Avaliação em Educação e Formação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Educação de Adultos |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCED |
57 |
Plano Oficial |
2 |
- |
6 |
57 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Compreender conceitos fundamentais da avaliação
- Problematizar a avaliação nas suas múltiplas funções e finalidades
- Conhecer modalidades e perspetivas de avaliação
- Analisar a pertinência de modelos distintos de avaliação face ao objeto que se avalia
- Discutir implicações e consequências da mobilização de processos de avaliação de natureza diversa.
- Adquirir competências de avaliação
Resultados de aprendizagem e competências
- Identificar e analisar a complexidade inerente aos conceitos fundamentais da avaliação
- Produzir textos que manifestem uma reflexão crítica face a conceitos e perspetivas sobre avaliação
- Mobilizar argumentos pertinentes e cientificamente fundamentados sobre avaliação, em situações de debate
- Aplicar estratégias de autoavaliação, de aperfeiçoamento e de desenvolvimento
- Proceder à avaliação de situações específicas, estabelecendo critérios e processos
Modo de trabalho
B-learning
Programa
1.O que se entende por avaliação
2.A problemática da avaliação: Compreender os contextos
3.Finalidades e funções da avaliação
4.Modalidades e perspetivas de avaliação:
- Interna, externa, autoavaliação
5.Evolução dos modelos de avaliação:
- fatores internos e externos
- as 4 gerações da avaliação
6.Implicações e consequências das avaliações
Bibliografia Obrigatória
Carvalho, Cindy & Portugal, Maria Gabriela; O papel da avaliação na melhoria das práticas: Contributos para um projeto de investigação na área da educação de infância, Educação, Sociedade e Culturas 47, 95-104, 2016
Correia, José Alberto, Fidalgo, Fernando & Rocha Fidalgo, Nora; A avaliação como trabalho e o trabalho de avaliação, Educação, Sociedade e Culturas, 33, 37-50., 2011
Justino, David & Almeida, Sílvia de; Inspecionar e avaliar: Origens da regulação coerciva da educação em Portugal, Educação, Sociedade e Culturas 47, 31-52, 2016
Figari, Gérard (1996); Avaliar: que referencial? (pp. 47-52), Porto. Porto Editora, 1996
Vial, Michel ; Organizar a participação dos formandos na avaliação da sua formação – duas entradas possíveis: as tarefas e os critérios do projecto de formação. In Avaliação com sentido(s): Contributos e questionamentos (pp. 169-182), Autor, 2008
Veloso, Luísa, Abrantes, Pedro e Craveiro, Daniela ; A avaliação externa de escolas como processo social. Educação, Sociedade e Culturas, 33, 69-88, 2011
Sousa, Anabela & Terrasêca, Maria Manuela ; Processos de autoavaliação de escolas ou avaliação interna do sistema? Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 23(115). http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v23.2085, 2015
Valverde, Camilo José Lopes ; Aproximação histórica à problemática da avaliação de programas. In A avaliação de programas de formação profissional contínua. Ensaio para a compreensão das concepções orientadoras: Reflexões a partir de um estudo de caso (17-28), Autor, 1998
Bibliografia Complementar
Berger, Guy & Terrasêca, Manuela ; Políticas e práticas de avaliação: algumas reflexões, Educação, Sociedade e Culturas, 33, 7-16., 2011
Saura, Geo; O neoliberalismo como discurso. La evaluación entre tecnologías políticas neoliberales y la nueva filantropía, Educação, Sociedade e Culturas 47, 11-30, 2016
Barbier, Jean-Marie ; O processo de avaliação. In A avaliação em formação (pp.59-78), Edições Afrontamento, 1990
Ardoino, Jacques, & Berger, Guy; L’évaluation comme interprétation. Pour, 107, Junho, Julho, Agosto, pp. 120-127. [Tradução: Manuela Terrasêca], 1986
MacBeath, J.; Self-evaluation, review, audit, self-assessment and self-inspection. In School inspection and self-evaluation. (pp. 56-59; 62-69), Nova Iorque: Routledge., 2006
Bonniol, Jean-Jacques & Vial, Michel; A avaliação, sistema de regulações. In Os modelos de avaliação. Textos Fundamentais (pp. 299-323), Porto Alegre: Artmed , 2001
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Atividades de contacto (presencial e online)
Trabalho individual e de grupo
Análise de textos
Elaboração de ficha de leitura
Conceção de projeto de avaliação
Pesquisa e apresentação de relatório
Exposição
Debate
Acompanhamento
Orientação tutorial
Avaliação da aprendizagem
Trabalho autónomo
Pesquisa sobre tema educativo / formativo
Pesquisa bibliográfica
Leitura e análise de textos
Elaboração de trabalhos
Organização de apresentações de trabalhos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
20,00 |
Estudo autónomo |
53,00 |
Frequência das aulas |
49,00 |
Trabalho de investigação |
10,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Obtenção de classificação final de, pelo menos, 10 valores.
Realização de todas as componentes de avaliação previstas.
Excecionalmente, realização de exame (no caso da não realização das componentes previstas)
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação é apenas suportada no trabalho escrito individual e em grupo
100 pts (incluindo hetero e auto avaliação)
= 20 ficha de leitura (G)
+ 40 projeto de avaliação (G)
+ 30 reflexão aprendizagens (I)
+ 10 participação presencial e online
Critérios genéricos para a atribuição da pontuação:
Rigor formal - Apresentação/organização (título, identificação, índice, bibliografia; …); correção na identificação das referências bibliográficas e das citações efetuadas; correção linguística; …
Coerência interna da estrutura do trabalho - Clareza na apresentação da intenção do trabalho, bem como da forma como ele se desenvolve em função dessa intenção.
Originalidade da abordagem/reflexão –
Articulação dos contributos teóricos; construção de uma visão particular sobre a temática abordada.
Correcção e pertinência dos contributos teóricos mobilizados - Rigor científico na mobilização de contributos teóricos, e sua adequação enquanto argumentos face à posição que se pretende defender.
Provas e trabalhos especiais
n/a
Trabalho de estágio/projeto
n/a
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As/Os estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar um conjunto de trabalhos escritos individuais:
1 - Elaboração de ficha de leitura de um texto de leitura obrigatória da Unidade Curricular
2 - Elaboração de projeto de avaliação, suportado teoricamente nos textos de leitura obrigatória da Unidade Curricular (pelo menos 3 textos)
OU
2 - Ensaio sobre Avaliação em Educação e Formação, tópico a definir
Melhoria de classificação
Melhoria de classificação
Realização de uma prova escrita, sem consulta, que incidirá sobre o conjunto de conteúdos da Unidade Curricular.