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Desporto, Educação e Comunidades: entre a dimensão socioeducativa, a inclusão e a mudança social pelo desporto

Código: E618     Sigla: DEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2025/2026 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=537045#tab1
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 14 Plano Oficial 3 - 3 28 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Carlos Pereira Caramelo Regente
Teresa Maria e Cruz Morais da Silva Dias Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Teresa Maria e Cruz Morais da Silva Dias 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Analisar o desporto como fenómeno social e os contextos desportivos como microssistemas socioeducativos, comunidades de socialização e espaços inclusão social.

    • Promover a reflexão crítica de âmbito educativo e social sobre o desporto e a atividade física na sociedade (ex. a [des]igualdade de género, a violência no desporto e os processos de inclusão de populações com características de vulnerabilidade social nas comunidades)



  • Enquadrar o desporto como espaço de educação não formal e como elemento potenciador de sucesso escolar.

    • Promover a reflexão crítica sobre programas que mobilizam o desporto no desenvolvimento de competências pessoais (concentração, autonomia, responsabilidade, gestão de tempo) e sociais (relacionamento interpessoal, compromisso, trabalho em equipa, resolução de problemas) e sua transferência para outros contextos de vida, nomeadamente o contexto escolar.



  • Compreender a organização dos contextos desportivos numa perspetiva ecológica e o seu potencial para o desenvolvimento de projetos participativos de intervenção comunitária.

    • Promover a reflexão critica dos contextos desportivos como espaços de cidadania e mudança social (ex. voluntariado, responsabilidade social).



Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que no fim desta UC os/as estudantes sejam capazes de demonstrar:

  • Uma compreensão sobre o desporto como fenómeno social e os contextos desportivos como microssistemas socioeducativos, comunidades de socialização e espaços inclusão social.
  • Capacidade para refletir criticamente sobre o desporto como espaço de educação não formal e como elemento potenciador de sucesso e integração escolar.
  • Perspetivar a organização dos contextos desportivos a partir do seu potencial para o desenvolvimento de projetos participativos de intervenção comunitária.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N.A.

Programa


  1. Contextos desportivos como espaços socioeducativos

    1. Dinâmicas de organização e ecologias dos contextos desportivos

    2. Desporto como fator de desenvolvimento pessoal e social

    3. Desporto e escola

      1. Motivação para a realização e definição de objetivos

      2. Relacionamento interpessoal, compromisso, responsabilização e gestão de comportamentos

      3. Gestão de tempo e organização de rotinas







  1. Contextos desportivos como espaços de educação para a saúde física e mental

    1. Desporto como fator de bem-estar físico

    2. Desporto como fator de bem-estar psicológico

    3. Desporto como fator de bem-estar social

    4. Educação para a saúde no desporto



  2. Contextos desportivos como espaços de cidadania, participação e mudança social

    1. Cidadania e participação em espaços de educação não formal

    2. Fatores potenciadores de inclusão social:

      1. sentido de pertença e comunidade



    3. Desenvolvimento de projetos de cidadania participada em comunidades desportivas

      1. Responsabilidade social dos contextos desportivos

      2. Programas de Intervenção Comunitária no/pelo desporto

        1. Projetos de intervenção socioeducativa

        2. Ações de voluntariado

        3. Ações de ativismo no desporto







Bibliografia Obrigatória

Allen, J. B. (2003); Social motivation in youth sport, Journal of sport and exercise psychology, 25(4), 551-567, 2003. ISBN: https://doi.org/10.1123/jsep.25.4.551
Almeida, L., Dias, T., Corte-Real, N. Menezes, I. & Fonseca, A. (2023); Positive youth development through sport and physical education: a systematic review of empirical research conducted with grade 5 to 12 children and youth, Physical Education and Sport Pedagogy, 2023. ISBN: https://doi.org/10.1080/17408989.2023.2230208
Bailey, Richard (2007); Youth sport and social inclusion Positive youth development through sport (pp. 99-110), Routledge., 2007
Comissão das Comunidades Europeias (2007); Livro Branco sobre o Desporto, Comissão das Nações Unidas, 2007

Bibliografia Complementar

Benson, Peter L., Leffert, Nancy, Scales, Peter C., & Blyth, Dale A. (1998); Beyond the 'Village' Rhetoric: Creating Healthy Communities for Children and Adolescents. , Applied Developmental Science, 2(3), 138-159, 1998. ISBN: https://doi.org/10.1207/s1532480xads0203_3
Chun, S., Lee, Y., Lundberg, N., McCormick, B., & Heo, J. (2008). ; Contribution of community integration to quality of life for participants of community-based adaptive sport programs., 2008. ISBN: Therapeutic Recreation Journal, 42(4), 217-226
Dias, Teresa Silva (2016); Como pensam “elas” a organização das sociedades e o exercício da cidadania? - Do desenvolvimento do pensamento político à vivência da cidadania participada em contexto escolar no pré-escolar e ensino básico, Edita-me, 2016
Jones, Gareth J., Edwards, Michael B., Bocarro, Jason N., Bunds, Kyle S., & Smith, Jordan W. (2017).; An integrative review of sport-based youth development literature., Sport in Society, 20(1), 161-179., 2017. ISBN: https://doi.org/10.1080/17430437.2015.1124569
Wong, N., Zimmerman, M. A., & Parker, E. A. (2010); Wong, NA typology of youth participation and empowerment for child and adolescent health promotion., Zimmerman, M. A., & Parker, E. A. (2010), American Journal of Community Psychology, 46, 100 ˗ 114, 2010. ISBN: https://doi.org/10. 1007/s10464-010-9330-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, debate e trabalho de grupo.

Palavras Chave

Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação física > Desporto

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 25,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adotado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

De acordo com a modalidade de avaliação da disciplina (Avaliação distribuída sem exame final), o/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas e apresentar o trabalho coletivo e o individual até à data estipulada no calendário anual.

A não realização/apresentação de alguma atividade prevista nos métodos de avaliação terá como consequência a realização de um exame oral que contemple os objetivos definidos para o trabalho coletivo e para o trabalho individual. Neste caso, a prova oral terá o valor de 100%, não sendo ponderada nenhuma classificação da avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final, numa escala de 0 a 20 valores, corresponde à média da classificação do trabalho coletivo (60%), do trabalho individual (30%) e da participação em aula (10%). Os/as estudantes que tiverem uma classificação negativa ou não entregarem os trabalhos previstos farão um exame oral sobre todos os conteúdos desenvolvidos na unidade curricular.

Provas e trabalhos especiais

N.A.

Trabalho de estágio/projeto

N.A.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.

Melhoria de classificação

Através de exame oral que contemple os objetivos definidos para o trabalho coletivo e para o trabalho individual.

Observações

N.A.
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