivos
-Fomentar o estudo das questões das Organizações e da Administração e reconhecer o seu impacto na Educação;
-Contribuir para o desenvolvimento teórico no domínio da análise psicossociológica, organizacional e administrativa da Educação, com enfoque nas organizações educativas e escolares;
- Estudar os processos de "governação democrática” das organizações, de liderança e de mediação organizacional;
-Analisar os processos de desenvolvimento do governo da escola e da autonomia escolar.
Competências visadas
·Analisar fenómenos e ideologias organizacionais e administrativas da Educação em Portugal (em contextos não escolares e escolares);
·Identificar e aplicar diferentes modelos e imagens organizacionais na análise e compreensão das organizações educativas;
·Problematizar a Escola Democrática e a Autonomia Escolar.
Programa
Conteúdos programáticos
1. Perspectivas, Ensino e Investigação na Administração Educacional em Portugal
1.1 Situação e desafios da administração educacional
1.1.1 Uma administração pública centralizada de perspectivas jurídicas, normativas e legais
1.1.2 Uma área curricular interdisciplinar
2. Análise Crítica e Psicossociológica das Organizações Educativas
2.1 Dimensões de análise institucional e organizacional
2.2 Eixos teóricos do pensamento organizacional
2.2.1 Escola Clássica
2.2.2 Teoria das Relações Humanas
2.2.3 Teoria Sistémica ou Contingencial
2.3 As organizações educativas e a escola como organização: modelos teóricos de análise, imagens e metáforas da escola
2.3.1 Modelo Burocrático
2.3.2 Modelo Político
2.3.3 Modelo de Ambiguidade
2.3.4 Modelo Cultural
2.4 Alguns Processos Comunicacionais e Organizacionais
3. A Educação e a “Governação Democrática” das Organizações
3.1 Legislação e práticas de gestão, administração e direcção das organizações e das escolas
3.2 Democracia nas Escolas: Processo de construção de autonomia na escola pública
3.2.1 A Agência humana, as relações de poder e o desenvolvimento da autonomia
4. A Mediação Organizacional: a escola como "Organização Comunicativa Autónoma"
Bibliografia Obrigatória
Ferreira Elisabete Maria Soares;
(D)enunciar a autonomia
Morgan Gareth;
Images de l.organisation. ISBN: ISBN 2-7637-7184-X
Freire Paulo;
Pedagogia da autonomia. ISBN: 85-219-0243-3
ULL;
O estudo da escola. ISBN: ISBN 972-0-34123-8
Lima Licinio C.;
A escola como organização educativa. ISBN: ISBN 85-249-0802-5
Correia José Alberto;
Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Nóvoa, António; As Organizações Escolares em Análise, Publicações Dom Quixote, 1992
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
.Sessões Teóricas de exposição de conteúdos e respectivo debate;
.SessõesTeórico-práticas de análise de textos e realização de exercícios orientados;
.Trabalho de Grupo em contexto de sala de aula
.Trabalho/estudo autónomo do aluno
.Orientação Tutória
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
16,00 |
|
|
Trabalho de Grupo |
Teste |
25,00 |
|
|
Apoio Tutorial |
Trabalho escrito |
9,00 |
|
|
Síntese Final |
Exame |
6,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Pesquisas bibliográficas, estudo e preparação dos trabalhos |
Estudo autónomo |
25 |
|
|
Total: |
25,00 |
|
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação de assiduidade.
Salvaguardando os casos previstos na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC.
Fórmula de cálculo da classificação final
Considerando que a avaliação se constitui ela própria num instrumento de aprendizagem, estimulam-se os nossos estudantes a viverem processos activos e criativos. Nessa perspectiva, os estudantes realizam e apresentam um trabalho individual, uma Síntese Final, Refllexiva e Crítica (global) dos conteúdos da unidade curricular e em anexo colocam a "ficha de leitura" resultado/produto das dinâmicas desenvolvidas ao longo do semestre em grupo e em contexto de sala de aula . A "ficha de leitura "é calendarizada de acordo com os conteúdos programáticos e apresentada pelos grupos nas aulas .
A avaliação expressa-se na escala de zero a vinte valores. A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
.Síntese Global/Final (Reflexiva e Crítica) - 70%
.Trabalho de Grupo realizado em contexto de sala de aula/Ficha de Leitura - 30%
Em caso de falta nas componentes de avaliação distribuída os estudantes não obterão frequência à UC.
Provas e trabalhos especiais
As necessárias para assegurar a avaliação adequada de alunos em DA.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação dos estudantes trabalhadores que não cumpram a condição de frequência ou optem por usufruir do estatuto de estudante-trabalhador consubstanciar-se-á na realização de um trabalho individual escrito com um máximo de 10 páginas, de Síntese final e global dos conteúdos abordados na unidade curricular, a entregar na última semana de aulas.
A avaliação dos alunos com DA terá em conta a dificuldade apresentada e usará métodos escritos ou orais que se lhe adeqúem.
Melhoria de classificação
A melhoria de nota poderá ser realizada, uma única vez, na época ou épocas previstas, por um exame.