Código: | E200 | Sigla: | HEC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCED | 99 | Plano oficial 2012/2013 - 3º ano | 1 | - | 6 | 57 | 162 |
Plano Oficial | 1 | - | 6 | 57 | 162 |
A unidade curricular introduz as/os estudantes na problemática teórica e prática da História da Educação, como domínio científico integrante das Ciências da Educação. Numa perspectiva sócio-cultural, analisa a passagem da educação do espaço doméstico para o público, os interesses que se moveram a favor e contra a escola pública, a circulação e a apropriação de discursos pedagógicos, o modo como se concretizaram no contexto português. É enfatizada a cultura material escolar como parte da herança cultural.
Objectivos (learning outcomes):
-adquirir saber histórico sobre a realidade educativa, que apoie a análise dos diversos contextos de educação;
-perspectivar as práticas educativas na dialéctica das tradições, dos discursos científicos e das utopias pedagógicas.
Objectivos (learning outcomes):
-adquirir saber histórico sobre a realidade educativa, que apoie a análise dos diversos contextos de educação;
-perspectivar as práticas educativas na dialéctica das tradições, dos discursos científicos e das utopias pedagógicas.
Competências a desenvolver:
- praticar a investigação em História da Educação
- desenvolver atitudes de valorização da herança educativa.
Não se aplica.
1. A historiografia da Educação em Portugal: temas e problemas.
2. A família, a religião, o Estado promotores de formas de educação escolar. A questão do método no centro do saber pedagógico.
3. Iluminismo, Liberalismo e Republicanismo na constituição da escola pública em Portugal (séc. XVIII ao XX). O papel dos movimentos sociais na alfabetização popular e na escolarização.
4. O sistema de ensino em Portugal: da circulação de concepções, objectos e actores educativos às reformas e à transformação das práticas educacionais.A que se tem chamado e o que significa hoje “escola tradicional” e “escola nova/moderna”?
5. Da educação republicana à Lei de Bases do Sistema Educativo. Diferentes momentos da Ditadura relativos à educação. Continuidades e roturas no pós 25 de Abril 1974.
Actividades de contacto - Exposição da estrutura dos temas com discussão de textos
-Trabalhos em grupos fixos .
-Oficinas de iniciação à pesquisa histórica.
Actividades de trabalho autónomo - Leitura e análise de textos da bibliografia de cada aula .
- Redacção, em grupo, de um roteiro das aulas, a realizar cada semana.
- Realização e apresentação de 2 posters ao longo do semestre de aprofundamento dos temas das aulas.
-Trabalho de grupo .
Todos os trabalhos são apresentados e discutidos com as docentes.
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Peso (%) | Data Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Participação presencial | 51,00 | ||
Exame fiinal | Exame | 4,00 | 50,00 | 2013-06-14 |
Roteiro das aulas | Trabalho escrito | 12,00 | 20,00 | 2013-06-06 |
Elaboração e apresentação em grupo de 2 posters | Prova oral | 16,00 | 30,00 | 2013-05-31 |
Total: | - | 100,00 |
Descrição | Tipo | Tempo (Horas) | Data Conclusão |
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Roteiros das aulas | Estudo autónomo | 16 | 2013-06-06 |
Elaboração e apresentação em grupo de 2 posters | Estudo autónomo | 16 | 2013-05-31 |
Participação nas aulas | Frequência das aulas | 45 | 2013-06-06 |
Leitura de textos | Estudo autónomo | 45 | 2013-06-06 |
Estudo autónomo | Estudo autónomo | 36 | 2013-06-14 |
Total: | 158,00 |
A modalidade de avaliação adoptada é a avaliação distribuída com exame final. Seguindo os princípios desta modalidade a avaliação da UC contempla três instrumentos: 1.Participação activa nas aulas TP e no trabalho de grupo, na realização de oficinas e de trabalhos nelas propostos. Deve traduzir-se na elaboração de um roteiro das aulas, feito em grupo. 2.Pesquisa individual e de grupo. O resultado desta actividade deve traduzir-se na elaboração de 2 posters, no decurso do semestre. 3. O exame final deve mostrar conhecimento do desenvolvimento do programa e da bibliografia de referência, assim como do investimento pessoal realizado em pesquisa e trabalho autónomo. A não realização da prova implica a não existência de elementos suficientes para o/a aluno/a ser avaliado. A não entrega do Roteiro ou dos Posters implica uma classificação de zero em qualquer das componentes em falta e inibe a realização do exame.É exigido um mínimo de 9,5 valores em qualquer das parcelas (Roteiro; Pósters) para poder efectuar exame.
Participação activa nas aulas e oficinas de iniciação à pesquisa, com realização do Roteiro em pequeno grupo - 20% .
Realização e apresentação de 2 posters, ao longo do semestre - 30%.
Exame Final - 50%.
A classificação de cada uma destas parcelas da avaliação é calculada na escala de 0 a 20. É necessário avaliação positiva (9,5 valores) em todas elas para a passagem na UC.
Sempre que possível haverá uma oficina de iniciação à investigação histórica e os/as estudantes são estimulados a participar nas Jornadas de Inverno de Educação e Herança Cultural.
Não se aplica.
Para os estudantes trabalhadores que por impossibilidade de horário não possam frequentar regularmente as aulas, a participação será avaliada com base na realização de um Roteiro individual, na leitura da bibliografia, sob orientação da regente da UC. A apresentação de 2 posters individuais terá de ser entregue nas mesmas datas estipuladas para os restantes estudantes e terão de ser apresentados nas aulas. Os estudantes nesta situação terão de assinar junto da regente da UC o esquema de trabalho a realizar e respectivo calendário. Terão de se submeter igualmente ao exame final. Deverão realizar duas sessões tutoriais ao longo do semestre. Observações As normas de avaliação poderão ser alteradas após a sua análise pelo Conselho Pedagógico.
Os/as alunos/as que na modalidade de avaliação distribuída com exame final não atinjam 9,5 valores em qualquer das parcelas (Roteiro; Pósters e Exame) que compõem a avaliação, terão a possibilidade de fazer exame de recurso e /ou reformulação do Roteiro.
As normas de avaliação poderão ser alteradas após a sua análise pelo Conselho Pedagógico.