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Estágio

Código: EFA21     Sigla: Est

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação e Formação de Adultos/Orientação Profissional

Ocorrência: 2024/2025 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Educação e Formação de Adultos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEFA 0 Plano oficial 2 - 42 350 1134

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo Regente

Docência - Horas

Seminário: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 2,00
Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo 0,10

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

A UC de Dissertação/Estágio/Projeto é tendencialmente organizada em função do trabalho autónomo dos estudantes e de um trabalho na modalidade de Seminário, em estreita articulação com a UC Supervisão da Dissertação/Estágio/Projeto.

Nesse sentido, a UC tem como objetivos:
- proporcionar uma experiência supervisionada de pesquisa, de intervenção, de conceção de projetos no campo da educação e formação de adultos;
- produzir contributos teorica e metodologicamente sustentados para o aprofundamento do conhecimento em educação e formação de adultos;
- desenvolver competências de pesquisa, de intervenção e de desenho de projetos no domínio da educação e formação de adultos

Resultados de aprendizagem e competências

A UC deve permitir aos estudantes desenvolver como resultados de aprendizagem e competências:

- capacidade de desenhar e desenvolver o processo de realização da dissertação de mestrado/projeto de estágio/projeto;

- pesquisar, analisar criticamente e sistematizar informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos na área da educação e formação de adultos;

- elaborar um projecto de investigação ou de intervenção, ancorado em metodologias de pesquisa científica;

- analisar e avaliar de forma crítica os dados recolhidos e os conhecimentos produzidos;

- apresentar as várias etapas do processo de desenvolvimento da dissertação/estágio/projeto de forma estruturada, coerente, clara e bem articulada de modo a permitir a sua comunicação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa


  1. Desenho, construção e desenvolvimento de um projecto de investigação/de intervenção em EFA

  2. Identificação de questões orientadoras da pesquisa, ou de problemáticas relevantes em contextos de estágio ou geradoras do desenvolvimento de um projeto, 

  3. Definição de quadro teórico-metodológicos e construção de instrumentos de recolha  de dados

  4. Trabalho de terreno – desenvolvimento e implementação dos processos de recolha de dados

  5. Construção de instrumentos de análise de dados e análise dos dados

  6. Escrita científica e elaboração da dissertação/relatório de estágio/projeto

Bibliografia Obrigatória

Rui Canário; Educação de adultos. ISBN: 972-8036-21-3
Isabel Menezes; Intervenção comunitária. ISBN: 978-972-8082-90-1
José Alberto Correia; Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Joaquim Luís Coimbra; Formação ao longo da vida e gestão da carreira. ISBN: 972-8312-47-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

A UC de Dissertação/Estágio/Projeto ancora-se essencialmente no trabalho autónomo dos estudantes, envolvendo enquanto estratégias de aprendizagem:

Pesquisa e análise bibliográfica;
Acionamento de procedimentos metodológicos de apoio à pesquisa e intervenção
Construção de textos relativos ao processo de pesquisa/estágio/conceção de projeto e sua apresentação e discussão com o/a orientador/a;

Este trabalho autónomo é complementado com:
Orientação Tutorial

 

 

 

Software

NVIVO
EndNote
SPSS

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação de adultos
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da orientação

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 200,00
Estudo autónomo 310,00
Trabalho de campo 310,00
Trabalho de investigação 310,00
Total: 1134,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação supõe a realização de trabalho individual (Dissertação/Relatório de Estágio/Projeto) que participa com 100 % para a CF. A Classificação Final resulta de deliberação do júri de apreciação da Dissertação/Relatório de Estágio/Relatório de Projeto, após a sua discussão em provas públicas.

Provas e trabalhos especiais

O Regulamento dos 2º Ciclos da UP e o Regulamento do MEFA definem que a não aprovação do trabalho de avaliação (Dissertação/Relatório de Estágio/Projeto) implica a reinscrição e realização de novo trabalho.

Trabalho de estágio/projeto

ESTÁGIO
É esperado que o estudante seja capaz de:
a) Conceber, organizar, desenvolver e avaliar colaborativamente acções e projectos de natureza diversa no âmbito da Educação e Formação de Adultos
b) Mobilizar competências relacionais e saberes técnico-científicos facilitadores da integração nos contextos de estágio e em coletivos multidisciplinares de trabalho
c) Desenvolver modos de acção assentes na cooperação multiprofissional e numa abordagem multireferencial de  problemas socioeducativos
d) Aplicar os conhecimentos e competências adquiridas no curso de mestrado de forma competente, flexfvel e criativa demonstrando:
- autonomia, responsabilidade, intencionalidade na ação e posicionamento crítico;
- criatividade e capacidade de propor atividades e metodologias adequadas a cada contexto, na
resolução de problemas e dificuldades, reconhecendo as implicações éticas e sociais das ações
empreendidas;
e) Produzir um relatório final de estágio assente numa reflexão teórico-conceptual e ética rigorosa,
equacionando necessariamente os contributos do trabalho desenvolvido para o contexto de
acolhimento e para a construção de uma profissionalidade no campo da Educação e Formação de
Adultos.


PROJETO
O projeto tem como objetivo permitir a concretização de uma proposta de intervenção no campo profissional, devendo evidenciar:
- Conhecimentos especializados no campo da EFA que permitam sustentar, concetual e metodologicamente, uma proposta de intervenção;
- Capacidade de criação de dinâmicas relacionais em contextos profissionais, incluindo integração em equipas pluriprofissionais;
- Competências de concretização das etapas de desenvolvimento de um projeto de intervenção em EFA, incluindo tanto a sua construção quanto os dispositivos previstos para a sua avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

N/A

Melhoria de classificação

N/A

Observações

N/A
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