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Políticas de Avaliação e Gestão Institucional e Pedagógica da Qualidade em Educação

Código: DE134     Sigla: PAGIPQE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 17 Plano Oficial 1 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2022-09-14.

Campos alterados: Tipo de avaliação, Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular centra-se na análise das políticas de avaliação em educação enquanto tecnologia política, de regulação do sistema educativo, das suas instituições e das práticas pedagógicas. Desenvolve estas questões identificando qual é o âmbito da avaliação em educação e formação, o papel que desempenha na regulação e coordenação do sistema e das instituições educativas e as diversas abordagens, procedimentos e atores envolvidos.

- Identificar a construção das políticas de avaliação.
- Delimitar concetualmente os sentidos de avaliação e de qualidade em educação.
- Conhecer as formas de coordenação europeia das políticas e das práticas de avaliação.
- Relacionar as políticas e práticas de avaliação da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação.
- identificar os racionais da avaliação em educação.

Resultados de aprendizagem e competências

A unidade curricular visa desenvolver que os estudantes construam conhecimento acerca dos conceitos e teorias da avaliação educacional, assim como promover competências de natureza prática, envolvendo dimensões relacionais, de comunicação e de desenvolvimento pessoal e social e, nesses termos, criar as condições para a promoção de competências para configurar e propor alternativas na área da avaliação e formação.

Resultados de aprendizagem e competências
- Identificação da construção das políticas de avaliação a nível transnacional, nacional e institucional.
- Identificação, através da análise das políticas de avaliação, dos sentidos de avaliação e de qualidade em educação.
- Capacidade de relacionar as políticas e práticas de avaliação da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I A avaliação em educação como tecnologia política

1. A educação num mundo global: o contexto das políticas e práticas de avaliação da gestão institucional e pedagógica da qualidade em educação

1.1. A avaliação como movimento político: globalização, internacionalização e europeização da educação

1.2. Os sistemas educativos e os sistemas de avaliação

1.3. As avaliações internacionais e os seus efeitos ao nível dos sistemas, instituições e práticas educativas

II A coordenação europeia das políticas educativas e o reconhecimento da diversidade ao nível institucional e educativo

2. A Área Europeia de Educação: instrumentos de coordenação, diversidades nacionais, institucionais e individuais

2.2. Qualificações, transferência e reconhecimento de graus e de competências

2.3. A construção das políticas da avaliação e da gestão da qualidade em educação e os seus impactos ao nível do sistema, das instituições e dos processos ensino-aprendizagem.

2.4. O Estado Avaliador

2.4.1 Avaliação e autonomia

2.4.2 Avaliação e responsabilização

2.4.3 Avaliação e qualidade

2.4.4 Avaliação e padrões de desempenho

III Racionais da avaliação em educação

3.Visão geral do campo da avaliação em educação

3.1. Perspetivas teóricas e o objeto de avaliação: educação para quê?

3.2. Fundamentos metodológicos da avaliação: o que é qualidade da educação?

3.3. Funções da avaliação: condução e gestão de processos de avaliação de políticas, programas e projetos ao nível do sistema e das instituições

3.4. Modelos e sistemas de avaliação: autoavaliação, avaliação externa, acreditação, auditoria

Bibliografia Obrigatória

Foucault, Michel ; Governmentality, In Burchell, Graham, Gordon, Collin, & Miller, Peter (Eds.), The Foucault effect: Studies in governmentality: with two lectures by and an interview with Michel Foucault (pp. 87-104), Hemel Hempstead: Harvester Wheatsheaf., 1991
William C. Smith; The Global Testing Culture: shaping education policy, perceptions and practice, Symposium Books, 2016
Almerindo Janela Afonso; Políticas educativas e avaliação educacional. ISBN: 972-8098-27-8
Luís Miguel Carvalho; O^espelho do perito. ISBN: 978-989-8151-24-7
Charles Hadji; A avaliação desmistificada, Artmed, 2001
Veiga, A.; Magalhães, A.; Quality as politics and as policies and the importance of instruments, Coimbra University Press, 2019
Veiga, A.; Unthinking the European Higher Education Area – differentiated integration and Bologna's different configurations, Innovation: The European Journal of Social Science Research, 32:4, 495-512, DOI: 10.1080/13511610.2019.1666704, 2019
Ball, Stephen; Education Policy and Social Class. The selected works of Stephen J. Ball , Ball, Stephen, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição
Debate(s)
Exposição por parte dos/as estudantes de textos e de trabalhos.
Trabalho individual
Trabalho de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 50,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 68,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho escrito 45,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20. Terá em consideração o envolvimento dos estudantes nas tarefas acima referidas. A classificação deste envolvimento será calculada a partir de uma ponderação máxima de 20% numa escala inteira de 0 a 20, na tarefa referente à participação nas tarefas propostas nas sessões presenciais e na apresentação/discussão de um texto previamente distribuído 30%. A produção de um trabalho individual terá que tomar como referência questões abordadas na Unidade Curricular e terá uma ponderação de 50% numa escala inteira de 0 a 20. A classificação final da unidade curricular resultará da média da soma das três componentes. A participação nas tarefas distribuídas nas sessões, sem a consecução do trabalho individual e respetiva entrega ao docente, não tem classificação. Nestes casos, os estudantes terão de usar as formas de avaliação de recurso da unidade curricular.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não frequentem as aulas terão, além do artigo acima referido, de
entregar três fichas de leitura (em datas a combinar o docente), uma, com base nas leituras recomendadas para o ponto I, II e III do programa.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de nota, sem nova frequência da unidade curricular, ou como recurso, os estudantes terão ou de (re)escrever o trabalho acima caracterizado ou de fazer a sua discussão/defesa oral.
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