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Cursos

Mestrado em Psicologia

Dados Gerais

Código Oficial: 9463
Sigla: MPSIC
Descrição: O Mestrado em Psicologia (MPSI) visa qualificar profissionais de Psicologia, capacitando-os/as com conhecimentos e aptidões especializadas e atitudes adequadas ao desempenho da atividade de psicólogo/a em contextos de trabalho e investigação complexos e imprevisíveis. A formação direciona-se para quatro áreas de especialização em que o/a estudante adquirirá conhecimentos e competências nucleares e aprofundará modelos conceptuais e técnicas de intervenção específicas, a saber: Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano; Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho; Psicologia da Justiça e da Desviância.

Diplomas

  • Mestrado em Psicologia - Área de Especialização em Psicologia da Justiça e da Desviância (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Psicologia - Área de Especialização em Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Psicologia - Área de Especialização em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Psicologia - Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Psicologia - Área de Especialização em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Psicologia - Área de Especialização em Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Psicologia - Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Psicologia - Área de Especialização em Psicologia da Justiça e da Desviância (60 Créditos ECTS)

Avaliação e Intervenção Psicológica em Contextos Educativos


PEDH01 - ECTS

Conhecer e analisar criticamente conceitos e modelos teóricos que enquadram a intervenção psicológica nos contextos educativos.

Conhecer diferentes modelos e estratégias de avaliação psico-educacional e compreender o seu contributo para o ensino e aprendizagem numa perspectiva inclusiva e para a definição de medidas de suporte à aprendizagem numa lógica multinível.

Conhecer e saber usar instrumentos de avaliação para despiste universal.

Identificar diferentes alvos e objetivos da intervenção psico-educacional.

Conhecer o sistema educativo e documentos legais que enquadram a prática da psicologia escolar

Identificar dimensões relevantes da família como contexto educativo

Planear intervenções psico-educacionais em diferentes níveis e contextos.

Desenvolver competências de cariz pessoal, social e ético essenciais à prática da Intervenção psicológica em contextos educacionais

Educação Inclusiva


PEDH05 - ECTS
  1. Conhecer conceitos, legislação e organização de respostas à diversidade dos alunos ao longo do percurso escolar e na transição para a vida pós-escolar
  2. Conhecer os princípios da educação inclusiva
  3. Caracterizar as necessidades académicas, comportamentais, sociais e emocionais dos alunos ao longo do percurso escolar e na transição para a vida pós-escolar
  4. Identificar dimensões críticas dos contextos na promoção da aprendizagem e da inclusão
  5. Planear estratégias de intervenção integradas que respondam à diversidade dos alunos
  6. Ser capaz de preparar a transição de todos os alunos para a vida pós-escolar
  7. Colaborar com alunos, com as suas famílias, com profissionais de educação, e com a comunidade na organização de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Intervenção em Promoção e Proteção de Crianças e Jovens


PEDH13 - ECTS

1. Enquadrar os diversos níveis de atuação para promoção e proteção dos direitos da criança no modelo bio-ecológico e sistémico de Bronfenbrenner;
2. Sistematizar as formas de intervenção para o cidadão comum, disponíveis a nível internacional, através de voluntariado ou trabalho em organizações que definem a sua atuação no domínio em estudo;
3. Conhecer programas especializados de intervenção com crianças, jovens e famílias na área da proteção;
4. Contactar com profissionais com intervenção na área da proteção da criança, em Portugal;
5. Desenvolver um projeto de intervenção focado na sensibilização de famílias para a temática da proteção da criança;
6. Ter uma experiência direta de intervenção com crianças e suas famílias;
7. Reflectir sobre modelos de intervenção, suas vulnerabilidades e forças no domínio da proteção a crianças e jovens.

 


Intervenção Precoce


PEDH06 - ECTS

No final desta UC, os/as estudantes deverão ser capazes de:

  • Conhecer os principais constructos teóricos que orientam as práticas atuais em Intervenção Precoce (IP).
  • Conhecer a importância de se inscreverem as práticas de IP numa lógica inclusiva segundo abordagens centradas na família e nos restantes cenários de participação da criança.
  • Conhecer as linhas de orientação fundamentais adotadas na elaboração e implementação dos planos de intervenção.
  • Conhecer os princípios de funcionamento e as competências de participação necessárias ao desenvolvimento de atividades em equipas transdisciplinares de intervenção em IP.
  • Conhecer os princípios da consultoria colaborativa no trabalho com os pais e com os profissionais da equipa.

Intervenção Psicológica no Desenvolvimento Humano


PEDH02 - ECTS
Esta unidade curricular pretende contribuir para promover os conhecimentos dos futuros profissionais na área de intervenção ao longo do desenvolvimento humano.

Métodos Avançados de Síntese de Literatura


M100 - ECTS
Introdução aos métodos de revisão/síntese sistemática da literatura científica, incluíndo os procedimentos de meta-análise.

Planeamento e Avaliação de Programas e Projetos


M101 - ECTS

O objetivo desta UC é fornecer conhecimentos, competências e perspetivas para a a prática reflexiva e o desenvolvimento, planeamento e avaliação eficazes de programas e projetos.

 


Avaliação do Desenvolvimento e dos Contextos Educativos


PEDH14 - ECTS

1- Relacionar as orientações e as práticas dominantes no âmbito da avaliação da criança e dos seus contextos de desenvolvimento com os grandes constructos teóricos acerca do desenvolvimento infantil.

2- Valorizar o entendimento das práticas de avaliação como componente crucial dos processos de habilitação e inclusão das crianças com limitações da actividade e restrições ao nível da participação. 

3- Adquirir competências básicas de participação em equipas de avaliação transdisciplinares.

4- Desenvolver capacidades de utilização de estratégias de resolução de problemas relacionados com o planeamento e implementação das melhores práticas de avaliação do desenvolvimento infantil.


Consulta Psicológica de Orientação Vocacional


PEDH04 - ECTS

Unidade curricular Consulta Psicológica de Orientação Vocacional.
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Capacidade de questionamento de concepções de senso comum sobre orientação vocacional.
Fazer a leitura interpretativa e crítica da produção teórica e empírica para o planeamento de intervenções psicológicas neste domínio.
Caracterizar e fundamentar uma perspectiva desenvolvimentista, ecológica e construtivista da orientação.
Idem para uma metodologia de intervenção de exploração reconstrutiva, por recurso à estratégia de ação-reflexão,comparando-a criticamente com outras.
Seleccionar,adaptar ou desenvolver instrumentos e actividades estrategicamente articulados com os problemas vocacionais identificados e com as mudanças a promover,tendo em conta as respectivas vantagens, limitações e eficácia diferencial Ter adquirido competências de elaboração,implementação e avaliação de projectos de intervenção vocacional Construir uma síntese pessoal integradora das aprendizagens,organizando-as numa estrutura que possa constituir,no futuro,referencial, em permanente reconstrução,para a prática profissional


Consulta Psicológica Educacional


PEDH03 - ECTS
  • Compreender as interseções entre a escola e o desenvolvimento normal e perturbado
  • Conhecer os vários fatores de natureza académica e socio-emocional da (des)adaptação escolar
  • Conhecer a expressão das principais problemáticas de crianças e adolescentes em contexto escolar
  • Conhecer princípios de avaliação-intervenção e compreender a investigação de que derivam
  • Contactar com técnicas de avaliação, formulação de casos e intervenção empiricamente baseadas
  • Aplicar os princípios de avaliação-intervenção à definição de objetivos e planos de intervenção nas problemáticas de aprendizagem, comportamentais, emocionais, sociais e motivacionais dos estudantes
  • Reconhecer as implicações éticas e deontológicas da consulta psicológica de crianças e adolescentes

Dificuldades de Aprendizagem


PEDH07 - ECTS
  1. Conhecer modelos teóricos explicativos do processo de aprendizagem da leitura, escrita e matemática.
  2. Definir e caracterizar as dificuldades de aprendizagem (DA).
  3. Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA.
  4. Ser capaz de planear e implementar estratégias de intervenção nas DA.
  5. Ser capaz de colaborar com profissionais de educação e outros intervenientes na organização de planos de intervenção integrados.

Intervenção em Contextos de Acolhimento e Adoção


PEDH11 - ECTS

No final desta UC os estudantes deverão conhecer:

  1. As características dos contextos de acolhimento e adoção presentes no sistema português de promoção e proteção, acolhimento familiar, acolhimento residencial, acolhimento especializado, adoção;
  2. Os modelos teóricos e a investigação empírica que valida a intervenção em contextos de acolhimento e adoção;
  3. Programas empiricamente validados ou informados pela evidência de intervenção nos contextos de acolhimento, nomeadamente ao nível da tomada de decisão e definição de projetos de promoção e proteção; de preparação e acompanhamento de transições, de promoção de desenvolvimento, bem-estar e ajustamento psicológico de crianças e adolescentes, de resposta a necessidades específicas das crianças em acolhimento; de qualificação de práticas de acolhimento;
  4. Programas empiricamente validados ou empiricamente informados de intervenção em adoção nomeadamente ao nível do adotado, dos adotantes, dos candidatos à adoção e de qualificação das práticas profissionais.

 


Intervenção na Parentalidade


PEDH12 - ECTS

Esta unidade curricular pretende contribuir para promover os conhecimentos dos futuros profissionais na área da intervenção na parentalidade.


Métodos Avançados de Análise de Dados


M102 - ECTS
1. OBJETIVOS GERAIS

- Aprofundar conhecimentos estatísticos adquiridos nas UCs precedentes de Estatística Aplicada à Psicologia I e II

- Compreender a relação entre metodologias de investigação e procedimentos estatísticos, partindo da prática com situações reais de análise de dados



2. ORIENTAÇÃO CONCEPTUAL DA UC

- Em cada módulo explicita-se em que medida os conteúdos das UCs de Estatística Aplicada à Psicologia I e II se articulam e são necessários para as novas aquisições nesta UC.

- Em termos de orientação conceptual, remete-se para o carácter “subsidiário” da análise dos dados relativamente às metodologias de investigação que os sustentam. Remete-se, assim, para a relação com outras UCs dedicadas a metodologias de investigação. 

- No “raciocínio estatístico” dos vários procedimentos, enfatiza-se o princípio do contraste entre variância sistemática vs. variância erro. Este princípio ilustra-se, tanto teoricamente como através da prática com situações reais de análise de dados, nos vários modelos apresentados (ANOVAs, ACP).

- Forte valorização das competências de interpretação e apresentação de resultados estatísticos, sempre sustentados por análises de dados adequadas ao(s) objetivo(s) da investigação.


Seminário de Projeto


M103 - ECTS
Esta UC tem como objetivo apoiar o/a estudante no desenvolvimento de um projeto de dissertação de mestrado, sendo que no final desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de:
1. Definir um tema ou questão de investigação original em Psicologia;
2. Conduzir pesquisas sistemáticas de bibliografia sobre uma temática;
3. Efetuar uma leitura crítica de textos científicos e proceder à sua síntese;
4. Desenhar um projeto de investigação orientado para as questões a responder e fundamentado na literatura;
5. Considerar questões éticas relacionadas com o projeto de investigação.

Dissertação


M202 - ECTS

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

No final desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de:

1. Conduzir um trabalho de investigação original, conforme o planeado na UC “Seminário de Projeto”;

2. Analisar e discutir os resultados decorrentes desse trabalho;

3. Reportar o trabalho desenvolvido e seus resultados numa dissertação em formato de artigo ou convencional.


Estágio


M201 - ECTS

É esperado que o/a estudante seja capaz de:

. desenvolver os recursos necessários, pessoais e relacionais, a uma adaptação bem sucedida ao contexto de estágio e ao trabalho em equipa com diversos profissionais;

. aplicar os conhecimentos e competências adquiridas na formação académica para apoiar a resolução de problemas e dificuldades diversas atinentes ao estágio realizado;

. responder de forma competente, flexível e criativa às exigências e obstáculos que possam advir das especificidades dos contextos de trabalho, desenvolvendo progressivamente uma autonomia responsável;

. desenvolver uma reflexão fundamentada, que decorra da articulação entre a prática e os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, sobre as potencialidades e as limitações de diferentes modos do exercício profissional da psicologia;

. atuar no cumprimento estrito do código deontológico, reconhecendo as implicações éticas e sociais das ações.


Seminário de Supervisão


M200 - ECTS

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

No âmbito do Seminário de Supervisão, é esperado que o/a estudante seja capaz de:

1. sistematizar as necessidades/pedidos de intervenção no local de estágio, e sintetizar a literatura relativamente a formas de intervenção/atuação existentes e evidências de resultados que possam responder a essas necessidades;

2. refletir e decidir sobre formas de aplicar conhecimentos e competências desenvolvidas no percurso académico na planificação e avaliação de projetos de intervenção adequados às necessidades do contexto de trabalho;

3. ser capaz de refletir criticamente com o supervisor sobre o seu desempenho no estágio - pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.


Avaliação Clínica de Crianças e Adolescentes


PCS08 - ECTS

O objetivo essencial desta UC é a aprender a conduzir uma avaliação clínica de crianças e adolescentes. Os estudantes deverão:
 Conhecer os quadros teóricos de referência a um conjunto de instrumentos e técnicas de avaliação usadas na avaliação clínica de crianças e adolescentes;
Selecionar a ou as medidas de avaliação a usar numa situação e contexto específicos de avaliação clínica de crianças ou adolescentes;
Proceder à administração, cotação e interpretação dos resultados de instrumentos formais utilizados na avaliação clínica de crianças e adolescentes;
Recorrer a estratégias não-formais de avaliação clínica, dominando a técnica de aplicação e de atribuição de significado aos resultados obtidos;
Elaborar um relatório de avaliação, tendo em conta o interlocutor a que se destina e dominar competências de transmissão oral dos resultados da avaliação;
Tomar consciência dos princípios éticos e deontológicos que regem a avaliação psicológica.


Avaliação Neuropsicológica


PCS12 - ECTS
  1. Compreender e aplicar os princípios da avaliação neuropsicológica, bem como os modelos que sustentam essa mesma avaliação.
  2. Conhecer aprofundadamente testes e baterias de rastreio e avaliação neuropsicológica compreensiva, dirigidos aos principais défices e populações neuropsicológicas (crianças e adultos), dando especial destaque aos que disponibilizam dados normativos para o Português Europeu.
  3. Demonstrar perícias compatíveis com os procedimentos de avaliação neuropsicológica: entrevista inicial (história neuropsicológica), rastreio e avaliação neuropsicológica compreensiva.
  4. Planificar um protocolo de avaliação neuropsicológica em função de défices presumidos (casos clínicos) e elaborar um relatório interpretativo do desempenho de sujeitos nesses testes e baterias, integrando os aspetos neurocognitivos com os neurofuncionais.
  5. Dar indicações sobre a aplicação prática (em termos clínicos e de intervenção) dos resultados da avaliação neuropsicológica.

Intervenção Clínica com Jovens e Adultos


PCS01 - ECTS

 

 

Esta UC pretende dotar os estudantes de conhecimentos e competências que lhes permitam intervir com jovens e adultos, atendendo não só à especificidade das problemáticas em causa, mas também à natureza das tarefas e transições desenvolvimentais em curso e à singularidade dos percursos e trajetórias de vida. Tendo por base a teoria da vinculação como paradigma integrador do desenvolvimento humano, pretende-se discutir as implicações e aplicações para (a) o conhecimento das condições e dos processos desenvolvimentais que deram origem e/ou mantêm determinadas perturbações clínicas; e (b)  a problematização das condições envolvidas na construção da relação terapêutica e na potenciação dos processos de mudança.

 


Intervenção nos Sistemas Familiares, Sexuais e Conjugais


PCS10 - ECTS

No final desta UC é esperado que o estudante seja capaz de:

  1. integrar diversos conceitos e diferentes modelos teóricos que contribuem para a análise das relações conjugais e familiares;
  2. analisar as relações na formação do casal e na estrutura familiar numa perspetiva desenvolvimental, dialética, ecológica e sistémica;
  3. perceber a relação dos diferentes subsistemas (ex. individual, conjugal, fratria) com os restantes subsistemas familiares;
  4. conhecer diferentes modelos, técnicas de avaliação e estratégias de intervenção de terapia familiar e de terapia conjugal;
  5. adquirir uma perspetiva crítica acerca da investigação e das diferentes propostas de intervenção neste domínio;
  6. ser capaz de, na observação de um processo psicoterapêutico e/ou análise de casos clínicos com diferentes problemáticas, levantar hipóteses, planificar e intencionalizar estratégias e técnicas adequadas às problemáticas do (sub)sistema apresentado e dos diferentes subsistemas que os rodeiam, atendendo aos seus problemas específicos e às possíveis alterações ou transições, e adotando uma perspetiva desenvolvimental e sistémica;
  7. reconhecer a relevância do trabalho multidisciplinar e de equipa, atendendo às questões éticas, legais e sociais que atravessam a ação do trabalho psicoterapêutico.
  8. reconhecer, no exercício da pratica clínica, a necessidade continua de questionamento, busca e partilha de conhecimento.

Métodos Avançados de Síntese de Literatura


M100 - ECTS
Introdução aos métodos de revisão/síntese sistemática da literatura científica, incluíndo os procedimentos de meta-análise.

Planeamento e Avaliação de Programas e Projetos


M101 - ECTS

O objetivo desta UC é fornecer conhecimentos, competências e perspetivas para a a prática reflexiva e o desenvolvimento, planeamento e avaliação eficazes de programas e projetos.

 


Psicologia da Saúde


PCS02 - ECTS

A Unidade Curricular (UC) de Psicologia da Saúde tem como principal objetivo geral dar a conhecer os fundamentos da Psicologia da Saúde e capacitar os/as estudantes para o desenvolvimento de competências de avaliação e intervenção quer ao nível da prevenção primária e promoção da saúde, quer ao nível da prevenção secundária e terciária (i.e., em situação de doença física). Pretende-se ainda contribuir para a reflexão crítica e consciência ética na prática profissional, com base nas especificidades da Psicologia da Saúde.


Psicologia Pediátrica


PCS06 - ECTS

 

No final desta UC, os/as estudantes deverão ser capazes de:

  • Conhecer as principais áreas de intervenção psicossocial, objetivos e metodologias, dirigidos às diferentes fases da infância e adolescência, na gestão da saúde e na adaptação à doença e reabilitação.
  • Relacionar e distinguir os principais paradigmas de intervenção da psicologia pediátrica.
  • Compreender os principais problemas de saúde e desenvolvimento na infância e adolescência e apreender as implicações psicológicas dos mesmos.
  • Aplicar os princípios desenvolvimentistas à análise dos problemas psicológicos associados à doença e disfunção, e aos programas de intervenção.
  • Conhecer, selecionar e delinear metodologias de avaliação-intervenção dirigidas aos diferentes problemas de adaptação, vivência e tratamento, em situações de doença aguda e crónica.
  • Compreender a importância das intervenções parentais em psicologia pediátrica e saber aplicar as metodologias de intervenção a este contexto.

Sexologia Clínica


PCS15 - ECTS
A Unidade Curricular em Sexologia Clínica visa promover o conhecimento na área dos problemas e dificuldades sexuais e desenvolver competências de avaliação, diagnóstico e intervenção nas diversas perturbações sexuais. Trata-se de uma área de conhecimento e intervenção de relevância central para a saúde biopsicossocial, tendo em conta, não só a prevalência de dificuldades sexuais na população (estudos epidemiológicos indicam valores significativas), como sobretudo as suas consequências para o bem-estar psicológico daqueles que delas sofrem. 

Catástrofe e Socorro Emocional


PCS07 - ECTS
Através da exposição de conteúdos e exercícios práticos esta unidade curricular pretende apresentar aos estudantes os diferentes conceitos e modelos de atuação no socorro emocional/psicológico, bem como suas especificidades e contextos de aplicação em situações de crise ou catástrofe.

Género e Interseccionalidade em Contextos Clínicos e da Saúde


PCS14 - ECTS

As teorias e epistemologias feministas influenciam os Estudos de Género nos seus múltiplos domínios de teorização, investigação/intervenção, sendo a a sexualidade amplamente investigada e discutida, alvo contínuo de disputa relativa a direitos e políticas públicas. Esta UC enquadra-se numa perspetiva epistemológica feminista interseccional  construccionista social, que implica situar o debate sobre o género e a sexualidade numa perspectiva não essencialista, afastada do modelo biomédico a par com uma perspetiva de sexualidade ancorada nos direitos sexuais e no direito ao prazer. Uma Uc de género e Interseccionalidade na clinica e saúde com estes pressupostos epistemológicos de base permite um conhecimento mais aprofundado das dinâmicas culturais e ideológicas de produção dos sexos, das sexualidades e das dinâmicas da orientação dos desejos e das relações afectivo/sexuais, de populações numerosas e diversificadas ainda que muitas vezes não necessariamente reconhecidas ao nível da intervenção psicológica.  A frequente invisibilidade ou reconhecimento societaltem repercussões frequentemente negativas nos níveis de qualidade de vida e saúde mental de populações particulares, com vivências da sexualidade que podem não obedecer aos modelos mais tradicionais e normativos.   

Desafia-se a forma como se conceptualiza e operacionaliza a investigação /intervenção no domínio da sexualidade enfatizando a autodeterminação e a liberdade pessoal, livre de constrangimentos e violências decorrentes dos sistemas de opressão dominantes a nível societal. Possibilita uma reflexão e posicionamento informado dos profissionais da psicologia para a sua prática pessoal e clínica



Intervenção Clínica com Crianças e Adolescentes


PCS03 - ECTS

• Obter um conhecimento holistico das diversas dimensões teóricas e práticas que determinam uma intervenção clínica de qualidade com crianças e adolescentes. • Compreender a importância de grerir a comunicação entre os vários sistemas e subsistemas envolvidos no atendimento clínico de crianças e adolescentes. • Elaborar entrevistas clínicas para os diversos intervenientes no processo de consulta com crianças e adolescentes. • Contactar com meios de mediação da comunicação com a criança no contexto da consulta, nomeadamente através de estratégias lúdicas, de modo a garantir a optimização do seu envolvimento. • Conhecer aprofundadamente o modelo avaliação compreensiva com crianças e adolescentes. • Conhecer a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para crianças e jovens e o regime juridico vigente relativo à inclusão em contexto escolar. • Conhecer os objectivos e técnicas de intervenção do modelo cognitivo comportamental na análise de problemáticas de crianças e adolescentes. • Planear a intervenção clínica em casos de crianças e adolescentes. • Contatar com outros modelos de intervenção clínica.


Intervenção em Psicopatologia do Desenvolvimento


PCS16 - ECTS

 É esperado que os estudantes sejam capazes de:

. conhecer a evolução histórica e científica do conceito de psicopatologia e posicionar-se criticamente relativamente a diferentes sistemas de diagnóstico;

. identificar os princípios da psicopatologia do desenvolvimento;

. compreender a necessidade de um trabalho em equipa multidisciplinar e desenvolver competências de comunicação interdisciplinar;

. enquadrar as perturbações psicopatológicas estudadas à luz de uma perspetiva desenvolvimental;

. elaborar processos de intervenção psicológica que respondam às necessidades dos clientes e suas famílias;

. desenvolver competências de consulta psicológica adaptadas à diversidade das problemáticas e à singularidade de cada cliente.

. problematizar as implicações éticas e sociais da ação profissional.

Intervenção nos Sistemas do Envelhecimento


PCS11 - ECTS
  • Promover a reflexão acerca dos atuais desafios do envelhecimento populacional e a necessidade de respostas clínicas inovadoras por parte dos profissionais e das instituições sociais e de saúde;
  • Conhecer as diretrizes internacionais para a intervenção com pessoas idosas e as suas implicações para a prática;
  • Conhecer as principais problemáticas e desafios na idade avançada e nos seus contextos de desenvolvimento e as diferentes abordagens ou possibilidades de intervenção;
  • Desenvolver competências e estratégias específicas de intervenção com idosos/cuidadores;
  • Desenvolver uma atitude favorável e realista acerca da do trabalho de um profissional de Psicologia com adultos idosos.

Intervenções Específicas com Crianças e Adolescentes


PCS09 - ECTS

1. Contactar com aspectos práticos e específicos nos processos de intervenção clínica, especificamente em casos de crianças e adolescentes; 2. Abordar e conhecer os pressupostos centrais e os principais Modelos Narrativos em Psicoterapia; 3. Aprofundar o Modelo Narrativo da Reautoria de M. White e D. Epston; 4. Conhecer um modelo de abordagem clínica às dificuldades de aprendizagem; 5. Obter alguma experiência em intervenção psicológica com crianças e adolescentes: análise e leitura clínica de casos e desenho uma intervenção defnida em função das especificidades do caso; 6. Treinar a redação de relatórios das sessões; 7. Planear sessões de trabalho com crianças e com pais das crianças e, eventualmente, professores; 8. Abordar a importância da supervisão clínica e os seus diversos modelos; 9. Reflectir criticamente sobre processos de consulta psicológica com crianças adolescentes.

 


Métodos Avançados de Análise de Dados


M102 - ECTS
1. OBJETIVOS GERAIS

- Aprofundar conhecimentos estatísticos adquiridos nas UCs precedentes de Estatística Aplicada à Psicologia I e II

- Compreender a relação entre metodologias de investigação e procedimentos estatísticos, partindo da prática com situações reais de análise de dados



2. ORIENTAÇÃO CONCEPTUAL DA UC

- Em cada módulo explicita-se em que medida os conteúdos das UCs de Estatística Aplicada à Psicologia I e II se articulam e são necessários para as novas aquisições nesta UC.

- Em termos de orientação conceptual, remete-se para o carácter “subsidiário” da análise dos dados relativamente às metodologias de investigação que os sustentam. Remete-se, assim, para a relação com outras UCs dedicadas a metodologias de investigação. 

- No “raciocínio estatístico” dos vários procedimentos, enfatiza-se o princípio do contraste entre variância sistemática vs. variância erro. Este princípio ilustra-se, tanto teoricamente como através da prática com situações reais de análise de dados, nos vários modelos apresentados (ANOVAs, ACP).

- Forte valorização das competências de interpretação e apresentação de resultados estatísticos, sempre sustentados por análises de dados adequadas ao(s) objetivo(s) da investigação.


Neuropsicologia Clínica


PCS04 - ECTS

A neuropsicologia clínica é uma área avançada e especializada de exercício profissional da psicologia. É por isso crítico que os estudantes tenham acesso ao conhecimento mais actual e avançado nesse domínio, e que tenham igualmente oportunidade de o exercitar e dele se apropriarem para futuros desempenhos profissionais. Os conteúdos programáticos dão conta da vastidão do domínio da neuropsicologia clínica, organizando-a numa perspectiva de ciclo vital e diferenciando o exercício do neuropsicólogo clínico com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Para cada um desses grupos etários são revistos os principais quadros neuropsicológicos, dando conta do estado actual da arte relativamente à sua conceptualização, avaliação comportamental e à intervenção multidisciplinar.  Pretende-se assim que os estudantes possam ter uma visão panorâmica da neuropsicologia clínica, mas também a oportunidade de aprofundar temas específicos. Isto para que, num futuro exercício profissional, possam situar, pensar reflexivamente, procurar com critério, compreender e intervir em cada um dos quadros com que sejam confrontados na prática clínica da neuropsicologia. 


Reabilitação Neuropsicológica


PCS13 - ECTS
  1. Compreender e explicar os princípios da dinâmica neuronal e neurocognitiva que justificam a intervenção reabilitativa e justificá-la com base na evidência clínica.
  2. Descrever os princípios fundamentais da reabilitação neuropsicológica.
  3. Compreender aspetos práticos relativos ao planeamento e definição de objetivos da intervenção, bem como medidas de eficácia e de resultado, e medidas de promoção da manutenção dos ganhos e sua generalização.
  4. Conhecer diferentes tipos de intervenção e técnicas dirigidas a défices cognitivos/comportamentais/emocionais específicos e populações neuropsicológicas selecionadas.
  5. Conceber e implementar programas de reabilitação neuropsicológica, selecionando uma diversidade de estratégias e técnicas, ajustadas aos quadros clínicos e especificidades individuais.
  6. Intervir de forma holística no individuo, tendo em conta o seu contexto.
  7. Monitorizar e ajustar os programas reabilitativos com base na avaliação dos seus resultados.

Seminário de Projeto


M103 - ECTS
Esta UC tem como objetivo apoiar o/a estudante no desenvolvimento de um projeto de dissertação de mestrado, sendo que no final desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de:
1. Definir um tema ou questão de investigação original em Psicologia;
2. Conduzir pesquisas sistemáticas de bibliografia sobre uma temática;
3. Efetuar uma leitura crítica de textos científicos e proceder à sua síntese;
4. Desenhar um projeto de investigação orientado para as questões a responder e fundamentado na literatura;
5. Considerar questões éticas relacionadas com o projeto de investigação.

Terapias de Grupo na Saúde


PCS05 - ECTS

No final desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de:

 - Conhecer os principais modelos teóricos subjacentes à implementação de programas de terapia grupal em situações de prevenção e/ou ajustamento à doença física e mental;

 - Desenvolver competências de planeamento de um programa de terapia de grupo de acordo com o levantamento de necessidades, os modelos teóricos e as diferentes tipologias de intervenção psicológica em grupo;

 -Possuir competências de avaliação da adequabilidade/eficácia das intervenções planeadas;

- Selecionar e aplicar métodos e técnicas de dinâmica de grupos apropriados a diferentes situações clínicas;


Dissertação


M202 - ECTS

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

No final desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de:

1. Conduzir um trabalho de investigação original, conforme o planeado na UC “Seminário de Projeto”;

2. Analisar e discutir os resultados decorrentes desse trabalho;

3. Reportar o trabalho desenvolvido e seus resultados numa dissertação em formato de artigo ou convencional.


Estágio


M201 - ECTS

É esperado que o/a estudante seja capaz de:

. desenvolver os recursos necessários, pessoais e relacionais, a uma adaptação bem sucedida ao contexto de estágio e ao trabalho em equipa com diversos profissionais;

. aplicar os conhecimentos e competências adquiridas na formação académica para apoiar a resolução de problemas e dificuldades diversas atinentes ao estágio realizado;

. responder de forma competente, flexível e criativa às exigências e obstáculos que possam advir das especificidades dos contextos de trabalho, desenvolvendo progressivamente uma autonomia responsável;

. desenvolver uma reflexão fundamentada, que decorra da articulação entre a prática e os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, sobre as potencialidades e as limitações de diferentes modos do exercício profissional da psicologia;

. atuar no cumprimento estrito do código deontológico, reconhecendo as implicações éticas e sociais das ações.


Seminário de Supervisão


M200 - ECTS

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

No âmbito do Seminário de Supervisão, é esperado que o/a estudante seja capaz de:

1. sistematizar as necessidades/pedidos de intervenção no local de estágio, e sintetizar a literatura relativamente a formas de intervenção/atuação existentes e evidências de resultados que possam responder a essas necessidades;

2. refletir e decidir sobre formas de aplicar conhecimentos e competências desenvolvidas no percurso académico na planificação e avaliação de projetos de intervenção adequados às necessidades do contexto de trabalho;

3. ser capaz de refletir criticamente com o supervisor sobre o seu desempenho no estágio - pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.


Intervenção em Vítimas


PJD07 - ECTS

No final desta UC é de esperar que os/as estudantes:

- Conheçam e compreendam as principais teorias explicativas,  as causas, dinâmicas, processos e consequências da violência e da vitimação que lhe permitam compreender, avaliar e intervir junto de vítimas (crianças, jovens e adultos).

- Dominem alguns conhecimentos em áreas conexas (e.g., Direito, Criminologia, Medicina Legal).

- Conheçam os principais modelos de avaliação e gestão do risco e de intervenção psicológica.

- Dominem os conhecimentos e estratégias mínimos necessários para se proceder à avaliação e à intervenção psicológica e psicossocial junto de vítimas de violência e/ou crime.

- Compreendam a interrelação entre a intervenção com vítimas e a intervenção com agressores.

 

 


Intervenção nos Comportamentos Adictivos


PJD10 - ECTS
No final desta UC, os estudantes deverão:
  1. Efetuar uma análise crítica dos conceitos e estratégias gerais de intervenção no álcool e drogas e nas adicções comportamentais;
  2. Proceder a uma despistagem e avaliação dos problemas relacionados com o consumo de substâncias psicoativas e adicções comportamentais;

  3. Planear e desenvolver estratégias de prevenção do consumo de substâncias psicoativas;

  4. Planear e desenvolver intervenções motivacionais adequadas ao estádio de mudança do indivíduo;

  5. Planear e desenvolver estratégias baseadas no modelo das Intervenções Breves;

  6. Desenvolver estratégias de intervenção nos comportamentos adictivos baseadas no modelo cognitivo-comportamental.


Intervenção Social e Redução de Riscos


PJD08 - ECTS
  1. Conhecer e compreender o que é a redução de riscos (RR) e a sua importância.
  2. Distinguir a intervenção social e a RR em relação a formas de intervenção próximas (intervenção comunitária, educação para a saúde, …).
  3. Conhecer as áreas de intervenção e os métodos e as estratégias da redução de riscos associada ao consumo de drogas e ao trabalho sexual.
  4. A partir de alguns exemplos de boas práticas identificar, caracterizar e discutir criticamente outros programas e projectos.
  5. Aplicar os conhecimentos adquiridos a situações e contextos concretos.

Métodos Avançados de Síntese de Literatura


M100 - ECTS
Introdução aos métodos de revisão/síntese sistemática da literatura científica, incluíndo os procedimentos de meta-análise.

Neurociências do Comportamento Desviante


PJD01 - ECTS

No final desta unidade curricular pretende-se que os estudantes sejam capazes de:

1. identificar os principais factores psicobiológicos do comportamento desviante e compreender as suas interacções com factores da mesma e de outra natureza;

2. deter uma visão global e crítica da principal literatura sobre comportamento desviante no domínio das neurociências;

3. seleccionar, aplicar, interpretar e comunicar os resultados decorrentes dos dispositivos avaliativos de factores psicobiológicos envolvidos no comportamento desviante.


Planeamento e Avaliação de Programas e Projetos


M101 - ECTS

O objetivo desta UC é fornecer conhecimentos, competências e perspetivas para a a prática reflexiva e o desenvolvimento, planeamento e avaliação eficazes de programas e projetos.

 


Psicologia do Comportamento Desviante


PJD02 - ECTS

- Ter uma compreensão aprofundada dos desenvolvimentos teóricos e empíricos sobre a natureza e o significado de comportamentos desviantes.
- Evidenciar conhecimento sobre as teorias aplicadas à compreensão e intervenção em diferentes tipos de comportamentos desviantes, nomeadamente a violência e a criminalidade, a prostituição, a delinquência juvenil e os comportamentos antissociais, crimes de colarinho branco e crimes corporativos, bem como o consumo de drogas e a toxicodependência.
- Desenvolver competências ao nível das leituras e intervenções multidisciplinares, sobretudo das que dizem respeito às aplicações da psicologia nos campos da justiça, psicologia forense, vitimologia, criminologia, direito penal.


Sexualidade e Diversidade


PJD12 - ECTS
Os objetivos desta unidade curricular são que o/a estudante conheça a diversidade sexual, de género, de relacionamentos e de práticas sexuais, possa compreender as variações sociais, culturais e temporais sobre a sexualidade e seja capaz de identificar preconceitos, estereótipos e estigma em relação a pessoas com diversidade sexual, de género, de relacionamentos e de praticas sexuais, bem como compreender a relevância da intervenção individual, social e política.

Controlo Social e Desviância


PJD09 - ECTS

- ter uma visão geral do processo sócio-histórico de desenvolvimento da individualidade e do controle social na modernidade;
- identificar os principais dispositivos de controle e o trabalho que exercem sobre o indivíduo;
- reconhecer os sinais de crise actual na eficácia das estratégias de controle social;
- ter desenvolvido capacidade de leitura do campo institucional enquanto resultado da articulação de estratégias de poder e formas de saber.




Intervenção em Agressores


PJD05 - ECTS

No final desta UC, é de esperar que os/as estudantes:

- Conheçam as principais teorias explicativas, as dimensões interacionais, as causas, dinâmicas e consequências da violência e da vitimação que lhe permitam compreender, avaliar e intervir junto de agressores / ofensores (jovens e adultos), seja ao nível da intervenção psicoeducacional e psicossocial, seja ao nível da psicoterapia.

- Dominem alguns conhecimentos em áreas conexas (e.g., Direito, Medicina Legal).

- Conheçam os principais modelos de avaliação e gestão do risco e de intervenção psicológica usados com agressores.

- Dominem os conhecimentos e estratégias básicos / adquiram as competências mínimas para a avaliação e intervenção psicológica e/ou psicossocial junto de agressores (de violência física, psicológica, sexual, etc.); e saibam aplicá-los, quer em casos de violência intrafamiliar quer em casos de violência extrafamiliar.

- Compreendam a interrelação entre a intervenção com agressores e a intervenção com vítimas e a importância da intervenção em rede e interdisciplinar. Compreendam as relações entre prevenção, intervenção, diferentes modelos de justiça, de punição e de reinserção.


Intervenção nos Comportamentos Antissociais e Delinquentes


PJD06 - ECTS

Esta UC tem como objetivos: a) Compreender o fenómeno da delinquência juvenil nas diferentes dimensões de avaliação e de intervenção; b) Caracterizar os diferentes indicadores da criminalidade e as questões específicas da avaliação forense de jovens; c) Analisar os fundamentos dos atuais sistemas de justiça juvenis e as práticas vigentes em relação às políticas criminais face à delinquência; d) Desenvolver os conhecimentos e competências básicas ao nível da conceção e implementação de intervenções preventivas e de tratamento na delinquência juvenil.


Métodos Avançados de Análise de Dados


M102 - ECTS
1. OBJETIVOS GERAIS

- Aprofundar conhecimentos estatísticos adquiridos nas UCs precedentes de Estatística Aplicada à Psicologia I e II

- Compreender a relação entre metodologias de investigação e procedimentos estatísticos, partindo da prática com situações reais de análise de dados



2. ORIENTAÇÃO CONCEPTUAL DA UC

- Em cada módulo explicita-se em que medida os conteúdos das UCs de Estatística Aplicada à Psicologia I e II se articulam e são necessários para as novas aquisições nesta UC.

- Em termos de orientação conceptual, remete-se para o carácter “subsidiário” da análise dos dados relativamente às metodologias de investigação que os sustentam. Remete-se, assim, para a relação com outras UCs dedicadas a metodologias de investigação. 

- No “raciocínio estatístico” dos vários procedimentos, enfatiza-se o princípio do contraste entre variância sistemática vs. variância erro. Este princípio ilustra-se, tanto teoricamente como através da prática com situações reais de análise de dados, nos vários modelos apresentados (ANOVAs, ACP).

- Forte valorização das competências de interpretação e apresentação de resultados estatísticos, sempre sustentados por análises de dados adequadas ao(s) objetivo(s) da investigação.


Psicologia e Sistema de Justiça


PJD03 - ECTS

No final desta UC é de esperar que os/as estudantes conheçam e compreendam:

1) As áreas da Psicologia Forense, Psicologia da Justiça, Psicologia do Testemunho, entre outras.

2) O Sistema de Justiça/Sistema Legal e Penal Português e compará-lo com outros sistemas de justiça.

3) As relações entre Psicologia e Sistema de Justiça. Devem, além disso, dominar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para compreender a origem e desenvolvimento das principais práticas do psicólogo no sistema de justiça e das relações entre psicologia e sistema de justiça, as soluções de continuidade histórica que persistem e o modo como afetam as práticas atuais dos psicólogos que trabalham no sistema de justiça, assim como os desafios éticos, científicos e técnicos que se colocam, hoje em dia, à psicologia forense ou da justiça.

4) Os processos de tomada de decisão judicial e as variáveis que mais os afetam.

5) O papel do psicólogo no Sistema de Justiça: deverão ter desenvolvido competências ao nível da intervenção dos psicólogos nos vários subsistemas do sistema de justiça (e.g., avaliação psicológica forense, intervenção em prisões, programas de prevenção e intervenção psicoeducacional e psicológica, centros educativos, promoção e protecção, reinserção social).

6) Deverão ter aprofundado conhecimentos e competências relacionados com a avaliação psicológica forense em diferentes áreas e com diferentes populações (penal, família e menores, arguidos, vítimas, etc).

7) Deverão ter aprofundado conhecimentos sobre o testemunho em tribunal, dimensões que o afetam e seu papel na decisão judicial. Conhecer e compreender o contacto das testemunhas particularmente vulneráveis, sobretudo das crianças, com o sistema de justiça e a necessidade de implementação de mecanismos específicos de audição de crianças (e de outras vítimas particularmente vulneráveis) em tribunal que a protejam da vitimação secundária.


Seminário de Projeto


M103 - ECTS
Esta UC tem como objetivo apoiar o/a estudante no desenvolvimento de um projeto de dissertação de mestrado, sendo que no final desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de:
1. Definir um tema ou questão de investigação original em Psicologia;
2. Conduzir pesquisas sistemáticas de bibliografia sobre uma temática;
3. Efetuar uma leitura crítica de textos científicos e proceder à sua síntese;
4. Desenhar um projeto de investigação orientado para as questões a responder e fundamentado na literatura;
5. Considerar questões éticas relacionadas com o projeto de investigação.

Sistema Social e Desviância


PJD04 - ECTS

 Compreensão das determinantes sociais do desvio;
 Conhecimento das principais linhas teóricas, traçadas no cruzamento da psicologia social, da sociologia, da antropologia e da etnografia, que propõem grelhas explicativas da desviância e do crime;
 Capacidade de relacionar dinâmicas socio-culturais em curso com manifestações de desordem e com comportamentos desviantes



Dissertação


M202 - ECTS

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

No final desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de:

1. Conduzir um trabalho de investigação original, conforme o planeado na UC “Seminário de Projeto”;

2. Analisar e discutir os resultados decorrentes desse trabalho;

3. Reportar o trabalho desenvolvido e seus resultados numa dissertação em formato de artigo ou convencional.


Estágio


M201 - ECTS

É esperado que o/a estudante seja capaz de:

. desenvolver os recursos necessários, pessoais e relacionais, a uma adaptação bem sucedida ao contexto de estágio e ao trabalho em equipa com diversos profissionais;

. aplicar os conhecimentos e competências adquiridas na formação académica para apoiar a resolução de problemas e dificuldades diversas atinentes ao estágio realizado;

. responder de forma competente, flexível e criativa às exigências e obstáculos que possam advir das especificidades dos contextos de trabalho, desenvolvendo progressivamente uma autonomia responsável;

. desenvolver uma reflexão fundamentada, que decorra da articulação entre a prática e os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, sobre as potencialidades e as limitações de diferentes modos do exercício profissional da psicologia;

. atuar no cumprimento estrito do código deontológico, reconhecendo as implicações éticas e sociais das ações.


Seminário de Supervisão


M200 - ECTS

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

No âmbito do Seminário de Supervisão, é esperado que o/a estudante seja capaz de:

1. sistematizar as necessidades/pedidos de intervenção no local de estágio, e sintetizar a literatura relativamente a formas de intervenção/atuação existentes e evidências de resultados que possam responder a essas necessidades;

2. refletir e decidir sobre formas de aplicar conhecimentos e competências desenvolvidas no percurso académico na planificação e avaliação de projetos de intervenção adequados às necessidades do contexto de trabalho;

3. ser capaz de refletir criticamente com o supervisor sobre o seu desempenho no estágio - pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.


Análise Demográfica, Emprego, Saúde e Território


POST09 - ECTS
O projeto da unidade curricular consiste em instigar o desenvolvimento da capacidade de reflexão e de análise crítica sobre as configurações singulares de emprego nas sociedades contemporâneas, e a sua segmentação, em função de diferentes características sociodemográficas, e não raras vezes reprodutoras de assimetrias sociais a que importa dar visibilidade e debater. 
Diferentes quadros concetuais sobre o mercado de trabalho, os sistemas e subsistemas de emprego, serão acionados, de forma ancorada nas realidades concretas, ou seja, em situações de trabalho específicas e face ao seu encastramento territorial. Procura-se promover quer a análise de diferentes setores de atividade, a sua caracterização demográfica, e a sua expressão territorial; bem como a análise dos seus traços - em termos de impactos na saúde, e de ação pública, na construção de processos que contribuam para o seu reconhecimento e para a criação de uma resposta que integre o ponto de vista dos protagonistas desses territórios.

Intervenção Psicológica e Transformação do Trabalho


POST01 - ECTS

A unidade curricular tem como principal objetivo desenvolver nos estudantes as competências necessárias à intervenção do psicólogo do trabalho. Neste sentido, procura-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Compreender e integrar numa abordagem a uma situação concreta conceitos fundamentais para a intervenção em Psicologia do Trabalho. 2. Compreender o carácter desenvolvimental e o potencial transformador da ação do psicólogo do trabalho, integrado numa abordagem interdisciplinar do trabalho real. 3. Desenvolver competências de análise crítica e tomada de decisão sobre os recursos técnicos e metodológicos adequados às diferentes necessidades de intervenção; suas virtudes e limitações; responsabilidades éticas e sociais em jogo.


Intervenção Psicológica no Desenvolvimento dos Recursos Humanos


POST11 - ECTS
Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimento e adquiram competências sobre os principais processos de recursos humanos nos quais o Psicólogo organizacional intervém em contexto laboral.

Métodos Avançados de Síntese de Literatura


M100 - ECTS
Introdução aos métodos de revisão/síntese sistemática da literatura científica, incluíndo os procedimentos de meta-análise.

Planeamento e Avaliação de Programas e Projetos


M101 - ECTS

O objetivo desta UC é fornecer conhecimentos, competências e perspetivas para a a prática reflexiva e o desenvolvimento, planeamento e avaliação eficazes de programas e projetos.

 


Psicologia das Organizações e dos Recursos Humanos


POST13 - ECTS
Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimento geral sobre a Psicologia das Organizações e dos Recursos Humanos enquanto disciplina e campo profissional.

Psicologia Social dos Grupos


POST02 - ECTS

Conhecimento das principais teorias desenvolvidas em Psicologia Social acerca dos processos intergrupos e intragrupo e dos factores subjacentes a estes processos.

Desenvolvimento de competências de análise, investigação e intervenção sobre processos intergrupos e intragrupo nos contextos profissionais para os quais a área de Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho está direcionada, e em contextos de investigação básica sobre relações intra- e inter-grupos.

Comportamento Organizacional


POST03 - ECTS

Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimento e adquiram competências necessárias à compreensão, explicação e previsão do comportamento humano em contexto organizacional.


Fundamentos do Trabalho e do Emprego


POST10 - ECTS

Sendo o trabalho um construto que requer um olhar multidisciplinar, esta UC procura integrar e discutir contributos de diferentes ciências sociais sobre o trabalho e a evolução das suas formas de organização. 

A atividade dos psicólogos do trabalho pressupõe a compreensão de diferentes pontos de vista, tal como se convoca no quadro desta UC, na definição de projetos de intervenção suscetíveis de contribuir para a salvaguarda de direitos fundamentais no exercício de uma atividade profissional.

Intervenção nas Organizações


POST12 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram competências a nível da Intervenção e desenvolvimento Organizacional (mudança planeada) e compreendam como esse processo promove o desenvolvimento dos indivíduos, dos grupos e das organizações. 


Métodos Avançados de Análise de Dados


M102 - ECTS
1. OBJETIVOS GERAIS

- Aprofundar conhecimentos estatísticos adquiridos nas UCs precedentes de Estatística Aplicada à Psicologia I e II

- Compreender a relação entre metodologias de investigação e procedimentos estatísticos, partindo da prática com situações reais de análise de dados



2. ORIENTAÇÃO CONCEPTUAL DA UC

- Em cada módulo explicita-se em que medida os conteúdos das UCs de Estatística Aplicada à Psicologia I e II se articulam e são necessários para as novas aquisições nesta UC.

- Em termos de orientação conceptual, remete-se para o carácter “subsidiário” da análise dos dados relativamente às metodologias de investigação que os sustentam. Remete-se, assim, para a relação com outras UCs dedicadas a metodologias de investigação. 

- No “raciocínio estatístico” dos vários procedimentos, enfatiza-se o princípio do contraste entre variância sistemática vs. variância erro. Este princípio ilustra-se, tanto teoricamente como através da prática com situações reais de análise de dados, nos vários modelos apresentados (ANOVAs, ACP).

- Forte valorização das competências de interpretação e apresentação de resultados estatísticos, sempre sustentados por análises de dados adequadas ao(s) objetivo(s) da investigação.


Percursos Profissionais, Formação e Desenvolvimento


POST08 - ECTS
No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:
a) Compreender conceitos fundamentais e tendências atuais na intervenção em Psicologia do Trabalho;
b) Compreender o carácter desenvolvimental e o potencial transformador da ação do psicólogo do trabalho;
c) Desenvolver competências de análise crítica e tomada de decisão sobre os recursos técnicos e metodológicos
adequados às diferentes necessidades de intervenção;
d) Mobilizar os conceitos estruturantes numa abordagem interdisciplinar do trabalho real;
e) Planear ações autonomamente na análise de uma situação concreta do trabalho;
f) Evidenciar pensamento ético e responsabilidade social na análise e intervenção concreta.

Processos de Influência Social


POST07 - ECTS

Apresentar as principais teorias e as diferentes perspectivas sobre a persuasão e a influência social. Discutir as diferentes estratégias de persuasão e influência social susceptíveis de conduzir a uma mudança de atitudes e de comportamentos em vários contextos, nomeadamente na publicidade, no marketing, nas campanhas de comunicação ou nas campanhas políticas.

 


Seminário de Projeto


M103 - ECTS
Esta UC tem como objetivo apoiar o/a estudante no desenvolvimento de um projeto de dissertação de mestrado, sendo que no final desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de:
1. Definir um tema ou questão de investigação original em Psicologia;
2. Conduzir pesquisas sistemáticas de bibliografia sobre uma temática;
3. Efetuar uma leitura crítica de textos científicos e proceder à sua síntese;
4. Desenhar um projeto de investigação orientado para as questões a responder e fundamentado na literatura;
5. Considerar questões éticas relacionadas com o projeto de investigação.

Temas Emergentes em Psicologia das Organizações Social e do Trabalho


POST04 - ECTS

Pretende-se com esta unidade curricular fornecer aos estudantes instrumentos conceptuais e operacionais relativos aos diferentes tipos e objetos de investigação nos domínios da psicologia das organizações, da psicologia social e da psicologia do trabalho, assim como nos das suas interfaces, partindo dos conhecimentos anteriores no âmbito das metodologias de investigação qualitativas e quantitativas.


Temas Especiais em Psicologia Social


POST05 - ECTS
I.Capacidade de análise de fenómenos sociais relacionados com o preconceito, a discriminação, o poder, o conflito social e o extremismo, à luz da investigação actual em Psicologia Social.
II. Capacidade de desenvolvimento de um racional sobre casos relacionados com os processos referidos acima que delimite estratégias de intervenção teoricamente fundamentadas sobre fenómenos que lhes estão associados.

Dissertação


M202 - ECTS

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

No final desta UC os/as estudantes deverão ser capazes de:

1. Conduzir um trabalho de investigação original, conforme o planeado na UC “Seminário de Projeto”;

2. Analisar e discutir os resultados decorrentes desse trabalho;

3. Reportar o trabalho desenvolvido e seus resultados numa dissertação em formato de artigo ou convencional.


Estágio


M201 - ECTS

É esperado que o/a estudante seja capaz de:

. desenvolver os recursos necessários, pessoais e relacionais, a uma adaptação bem sucedida ao contexto de estágio e ao trabalho em equipa com diversos profissionais;

. aplicar os conhecimentos e competências adquiridas na formação académica para apoiar a resolução de problemas e dificuldades diversas atinentes ao estágio realizado;

. responder de forma competente, flexível e criativa às exigências e obstáculos que possam advir das especificidades dos contextos de trabalho, desenvolvendo progressivamente uma autonomia responsável;

. desenvolver uma reflexão fundamentada, que decorra da articulação entre a prática e os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado, sobre as potencialidades e as limitações de diferentes modos do exercício profissional da psicologia;

. atuar no cumprimento estrito do código deontológico, reconhecendo as implicações éticas e sociais das ações.


Seminário de Supervisão


M200 - ECTS

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

No âmbito do Seminário de Supervisão, é esperado que o/a estudante seja capaz de:

1. sistematizar as necessidades/pedidos de intervenção no local de estágio, e sintetizar a literatura relativamente a formas de intervenção/atuação existentes e evidências de resultados que possam responder a essas necessidades;

2. refletir e decidir sobre formas de aplicar conhecimentos e competências desenvolvidas no percurso académico na planificação e avaliação de projetos de intervenção adequados às necessidades do contexto de trabalho;

3. ser capaz de refletir criticamente com o supervisor sobre o seu desempenho no estágio - pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.


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