| Código: | E101 | Sigla: | ICS |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Sociologia da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=406202 |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCED | 79 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 57 | 162 |
Esta unidade curricular constitui-se como um momento de iniciação ao conhecimento nas Ciências Sociais, esboçando, ao mesmo tempo, linhas de complementaridade com as disciplinas deste primeiro semestre e de continuidade com as demais do plano de estudos subsequente.
Deste modo, definem-se os seguintes objectivos para a UC:
a) comunicar perspetivas teoricas e conceitos essenciais ao entendimento do ser humano como um ser biosociocultural e como produto e produtor de sociedade, realçando a centralidade dos processos de socialização;
b) comunicar perspetivas teóricas e conceitos essenciais ao entendimento da ciência como uma forma particular de conhecimento e como prática científica
c) chamar à atenção para os procedimentos específicos de carácter epistemológico, teórico, metodológico e ético na produção de conhecimento nas Ciências Sociais e nas Ciências da Educação
d) situar sociohistoricamente a construção das Ciências Naturais e a emergência e afirmação das Ciências Sociais, e alguns dos debates mais persistentes
e) contribuir para a construção de uma mentalidade que percepcione os fenómenos educativos como fenómenos sociais e como expressões particulares de processos sociais mais gerais, usando a História, Antropologia e Sociologia
f) mobilizar temáticas emergentes da realidade social para reflectir acerca da especificidade da realidade humana enquanto realidade social, ensaiando a ruptura epistemológica com explicações de tipo naturalista, individualista e etnocentrista
g) estimular o desenvolvimento da imaginação e da consciência sociológica
h) adoptar metodologias de trabalho com responsabilidade, autonomia, cooperação;
i) iniciar o contacto com procedimentos académicos formais
Na UC espera-se que as/os estudantes sejam capazes de:
3.2. Contributos da teoria sociológica e conceitos chave úteis para a compreensão da complexidade inerente aos processos de socialização na conteporaneidade
5. Descontruir dicotomias natureza/cultura, individuo/sociedade a partir de pesquisa empírica em Ciências Sociais
As aulas são teórico-práticas, incluindo a exposição de conteúdos e a participação das/os estudantes nas questões abordadas.
A leitura, interpretação e análise de textos e imagens são usados no tempo de contato como estratégias de explicitação de conteúdos relevantes e de integração fundamentada das aprendizagens, sendo estimulado o seu aprofundamento no trabalho autónomo.
Os debates nas aulas, via fontes audiovisuais, documentais ou experienciais, são entendidos como propícios ao desenvolvimento de reflexões para reforçar a articulação teórico-prática, o rigor analítico, a compreensão da complexidade e a diversidade de pontos de vista e sentido crítico.
Nesta UC pratica-se a avaliação distribuída cem exame final.
A escrita, enquanto modo de explicitar a integração das aprendizagens das/os estudantes, converge para a realização de diversos trabalhos de articulação e de reflexão dos conteúdos abordados, individualmente e de modo presencial (15%), um trabalho de pequeno grupo (25%) e um ensaio individual (60%)
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 25,00 |
| Exame | 60,00 |
| Trabalho prático ou de projeto | 15,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 75,00 |
| Frequência das aulas | 32,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 167,00 |
A possibilidade de usufruir da modalidade de avaliação distribuída supõe a presença em pelo menos 75% das horas de contacto lectivo.
Estão dispensados da verificação das condições de assiduidade referidas anteriormente, os casos previstos na lei, nomeadamente os/as trabalhadores estudantes, devendo estes contactar a docente 20 dias após o início do semestre.
A classificação dos trabalhos realiza-se numa escala 0-20.
Os/As estudantes sem frequência às aulas e que por lei podem ser delas dispensados deverão apresentar-se ao exame final para realizarem a prova escrita destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha da unidade curricular.
A realização desta prova decorrerá no período de avaliação previsto.
Os/As estudantes nestas circunstâncias devem contactar a docente durante as primeiras duas semanas de aulas, para esclarecimento e definição da sua avaliação
Os/As estudantes sem frequência às aulas e que por lei podem ser delas dispensados deverão apresentar-se ao exame final para realizarem a prova escrita destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha da unidade curricular.
A realização desta prova decorrerá no período de avaliação previsto.
Os/As estudantes nestas circunstâncias devem contactar a docente para esclarecimento e definição da sua avaliação
Os/as estudantes podem efectuar melhoria de classificação final desta unidade curricular apenas uma vez, na época de recurso e de acordo com modalidade a acordar com a docente.
A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efectuada.