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Cursos

Mestrado em Ciências da Educação

O 2º ciclo em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto tem como objetivos:

  • Proporcionar, no âmbito da Universidade do Porto, uma oferta de formação pós-graduada e especializada em Ciências da Educação, que permita problematizar, numa perspetiva complexa e crítica, fenómenos de educação e de formação, bem como perspetivar modos de acção e de investigação.
  • Proporcionar conhecimentos e competências aprofundados sobre métodos e técnicas de intervenção que permitam desenvolver modelos e dispositivos adequados para a conceção, implementação, avaliação e execução de programas e projetos de formação, gestão e intervenção comunitária e sócio-cultural.
  • Proporcionar conhecimentos aprofundados sobre métodos e técnicas de investigação que permitam desenvolver a investigação em educação.
  • Formar profissionais para o exercício autónomo da formação, da gestão, da direção, da avaliação e da consultoria em educação.

 

Perfil de Competências de Mestre em Ciências da Educação

Este curso visa, com base no contacto orientado e reflexivo sobre a diversidade de contextos educativos formais e não formais e no desenvolvimento de processos de investigação/ação/intervenção, a formação de profissionais altamente qualificados/as, como Mestres em Ciências da Educação, cujo perfil compreende as seguintes competências:

a) análise crítica de dispositivos, contextos e projetos sócio-educativos de educação formal e de educação não formal e de atividades de natureza cultural e social;

b) conceção, gestão e avaliação de:

i) projetos curriculares, sócio-educativos e/ou comunitários;
ii) programas de orientação psico e sócio-pedagógica nos contextos escolar e familiar;
iii) processos de intervenção educativa e formativa em contextos de institucionalização;
iv) processos de formação de professores, de outros agentes educativos e de educação de adultos;

c) intervenção no quadro:

i) de situações e problemas educacionais e de formação identificados,
ii) do desenvolvimento institucional e comunitário, no sentido da promoção da qualidade de dispositivos de educação/formação;
iii) de consultoria ao desenvolvimento de iniciativas e políticas de educação/formação, nomeadamente no âmbito das cidades educadoras, da vida das escolas, da igualdade e diversidade, da proteção social, da produção e acesso à cultura, ...

d) investigação em educação, em casos específicos, por referência a contextos:

i) de educação formal e não-formal,
ii) de natureza social, cultural, económica, da saúde, da justiça e outras, onde as dimensões educativa e formativa são determinantes.

A partir destas competências, pode afirmar-se que se configura um perfil de gestor/a, avaliador/a, animador/a, consultor/a sócio-educativo e da formação.


PLANO DE ESTUDOS

O plano de estudos deste 2º ciclo pretende constituir-se em articulação com o 1º ciclo, apresentado também no âmbito do processo de Bolonha, constituído fundamentalmente por uma formação de base e por uma iniciação e integração à profissionalidade, com base num perfil profissional de Mediador/a Sócio-Educativo/a e da Formação, que habilita os seus licenciados para atuarem em instituições com fins educativos formais e não formais.
Para além das pessoas licenciadas em Ciências da Educação com o 1º ciclo (processo de Bolonha), este 2º ciclo em Ciências da Educação dirige-se a estudantes e profissionais de outras áreas que percecionam como importante, para os seus percursos estudantis e profissionais, o conhecimento e a reflexão sobre modos de concretizar uma intervenção nos domínios da educação – em contextos de educação formal e de educação não formal, de proteção social, de reeducação ou outros -, da formação – de formadores, de gestão e animação da formação, do desenvolvimento pessoal, local e comunitário -, e em atividades de natureza cultural, social e económica, onde as dimensões educativa e formativa são determinantes.

A oferta de formação integra, quer a tradição das Ciências da Educação na FPCEUP, quer outras perspetivas nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo, valoriza uma lógica integrada, de rigor e de inovação, na investigação e na intervenção nas realidades sócio-educativas, através de aprendizagens adequadas às transformações da educação e às exigências de empregabilidade.

 

CONSULTAR:


DOMÍNIOS CIENTÍFICOS

Para a edição de 2016-2018, a iniciar em setembro, o 2º Ciclo de formação em Ciências da Educação organiza-se em três domínios:

  • Educação, Comunidades e Mudança Social – O domínio “Educação, Comunidades e Mudança Social” cruza o património de conhecimento e de intervenção de duas áreas de investigação – “Política, Políticas e Participação” e “Desenvolvimento Local e Formação de Adultos” – numa proposta de formação que, globalmente, procura promover o desenvolvimento de modos de investigação e de intervenção atentos às dinâmicas de construção local e participativa de processos de educação e formação, em problemáticas e com públicos diversos, e às dimensões sócio-políticas que as envolvem e configuram. Em particular, pretende-se proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos e competências que permitam: i) refletir sobre políticas, programas, projetos e práticas de intervenção educativa, social e comunitária e seus sentidos educativos e conceções de desenvolvimento e de mudança social; ii) fundamentar e desenvolver práticas profissionais de intervenção socioeducativa em campos como a intervenção comunitária, o associativismo, a animação sociocultural, a educação e formação de jovens e adultos e a formação de formadores e de outros profissionais do desenvolvimento humano; iii) elaborar, implementar e avaliar processos de intervenção e consultoria, ancorados em processos de investigação participativos, em problemáticas e com públicos diversos, que permitam (re)criar laços sociais ao nível local e comunitário e influenciar a construção de uma sociedade mais equitativa e resiliente.
  • Avaliação, Supervisão e Lideranças em Educação – O domínio Avaliação, Supervisão e Lideranças em Educação estrutura-se em torno de três eixos teóricos que se articulam numa intencionalidade abrangente de problematização, e de reflexão, da, e sobre, a realidade socioeducativa, capacitando os estudantes para a investigação e a intervenção em agrupamentos escolares, e em outros contextos socioeducacionais e projetos que se articulam com a Escola. Pretende-se, de modo particular, proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que permitam: i) problematizar teorias, práticas e processos de avaliação, supervisão e lideranças educacionais; ii) desenvolver atividades relacionadas com estas três áreas de intervenção educacional; iii) elaborar e desenvolver projetos de investigação/intervenção nos campos da avaliação, supervisão e lideranças educacionais, fundados em processos participativos mobilizadores de sinergias entre diferentes atores e entidades educativos/as.
  • Cultura, Inclusão e Intervenção Educativa - O Domínio Cultura, Inclusão e Intervenção Educativa pretende articular a reflexão sobre a intervenção educativa em torno de dois pilares principais: a cultura e a inclusão. Assume-se que uma intervenção educativa de qualidade tem de considerar as diversas formas e manifestações de cultura nos contextos em que atua e implica um conceito de cultura integrador de formas educativas, que visam o desenvolvimento da pessoa como estrutura autónoma e, simultaneamente, integrada na comunidade. Para isso promove uma reflexão em torno da cultura enquanto prática social, ideal e herança, que se traduz em termos de património material e imaterial das pessoas e das comunidades. O pilar da inclusão congrega a reflexão sobre os mecanismos geradores de desigualdade social com o desenvolvimento de metodologias que contribuam para dotar os educadores/as de conhecimentos e competências capazes de contribuir para uma maior democracia e participação cultural e justiça social. Considera a importância das infâncias e juventudes nos processos de apropriação e transformação da herança cultural, através de processos participativos na salvaguarda de memórias, gestos e artefactos da cultura material e simbólica.  

Para a edição de 2015-2017, o 2º Ciclo de formação em Ciências da Educação organiza-se em três domínios:

  • Educação, Comunidades e Mudança Social – O domínio “Educação, Comunidades e Mudança Social” cruza o património de conhecimento e de intervenção de duas áreas de investigação – “Política, Políticas e Participação” e “Desenvolvimento Local e Formação de Adultos” – numa proposta de formação que, globalmente, procura promover o desenvolvimento de modos de investigação e de intervenção atentos às dinâmicas de construção local e participativa de processos de educação e formação, em problemáticas e com públicos diversos, e às dimensões sócio-políticas que as envolvem e configuram. Em particular, pretende-se proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos e competências que permitam: i) refletir sobre políticas, programas, projetos e práticas de intervenção educativa, social e comunitária e seus sentidos educativos e conceções de mudança social; ii) fundamentar e desenvolver práticas profissionais de intervenção socioeducativa em campos como a intervenção comunitária, a animação sociocultural, a educação e formação de jovens e adultos e a formação de formadores e de outros profissionais do desenvolvimento humano; iii) elaborar, implementar e avaliar processos de intervenção e consultoria, ancorados em processos de investigação participativos, em problemáticas e com públicos diversos, que permitam (re)criar laços sociais ao nível local e comunitário e influenciar a construção de uma sociedade mais equitativa e resiliente.

  • Gestão e Intervenção em Contextos Educativos Formais – Este é um domínio que visa promover a formação especializada das/os estudantes, capacitando-as/os para a investigação e a intervenção em agrupamentos escolares, departamentos municipais de educação e outras instâncias e projetos que assumam a Escola como espaço de intervenção de referência. Pretende-se que as/os estudantes possam desenvolver as competências necessárias que as/os habilitem a participar em iniciativas que tenham a ver com o desenvolvimento de: (i) ações relacionadas com a inovação pedagógica e a intervenção com crianças e jovens em situação de conflito, de insucesso e de abandono escolares; (ii) atividades de natureza institucional, entre as quais se valorizam as ações de consultadoria, de formação e de avaliação e (iii) projetos de intervenção relacionados com o desenvolvimento de sinergias entre as escolas e entidades com as quais estas se relacionam (Associações de Pais, Associações Recreativas, Desportivas e Culturais, CPCJ, IPSS, Centros de Saúde, etc.).

  • Infância, família e sociedade - temas e problemas em educação - constitui um domínio do Mestrado em Ciências da Educação que se articula com um projeto de investigação alojado no CIIE e apresentado à FCT.
    Com este domínio pretende-se proporcionar às/aos estudantes a aquisição de competências de investigação e de intervenção relativas a temas e problemas de natureza educativa acerca da infância, das crianças e das famílias na sociedade portuguesa contemporânea. Estes temas e problemas refletem algumas das transformações sociais em curso, à escala local, transnacional e global, e têm afetado a estrutura geracional e as relações inter e intrageracionais que ocorrem nas famílias e em outros contextos de socialização - escolares, comunitários e outros da sociedade mais ampla -, com consequências várias para as vidas das crianças e dos adultos. Esse é o caso de como os papéis sociais, os estatutos e a agência que a infância e as crianças têm vindo a ganhar, manter ou a perder estão a manifestar-se de modos muito diversos e complexos, redefinindo, ainda, os papeis, estatutos e agencia dos pais e dos profissionais de educação. Em suma este domínio propõe-se contribuir para identificar, problematizar e produzir conhecimento acerca dos processos e dinâmicas relacionais que envolvem crianças e crianças e adultos e que ocorrem em contextos educativos formais e não formais (creche JI; escola; família, outros) bem como identificar acções que permitam influenciar relações educativas geradoras de uma maior participação, cidadania e justiça social.




Informações

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen,
4200-135 Porto 
T. | 226 079 700

> Serviço de Pós-Graduações
T. | 220 428 920 
E. | spg@fpce.up.pt

> Serviço Académico 
T. | 220 428 900
E. | s_academico@fpce.up.pt

 


Dados Gerais

Código Oficial: 6031
Diretor: Alexandra Sá Costa
Sigla: MCED
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Ciências da Educação (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciências da Educação (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

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