Psicologia do Desenvolvimento
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia da Educação |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCED |
78 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
57 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Obs.: Suitable for Spanish-speaking students
Objetivos
- Dispor de conhecimentos básicos acerca da organização dos sistemas de regulação que influenciam os processos do desenvolvimento psicológico e determinam a emergência das diferenças interpessoais nas trajetórias de vida dos indivíduos.
- Compreender os padrões de mudança do funcionamento psicológico ao longo das várias fases do desenvolvimento com ênfase particular nos domínios cognitivo, social e emocional.
- Identificar comportamentos e habilidades que assinalam os grandes marcos do desenvolvimento humano ao longo de todo o ciclo vital.
- Desenvolver competências para aplicar o conhecimento sobre os processos desenvolvimentais na análise do funcionamento humano nos contextos reais de atividade e participação.
- Adquirir competências de procura, seleção e organização da informação que permita aprofundar, de forma autodirigida ou autónoma, conteúdos específicos de conhecimento relacionados com o desenvolvimento psicológico humano.
Resultados de aprendizagem e competências
-
Conhecer os fatores essenciais que regulam os processos do desenvolvimento psicológico humano.
-
Utilizar conhecimentos acerca do desenvolvimento psicológico como uma das bases fundamentais para a compreensão do comportamento humano.
-
Conhecer os aspetos essenciais que caracterizam os padrões do funcionamento psicológico ao longo das várias etapas do desenvolvimento humano.
-
Adquirir competências heurísticas e hermenêuticas para análise dos fenómenos do comportamento humano.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
Enquanto domínio de inquirição científica, a Psicologia do desenvolvimento abarca uma grande variedade de temas e teorias que não conseguem ser abordadas de modo abrangente no espaço de um único curso semestral. Por isso, o programa desta UC está organizado de acordo com uma estrutura modular que contempla questões centrais da psicologia do desenvolvimento.
-
Conceito de desenvolvimento; desenvolvimento normativo e pessoal. Principais modelos de abordagem dos processos de desenvolvimento. Visão geral dos contextos de desenvolvimento: O contexto biológico; o contexto ambiental imediato; o contexto cultural e histórico; o desenvolvimento enquanto contexto.
-
Primeiras adaptações: A organização comportamental do recém-nascido.
-
Desenvolvimento cognitivo: Perspetiva geral dos modelos conceptuais acerca dos processos de desenvolvimento cognitivo. Marcos do desenvolvimento cognitivo na criança e no adolescente. Processos do funcionamento cognitivo no adulto e no idoso.
-
A vinculação como organizador do desenvolvimento social e emocional. Processos de desenvolvimento relacionados com a vinculação ao longo do ciclo vital.
Bibliografia Obrigatória
Feldman, R. S.; Development across the life span (7th Ed.), Pearson Education Limited, 2014
Flavell John H.;
Cognitive development. ISBN: 0-13-139783-4
Papalia Diane E.;
Desenvolvimento humano. ISBN: 978-85-7726-024-9
Bibliografia Complementar
DeHart, G. B., Sroufe, L. A., & Cooper, R. B.; Child development: Its nature and course (5th Ed.), McGraw-Hill, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As horas de contacto definidas para esta UC inscrevem-se na modalidade teórico-prática. As sessões letivas incluem, assim, um segmento de exposição de conteúdos de conhecimento (uma a duas horas de duração) seguido de um outro no qual os estudantes se envolvem na realização de tarefas que convocam a aplicação dos conceitos inicialmente apresentados. Estas tarefas podem implicar exercícios de resolução de problemas bem como a análise de situações, casos e experiências patenteadas sob a forma de vinhetas ou projeção de vídeos.
Ao longo do semestre e fora das horas de contacto, os estudantes deverão elaborar um portefólio individual que inclui produções textuais propostas no âmbito da UC. Essas produções requerem, entre outras, atividades de procura e seleção de documentos na base de dados bibliográficos da FPCEUP. A constituição do portefólio é acompanhada por atividades de tipo tutorial (2 sessões letivas).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Trabalho escrito |
85,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
30,00 |
Frequência das aulas |
50,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Total: |
110,00 |
Obtenção de frequência
Presença em, pelo menos, 75% do total das aulas dadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação incide predominantemente sobre os produtos do trabalho relativo à elaboração do portefólio. A classificação no portefólio corresponde a 85% da nota final, sendo os outros 15% atribuídos à participação nas atividades da sala de aula.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com os normativos estipulados pelo Conselho Pedagógico.
Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria da classificação, os estudantes terão que submeter uma nova versão do portefolio no ano letivo de frequência da UC.