| Código Oficial: | 6253 |
| Sigla: | MTP |
1- Relacionar as orientações e as práticas dominantes no âmbito da avaliação da criança e dos seus contextos de desenvolvimento com os grandes constructos teóricos acerca do desenvolvimento infantil.
2- Valorizar o entendimento das práticas de avaliação como componente crucial dos processos de habilitação e inclusão das crianças com limitações da actividade e restrições ao nível da participação.
3- Adquirir competências de participação em equipas de avaliação transdisciplinares.
4- Desenvolver capacidades de utilização de estratégias de resolução de problemas relacionados com o planeamento e implementação das melhores práticas de avaliação do desenvolvimento infantil.
1. Definir e caracterizar as dificuldades de aprendizagem (DA ) 2. Conhecer modelos teóricos explicativos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita 3. Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA 4. Ser capaz de planear e implementar estratégias de intervenção nas DA, junto de alunos do ensino básico 5. Ser capaz de colaborar com profissionais de educação e outros na organização de estratégias de intervenção integradas. 6. Identificar outros problemas associados às DA
Espera-se que as/os estudantes: identifiquem tipos de opressão e discriminação associados ao género e às sexualidades no processo de envelhecimento; discutam estratégias de opressão e discriminação subtil e internalizada; desenvolvam a consciência cultural que lhes permita compreender e respeitar diferenças; desenvolvam auto-reflexão e auto-crítica acerca dos seus valores pessoais e como eles afectam as suas vidas e as suas relações com os outros. No final do curso, os/as alunos/as deverão ser capazes de pensar criticamente sobre o modo como a categorização, e as classificações na base de estereótipos como podem conduzir a discriminação das pessoas idosas na sua total interseccionalidade
Conhecer e analisar criticamente conceitos e modelos teóricos que enquadram a intervenção psicológica nos contextos educativos.
Conhecer o sistema educativo e os principais desafios para os vários envolvidos, bem como documentos legais que enquadram a prática da psicologia em contextos educativos.
Elaborar planos de atividades na área da psicologia escolar.
Identificar boas práticas e dimensões de qualidade dos sistemas educativos
Conhecer e utilizar instrumentos de avaliação psicológica em contextos educativos formais e informais para recolher informação relevante em termos psico-educacionais, respeitando os princípios éticos subjacentes.
Identificar diferentes alvos e objetivos da intervenção psico-educacional.
Planear intervenções psico-educacionais em diferentes níveis e contextos.
Desenvolver competências de cariz pessoal, social e ético adequadas à prática da Intervenção psicológica em contextos educacionais.
1. Conhecer e compreender o que é a redução de riscos (RR) e a sua importância.
2. Distinguir a intervenção social e a RR em relação a formas de intervenção próximas (intervenção comunitária, educação para a saúde, …).
3. Conhecer as áreas de intervenção e os métodos e as estratégias da redução de riscos associada ao consumo de drogas e ao trabalho sexual.
4. A partir de alguns exemplos de boas práticas identificar, caracterizar e discutir criticamente outros programas e projectos. 5. Aplicar os conhecimentos adquiridos a situações e contextos concretos.
A unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I” pretende apresentar as noções e etapas fundamentais da metodologia de investigação em Psicologia para que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.
Corresponde a um primeiro nível de formação em que se pretende sensibilizar e familiarizar os estudantes com os métodos de investigação científica em Psicologia, através do confronto e da reflexão sobre os conceitos e da ilustração com recurso a estudos realizados. A UC tem também como objectivo desenvolver a capacidade de identificação e avaliação crítica dos métodos de investigação em artigos científicos publicados.
1. Ser capaz de reconhecer a abordagem neuropsicológica ao estudo do envelhecimento, e de identificar as suas principais características.
2. Conhecer aspectos selecionados de mudanças associadas à idade em processos perceptivos, mnésicos, intelectuais e emocionais, e saber interpretá-las através de análise cognitiva e de observação comportamental.
3. Ser capaz de interpretar, analisar, e sintetizar literatura especializada (artigos científicos) sobre envelhecimento numa perspectiva neuropsicológica.
4. Ser capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e o seu próprio exercício profissional, quando aplicável.
-Ter uma compreensão aprofundada dos desenvolvimentos teóricos e empíricos sobre a natureza e o significado de comportamentos desviantes.
-Evidenciar conhecimento sobre as teorias aplicadas à compreensão e intervenção em diferentes tipos de comportamentos desviantes, nomeadamente a violência e a criminalidade, a prostituição, a delinquência juvenil e os comportamentos antissociais, crimes de colarinho branco e crimes corporativos, bem como o consumo de drogas e a toxicodependência.
-Desenvolver competências ao nível das leituras e intervenções multidisciplinares, sobretudo das que dizem respeito às aplicações da psicologia nos campos da justiça, psicologia forense, vitimologia, criminologia, direito penal.
O objectivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, no domínio da Psicologia.
O Seminário I tem como objectivo familiarizar os estudantes com a literatura científica, e orientá-los na identificação da literatura mais relevante para os seus temas de investigação. Os estudantes aprendem também a ler criticamente a investigação existente e a seleccionar questões de investigação pertinentes. Mais especificamente para um domínio particular da Psicologia os objectivos são os seguintes:
1- Como fazer uma pesquisa da literatura
2- Como fazer uma análise crítica da literatura
3- Como sistematizar a informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos
4- Como formular uma questão de investigação
Se o envelhecimento da população corresponde a uma evolução positiva das nossas sociedades, tal processo tem tido igualmente efeitos em termos de custos sociais e originado políticas públicas que visam manter mais trabalhadores no mercado de trabalho até uma idade da reforma – que, tendencialmente, está a ser cada vez mais recuada.
Não obstante, tais medidas não têm intrínseca a intervenção sobre os locais de trabalho de forma a torná-los sustentáveis até ao fim do percurso profissional das pessoas – embora seja sabido que as condições de trabalho, ora determinam em grande parte a possibilidade de permanecer numa situação de trabalho, ora, pelo contrário, justificam a necessidade de um afastamento.
Por outro lado, tais medidas valorizam insuficientemente o potencial da experiência adquirida com o avançar da idade, no desempenho das atividades profissionais. O debate sobre as formas de ação pública no domínio do envelhecimento no e pelo trabalho, articuladas com abordagens situadas ao nível do concreto é, nesta conjuntura, reforçado.
No âmbito desta UC, procura-se que os estudantes sejam capazes de:
- Conhecer e compreender as inter-relações dinâmicas entre trabalho e envelhecimento: saber que condições de trabalho e princípios de organização do trabalho são propícios ao aumento sustentável da vida ativa, sem prejuízo da saúde (nem durante o período de trabalho, nem após a reforma), ao longo do percurso profissional;
- No plano das políticas públicas de emprego e de saúde, conhecer e posicionar-se face às medidas que têm sido preconizadas como favoráveis ao desenvolvimento sustentável, das regiões, das empresas e dos trabalhadores 50+;
- Organizar com clareza, precisão e coerência a sua argumentação e a justificação das opções éticas, teóricas e metodológicas assumidas em diferentes situações;
- Produzir reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise;
- Salvaguardar a capacidade de autocrítica e a compreensão do ponto de vista dos seus interlocutores.
1- Apresentar os principais constructos teóricos que orientam as práticas atuais em Intervenção Precoce (IP).
2- Clarificar a importância de se inscreverem as práticas de IP numa lógica inclusiva segundo abordagens centradas na família e nos restantes cenários de participação da criança.
3- Conhecer as linhas de orientação fundamentais adotadas na elaboração e implementação dos planos de intervenção.
4- Conhecer os princípios de funcionamento e as competências de participação necessárias ao desenvolvimento de atividades em equipas transdisciplinares de intervenção em IP.
5- Conhecer os princípios da consultoria colaborative no trablaho com os pais e com os profissionais da equipa.
No seguimento da unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I”, os objectivos desta unidade curricular são a aplicação e o domínio dos métodos de investigação, nomeadamente no âmbito concreto do trabalho de investigação de cada um dos estudantes, de modo a que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.
1. Conhecer modelos teóricos explicativos da incapacidade em crianças e jovens 2. Identificar e caracterizar as Necessidades Educativas Especiais (NEE) 3. Identificar dimensões criticas dos contextos na promoção da inclusão de crianças e jovens com NEE 4. Planear e implementar estratégias de intervenção integradas que dêem resposta às NEE de crianças e jovens 5. Ser capaz de colaborar com crianças e jovens com NEE, com as suas famílias, com outros profissionais de educação e de reabilitação e com a comunidade em geral na organização de medidas de apoio às NEE
1. Ser capaz de reconhecer a abordagem neuropsicológica ao estudo do funcionamento do sistema mente-cérebro e comportamento humanos, e de identificar as suas principais características.
2. Conhecer síndromes neuropsicológicas selecionadas, e saber interpretá-las através de análise cognitiva e de observação comportamental.
3. Compreender as formas e o impacto da lesão cerebral no indivíduo, na família e meio social, numa perspectiva de ciclo vital.
4. Ser capaz de interpretar, analisar, e sintetizar literatura especializada (artigos científicos) no domínio da neuropsicologia.
5. Ser capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e o exercício profissional da neuropsicologia.
- Aprofundar conhecimentos sobre as áreas da Psicologia Forense, Psicologia da Justiça, Psicologia do Testemunho, entre outras.
- Aprofundar o conhecimento sobre as relações entre Psicologia e Sistema de Justiça.
- Conhecer o Sistema de Justiça/Sistema Legal e Penal Português e compará-lo com outros sistemas de justiça.
- Compreender o papel do psicólogo no Sistema de Justiça e desenvolver competências ao nível da intervenção dos psicólogos nos vários subsistemas do sistema de justiça.
- Aprofundar conhecimentos sobre a avaliação psicológica forense.
- Compreender o papel do psicólogo no Sistema de Justiça e desenvolver competências básicas de intervenção dos psicólogos nos vários subsistemas do sistema de justiça (e.g., ao nível da avaliação psicológica forense, intervenção em prisões, reeducação, combate à exclusão social).
As aulas têm por objetivo expor e discutir os modelos e teorias atuais da Psicologia Social do Envelhecimento. Além do enquadramento teórico serão também abordadas as metodologias de investigação empírica da Psicologia Social do Envelhecimento.
No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: Compreender e explicar os princípios da dinâmica neuronal que justificam a intervenção reabilitativa e justificá-la com base na evidência clínica. Descrever os princípios fundamentais da reabilitação neuropsicológica. Conceber e implementar programas de reabilitação neuropsicológica, seleccionando e aplicando uma diversidade de estratégias e técnicas, ajustadas aos quadros clínicos e especificidades individuais Intervir de forma holística no indivíduo, tendo em conta o contexto. Monitorizar e ajustar os programas reabilitativos com base na avaliação dos seus resultados. Conhecer e aplicar os princípios da gestão de casos.
O objectivo geral dos vários Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização competente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, nesse domínio.
O Seminário II tem como objectivos compreender:
1- Como analisar criticamente a investigação existente, suas potencialidades teóricas, práticas e éticas
2- Como seleccionar métodos adequados no domínio específico da investigação a desenvolver
3- Como elaborar um plano de pesquisa adequado à questão de investigação e que inclua metodologias de recolha (definição dos métodos e instrumentos e dos procedimentos) e de análise de dados.
Compreensão das determinantes sociais do desvio;
Conhecimento das principais linhas teóricas, traçadas no cruzamento da psicologia social, da sociologia, da antropologia e da etnografia, que propõem grelhas explicativas da desviância e do crime;
Capacidade de relacionar dinâmicas socio-culturais em curso com manifestações de desordem e com comportamentos desviantes
- ter uma visão geral do processo sócio-histórico de desenvolvimento da individualidade e do controle social na modernidade;
- identificar os principais dispositivos de controle e o trabalho que exercem sobre o indivíduo;
- reconhecer os sinais de crise actual na eficácia das estratégias de controle social;
- ter desenvolvido capacidade de leitura do campo institucional enquanto resultado da articulação de estratégias de poder e formas de saber.
O objectivo desta UC é a realização individual de uma investigação original, de natureza empírica ou teórica, envolvendo trabalho de campo e/ou laboratorial, no domínio da Psicologia, mais especificamente:
1- Como conduzir de forma independente e orientada um estudo individual num domínio específico da Psicologia
2- Como redigir uma dissertação da investigação realizada
No seguimento das unidades curriculares “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia” I e II, esta unidade curricular pretende apoiar um conhecimento aprofundado e sistematizado dos métodos de investigação em Psicologia, a sua operacionalização e aplicação no âmbito concreto do trabalho de investigação de cada um dos estudantes, de modo a contribuir para o desenvolvimento de trabalhos de investigação científica relevantes e originais.
O objectivo geral dos vários Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização competente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, nesse domínio.
O Seminário de Investigação tem como objectivo desenvolver a capacidade de interpretação, avaliação e apresentação dos resultados do projecto individual de investigação, especificamente saber:
1- Como interpretar com rigor os resultados de investigação
2- Como considerar as implicações éticas da investigação
3- Como avaliar o trabalho realizado
4- Como apresentar e discutir de forma clara as conclusões do trabalho de investigação, bem como os conhecimentos e argumentos que as apoiam
O objectivo geral dos vários Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização competente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, nesse domínio.
O Seminário de Orientação tem como objectivo fazer o acompanhamento, gestão e monitorização da realização do projecto individual de investigação, especialmente:
1- Orientar a utilização de métodos de recolha de dados num domínio específico da Psicologia
2- Orientar a utilização de métodos de análise de dados num domínio específico da Psicologia