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SIMF: Unidade de Contacto com o exterior

Código: E608     Sigla: SIMF3

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Pedagogia Social

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 39 Plano Oficial 3 - 9 85 243

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Mobilizar articuladamente conhecimentos adquiridos ao longo do 1º ciclo em Ciências da Educação;
- Contactar continuadamente com instituições de diferentes áreas de profissionalização nos campos da educação (formal, não formal e informal), relativas a públicos diversos (crianças, jovens, adultos e séniores);
- Observar e problematizar contextos, projectos, programas e práticas de educação formal, não formal e informal;
- Integrar equipas e colaborar com profissionais em processos de intervenção sócio-educativa;
- Antecipar estratégias e espaços de intervenção educativa de acordo com instrumentos e metodologias adequados.

Resultados de aprendizagem e competências

 

a) mobilização de recursos pessoais e relacionais para uma integração bem sucedida (cumprindo as regras e orientações da instituição, com respeito pela equipa de profissionais, do/a supervisor/a local e da população alvo);

b) produção de uma observação informada numa perspetiva educacional;

c) mobilização de competências de ação com motivação a partir da colaboração pedida pela instituição, seja nas ações em curso, seja por solicitação de ações inovadoras;

d) reflexão sobre as implicações éticas e sociais da ação;

e) produção de uma escrita reflexiva na produção das notas de terreno;

f) produção de um relatório final sobre a instituição e as ações realizadas com reflexão teórica, metodológica e ética da prática e dos conhecimentos obtidos e sobre os contributos das Ciências da Educação para o contexto;

g) apresentação oral dos resultados obtidos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

 

Os conteúdos programáticos são contextuais às áreas e às diversas instituições onde decorre o contacto. Estas instituições são protocoladas para a colaboração e a presença dos/as estudantes. O contacto é localmente supervisionado por um/a profissional com funções educativas e orientada na faculdade por um/a docente orientador/a, que reúne regularmente com os/as estudantes, para assegurar a ligação à observação, às exigências práticas e à reflexão conceptual, metodológica e ética. Compete, igualmente, ao/à orientador/a garantir a mediação entre a faculdade e as instituições, para ajustar a integração do trabalho a desenvolver e para colher uma avaliação qualitativa.

Bibliografia Obrigatória

Capul Maurice; Da educação à intervenção social. ISBN: 972-0-34852-6
Stoer Stephen; Os^lugares da exclusão social. ISBN: 85-249-1061-5
Banks Sarah 570; Ética prática para as profissões do trabalho social. ISBN: 978-972-0-34858-6
Burgess Robert G.; A^pesquisa de terreno. ISBN: 972-8027-43-5
Silva Pedro; Etnografia e educação. ISBN: 972-8562-08-X

Observações Bibliográficas

A bibliografia é variável em função das áreas e dos contextos institucionais, mas algumas referências bibliográficas de base são consideradas, dados os objetivos gerais e específicos da unidade de contacto:

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Trabalho de terreno
Orientação tutorial

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Pedagogia social

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 158,00
Total: 158,00

Obtenção de frequência

O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação. Sendo necessário, a definição das modalidades próprias de concretização do trabalho de terreno  para o caso dos TE, será imperativamente objeto de contratualização na sessão de apresentação do Seminário.

Fórmula de cálculo da classificação final

Elementos da avaliação distribuída:
1.Relatório crítico individual do trabalho realizado ao longo do semestre. Este relatório integra a observação realizada e os contributos das tutorias;
2.Elementos individuais requeridos e produzidos para as sessões de tutoria;
3.Apresentação pública em seminário colectivo do percurso de observação e reflexão, a realizar no final do semestre.

Cada um destes elementos da avaliação distribuída será classificado numa escala de zero a vinte valores, com uma ponderação relativa de 50% para o Relatório final, 30% para os elementos requeridos e produzidos para as sessões de tutoria e 20% para a apresentação pública. Em caso de insucesso no relatório final, o mesmo pode ser objeto de reformulação e de posterior entrega na época de recurso. A existencia comprovada de plágio ou outro tipo de fraude académica detectada no relatório final, tem como consequência a anulação do mesmo, acionando-se, ainda, os procedimentos previstos no artigo 14º do Regulamento de Avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Sendo necessário, a definição das modalidades de concretização do trabalho de campo, para o caso dos TE, será imperativamente objeto de contratualização na sessão de apresentação do Seminário.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final terá lugar segundo os termos previstos no Regulamento de Avaliação e realizar-se-á através da reformulação do relatório na sua versão final.

Observações

As condições excecionais, decorrentes do cenário de pandemia de 2020, poderão motivar a necessidade de ajustamento dos modos de trabalho e da proposta de avaliação desta UC. 

 

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