Desporto, Educação e Comunidades: entre a dimensão socioeducativa, a inclusão e a mudança social pelo desporto
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
14 |
Plano Oficial |
3 |
- |
3 |
28 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Analisar o desporto como fenómeno social e os contextos desportivos como microssistemas socioeducativos, comunidades de socialização e espaços inclusão social.
- Promover a reflexão crítica de âmbito educativo e social sobre o desporto e a atividade física na sociedade (ex. a [des]igualdade de género, a violência no desporto e os processos de inclusão de populações com características de vulnerabilidade social nas comunidades)
- Enquadrar o desporto como espaço de educação não formal e como elemento potenciador de sucesso escolar.
- Promover a reflexão crítica sobre programas que mobilizam o desporto no desenvolvimento de competências pessoais (concentração, autonomia, responsabilidade, gestão de tempo) e sociais (relacionamento interpessoal, compromisso, trabalho em equipa, resolução de problemas) e sua transferência para outros contextos de vida, nomeadamente o contexto escolar.
- Compreender a organização dos contextos desportivos numa perspetiva ecológica e o seu potencial para o desenvolvimento de projetos participativos de intervenção comunitária.
- Promover a reflexão critica dos contextos desportivos como espaços de cidadania e mudança social (ex. voluntariado, responsabilidade social).
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que no fim desta UC os/as estudantes sejam capazes de demonstrar:
- Uma compreensão sobre o desporto como fenómeno social e os contextos desportivos como microssistemas socioeducativos, comunidades de socialização e espaços inclusão social.
- Capacidade para refletir criticamente sobre o desporto como espaço de educação não formal e como elemento potenciador de sucesso e integração escolar.
- Perspetivar a organização dos contextos desportivos a partir do seu potencial para o desenvolvimento de projetos participativos de intervenção comunitária.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N.A.
Programa
- Contextos desportivos como espaços socioeducativos
- Dinâmicas de organização e ecologias dos contextos desportivos
- Desporto como fator de desenvolvimento pessoal e social
- Desporto e escola
- Motivação para a realização e definição de objetivos
- Relacionamento interpessoal, compromisso, responsabilização e gestão de comportamentos
- Gestão de tempo e organização de rotinas
- Contextos desportivos como espaços de educação para a saúde física e mental
- Desporto como fator de bem-estar físico
- Desporto como fator de bem-estar psicológico
- Desporto como fator de bem-estar social
- Educação para a saúde no desporto
- Contextos desportivos como espaços de cidadania, participação e mudança social
- Cidadania e participação em espaços de educação não formal
- Fatores potenciadores de inclusão social:
- sentido de pertença e comunidade
- Desenvolvimento de projetos de cidadania participada em comunidades desportivas
- Responsabilidade social dos contextos desportivos
- Programas de Intervenção Comunitária no/pelo desporto
- Projetos de intervenção socioeducativa
- Ações de voluntariado
- Ações de ativismo no desporto
Bibliografia Obrigatória
Allen, J. B. (2003); Social motivation in youth sport, Journal of sport and exercise psychology, 25(4), 551-567, 2003. ISBN: https://doi.org/10.1123/jsep.25.4.551
Almeida, L., Dias, T., Corte-Real, N. Menezes, I. & Fonseca, A. (2023); Positive youth development through sport and physical education: a systematic review of empirical research conducted with grade 5 to 12 children and youth, Physical Education and Sport Pedagogy, 2023. ISBN: https://doi.org/10.1080/17408989.2023.2230208
Bailey, Richard (2007); Youth sport and social inclusion Positive youth development through sport (pp. 99-110), Routledge., 2007
Comissão das Comunidades Europeias (2007); Livro Branco sobre o Desporto, Comissão das Nações Unidas, 2007
Bibliografia Complementar
Benson, Peter L., Leffert, Nancy, Scales, Peter C., & Blyth, Dale A. (1998); Beyond the 'Village' Rhetoric: Creating Healthy Communities for Children and Adolescents. , Applied Developmental Science, 2(3), 138-159, 1998. ISBN: https://doi.org/10.1207/s1532480xads0203_3
Chun, S., Lee, Y., Lundberg, N., McCormick, B., & Heo, J. (2008). ; Contribution of community integration to quality of life for participants of community-based adaptive sport programs., 2008. ISBN: Therapeutic Recreation Journal, 42(4), 217-226
Dias, Teresa Silva (2016); Como pensam “elas” a organização das sociedades e o exercício da cidadania? - Do desenvolvimento do pensamento político à vivência da cidadania participada em contexto escolar no pré-escolar e ensino básico, Edita-me, 2016
Jones, Gareth J., Edwards, Michael B., Bocarro, Jason N., Bunds, Kyle S., & Smith, Jordan W. (2017).; An integrative review of sport-based youth development literature., Sport in Society, 20(1), 161-179., 2017. ISBN: https://doi.org/10.1080/17430437.2015.1124569
Wong, N., Zimmerman, M. A., & Parker, E. A. (2010); Wong, NA typology of youth participation and empowerment for child and adolescent health promotion., Zimmerman, M. A., & Parker, E. A. (2010), American Journal of Community Psychology, 46, 100 ˗ 114, 2010. ISBN: https://doi.org/10. 1007/s10464-010-9330-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição, debate e trabalho de grupo.
Palavras Chave
Ciências Sociais
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação física > Desporto
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Trabalho escrito |
30,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
60,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Elaboração de projeto |
30,00 |
| Estudo autónomo |
25,00 |
| Frequência das aulas |
25,00 |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
O modelo de avaliação adotado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
De acordo com a modalidade de avaliação da disciplina (Avaliação distribuída sem exame final), o/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas e apresentar o trabalho coletivo e o individual até à data estipulada no calendário anual.
A não realização/apresentação de alguma atividade prevista nos métodos de avaliação terá como consequência a realização de um exame oral que contemple os objetivos definidos para o trabalho coletivo e para o trabalho individual. Neste caso, a prova oral terá o valor de 100%, não sendo ponderada nenhuma classificação da avaliação distribuída.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final, numa escala de 0 a 20 valores, corresponde à média da classificação do trabalho coletivo (60%), do trabalho individual (30%) e da participação em aula (10%). Os/as estudantes que tiverem uma classificação negativa ou não entregarem os trabalhos previstos farão um exame oral sobre todos os conteúdos desenvolvidos na unidade curricular.
Provas e trabalhos especiais
N.A.
Trabalho de estágio/projeto
N.A.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.
Melhoria de classificação
Através de exame oral que contemple os objetivos definidos para o trabalho coletivo e para o trabalho individual.
Observações
N.A.