Código: | E200 | Sigla: | HEC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Educação |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=406206 |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCED | 90 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 57 | 162 |
Objectivos
- Compreender o conhecimento histórico na sua natureza e importância formativa.
-Compreender a História da Educação, como domínio científico integrante das Ciências da Educação.
-Analisar, numa perspectiva sócio-histórica, a emergência e consolidação e manutenção da "forma escolar".
-Conhecer contextos e autores de referência para a emergência e consolidação do pensamento filosófico sobre a educação na Europa na modernidade.
- Conhecer autores de referência no âmbito do pensamento pedagógico sobre a criança e a educação escolar.
- Conhecer autores de referência no âmbito do pensamento crítico sobre a escola e a educação escolar tradicional.
Conhecer autores de referência no âmbito do pensamento pedagógico sobre a educação não escolar
- Conhecer o modo como se concretizou no contexto português o sistema educativo e as propostas pedagógicas a ele associadas desde o século XVIII até ao final do século XX.
Resultados de aprendizagem
Espera-se que a unidade curricular contribua para que as/os estudantes se tornem capazes de apreender a importância do conhecimento histórico em educação e que sejam capazes de:
a) acionar um código de leitura sobre a educação que articule contributos acerca da dimensão histórica dos fenómenos educativos;
b) mobilizar as problemáticas, os autores e os conceitos, reconhecendo a educação escolar como um processo dotado de uma historicidade e temporalidade próprias, intimamente articulado com a mudança social, o estado e a sociedade.
c) apreender o pensamento pedagógico como um pensamento social crítico, na sua vinculação precoce a uma conceção de criança como indivíduo e a uma desescolarização da educação do adulto.
d) apreender a génese, evolução e consolidação do sistema educativo português segundo os contextos sociopolíticos que o formataram, desde o século XVIII ao fim do século XX
Competências:
- Ser capaz de ler e interpretar textos de autores/as de história da educação
- Ser capaz de individualmente e em grupo ler uma obra na íntegra, fazer a sua identificação e apresentação e produzir um pensamento crítico informado pelos contributos da uc.
Não se aplica.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 20,00 |
Participação presencial | 10,00 |
Exame | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 40,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 120,00 |
A Avaliação prevista, sendo distribuída com entrega de trabalho final.
Dos textos escritos sobre as Jornadas de Inverno será feita devolução pelos docentes das dimensões formativas salientadas.
O trabalho final constará da escrita de uma recensão bibliográfica, de um dos livros a sugerir pelos docentes. A Recensão será entregue na época normal ou de recurso. Esta recensão pode ser realizada em grupo (até 3 alunos) e conterá uma parte comum (apresentação e conteúdos da obra de cerca de 5 páginas ) e uma parte individual (reflexão pessoal sobre os contributos da e para a uc da sua leitura até 5 páginas cada estudante).
Os/as estudantes são estimulados a participar nas Jornadas Internacionais de Inverno de História da Educação e Herança Cultural.
Não se aplica.
Para os estudantes trabalhadores que por impossibilidade de horário não possam frequentar regularmente as aulas, a modalidade de avaliação será o exame final.
O exame final será, ainda, o modo de avaliação praticado na ausencia dos elementos requeridos da avaliação distribuída.
A melhoria da avaliação só incide sobre o trabalho escrito final
O MODO DE TRABALHO é Presencial e online (em momentos de confinamento provocado pela COVID-19).