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Metodologias de Intervenção em Educação

Código: MED102     Sigla: MIE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação

Ocorrência: 2019/2020 - 2S (de 10-02-2020 a 29-05-2020) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 49 Plano Oficial 1 - 6 49 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-06-08.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português e Inglês

Objetivos

Esta disciplina visa desenvolver conhecimentos e competências de métodos de intervenção educaciva, social e comunitária, partindo de uma perspectiva contextualista, ecológica e situada da intervenção.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecimentos e competências no âmbito da metodologia de intervenção educativa.
Capacidades de análise crítica e criteriosa de projectos de intervenção que se diferenciam em função dos contextos, "problemas" e métodos de intervenção. 
Reflexão sobre as especificidades da intervenção educativas em contextos de exclusão e junto de grupos em situação de discriminação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Uma perspetiva contextualista e ecológica da intervenção em contextos educacionais. 

II. Análise de contextos educacionais e comunitários e construção de projectos de intervenção.

III. Tipologias de intervenção educativa: estratégias de intervenção direta e indirecta.
a) a relação educativa de ajuda e
b) a consultoria-formação. 

IV. Desafios éticos na intervenção educativa, social e comunitária.

V. O apoio e o poder como recursos individuais e sociais.
a) 
Apoio social e capital social. 
b) Estratégias de intervenção educativa: educação de pares, mentoria e grupos de interajuda e apoio.
c) Poder e empoderamento: individual, organizacional e comunitário. 
d) Estratégias de intervenção educativa: parcerias e empoderamento comunitário, projetos de serviço comunitário, investigação-ação participatória.


VI. Avaliação de projetos de intervenção – a avaliação como dispositivo empoderante e capacitador.


VII. Análise e discussão de projetos de intervenção em contextos educativos diversos. 

Bibliografia Obrigatória

SANTOS GUERRA, Miguel ; ). Os desafios da participação. Desenvolver a democracia na escola. , Porto Editora, 2002
Isabel Menezes; Intervenção comunitária: Uma perspectiva psicológica. , LivrPsic, 2007
Fuster Enrique Gracia; El^apoyo social en la intervención comunitaria. ISBN: 84-493-0352-4
Dougherty A. Michael; Consultation. ISBN: 0-534-25128-5
Guerra, Isabel Carvalho ; Fundamentos e Processos de uma Sociologia da acção, Principia, 2000
Ferreira, Elisabete; (D)enunciar a Autonomia, Porto Editora, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, debate, trabalho de grupo e orientação tutorial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 15,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Teste 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 36,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Trabalho de investigação 8,00
Trabalho escrito 6,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é função de três componentes obrigatórias:

- qualidade da apresentação e discussão de projetos nas aulas e das fichas-síntese (3 valores);

- apresentação e discussão em grupo de dois projeto de intervenção (8 valores); e

- teste escrito (9 valores ).


Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.

Melhoria de classificação

Através da melhoria do teste.

 
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