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Programa de iniciação à investigação científica para estudantes do 1º ciclo (InIt)

CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Responsável: Sofia Marques da Silva, Marta Sampaio e Sara Faria
Temática: Projeto GROW.UP | Crescer em regiões de fronteira em Portugal: jovens, percursos educativos e agendas
Vagas: 2

O Projeto GROW.UP propõe investigar, em contextos de fronteira entre Portugal e Espanha, a influência de fatores de desigualdades e de oportunidades nas biografias, culturas e percursos juvenis. Procura analisar o papel que escolas e as comunidades desenvolvem para contrariar desigualdades, fomentando o investimento em percursos positivos de participação e de envolvimento de jovens no desenvolvimento das suas regiões.  O Projeto GROW.UP está no seu último ano e recolheu, a nível nacional, dados por questionário junto de jovens dos 38 municípios portugueses que fazem fronteira com Espanha, realizou 75 entrevistas a diretores/as de escola e vereadores/as da juventude e educação. Posteriormente, desenvolveu estudos de caso, em profundidade, em regiões que considerámos as que tinham as abordagens com mais impacto na vida de jovens. De modo a responder aos seus objetivos e questões de investigação, o projeto analisa ainda políticas europeias e nacionais e a sua articulação territorial com programas e práticas locais, analisando a estabilidade e a resistência dessas iniciativas no suporte aos/às jovens e identificando indicadores de escolas e comunidades resilientes.

Atividades a desenvolver:

  • Pesquisa e atualização bibliográfica nas áreas temáticas do projeto, através do recurso a bases de dados como “BON – Biblioteca do Conhecimento Online”, “EBSCOhost”, entre outras disponibilizadas pela U.Porto;
  • Atualização de uma base de dados de políticas de juventude a nível local, nacional e europeu;
  • Transcrição de entrevistas e focus group discussion realizadas pela equipa de investigação para sua posterior análise de conteúdo;
  • Acompanhamento da evolução do projeto, nomeadamente através da presença em reuniões, organização de eventos e da participação em atividades;
  • Escrita, em coautoria, de uma comunicação e de um artigo.



Responsável: Preciosa Fernandes
Temática:  A democracia nas escolas e a justiça social
Vagas: 2

Participação no projeto de investigação em curso:
DEMOSpEJS – A democracia nas escolas como a pedra angular de uma educação para a justiça social

Objetivos a comtemplar na iniciação à investigação neste projeto:
- Contactar com procedimentos de investigação científica;
- Acompanhar o desenvolvimento de um projeto de investigação em curso;
- Colaborar nas tarefas de recolha e análise de dados do projeto.

Atividades a desenvolver: Pesquisa bibliográfica sobre o tema (artigos científicos teses dissertações de mestrado e doutoramento); Participação em reuniões periódicas do grupo de investigação; Participação no processo de recolha e análise de dados de investigação, transcrição de entrevistas e análise de conteúdo; Apoio à realização de relatórios de investigação e divulgação de resultados; Eventual participação em comunicações e artigos científicos.



Responsável: Ariana Cosme
Temática: Promoção do sucesso escolar
Vagas: 1

Participação nos seguintes projetos de investigação em curso: Projeto de Intervenção Pedagógica na EB1 do Padrão, do AE Padrão da Légua.
Duração: um ano letivo
Atividades a desenvolver: Monitorização do projeto de intervenção em curso através da análise de inquérito por questionário.
Método de seleção de candidatos: carta de motivação



Responsável: Ariana Cosme
Temática: Promoção da identidade cultural na construção de um currículo local significativo
Vagas: 1

Participação nos seguintes projetos de investigação em curso: Projeto ERASMUS: MARKA Project
Duração: um ano letivo
Atividades a desenvolver: Análise de dados recolhidos ao longo do projeto; Desenho de um guia metodológico.
Método de seleção de candidatos: carta de motivação



Responsável: Pedro Ferreira
Temática: Educação em Tempos de Exceção
Vagas: 2

Tendo em conta a influência que a pandemia tem tido nos contextos educativos da educação pré-escolar e nas escolas dos diferentes níveis de ensino, um grupo de investigadores/as do CIIE tem estado a recolher dados sobre as práticas educativas, os usos de tecnologias, as relações com e na comunidade escolar, as desigualdades educacionais e o bem-estar dos/as professores nos períodos de confinamento (a recolha decorreu tanto em 2020 como em 2021). 

Duração: 3 meses

Atividades a desenvolver:
 Apoio à análise dos dados e à produção de materiais de disseminação dos mesmos. Os/as estudantes serão envolvidos/as na escrita não só de publicações académicas em curso, mas também na elaboração de documentos ou outros produtos de divulgação científica para públicos não académicos.



Responsáveis: Eunice Macedo & Elsa Teixeira
Temática: Lugar para a Iniciação à Investigação
Vagas: 1

Projeto EduTransfer – Aprender através de diversos contextos educativos: Transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020” (ref.ª PTDC/CED-EDG/29886/2017), projeto financiado por fundos nacionais, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT)

O projeto EduTransfer visa compreender o potencial para a transferibilidade de políticas educativas entre escolas inseridas no sistema educativo regular e instituições alternativas de aprendizagem, incluindo centros de formação. O grande objetivo é identificar recursos que permitam combater a desafetação escolar e o abandono escolar precoce, e incentivar a troca interinstitucional de práticas promissoras, que sejam apelativas para as e os jovens e que revitalizem a sua valorização e apropriação do conhecimento, como condições de cidadania. Analisam-se os impactos e possibilidades de renovação pedagógica pela implementação do Problem Based Learning nessas instituições.

Atividades a desenvolver em articulação com os interesses e saberes das pessoas candidatas:

  • Pesquisa e atualização bibliográfica nas áreas temáticas do projeto, através do recurso a bases de dados 
  • Transcrição de encontros de monitorização e ensaio de análise de conteúdo;
  • Participação em reuniões da equipa;
  • Colaboração na organização do seminário final do projeto;
  • Coautoria e submissão de artigo científico;
  • Coautoria em comunicação para o seminário final.
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