Seminário de Iniciação a Mediação e Formação: Estratégias de Mediação e de Formação. Oficina de Mediação de Conflitos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Pedagogia Social |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
65 |
Plano Oficial 2007/2008 |
2 |
- |
9 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular visa proporcionar às/aos estudantes uma compreensão da mediação nas suas diferentes dimensões de prática de cidadania, dispositivo institucional e estratégia de resolução de conflitos. Pretende igualmente identificar e discutir potencialidades e limitações da mediação enquanto mecanismo de gestão da mudança e da conflitualidade sociais, em particular naquilo que se refere aos contextos formativos. Nessa medida afigura-se essencial uma apreciação cuidada da natureza dos conflitos, das partes envolvidas no processo de mediação (sujeitos individuais e/ou colectivos) e dos processos de negociação. É também objectivo da disciplina contribuir para a análise e configuração de figuras da mediação no campo formativo.
Os resultados de aprendizagem esperados da unidade curricular são os de:
- identificar a natureza dos conflitos, tendo em conta as características das partes neles envolvidos;
- dominar técnicas básicas de negociação integrativa e distributiva;
- planificar e conduzir processos de mediação;
- planear intervenções de mediação em contextos sócio-educativos;
- conhecer os princípios e características dos processos de mediação.
No fim da unidade curricular, os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
- capacidade de utilizar técnicas básicas de negociação;
- capacidade de exercer a função de mediador;
- mobilizar as problemáticas teóricas do campo da mediação para a concepção e implementação de processos de intervenção sócio-educativa.
Programa
OFICINA
1) tipos de conflito e a natureza da mediação enquanto método de resolução de conflitos;
2) a negociação: elementos e técnicas fundamentais;
3) o papel do/da mediador/a: elementos técnicos e éticos;
4) a condução do processo de mediação: da organização do espaço e da recolha inicial de informação até à produção de um acordo entre as partes em conflito, passando pela construção de uma relação de confiança e cooperação, pela identificação dos interesses das partes e pela criação e avaliação de opções de solução para o conflito em questão.
5) a especificidade da mediação em contextos formativos: experiências, competências e figuras.
SEMINÁRIO
1.Mediação: conceito(s), origens e fundamentos
2.Negociação e Mediação
3.Conflito e Mediação
4.Tipologias e modelos de mediação
5.O processo de mediação e a acção do/a mediador/a
Bibliografia Obrigatória
Fisher Roger;
Como conduzir uma negociação?. ISBN: 972-41-1135-0
Lewicke Roy J.;
Negotiation. ISBN: 007-124460-3
Torrego Juan Carlos coord.;
Mediação de conflitos em instituições educativas. ISBN: ISBN 972-41-3405-9
Moore Christopher W.;
O processo de mediação. ISBN: ISBN 85-7307-474-4
Jares Xerús R.;
Educação e conflito. ISBN: 972-41-3015-0
Correia, J. A. and A. M. C. Silva, Eds.; Mediação: (D)os Contextos e (D)os actores, CIIE e Edições Afrontamento, 2010. ISBN: 978-972-36-1083-3 (Esta obra é de leitura obrigatória para todos os estudantes)
Guilaume-Hofnung, M.; La médiation, PUF, 2000
Six, J.-F.; Les Médiateurs, Le Cavalier Bleu, 2003
Briant, V. and Y. Palau; La Médiation: définitions, pratiques et perspectives, Armand Colin, 2005
Vezzula Juan Carlos;
Mediação
Carvalho José Crespo de;
Negociação. ISBN: 972-618-403-7
Boqué Torremorell Maria Carme;
Cultura de mediação e mudança social. ISBN: 978-972-0-34174-7
García Ana Poyatos;
Introducción a la mediación
Harvard Business Essentials;
Harvard business essentials. ISBN: 1-59139-111-3
Briant, V. and Y. Palau; La Médiation: définitions, pratiques et perspectives, Armand Colin, 2005
Raiffa Howard;
The^art and science of negotiation
Bibliografia Complementar
Burguet Arfelis Marta;
El educador como gestor de conflictos. ISBN: ISBN 84-330-1380-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição,
Debate,
Trabalho de grupo,
Simulação de actividades,
Orientação tutorial
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Pedagogia social
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
50,00 |
|
|
| Realização de Trabalho de Grupo |
Trabalho escrito |
10,00 |
|
2011-12-16 |
| Trabalho de Campo |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
|
2011-12-16 |
| Trabalho autónomo de consolidação e aplicação de conhecimentos |
Teste |
15,00 |
|
2011-12-16 |
| Preparação e realização da avaliação individual |
Exame |
16,00 |
|
2011-12-16 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo autónomo |
Estudo autónomo |
20 |
2011-12-16 |
|
Total: |
20,00 |
|
Obtenção de frequência
O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída sem exame final, composta por:
- Síntese individual sem consulta sobre os conteúdos programáticos do Seminário (a realizar no período de interrupção lectiva para avaliação): 35%
- Trabalho de grupo (a realizar durante o período lectivo) incidindo na preparação e apresentação na aula de uma temática ou texto relativos aos conteúdos programáticos do Seminário: 15%
- Reflexão final sobre as aprendizagens realizadas na Oficina (a entregar até 31 de Dezembro de 2011): 50%
Para obter aprovação final na unidade curricular, o estudante deve obter uma
classificação final mínima de 10 valores.
NOTA: Face a eventuais situações que configurem a prática de fraude, proceder-se-á de acordo com o artigo 14º do Regulamento de avaliação dos discentes da FPCEUP.
Provas e trabalhos especiais
A não realização de qualquer um dos elementos da avaliação nos termos indicados no início do ano lectivo e/ou a obtenção de uma classificação inferior a 8 valores em qualquer um dos elementos da avaliação implicará a reformulação da respectiva componente como condição para a manutenção do estudante no regime de avaliação distribuída.
Assim, o incumprimento dos requisitos acima mencionados implica:
- Síntese individual sem consulta: realização de nova síntese na época de recurso;
- Trabalho de grupo: realização de um ensaio individual sobre uma obra/texto da bibliografia a indicar pelos docentes;
- Reflexão final sobre as aprendizagens realizadas na Oficina: Reformulação da reflexão final sobre as aprendizagens realizadas na Oficina.
NOTA: Qualquer uma das componentes de avaliação só pode ser objecto de um recurso.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. A prova incidirá sobre a globalidade dos conteúdos da Unidade Curricular indicados no programa (Oficina + Seminário). Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 4 semanas do semestre para definir a forma de realização dessa prova e a sua calendarização.
Melhoria de classificação
Para efeitos da melhoria da classificação, os estudantes dispõem da oportunidade de realizar uma prova escrita sem consulta incidindo sobre a globalidade dos conteúdos da Unidade Curricular indicados no programa (Oficina + Seminário).