| Código: | MED102 | Sigla: | MIE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 49 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
Esta disciplina visa desenvolver conhecimentos e competências de métodos de intervenção educaciva, social e comunitária, partindo de uma perspectiva contextualista, ecológica e situada da intervenção.
Conhecimentos e competências no âmbito da metodologia de intervenção educativa.
Capacidades de análise crítica e criteriosa de projectos de intervenção que se diferenciam em função dos contextos, "problemas" e métodos de intervenção.
Reflexão sobre as especificidades da intervenção educativas em contextos de exclusão e junto de grupos em situação de discriminação.
I. Uma perspetiva contextualista e ecológica da intervenção em contextos educacionais.
II. Análise de contextos educacionais e comunitários e construção de projectos de intervenção.
III. Tipologias de intervenção educativa: estratégias de intervenção direta e indirecta.
a) a relação educativa de ajuda e
b) a consultoria-formação.
IV. Desafios éticos na intervenção educativa, social e comunitária.
V. O apoio e o poder como recursos individuais e sociais.
a) Apoio social e capital social.
b) Estratégias de intervenção educativa: educação de pares, mentoria e grupos de interajuda e apoio.
c) Poder e empoderamento: individual, organizacional e comunitário.
d) Estratégias de intervenção educativa: parcerias e empoderamento comunitário, projetos de serviço comunitário, investigação-ação participatória.
VI. Avaliação de projetos de intervenção – a avaliação como dispositivo empoderante e capacitador.
VII. Análise e discussão de projetos de intervenção em contextos educativos diversos.
Exposição, debate, trabalho de grupo e orientação tutorial.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 15,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 40,00 |
| Teste | 45,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 108,00 |
| Frequência das aulas | 36,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 4,00 |
| Trabalho de investigação | 8,00 |
| Trabalho escrito | 6,00 |
| Total: | 162,00 |
O modelo de avaliação adoptado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
A classificação final é função de três componentes obrigatórias:
- qualidade da apresentação e discussão de projetos nas aulas e das fichas-síntese (3 valores);
- apresentação e discussão em grupo de dois projeto de intervenção (8 valores); e
- teste escrito (9 valores ).
Não se aplica.
Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.
Através da melhoria do teste.