História da Educação Contemporânea
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCED |
92 |
Plano Oficial 2007/2008 |
1 |
- |
4,5 |
49 |
122 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular introduz as/os estudantes na problemática teórica e prática da História da Educação, como domínio científico integrante das Ciências da Educação. Numa perspectiva sócio-cultural, analisa a passagem da educação do espaço doméstico para o público, os interesses que se moveram a favor e contra a escola pública, a circulação e a apropriação de discursos pedagógicos, o modo como se concretizaram no contexto português. É enfatizada a cultura material escolar como parte da herança cultural.
Objectivos (learning outcomes):
-adquirir saber histórico sobre a realidade educativa, que apoie a análise dos diversos contextos de educação;
-perspectivar as práticas educativas na dialéctica das tradições, dos discursos científicos e das utopias pedagógicas.
Competências a desenvolver:
-desenvolver atitudes de valorização da herança educativa.
- praticar a investigação em História da Educação
Programa
1. O lugar da História da Educação nas Ciências da Educação
1.1. Investigação em História da Educação: trabalho de iniciação à pesquisa.
2. A família, a religião e o Estado promotores de formas de educação escolar.
2.1. O papel das religiões na origem da escola - séculos XVII e XVIII - e o discurso da essência. A Didáctica Magna.
2.2. O público e o privado em educação: do espaço doméstico ao público; ensino particular e oficial/estatal em Portugal .
3. Iluminismo e Liberalismo. O discurso da existência em educação: Rousseau, Pestalozzi e o pensamento sobre a infância. O pensamento sobre a infância em Portugal (séc. XVIII ao XX).
4. Sistema de ensino e reformas educativas (séc. XIX e XX) em Portugal. A circulação de concepções e modelos educativos: os discursos médico-higiénico e psicológico na organização dos espaços, dos tempos e dos materiais escolares e na formação dos professores.
4.1. Educação e trabalho: o ensino técnico. O discurso social no século XIX e a escola única no século XX.
5. A educação no pós 2.ª Guerra Mundial: ciência e utopia em educação.
5.1. A que se tem chamado e o que significa hoje ?escola tradicional??
Bibliografia Obrigatória
Adão, Áurea; Estado Absoluto e Ensino das Primeiras Letras. As Escolas Régias (1772-1794) , Fundação Calouste Gulbenkian,, 1997
Barroso, João,; Os Liceus. Organização Pedagógica e Administração (1836-1960), Fundação Calouste Gulbenkian,, 1995
Caruso, Marcelo; Dussel, Inês; ; La invención del aula. Una genealogia de las formas de enseñar, Ed. Santilhana.
Escolano Benito, Agustín; Tiempos y espacios para la escuela. Ensayos históricos. , Editorial Biblioteca Nueva, 2000
Felgueiras, M. L.; Menezes, M.C. (org.); ; Rogério Fernandes. Questionar a Sociedade, interrogar a História, (re)pensar a Educação., FPCE/Afrontamento, Porto,, 2004
Felgueiras, Margarida Louro; Para Uma História Social do Professorado Primário, em Portugal, no séc. XX, Porto: Campo das Letras / CIIE - FPCEUP, 2008
Gondra, José G.(org.), ; História, Infância e Escolarização, 7 Letras, Rio de Janeiro, , 2002
Nóvoa, António; Idem, Os Professores e as Reformas de Ensino na Viragem do Século (1886-1906) , Asa
Fernandes Rogério;
A^pedagogia portuguesa contemporânea
Martins,Ernesto Candeias (org.; Actas do Vº Encontro Ibérico de História da Educação. , Alma Azul, 2005
Bibliografia Complementar
Correia, José Alberto, Stoleroff, Alan D., Stoer, Stephen, R.,; A ideologia da modernização no sistema educativo em Portugal, Cadernos de Ciências Sociais, nº 12/13, Janeiro , 1993
Vidal, Diana Gonçalves(org.); Grupos escolares (1893-1971), Mercado das Letras, Campinas,S.P., , 2006
Araújo, Helena Costa;; “Precocidade e “retórica” na construção da escola de massas em Portugal”, in Educação, Sociedade e Culturas, nº 5, , CIIE/Afrontamento, 1996
Nóvoa, António; Evidentemente - Histórias da Educação , Asa
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Actividades de contacto
- Aulas de exposição de conteúdos pela docente com discussão de textos
-Trabalhos em pequeno grupo seguido de debate em grande grupo
-Conferências por especialistas das temáticas abordadas seguida de debate em grande grupo
-Trabalho orientado de iniciação à pesquisa em base de dados e no terreno(escolas, bibliotecas e arquivos)
Actividades de trabalho autónomo
-Leitura e análise de textos
- Pesquisa, redacção de textos e apresentação de um poster
-Trabalho de grupo
-Elaboração de uma pequena monografia sobre um edifício escolar.
Todos os trabalhos são apresentados e discutidos com a docente.
Software
www.noethemi.up.pt
eubuildit.net
Palavras Chave
Humanidades > História
Ciências Sociais > Ciências da educação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
48,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A modalidade de avaliação adoptada é a avaliação distribuída com exame final. Seguindo os princípios desta modalidade a avaliação desta componente de formação contempla três instrumentos:
1.Participação activa nas aulas TP na realização dos trabalhos nelas propostos ou de forma autónoma são avaliados qualitativamente e quantitativamente. A falta às aulas ou a não entrega de pequenos trabalhos nelas propostos implica a penalização correspondente na percentagem atribuída a esta componente.
2. Pesquisa individual e / ou de grupo. O resultado desta actividade deve traduzir-se na elaboração de uma pequena monografia, resultante de pesquisa sobre fontes. Será escrita e apresentada também na forma de poster, no decurso das aulas. A monografia será entregue na altura do exame final do semestre mas haverá momentos intercalares para apoio à sua realização e que darão conta do trabalho desenvolvido pelos/as alunos/as. A não entrega da monografia significa uma classificação de zero nesta componente.
3. O exame final deve mostrar conhecimento do desenvolvimento do programa e da bibliografia de referência, assim como do investimento pessoal realizado em pesquisa e trabalho autónomo. A não realização da prova implica a não existência de elementos suficientes para o /a aluno/a ser avaliado.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação activa nas aulas com pesquisa, realização de pequenos trabalhos e apresentação de poster - 20%
Monografia individual ou de grupo (2 elementos) - 40%
Exame - 40%
Provas e trabalhos especiais
Para as/os estudantes trabalhadores que, por impossibilidade de horário, não possam frequentar regularmente as aulas, a participação será avaliada com base na apresentação do poster e na realização de pesquisa em arquivo, biblioteca pública ou base de dados, a combinar com a regente da disciplina. Este trabalho será entregue aquando da apresentação do poster.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os estudantes trabalhadores que por impossibilidade de horário não possam frequentar regularmente as aulas , a participação será avaliada com base na apresentação do póster e na realização de pequena pesquisa em Arquivo, Biblioteca pública ou base de dados a combinar com a regente da disciplina. Esse trabalho será entregue a quando da apresentação do póster.
Melhoria de classificação
Os/as alunos/as que na modalidade de avaliação distribuída com exame final não atinjam 9,5 valores no exame, em relação ao conhecimento dos conteúdos programáticos ou em que a média global não atinja os 10 valores, terão a possibilidade de fazer exame de recurso e /ou reformulação do trabalho de monografia.
Observações
As normas de avaliação poderão ser alteradas após a sua análise pelo Conselho Pedagógico.