Estágio
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Educação e Formação de Adultos/Orientação Profissional |
Ocorrência: 2024/2025 - A 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEFA |
0 |
Plano oficial |
2 |
- |
42 |
350 |
1134 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português
Objetivos
A UC de Dissertação/Estágio/Projeto é tendencialmente organizada em função do trabalho autónomo dos estudantes e de um trabalho na modalidade de Seminário, em estreita articulação com a UC Supervisão da Dissertação/Estágio/Projeto.
Nesse sentido, a UC tem como objetivos:
- proporcionar uma experiência supervisionada de pesquisa, de intervenção, de conceção de projetos no campo da educação e formação de adultos;
- produzir contributos teorica e metodologicamente sustentados para o aprofundamento do conhecimento em educação e formação de adultos;
- desenvolver competências de pesquisa, de intervenção e de desenho de projetos no domínio da educação e formação de adultos
Resultados de aprendizagem e competências
A UC deve permitir aos estudantes desenvolver como resultados de aprendizagem e competências:
- capacidade de desenhar e desenvolver o processo de realização da dissertação de mestrado/projeto de estágio/projeto;
- pesquisar, analisar criticamente e sistematizar informação pertinente sobre quadros teóricos e metodológicos na área da educação e formação de adultos;
- elaborar um projecto de investigação ou de intervenção, ancorado em metodologias de pesquisa científica;
- analisar e avaliar de forma crítica os dados recolhidos e os conhecimentos produzidos;
- apresentar as várias etapas do processo de desenvolvimento da dissertação/estágio/projeto de forma estruturada, coerente, clara e bem articulada de modo a permitir a sua comunicação.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
- Desenho, construção e desenvolvimento de um projecto de investigação/de intervenção em EFA
- Identificação de questões orientadoras da pesquisa, ou de problemáticas relevantes em contextos de estágio ou geradoras do desenvolvimento de um projeto,
- Definição de quadro teórico-metodológicos e construção de instrumentos de recolha de dados
- Trabalho de terreno – desenvolvimento e implementação dos processos de recolha de dados
- Construção de instrumentos de análise de dados e análise dos dados
- Escrita científica e elaboração da dissertação/relatório de estágio/projeto
Bibliografia Obrigatória
Rui Canário;
Educação de adultos. ISBN: 972-8036-21-3
Isabel Menezes;
Intervenção comunitária. ISBN: 978-972-8082-90-1
José Alberto Correia;
Para uma teoria crítica em educação. ISBN: 972-0-34127-0
Joaquim Luís Coimbra;
Formação ao longo da vida e gestão da carreira. ISBN: 972-8312-47-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC de Dissertação/Estágio/Projeto ancora-se essencialmente no trabalho autónomo dos estudantes, envolvendo enquanto estratégias de aprendizagem:
Pesquisa e análise bibliográfica;
Acionamento de procedimentos metodológicos de apoio à pesquisa e intervenção
Construção de textos relativos ao processo de pesquisa/estágio/conceção de projeto e sua apresentação e discussão com o/a orientador/a;
Este trabalho autónomo é complementado com:
Orientação Tutorial
Software
NVIVO
EndNote
SPSS
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação de adultos
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da orientação
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
4,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
200,00 |
Estudo autónomo |
310,00 |
Trabalho de campo |
310,00 |
Trabalho de investigação |
310,00 |
Total: |
1134,00 |
Obtenção de frequência
N/A
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação supõe a realização de trabalho individual (Dissertação/Relatório de Estágio/Projeto) que participa com 100 % para a CF. A Classificação Final resulta de deliberação do júri de apreciação da Dissertação/Relatório de Estágio/Relatório de Projeto, após a sua discussão em provas públicas.
Provas e trabalhos especiais
O Regulamento dos 2º Ciclos da UP e o Regulamento do MEFA definem que a não aprovação do trabalho de avaliação (Dissertação/Relatório de Estágio/Projeto) implica a reinscrição e realização de novo trabalho.
Trabalho de estágio/projeto
ESTÁGIO
É esperado que o estudante seja capaz de:
a) Conceber, organizar, desenvolver e avaliar colaborativamente acções e projectos de natureza diversa no âmbito da Educação e Formação de Adultos
b) Mobilizar competências relacionais e saberes técnico-científicos facilitadores da integração nos contextos de estágio e em coletivos multidisciplinares de trabalho
c) Desenvolver modos de acção assentes na cooperação multiprofissional e numa abordagem multireferencial de problemas socioeducativos
d) Aplicar os conhecimentos e competências adquiridas no curso de mestrado de forma competente, flexfvel e criativa demonstrando:
- autonomia, responsabilidade, intencionalidade na ação e posicionamento crítico;
- criatividade e capacidade de propor atividades e metodologias adequadas a cada contexto, na
resolução de problemas e dificuldades, reconhecendo as implicações éticas e sociais das ações
empreendidas;
e) Produzir um relatório final de estágio assente numa reflexão teórico-conceptual e ética rigorosa,
equacionando necessariamente os contributos do trabalho desenvolvido para o contexto de
acolhimento e para a construção de uma profissionalidade no campo da Educação e Formação de
Adultos.
PROJETO
O projeto tem como objetivo permitir a concretização de uma proposta de intervenção no campo profissional, devendo evidenciar:
- Conhecimentos especializados no campo da EFA que permitam sustentar, concetual e metodologicamente, uma proposta de intervenção;
- Capacidade de criação de dinâmicas relacionais em contextos profissionais, incluindo integração em equipas pluriprofissionais;
- Competências de concretização das etapas de desenvolvimento de um projeto de intervenção em EFA, incluindo tanto a sua construção quanto os dispositivos previstos para a sua avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N/A
Melhoria de classificação
N/A
Observações
N/A