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História da Educação Contemporânea

Código: E200     Sigla: HEC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=406206
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 90 Plano Oficial 1 - 6 57 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-04-28.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Resultados de aprendizagem e competências, Provas e trabalhos especiais, Avaliação especial, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Programa, Observações Bibliográficas, Observações, Software de apoio à Unidade Curricular, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Bibliografia Complementar, Objetivos, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Objectivos

- Compreender o conhecimento histórico na sua natureza e importância formativa.

 -Compreender a História da Educação, como domínio científico integrante das Ciências da Educação.

-Analisar, numa perspectiva sócio-histórica, a emergência e consolidação e manutenção da "forma escolar". 

-Conhecer contextos e autores de referência para a emergência e consolidação do pensamento filosófico sobre a educação na Europa na modernidade.

- Conhecer autores de referência no âmbito do pensamento pedagógico sobre a criança e a educação escolar.

- Conhecer autores de referência no âmbito do pensamento crítico sobre a escola e a educação escolar tradicional.

Conhecer autores de referência no âmbito do pensamento pedagógico sobre a educação não escolar

- Conhecer o modo como se concretizou no contexto português o sistema educativo e as propostas pedagógicas a ele associadas desde o século XVIII até ao final do século XX.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem 

Espera-se que a unidade curricular contribua para que as/os estudantes se tornem capazes de apreender a importância do conhecimento histórico em educação e que sejam capazes de:

a) acionar um código de leitura sobre a educação que articule contributos acerca da dimensão histórica dos fenómenos educativos;

b)  mobilizar as problemáticas, os autores e os conceitos, reconhecendo a educação escolar como um processo dotado de uma historicidade e temporalidade próprias, intimamente articulado com a mudança social, o estado e a sociedade.

c) apreender o pensamento pedagógico como um pensamento social crítico, na sua vinculação precoce a uma conceção de criança como indivíduo e a uma desescolarização da educação do adulto.

d) apreender a génese, evolução e consolidação do sistema educativo português segundo os contextos sociopolíticos que o formataram, desde o século XVIII ao fim do século XX

Competências:

- Ser capaz de ler e interpretar textos de autores/as de história da educação
- Ser capaz de individualmente e em grupo ler uma obra na íntegra, fazer a sua identificação e apresentação e produzir um pensamento crítico informado pelos contributos da uc.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa

Programa


  • O que é a história. Contributos da história para a educação 



  • O Pensamento filosófico sobre a educação. Contributos do Iluminismo e do Liberalismo em Rousseau [1712-1778];



  • Emergência e consolidação da “Forma escolar” a partir do século XVI. Seus elementos constitutivos: cultura escolar, saberes, normas, práticas, espaços e atores.



  • A questão do método de ensino aprendizagem e da conceção de criança no centro do saber pedagógico e das práticas docentes: Coménio [1592-1670] e Maria Montessori [1870-1952]



  • Continuidades e ruturas: A crítica da educação tradicional. A Escola Nova [início do século XX: Adolphe Ferrière (1879-1960), Faria de Vasconcelos (1880-1939)]



  • Publico e privado em educação. A crítica da escolarização: Ivan Illich [1926-2002] e a desescolarização;



  • Pensamento pedagógico sobre a educação não escolar Paulo Freire [1921-1997] e a educação popular; a educação de adultos



  • Emergência e consolidação do sistema de ensino em Portugal: Do Marquês de Pombal aos finais da Monarquia. A emergência da educação secundaria para as raparigas O liceu feminino; A Primeira República e a educação [1910-1926]; A Ditadura [1926-1974]; O 25 de abril e a educação em democracia [desde 1974]


Bibliografia Obrigatória

Faria de Vasconcellos; Uma Escola Nova na Bélgica
Paulo Freire; A pedagogia do Oprimido
Ivan Illich; Sociedade sem escolas, Vozes
Comenio; Didatica magna, Fundação Calouste Gulbenkian
Maria Montessori; A Criança, Portugalia Editor
Nóvoa, António;ção; Evidentemente - Histórias da Educação, Asa
António Sérgio; Rousseau, Emílio (versão de António Sérgio)

Bibliografia Complementar

Chateau, Jean; Os grandes pedagogos, Livros do Brasil
Rómulo de Carvalho; História do Ensino em Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian
Clermont Gautier & Tardif Maurice; A Pedagogia teorias e pratica da Antiguidade aos nossos dias, Vozes

Observações Bibliográficas

Outra bibliografia específica a cada temática será indicada nos sumários e nas aulase será deposta no moodle

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem



  • O modo de abordagem de conteúdos tão vastos será o da iniciação temática, do convite ao conhecimento histórico com vista ao seu aprofundamento ao longo da LCE e da vida.

  • As aulas serão teórico-práticas e durante o confinamento decorrerão on-line. Após o confinamento e a reabertura da UP decorrerão em modo presencial, mantendo-se o modo on-line para estudantes com estatutos especiais justificativos.





  •  O modo de funcionamento será através das aulas calendarizadas segundo o horário estabelecido por turma. Cada um dos docentes assegurará aulas específicas, assinaladas no calendário distribuído. No período do confinamento, no início de cada aula/turma será disponibilizado um endereço de zoom.  Será usada a plataforma Moodle enquanto repositório dos textos que serão discutidos em cada aula e objeto de recensão crítica.





  • as aulas dos dias 8 e 9 de Março serão substituídas pela presença nas Jornadas de Inverno que decorrerão a 12 de Março (sexta-feira) entre as 14 e as 18h. (será enviado endereço de zoom). As Jornadas de Inverno deste ano subordinam-se ao seguinte tema: “Das pandemias à saúde escolar. História, Educação e Museus”. Da participação nas Jornadas de Inverno ocorrem contributos para a avaliação.


Software

www.noethemi.up.pt

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação
Humanidades > História
Ciências Sociais > Estudos culturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 20,00
Participação presencial 10,00
Exame 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 40,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 120,00

Obtenção de frequência

A Avaliação prevista, sendo distribuída com entrega de trabalho final.

 

Dos textos escritos sobre as Jornadas de Inverno será feita devolução pelos docentes das dimensões formativas salientadas.

O trabalho final constará da escrita de uma recensão bibliográfica, de um dos livros a sugerir pelos docentes. A Recensão será entregue na época normal ou de recurso. Esta recensão pode ser realizada em grupo (até 3 alunos) e conterá uma parte comum (apresentação e conteúdos da obra de cerca de 5 páginas ) e uma parte individual (reflexão pessoal sobre os contributos da e para a uc da sua leitura até 5 páginas cada estudante).

Fórmula de cálculo da classificação final

Inclui como elementos e sua ponderação: a participação nas aulas (2 valores) a escrita e envio de um pequeno trabalho de duas páginas (máximo) sobre os contributos das Jornadas de Inverno para a vossa formação (4 valores) e a entrega de um trabalho final (14 valores).

Provas e trabalhos especiais

Os/as estudantes são estimulados a participar nas Jornadas Internacionais de Inverno de História da Educação e Herança Cultural.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica. 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os estudantes trabalhadores que por impossibilidade de horário não possam frequentar regularmente as aulas, a modalidade de avaliação será o exame final.

O exame final será, ainda, o modo de avaliação praticado na ausencia dos elementos requeridos da avaliação distribuída.

Melhoria de classificação

A melhoria da avaliação só incide sobre o trabalho escrito final

Observações

O MODO DE TRABALHO é Presencial e online (em momentos de confinamento provocado pela COVID-19).

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