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História da Educação Contemporânea

Código: E200     Sigla: HEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 99 Plano oficial 2012/2013 - 3º ano 1 - 6 57 162
Plano Oficial 1 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular introduz as/os estudantes na problemática teórica e prática da História da Educação, como domínio científico integrante das Ciências da Educação. Numa perspectiva sócio-cultural, analisa a passagem da educação do espaço doméstico para o público, os interesses que se moveram a favor e contra a escola pública, a circulação e a apropriação de discursos pedagógicos, o modo como se concretizaram no contexto português. É enfatizada a cultura material escolar como parte da herança cultural.

Objectivos (learning outcomes):

-adquirir saber histórico sobre a realidade educativa, que apoie a análise dos diversos contextos de educação;

-perspectivar as práticas educativas na dialéctica das tradições, dos discursos científicos e das utopias pedagógicas.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Objectivos (learning outcomes):

-adquirir saber histórico sobre a realidade educativa, que apoie a análise dos diversos contextos de educação;

-perspectivar as práticas educativas na dialéctica das tradições, dos discursos científicos e das utopias pedagógicas.

Competências a desenvolver:

- praticar a investigação em História da Educação

- desenvolver atitudes de valorização da herança educativa.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

1. A historiografia da Educação em Portugal: temas e problemas.

2. A família, a religião, o Estado promotores de formas de educação escolar. A questão do método no centro do saber pedagógico.

 3. Iluminismo, Liberalismo e Republicanismo na constituição da escola pública em Portugal (séc. XVIII ao XX). O papel dos movimentos sociais na alfabetização popular e na escolarização.

 4. O sistema de ensino em Portugal: da circulação de concepções, objectos e actores educativos às reformas e à transformação das práticas educacionais.A que se tem chamado e o que significa hoje “escola tradicional” e “escola nova/moderna”?

5. Da educação republicana à Lei de Bases do Sistema Educativo. Diferentes momentos da Ditadura relativos à educação. Continuidades e roturas no pós 25 de Abril 1974.

Bibliografia Obrigatória

Adão, Áurea; Estado Absoluto e Ensino das Primeiras Letras. As Escolas Régias (1772-1794) , Fundação Calouste Gulbenkian,, 1997
Barroso, João,; Os Liceus. Organização Pedagógica e Administração (1836-1960), Fundação Calouste Gulbenkian,, 1995
Caruso, Marcelo; Dussel, Inês; ; La invención del aula. Una genealogia de las formas de enseñar, Ed. Santilhana.
Escolano Benito, Agustín; Tiempos y espacios para la escuela. Ensayos históricos. , Editorial Biblioteca Nueva, 2000
Felgueiras, M. L.; Menezes, M.C. (org.); ; Rogério Fernandes. Questionar a Sociedade, interrogar a História, (re)pensar a Educação., FPCE/Afrontamento, Porto,, 2004
Felgueiras, Margarida Louro; Para Uma História Social do Professorado Primário, em Portugal, no séc. XX, Porto: Campo das Letras / CIIE - FPCEUP, 2008
Gondra, José G.(org.), ; História, Infância e Escolarização, 7 Letras, Rio de Janeiro, , 2002
Nóvoa, António; Idem, Os Professores e as Reformas de Ensino na Viragem do Século (1886-1906) , Asa
Fernandes Rogério; A^pedagogia portuguesa contemporânea
Martins,Ernesto Candeias (org.; Actas do Vº Encontro Ibérico de História da Educação. , Alma Azul, 2005

Bibliografia Complementar

Correia, José Alberto, Stoleroff, Alan D., Stoer, Stephen, R.,; A ideologia da modernização no sistema educativo em Portugal, Cadernos de Ciências Sociais, nº 12/13, Janeiro , 1993
Vidal, Diana Gonçalves(org.); Grupos escolares (1893-1971), Mercado das Letras, Campinas,S.P., , 2006
Araújo, Helena Costa;; “Precocidade e “retórica” na construção da escola de massas em Portugal”, in Educação, Sociedade e Culturas, nº 5, , CIIE/Afrontamento, 1996
Nóvoa, António; Evidentemente - Histórias da Educação , Asa

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Actividades de contacto - Exposição da estrutura dos temas com discussão de textos

-Trabalhos em grupos fixos .

-Oficinas de iniciação à pesquisa histórica.

Actividades de trabalho autónomo - Leitura e análise de textos da bibliografia de cada aula .

- Redacção, em grupo, de um roteiro das aulas, a realizar cada semana.

- Realização e apresentação de 2 posters ao longo do semestre de aprofundamento dos temas das aulas.

-Trabalho de grupo .

Todos os trabalhos são apresentados e discutidos com as docentes.

Software

eubuildit.net
www.noethemi.up.pt
Entrevista TV Paulo Freire - Museus escolares

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação
Humanidades > História

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 51,00
Exame fiinal Exame 4,00 50,00 2013-06-14
Roteiro das aulas Trabalho escrito 12,00 20,00 2013-06-06
Elaboração e apresentação em grupo de 2 posters Prova oral 16,00 30,00 2013-05-31
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Roteiros das aulas Estudo autónomo 16 2013-06-06
Elaboração e apresentação em grupo de 2 posters Estudo autónomo 16 2013-05-31
Participação nas aulas Frequência das aulas 45 2013-06-06
Leitura de textos Estudo autónomo 45 2013-06-06
Estudo autónomo Estudo autónomo 36 2013-06-14
Total: 158,00

Obtenção de frequência

A modalidade de avaliação adoptada é a avaliação distribuída com exame final. Seguindo os princípios desta modalidade a avaliação da UC contempla três instrumentos: 1.Participação activa nas aulas TP e no trabalho de grupo, na realização de oficinas e de trabalhos nelas propostos. Deve traduzir-se na elaboração de um roteiro das aulas, feito em grupo. 2.Pesquisa individual e de grupo. O resultado desta actividade deve traduzir-se na elaboração de 2 posters, no decurso do semestre. 3. O exame final deve mostrar conhecimento do desenvolvimento do programa e da bibliografia de referência, assim como do investimento pessoal realizado em pesquisa e trabalho autónomo. A não realização da prova implica a não existência de elementos suficientes para o/a aluno/a ser avaliado. A não entrega do Roteiro ou dos Posters implica uma classificação de zero em qualquer das componentes em falta e inibe a realização do exame.É exigido um mínimo de 9,5 valores em qualquer das parcelas (Roteiro; Pósters) para poder efectuar exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação activa nas aulas e oficinas de iniciação à pesquisa, com realização do Roteiro em pequeno grupo - 20% .

Realização e apresentação de 2 posters, ao longo do semestre - 30%.

Exame Final - 50%.

A classificação de cada uma destas parcelas da avaliação é calculada na escala de 0 a 20. É necessário avaliação positiva (9,5 valores) em todas elas para a passagem na UC.

Provas e trabalhos especiais

Sempre que possível haverá uma oficina de iniciação à investigação histórica e os/as estudantes são estimulados a participar nas Jornadas de Inverno de Educação e Herança Cultural.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica. 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os estudantes trabalhadores que por impossibilidade de horário não possam frequentar regularmente as aulas, a participação será avaliada com base na realização de um Roteiro individual, na leitura da bibliografia, sob orientação da regente da UC. A apresentação de 2 posters individuais terá de ser entregue nas mesmas datas estipuladas para os restantes estudantes e terão de ser apresentados nas aulas. Os estudantes nesta situação terão de assinar junto da regente da UC o esquema de trabalho a realizar e respectivo calendário. Terão de se submeter igualmente ao exame final. Deverão realizar duas sessões tutoriais ao longo do semestre. Observações As normas de avaliação poderão ser alteradas após a sua análise pelo Conselho Pedagógico.

Melhoria de classificação

Os/as alunos/as que na modalidade de avaliação distribuída com exame final não atinjam 9,5 valores em qualquer das parcelas (Roteiro; Pósters e Exame) que compõem a avaliação, terão a possibilidade de fazer exame de recurso e /ou reformulação do Roteiro.

Observações

As normas de avaliação poderão ser alteradas após a sua análise pelo Conselho Pedagógico.

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