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Oficina de Mediação de Conflitos

Código: E417     Sigla: OMF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Pedagogia Social

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 40 Plano Oficial 2 - 6 57 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-05-06.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos: esta UC visa proporcionar às/aos estudantes uma compreensão alargada do conflito e da sua gestão, com uma ênfase nos processos de mediação. Pretende igualmente identificar e discutir potencialidades e limitações da mediação enquanto mecanismo de gestão da mudança e da conflitualidade sociais, em particular naquilo que se refere aos contextos formativos. Para além da área específica da gestão de conflitos, são mobilizados saberes da filosofia, psicologia, sociologia e história.
Esta unidade curricular, como se depreende da sua designação, comporta uma dimensão bastante prática, orientada para o treino de competências de negociação e mediação (sendo que se entende a mediação como uma negociação assistida/apoiada por um terceiro independente, ie, o mediador). Os seus conteúdos programáticos procuram dar conta desta dimensão. Assim, as primeiras aulas (onde se explanam os 3 primeiros pontos do programa), lidam com questões histórico-filosóficas e problemas conceptuais relacionados com as transformações nas definições de conflito e justiça. De seguida, progressivamente, os conteúdos programáticos vão assumindo um carácter mais operacional. São estes conteúdos programáticos que ocupam a maioria das aulas previstas (cerca de 75% delas), o que procura ser coerente com os objectivos, muito operacionais, que estão definidos para esta unidade curricular.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que nesta UC o/a estudante seja capaz da:
1) identificação da natureza dos conflitos;
2) compreensão das transformações históricas nos modos de entendimento, abordagem e resolução dos conflitos; 

3) domínio de técnicas básicas de negociação integrativa e distributiva;

4) condução de processos de mediação;
5) articulação da intervenção nos conflitos com uma compreensão profunda da polissemia do termo ‘justiça’; 

6) planeamento de intervenções de mediação em contextos socioeducativos. 

7) mobilização das problemáticas teóricas do campo da mediação para a concepção e implementação de processos de intervenção socioeducativa.
Em resumo, esta é uma unidade curricular orientada para o desenvolvimento da capacidade de diagnosticar e intervir na resolução de conflitos e na gestão da mudança na área da educação/formação.

Modo de trabalho

À distância

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa


1) Transformações históricas nos modos de entendimento e abordagem ao conflito: o declínio da violência e a suavização dos costumes;
2) O que é a justiça e como é que diferentes entendimentos da justiça se articulam com a gestão de conflitos;
3) Tipos de conflito;
4) A natureza da mediação enquanto método de resolução de conflitos;
5) A negociação: elementos e técnicas fundamentais; 

6) O papel do/da mediador/a: elementos técnicos e éticos; 

7) O processo de mediação: as diferentes etapas, da organização do espaço e da recolha inicial de informação até à produção de um acordo entre as partes em conflito, passando pela construção de uma relação de confiança e cooperação, pela identificação dos interesses das partes e pela criação e avaliação de opções de solução para o conflito em questão;
8) A mediação em contextos formativos: algumas reflexões.

Bibliografia Obrigatória

Steven Pinker; The better angels of our nature: a history of violence and humanity, Penguin, 2012
Michael Sandel; Justiça, Editorial Presença, 2011
Moore, Christopher; The Mediation Process – practical strategies for resolving conflict. , San Francisco: Jossey-Bass., 2003
Fisher, Roger; Ury, William e Patton, Bruce ; Como Conduzir uma Negociação?, Porto: Edições ASA. , s/d
Brown, Jennifer Gerarda; Empowering students to create and claim value through the Thomas-Kilmann Conflict Mode Instrument, Negotiation Journal, 28(1), pp. 79-91., 2012
Neves Tiago; Gestão de conflitos. ISBN: 978-989-730-012-7
Mayer, Bernard; The Dynamics of Conflict Resolution. , San Francisco: Jossey-Bass., 2000

Bibliografia Complementar

Elias Norbert; O^processo civilizacional. ISBN: 972-20-0681-9 (Vol.1)
Lewicki, Roy. J; Saunders, David M.; Barry, Bruce; Negotiation, Boston: McGrawHill. 5ª edição., 2006
Loode, Serge ; Navigating the uncharted waters of cross-cultural conflict resolution education., Conflict Resolution Quarterly, 29(1), pp. 65-84. , 2011
Torremorell, Maria Carme ; Cultura de Mediação e Mudança Social. , Porto: Porto Editora., 2008
Cunha, Pedro ; Conflito e Negociação., Porto: Asa Editores. , 2001
Raiffa, Howard; The Art and Science of Negotiation., Cambridge, Massachusetts: The Belknap Press of Harvard University Press., 2003
Neves, Tiago ; Practice note: community mediation as social intervention., Conflict Resolution Quarterly, 26(4), 481-495., 2009

Observações Bibliográficas

w

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


1) Exposição (22 horas): presente ao longo de todo o semestre, utiliza-se essencialmente nas primeiras aulas;
2) Simulação de actividades (22 horas): o role-play constitui uma metodologia de ensino fundamental numa UC com um carácter “oficinal”. Realizam-se diversas simulações de negociação – tanto distributiva como integrativa – e de mediação. Isto é essencial não apenas para o treino de competências, mas para a própria compreensão dos temas abordados.
3) Debate (8 horas): utilizado tanto na discussão das questões histórico-filosóficas e problemas conceptuais relacionados com as transformações nas definições de conflito e justiça, como na análise de todas as simulações realizadas ao longo da UC.
4) Avaliação (5 horas): distribuída em duas partes. Uma consiste numa prova de aferição de conhecimentos, na qual também se solicita – no quadro do trabalho reflexivo desenvolvido – uma reflexão pessoal sobre as aprendizagens realizadas na UC (70%); a outra (30%) consiste no design de uma actividade de simulação (parâmetros fornecidos pelo docente).

Dada a importante componente prática desta UC, orientada para o treino de competências de negociação e mediação, os exercícios de simulação de atividades (role-plays) e respetiva análise desempenham aqui um papel central. Há exercícios práticos em todas as aulas a partir da 3ª ou 4ª aula. Estes exercícios são sempre acompanhados da respectiva análise colectiva (debate em grupo). Pretende-se, portanto, conciliar o desenvolvimento da capacidade técnica/operacional dos estudantes com a promoção das suas capacidades reflexivas e críticas, mobilizando quer os saberes teóricos adquiridos, quer as experiências tidas nas actividades de simulação. Esta UC, em conjunto com a uc Mediação Social e Trabalho Educativo e os SIMF 5 e 6, orienta-se de forma clara para o desenvolvimento da capacidade de diagnosticar e de intervir na resolução de problemas na área da educação/formação, nomeadamente como mediadores/as socioeducativos/as e da formação.


NOTA: Não sendo possível desenvolver as atividades acima descritas, que implicam a participação e interação presencial dos estudantes e da docente, em virtude das alterações decorrentes da interrupção das aulas presenciais devido à situação de pandemia por COVID 19, procedemos e continuaremos a proceder à substituição das mesmas por outras modalidades de ensino-aprendizagem à distância, tais como a realização de estudo e trabalho orientado a partir de leituras e visualização de materiais aconselhados, bem como da disponibilização de aulas no PANOPTO e reforço do atendimento tutorial personalizado, através de email, Skype, WhatsApp, SMS e/ou chamada de voz.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 70,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 3,00
Estudo autónomo 102,00
Frequência das aulas 57,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação de assiduidade.
Salvaguardando os casos previstos na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho escrito (30%): design de uma simulação de mediação de conflitos. Trabalho individual, a realizar em sala de aula, na parte final do semestre. Parâmetros do design serão fornecidos pelos docente.

Exame (70%), composto por 3 seccções: questões de escolha múltipla; reflexão pessoal sobre a UC; perguntas sobre duas das obras de leitura obrigatória.

Face a eventuais situações que configurem a prática de fraude, proceder-se-á de acordo com o artigo 14º do Regulamento de avaliação dos discentes da FPCEUP.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação Especial (TE, DA, ...) Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 2 semanas do semestre para definir a forma de realização dessa prova e a sua calendarização.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota poderá ser realizada, uma única vez, na época ou épocas previstas, por um exame.

Observações

Devido à pandemia de COVID-19, a UC foi leccionada online do início do semestre até 19 de abril.
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