Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > MTP > Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado em Temas de Psicologia

Dados Gerais

Código Oficial: 6253
Sigla: MTP

Diplomas

  • Mestrado em Temas de Psicologia (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Temas de Psicologia (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Avaliação do Desenvolvimento em Contextos Educativos

P745 - ECTS

1- Relacionar as orientações e as práticas dominantes no âmbito da avaliação da criança e dos seus contextos de desenvolvimento com os grandes constructos teóricos acerca do desenvolvimento infantil.

2- Valorizar o entendimento das práticas de avaliação como componente crucial dos processos de habilitação e inclusão das crianças com limitações da actividade e restrições ao nível da participação. 

 

3- Adquirir competências de participação em equipas de avaliação transdisciplinares.

 

4- Desenvolver capacidades de utilização de estratégias de resolução de problemas relacionados com o planeamento e implementação das melhores práticas de avaliação do desenvolvimento infantil.

 

Avaliação Neuropsicológica

P720 - ECTS No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:

- Compreender e aplicar os princípios da avaliação neuropsicológica, bem como os modelos que sustentam essa mesma avaliação.

- Conhecer aprofundadamente défices neuropsicológicos seleccionados, integrando os aspectos cognitivos com os neurofuncionais.


- Descrever os indicadores de precisão e de taxa de erro inerentes à avaliação neuropsicológica.

- Demonstrar perícias compatíveis com a execução de uma história neuropsicológica e com a administração de baterias de testes neuropsicológicos.

- Planificar uma bateria de avaliação neuropsicológica em função dos défices presumidos e elaborar um relatório interpretativo do desempenho de sujeitos nessas baterias.

- Dar indicações sobre a aplicação prática (em termos clínicos e de reabilitação) dos resultados da avaliação neuropsicológica.

Dificuldades de Aprendizagem

P830 - ECTS

1. Definir e caracterizar as dificuldades de aprendizagem (DA ) 2. Conhecer modelos teóricos explicativos do processo de aprendizagem da leitura e da escrita 3. Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA 4. Ser capaz de planear e implementar estratégias de intervenção nas DA, junto de alunos do ensino básico 5. Ser capaz de colaborar com profissionais de educação e outros na organização de estratégias de intervenção integradas. 6. Identificar outros problemas associados às DA

Género, Sexualidades e Envelhecimento

MTP19 - ECTS

Espera-se que as/os estudantes: identifiquem tipos de opressão e discriminação associados ao género e às sexualidades no processo de envelhecimento; discutam estratégias de opressão e discriminação subtil e internalizada; desenvolvam a consciência cultural que lhes permita compreender e respeitar diferenças; desenvolvam auto-reflexão e auto-crítica acerca dos seus valores pessoais e como eles afectam as suas vidas e as suas relações com os outros. No final do curso, os/as alunos/as deverão ser capazes de pensar criticamente sobre o modo como a categorização, e as classificações na base de estereótipos como podem conduzir a discriminação das pessoas idosas na sua total interseccionalidade

Gestão do Projeto de Vida na Adultez Tardia

MTP15 - ECTS Promover a compreensão da adultez tardia como um período crítico no que se refere aos principais acontecimentos e transições de vida, normativos e não normativos, que o pontuam.

Facilitar a exploração de um conjunto de modelos, noções e conceitos teóricos que permitam identificar, enquadrar e dar resposta às necessidades e tarefas de estruturação do projeto de vida dos adultos tardios numa perspetiva de projeção no futuro.

Proporcionar oportunidades de contacto direto dos estudantes com diferentes contextos, respostas sociais, profissionais e práticas orientadas para o adulto tardio.

Estimular a aquisição de competências de planeamento de ações no que se refere à organização de iniciativas que visem apoiar o adulto tardio na harmonização e enriquecimento do seu projeto de vida no sentido potenciação das suas oportunidades de desenvolvimento e da diversificação das suas fontes de realização pessoal e de satisfação com a vida.

Identificar e discutir as principais questões éticas inerentes ao apoio à gestão do projeto de vida na adultez tardia.

Intervenção Psicológica em Contextos Educativos

P700 - ECTS

Conhecer e analisar criticamente conceitos e modelos teóricos que enquadram a intervenção psicológica nos contextos educativos.
Conhecer o sistema educativo  e os principais desafios para os vários envolvidos, bem como documentos legais que enquadram a prática da psicologia em contextos educativos.
Elaborar planos de atividades na área da psicologia escolar.
Identificar boas práticas e dimensões de qualidade dos sistemas educativos
Conhecer e utilizar instrumentos de avaliação psicológica em contextos educativos formais e informais para recolher informação relevante em termos psico-educacionais, respeitando os princípios éticos subjacentes.
Identificar diferentes alvos e objetivos da intervenção psico-educacional.
Planear intervenções psico-educacionais em diferentes níveis e contextos.
Desenvolver competências de cariz pessoal, social e ético adequadas à prática da Intervenção psicológica em contextos educacionais.


Intervenção Social e Redução de Riscos

P813 - ECTS

1. Conhecer e compreender o que é a redução de riscos (RR) e a sua importância.
2. Distinguir a intervenção social e a RR em relação a formas de intervenção próximas (intervenção comunitária, educação para a saúde, …).
3. Conhecer as áreas de intervenção e os métodos e as estratégias da redução de riscos associada ao consumo de drogas e ao trabalho sexual.
4. A partir de alguns exemplos de boas práticas identificar, caracterizar e discutir criticamente outros programas e projectos. 5. Aplicar os conhecimentos adquiridos a situações e contextos concretos.

Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I

MTP01 - ECTS

A unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I” pretende apresentar as noções e etapas fundamentais da metodologia de investigação em Psicologia para que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.

Corresponde a um primeiro nível de formação em que se pretende sensibilizar e familiarizar os estudantes com os métodos de investigação científica em Psicologia, através do confronto e da reflexão sobre os conceitos e da ilustração com recurso a estudos realizados. A UC tem também como objectivo desenvolver a capacidade de identificação e avaliação crítica dos métodos de investigação em artigos científicos publicados.

 

 

Neuropsicologia do Envelhecimento

MTP16 - ECTS

1. Ser capaz de reconhecer a abordagem neuropsicológica ao estudo do envelhecimento, e de identificar as suas principais características.

2. Conhecer aspectos selecionados de mudanças associadas à idade em processos perceptivos, mnésicos, intelectuais e emocionais, e saber interpretá-las através de análise cognitiva e de observação comportamental.

3. Ser capaz de interpretar, analisar, e sintetizar literatura especializada (artigos científicos) sobre envelhecimento numa perspectiva neuropsicológica.

4. Ser capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e o seu próprio exercício profissional, quando aplicável.

Questões Aprofundadas de Psicologia do Comportamento Desviante

P707 - ECTS

-Ter uma compreensão aprofundada dos desenvolvimentos teóricos e empíricos sobre a natureza e o significado de comportamentos desviantes.
-Evidenciar conhecimento sobre as teorias aplicadas à compreensão e intervenção em diferentes tipos de comportamentos desviantes, nomeadamente a violência e a criminalidade, a prostituição, a delinquência juvenil e os comportamentos antissociais, crimes de colarinho branco e crimes corporativos, bem como o consumo de drogas e a toxicodependência.
-Desenvolver competências ao nível das leituras e intervenções multidisciplinares, sobretudo das que dizem respeito às aplicações da psicologia nos campos da justiça, psicologia forense, vitimologia, criminologia, direito penal.

Seminário I

MTP02 - ECTS

O objectivo geral dos Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização proficiente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, no domínio da Psicologia.

O Seminário I tem como objectivo familiarizar os estudantes com a literatura científica, e orientá-los na identificação da literatura mais relevante para os seus temas de investigação. Os estudantes aprendem também a ler criticamente a investigação existente e a seleccionar questões de investigação pertinentes. Mais especificamente para um domínio particular da Psicologia os objectivos são os seguintes:

1- Como fazer uma pesquisa da literatura

2- Como fazer uma análise crítica da literatura

3- Como sistematizar a informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos

4- Como formular uma questão de investigação

 

 

 

 

Envelhecimento e Percursos Profissionais

MTP20 - ECTS

Se o envelhecimento da população corresponde a uma evolução positiva das nossas sociedades, tal processo tem tido igualmente efeitos em termos de custos sociais e originado políticas públicas que visam manter mais trabalhadores no mercado de trabalho até uma idade da reforma – que, tendencialmente, está a ser cada vez mais recuada.

Não obstante, tais medidas não têm intrínseca a intervenção sobre os locais de trabalho de forma a torná-los sustentáveis até ao fim do percurso profissional das pessoas – embora seja sabido que as condições de trabalho, ora determinam em grande parte a possibilidade de permanecer numa situação de trabalho, ora, pelo contrário, justificam a necessidade de um afastamento.

Por outro lado, tais medidas valorizam insuficientemente o potencial da experiência adquirida com o avançar da idade, no desempenho das atividades profissionais. O debate sobre as formas de ação pública no domínio do envelhecimento no e pelo trabalho, articuladas com abordagens situadas ao nível do concreto é, nesta conjuntura, reforçado.

No âmbito desta UC, procura-se que os estudantes sejam capazes de:

- Conhecer e compreender as inter-relações dinâmicas entre trabalho e envelhecimento: saber que condições de trabalho e princípios de organização do trabalho são propícios ao aumento sustentável da vida ativa, sem prejuízo da saúde (nem durante o período de trabalho, nem após a reforma), ao longo do percurso profissional;

- No plano das políticas públicas de emprego e de saúde, conhecer e posicionar-se face às medidas que têm sido preconizadas como favoráveis ao desenvolvimento sustentável, das regiões, das empresas e dos trabalhadores 50+;

- Organizar com clareza, precisão e coerência a sua argumentação e a justificação das opções éticas, teóricas e metodológicas assumidas em diferentes situações;

- Produzir reflexões e processos originais de abordagem às questões em análise;

- Salvaguardar a capacidade de autocrítica e a compreensão do ponto de vista dos seus interlocutores.

Intervenção Precoce

P832 - ECTS

1- Apresentar os principais constructos teóricos que orientam as práticas atuais em Intervenção Precoce (IP).

2- Clarificar a importância de se inscreverem as práticas de IP numa lógica inclusiva segundo abordagens centradas na família e nos restantes cenários de participação da criança.

3- Conhecer as linhas de orientação fundamentais adotadas na elaboração e implementação dos planos de intervenção.

4- Conhecer os princípios de funcionamento e as competências de participação necessárias ao desenvolvimento de atividades em equipas transdisciplinares de intervenção em IP.

5- Conhecer os princípios da consultoria colaborative no trablaho com os pais e com os profissionais da equipa.

Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia II

MTP03 - ECTS

No seguimento da unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I”, os objectivos desta unidade curricular são a aplicação e o domínio dos métodos de investigação, nomeadamente no âmbito concreto do trabalho de investigação de cada um dos estudantes, de modo a que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.

 

Necessidades Específicas de Educação

P701 - ECTS

1. Conhecer modelos teóricos explicativos da incapacidade em crianças e jovens 2. Identificar e caracterizar as Necessidades Educativas Especiais (NEE) 3. Identificar dimensões criticas dos contextos na promoção da inclusão de crianças e jovens com NEE 4. Planear e implementar estratégias de intervenção integradas que dêem resposta às NEE de crianças e jovens 5. Ser capaz de colaborar com crianças e jovens com NEE, com as suas famílias, com outros profissionais de educação e de reabilitação e com a comunidade em geral na organização de medidas de apoio às NEE

Neuropsicologia

P743 - ECTS

1. Ser capaz de reconhecer a abordagem neuropsicológica ao estudo do funcionamento do sistema mente-cérebro e comportamento humanos, e de identificar as suas principais características.

2. Conhecer síndromes neuropsicológicas selecionadas, e saber interpretá-las através de análise cognitiva e de observação comportamental.

3. Compreender as formas e o impacto da lesão cerebral no indivíduo, na família e meio social, numa perspectiva de ciclo vital.

4. Ser capaz de interpretar, analisar, e sintetizar literatura especializada (artigos científicos) no domínio da neuropsicologia.

5. Ser capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos adquiridos e o exercício profissional da neuropsicologia.

Psicologia do Envelhecimento: Implicações para a prática em contextos clínicos e de saúde

MTP17 - ECTS
  • Desenvolver conhecimentos acerca da psicologia do envelhecimento numa perspetiva biopsicossocial;
  • Promover a reflexão acerca dos atuais desafios do envelhecimento populacional e a necessidade de respostas clínicas inovadoras por parte dos profissionais e das instituições sociais e de saúde;
  • Capacitar os estudantes para a identificação dos contextos de vida mais significativos do idoso, os processos e as principais mudanças que aí decorrem;
  • Conhecer as principais problemáticas e desafios na idade avançada;
  • Conhecer as diretrizes internacionais para a intervenção com idosos e as suas implicações para a prática;
  • Conhecer e refletir acerca das diferentes abordagens de intervenção/prestação de cuidados a idosos e seus familiares;
  • Desenvolver uma atitude favorável e realista acerca do trabalho com idosos em contextos clínicos e de saúde.

Psicologia e Sistema de Justiça

P723 - ECTS

- Aprofundar conhecimentos sobre as áreas da Psicologia Forense, Psicologia da Justiça, Psicologia do Testemunho, entre outras.

- Aprofundar o conhecimento sobre as relações entre Psicologia e Sistema de Justiça.

- Conhecer o Sistema de Justiça/Sistema Legal e Penal Português e compará-lo com outros sistemas de justiça.

- Compreender o papel do psicólogo no Sistema de Justiça e desenvolver competências ao nível da intervenção dos psicólogos nos vários subsistemas do sistema de justiça.

- Aprofundar conhecimentos sobre a avaliação psicológica forense.

- Compreender o papel do psicólogo no Sistema de Justiça e desenvolver competências básicas de intervenção dos psicólogos nos vários subsistemas do sistema de justiça (e.g., ao nível da avaliação psicológica forense, intervenção em prisões, reeducação, combate à exclusão social).

Psicologia Social do Envelhecimento

MTP18 - ECTS

As aulas têm por objetivo expor e discutir os modelos e teorias atuais da Psicologia Social do Envelhecimento. Além do enquadramento teórico serão também abordadas as metodologias de investigação empírica da Psicologia Social do Envelhecimento.

Reabilitação Neuropsicológica

P811 - ECTS

No final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de: Compreender e explicar os princípios da dinâmica neuronal que justificam a intervenção reabilitativa e justificá-la com base na evidência clínica. Descrever os princípios fundamentais da reabilitação neuropsicológica. Conceber e implementar programas de reabilitação neuropsicológica, seleccionando e aplicando uma diversidade de estratégias e técnicas, ajustadas aos quadros clínicos e especificidades individuais Intervir de forma holística no indivíduo, tendo em conta o contexto. Monitorizar e ajustar os programas reabilitativos com base na avaliação dos seus resultados. Conhecer e aplicar os princípios da gestão de casos.

Seminário II

MTP04 - ECTS

O objectivo geral dos vários Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização competente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, nesse domínio.

 O Seminário II tem como objectivos compreender:

1- Como analisar criticamente a investigação existente, suas potencialidades teóricas, práticas e éticas

2- Como seleccionar métodos adequados no domínio específico da investigação a desenvolver

3- Como elaborar um plano de pesquisa adequado à questão de investigação e que inclua metodologias de recolha (definição dos métodos e instrumentos e dos procedimentos) e de análise de dados.

 

 

Sistema Social e Comportamento Desviante

P708 - ECTS

 Compreensão das determinantes sociais do desvio;
 Conhecimento das principais linhas teóricas, traçadas no cruzamento da psicologia social, da sociologia, da antropologia e da etnografia, que propõem grelhas explicativas da desviância e do crime;
 Capacidade de relacionar dinâmicas socio-culturais em curso com manifestações de desordem e com comportamentos desviantes


Teorias do Controlo Social

P722 - ECTS

- ter uma visão geral do processo sócio-histórico de desenvolvimento da individualidade e do controle social na modernidade;
- identificar os principais dispositivos de controle e o trabalho que exercem sobre o indivíduo;
- reconhecer os sinais de crise actual na eficácia das estratégias de controle social;
- ter desenvolvido capacidade de leitura do campo institucional enquanto resultado da articulação de estratégias de poder e formas de saber.



Dissertação

MTP07 - ECTS

O objectivo desta UC é a realização individual de uma investigação original, de natureza empírica ou teórica, envolvendo trabalho de campo e/ou laboratorial, no domínio da Psicologia, mais especificamente:

1- Como conduzir de forma independente e orientada um estudo individual num domínio específico da Psicologia

2- Como redigir uma dissertação da investigação realizada

 

Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia III

MTP08 - ECTS

No seguimento das unidades curriculares “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia” I e II, esta unidade curricular pretende apoiar um conhecimento aprofundado e sistematizado dos métodos de investigação em Psicologia, a sua operacionalização e aplicação no âmbito concreto do trabalho de investigação de cada um dos estudantes, de modo a contribuir para o desenvolvimento de trabalhos de investigação científica relevantes e originais.

Seminário de Investigação

MTP05 - ECTS

O objectivo geral dos vários Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização competente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, nesse domínio.

 O Seminário de Investigação tem como objectivo desenvolver a capacidade de interpretação, avaliação e apresentação dos resultados do projecto individual de investigação, especificamente saber:

1- Como interpretar com rigor os resultados de investigação

2- Como considerar as implicações éticas da investigação

3- Como avaliar o trabalho realizado

4- Como apresentar e discutir de forma clara as conclusões do trabalho de investigação, bem como os conhecimentos e argumentos que as apoiam

Seminário de Orientação

MTP06 - ECTS

O objectivo geral dos vários Seminários do MTP é aprofundar os conhecimentos e competências que permitem fazer uma utilização competente e crítica da investigação num domínio da Psicologia e preparar o desenvolvimento de uma investigação individual original, de natureza empírica ou teórica, nesse domínio.

 

O Seminário de Orientação tem como objectivo  fazer o acompanhamento, gestão e monitorização da realização do projecto individual de investigação, especialmente:

1- Orientar a utilização de métodos de recolha de dados num domínio específico da Psicologia

2- Orientar a utilização de métodos de análise de dados num domínio específico da Psicologia

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2025-11-27 às 09:26:32 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico