Código: | DE134 | Sigla: | PAGIPQE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MCED | 17 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
A unidade curricular centra-se na análise das políticas de avaliação em educação enquanto tecnologia política, de regulação do sistema educativo, das suas instituições e das práticas pedagógicas. Desenvolve estas questões identificando qual é o âmbito da avaliação em educação e formação, o papel que desempenha na regulação e coordenação do sistema e das instituições educativas e as diversas abordagens, procedimentos e atores envolvidos.
- Identificar a construção das políticas de avaliação.
- Delimitar concetualmente os sentidos de avaliação e de qualidade em educação.
- Conhecer as formas de coordenação europeia das políticas e das práticas de avaliação.
- Relacionar as políticas e práticas de avaliação da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação.
- identificar os racionais da avaliação em educação.
I A avaliação em educação como tecnologia política
1. A educação num mundo global: o contexto das políticas e práticas de avaliação da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação
1.1. A avaliação como movimento político: globalização, internacionalização e europeização da educação
1.2. Os sistemas educativos e os sistemas de avaliação
1.3. As avaliações internacionais e os seus efeitos ao nível dos sistemas, instituições e práticas educativas
II A coordenação europeia das políticas educativas e o reconhecimento da diversidade ao nível institucional e educativo
2. A Área Europeia de Educação: instrumentos de coordenação, diversidades nacionais, institucionais e individuais
2.2. Qualificações, transferência e reconhecimento de graus e de competências
2.3. A construção das políticas da avaliação e da gestão da qualidade em educação e os seus impactos ao nível do sistema, das instituições e dos processos ensino-aprendizagem.
2.4. O Estado Avaliador
2.4.1 Avaliação e autonomia
2.4.2 Avaliação e responsabilização
2.4.3 Avaliação e qualidade
2.4.4 Avaliação e padrões de desempenho
III Racionais da avaliação em educação
3.Visão geral do campo da avaliação em educação
3.1. Perspetivas teóricas e o objeto de avaliação: educação para quê?
3.2. Fundamentos metodológicos da avaliação: o que é qualidade da educação?
3.3. Funções da avaliação: condução e gestão de processos de avaliação de políticas, programas e projetos ao nível do sistema e das instituições
3.4. Modelos e sistemas de avaliação: autoavaliação, avaliação externa, acreditação, auditoria
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 30,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 68,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Trabalho escrito | 45,00 |
Total: | 162,00 |
A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20. Terá em consideração o envolvimento dos estudantes nas tarefas acima referidas. A classificação deste envolvimento será calculada a partir de uma ponderação máxima de 20% numa escala inteira de 0 a 20, na tarefa referente à participação nas tarefas propostas nas sessões presenciais e na apresentação/discussão de um texto previamente distribuído 30%. A produção de um trabalho individual terá que tomar como referência questões abordadas na Unidade Curricular e terá uma ponderação de 50% numa escala inteira de 0 a 20. A classificação final da unidade curricular resultará da média da soma das três componentes. A participação nas tarefas distribuídas nas sessões, sem a consecução do trabalho individual e respetiva entrega ao docente, não tem classificação. Nestes casos, os estudantes terão de usar as formas de avaliação de recurso da unidade curricular.