Código: | E414 | Sigla: | AEF |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Educação de Adultos |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCED | 49 | Plano Oficial | 2 | - | 6 | 57 | 162 |
1.O que se entende por avaliação
2.A problemática da avaliação: Compreender os contextos
3.Finalidades e funções da avaliação
4.Modalidades e perspetivas de avaliação:
5.Evolução dos modelos de avaliação:
6.Implicações e consequências das avaliações
Atividades de contacto
Trabalho individual e de grupo
Análise de textos
Elaboração de ficha de leitura
Conceção de projeto de avaliação
Pesquisa e apresentação de relatório
Exposição
Debate
Acompanhamento
Orientação tutorial
Avaliação da aprendizagem
Trabalho autónomo
Pesquisa sobre tema educativo / formativo
Pesquisa bibliográfica
Leitura e análise de textos
Elaboração de trabalhos
Organização de apresentações de trabalhos
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 20,00 |
Estudo autónomo | 53,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Trabalho de investigação | 10,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Total: | 162,00 |
Presença em, pelo menos, 75% das aulas previstas
Obtenção de classificação final de, pelo menos, 10 valores
Participação presencial oral
20 pts = 10 participação, propriamente dita + 10 apresentação oral de trabalho
Critérios para a atribuição da pontuação: pertinência da intervenção(2); qualidade da reflexão (4); originalidade do questionamento(4).
O trabalho escrito é individual e em grupo
80 pts (incluindo hetero e auto avaliação)
= 20 ficha de leitura (G)+ 40 projeto de avaliação (G) + 20 reflexão aprendizagens (I)
Critérios genéricos para a atribuição da pontuação:
Rigor formal - Apresentação/organização (título, identificação, índice, bibliografia; …); correção na identificação das referências bibliográficas e das citações efetuadas; correção linguística; …
Coerência interna da estrutura do trabalho - Clareza na apresentação da intenção do trabalho, bem como da forma como ele se desenvolve em função dessa intenção.
Originalidade da abordagem/reflexão –
Articulação dos contributos teóricos; construção de uma visão particular sobre a temática abordada.
Correcção e pertinência dos contributos teóricos mobilizados - Rigor científico na mobilização de contributos teóricos, e sua adequação enquanto argumentos face à posição que se pretende defender.
Critérios |
Ficha de leitura |
Projeto de avaliação |
Reflexão Apren |
Rigor formal |
3P + 1A + 1H = 5 |
8P + 1A + 1H = 10 |
4P + 1A = 5 |
Coerência interna |
3P + 1A + 1H = 5 |
8P + 1A + 1H = 10 |
4P + 1A = 5 |
Originalidade |
3P + 1A + 1H = 5 |
8P + 1A + 1H = 10 |
4P + 1A = 5 |
Correção e pertinência |
3P + 1A + 1H = 5 |
8P + 1A + 1H = 10 |
4P + 1A = 5 |
n/a
As/Os estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar um conjunto de trabalhos escritos individuais:
Elaboração de ficha de leitura de um texto de leitura obrigatória da Unidade Curricular
Elaboração de projeto de avaliação, suportado teoricamente nos textos de leitura obrigatória da Unidade Curricular
Reflexão sobre as aprendizagens
Melhoria de classificação
Realização de uma prova escrita, sem consulta, que incidirá sobre o conjunto de conteúdos da Unidade Curricular.