Ética e Trabalho em Educação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ética nas Ciências Sociais |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MCED |
53 |
Plano Oficial |
1 |
- |
3 |
24 |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
-
Apropriar-se de um conjunto de conceitos estruturantes que permitam distinguir um empreendimento moral de um empreendimento ético.
-
Confrontar os seus conhecimentos pessoais com os discursos e os conceitos culturalmente validados referentes à área de saber que a Ética constitui.
Resultados de aprendizagem e competências
-
Refletir sobre problemas educativos e socioeducativos, em função de uma abordagem subordinada aos pressupostos e propósitos da interpelação ética.
-
Desenvolver competências de escrita de textos que possam ser caraterizados como textos de natureza académica.
-
Analisar criticamente textos, situações e projetos
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica
Programa
-
Ética, moral e educação: Clarificação concetual e configuração do espaço de reflexão e de debate.
-
Os projetos de intervenção educativa e de ação social e comunitária como empreendimentos ético: Que pressupostos? Que desafios? Que exigências? Que compromissos?
-
A dimensão ética da ação dos profissionais de educação: Que desafios? Que exigências? Que dilemas?
Bibliografia Obrigatória
Baptista Isabel;
Dar rosto ao futuro. ISBN: 972-8562-15-2
Durkheim Emile;
Sociologia, educação e moral
Garcia Joe;
Ética e educação. ISBN: 978-85-7854-184-2
Hugman Richard;
New approaches in ethics for the caring professions. ISBN: 1-4039-1471-0
La Taille, Yves; Moral e ética: Dimensões intelectuais e afetivas, Artmed, 2006
Feldman J. 300;
Éthique, épistémologie et sciences de l.homme. ISBN: 2-7384-4344-3
Bauman, Zygmunt; Ética pós-moderna, Paulus, 2013
Baptista, Isabel; Capacidade ética e desejo metafísico: Uma interpelação à razão pedagógica, Afrontamento, 2007
Baptista Isabel; Ética e educação: Estatuto ético da relação educativa, Universidade Portucalense, 1998
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias de ensino propostas são: (i) as aulas expositivas;(ii)trabalhos de grupo desenvolvidos no âmbito do modelo de Aprendizagem Baseado na Resolução de Problemas
; (iii)debates; (iv) participação em fóruns online e (v) produção de ensaios individuais. Em termos de avaliação do desempenho dos estudantes valorizam-se, por um lado, as metodologias de trabalho relacionadas com a resolução de problemas (40%), os fóruns online (10%) e, por outro, os ensaios pessoais (50%). Os primeiros relacionados com o investimento na reflexão e na construção do saber, enquanto os segundos têm a ver com a demonstração das competências de análise e de interpelação crítica dos estudantes perante as situações que justificam um tal exercício.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Trabalho de campo |
40,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
57,00 |
Frequência das aulas |
24,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
É necessário estar presente em, pelo menos 75% das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Ensaio individual - 50%
Realização de trabalhos em grupo - 40%
Participação em debates presenciais ou em foruns online - 10%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
Cumprem-se e aplicam-se as normas que estão previstas nos regulamentos
Observações
Não se aplica