Atividades a desenvolver:
Responsável: Preciosa Fernandes
Temática: A democracia nas escolas e a justiça social
Vagas: 2
Participação no projeto de investigação em curso:
DEMOSpEJS – A democracia nas escolas como a pedra angular de uma educação para a justiça social
Objetivos a comtemplar na iniciação à investigação neste projeto:
- Contactar com procedimentos de investigação científica;
- Acompanhar o desenvolvimento de um projeto de investigação em curso;
- Colaborar nas tarefas de recolha e análise de dados do projeto.
Atividades a desenvolver: Pesquisa bibliográfica sobre o tema (artigos científicos teses dissertações de mestrado e doutoramento); Participação em reuniões periódicas do grupo de investigação; Participação no processo de recolha e análise de dados de investigação, transcrição de entrevistas e análise de conteúdo; Apoio à realização de relatórios de investigação e divulgação de resultados; Eventual participação em comunicações e artigos científicos.
Responsável: Ariana Cosme
Temática: Promoção do sucesso escolar
Vagas: 1
Participação nos seguintes projetos de investigação em curso: Projeto de Intervenção Pedagógica na EB1 do Padrão, do AE Padrão da Légua.
Duração: um ano letivo
Atividades a desenvolver: Monitorização do projeto de intervenção em curso através da análise de inquérito por questionário.
Método de seleção de candidatos: carta de motivação
Responsável: Ariana Cosme
Temática: Promoção da identidade cultural na construção de um currículo local significativo
Vagas: 1
Participação nos seguintes projetos de investigação em curso: Projeto ERASMUS: MARKA Project
Duração: um ano letivo
Atividades a desenvolver: Análise de dados recolhidos ao longo do projeto; Desenho de um guia metodológico.
Método de seleção de candidatos: carta de motivação
Responsável: Pedro Ferreira
Temática: Educação em Tempos de Exceção
Vagas: 2
Tendo em conta a influência que a pandemia tem tido nos contextos educativos da educação pré-escolar e nas escolas dos diferentes níveis de ensino, um grupo de investigadores/as do CIIE tem estado a recolher dados sobre as práticas educativas, os usos de tecnologias, as relações com e na comunidade escolar, as desigualdades educacionais e o bem-estar dos/as professores nos períodos de confinamento (a recolha decorreu tanto em 2020 como em 2021).
Duração: 3 meses
Atividades a desenvolver: Apoio à análise dos dados e à produção de materiais de disseminação dos mesmos. Os/as estudantes serão envolvidos/as na escrita não só de publicações académicas em curso, mas também na elaboração de documentos ou outros produtos de divulgação científica para públicos não académicos.
Responsáveis: Eunice Macedo & Elsa Teixeira
Temática: Lugar para a Iniciação à Investigação
Vagas: 1
Projeto EduTransfer – Aprender através de diversos contextos educativos: Transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020” (ref.ª PTDC/CED-EDG/29886/2017), projeto financiado por fundos nacionais, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT)
O projeto EduTransfer visa compreender o potencial para a transferibilidade de políticas educativas entre escolas inseridas no sistema educativo regular e instituições alternativas de aprendizagem, incluindo centros de formação. O grande objetivo é identificar recursos que permitam combater a desafetação escolar e o abandono escolar precoce, e incentivar a troca interinstitucional de práticas promissoras, que sejam apelativas para as e os jovens e que revitalizem a sua valorização e apropriação do conhecimento, como condições de cidadania. Analisam-se os impactos e possibilidades de renovação pedagógica pela implementação do Problem Based Learning nessas instituições.
Atividades a desenvolver em articulação com os interesses e saberes das pessoas candidatas: