Psicologia do Desenvolvimento
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia da Educação |
Ocorrência: 2016/2017 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LCED |
58 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
57 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Dispor de conhecimentos básicos acerca da organização dos sistemas de regulação que influenciam os processos do desenvolvimento psicológico e determinam a emergência das diferenças interpessoais nas trajetórias de vida dos indivíduos.
- Compreender os padrões de mudança do funcionamento psicológico ao longo das várias fases do desenvolvimento com ênfase particular nos domínios cognitivo, social e emocional.
- Identificar comportamentos e habilidades que assinalam os grandes marcos do desenvolvimento humano ao longo de todo o ciclo vital.
- Desenvolver competências para aplicar o conhecimento sobre os processos desenvolvimentais na análise do funcionamento humano nos contextos reais de atividade e participação.
- Adquirir competências de procura, seleção e organização da informação que permita aprofundar, de forma autodirigida ou autónoma, conteúdos específicos de conhecimento relacionados com o desenvolvimento psicológico humano.
Resultados de aprendizagem e competências
-
Conhecer os fatores essenciais que regulam os processos do desenvolvimento psicológico humano.
-
Utilizar conhecimentos acerca do desenvolvimento psicológico como uma das bases fundamentais para a compreensão do comportamento humano.
-
Conhecer os aspetos essenciais que caracterizam os padrões do funcionamento psicológico ao longo das várias etapas do desenvolvimento humano.
-
Adquirir competências heurísticas e hermenêuticas para análise dos fenómenos do comportamento humano.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
Enquanto domínio de inquirição científica, a Psicologia do desenvolvimento abarca uma grande variedade de temas e teorias que não conseguem ser abordadas de modo abrangente no espaço de um único curso semestral. Por isso, o programa desta UC está organizado de acordo com uma estrutura modular que contempla questões centrais da psicologia do desenvolvimento.
-
Conceito de desenvolvimento; desenvolvimento normativo e pessoal. Principais modelos de abordagem dos processos de desenvolvimento. Visão geral dos contextos de desenvolvimento: O contexto biológico; o contexto ambiental imediato; o contexto cultural e histórico; o desenvolvimento enquanto contexto.
-
Primeiras adaptações: A organização comportamental do recém-nascido.
-
Desenvolvimento cognitivo: Perspetiva geral dos modelos conceptuais acerca dos processos de desenvolvimento cognitivo. Marcos do desenvolvimento cognitivo na criança e no adolescente. Processos do funcionamento cognitivo no adulto e no idoso.
-
A vinculação como organizador do desenvolvimento social e emocional. Processos de desenvolvimento relacionados com a vinculação ao longo do ciclo vital.
Bibliografia Obrigatória
Feldman, R. S.; Development across the life span (7th Ed.), Pearson Education Limited, 2014
Flavell John H.;
Cognitive development. ISBN: 0-13-139783-4
Papalia Diane E.;
Desenvolvimento humano. ISBN: 978-85-7726-024-9
Bibliografia Complementar
DeHart, G. B., Sroufe, L. A., & Cooper, R. B.; Child development: Its nature and course (5th Ed.), McGraw-Hill, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As horas de contacto definidas para esta UC inscrevem-se na modalidade teórico-prática. As sessões letivas incluem, assim, um segmento de exposição de conteúdos de conhecimento (uma a duas horas de duração) seguido de um outro no qual os estudantes se envolvem na realização de tarefas que convocam a aplicação dos conceitos inicialmente apresentados. Estas tarefas podem implicar exercícios de resolução de problemas bem como a análise de situações, casos e experiências patenteadas sob a forma de vinhetas ou projeção de vídeos.
Ao longo do semestre e fora das horas de contacto, os estudantes deverão elaborar um portefólio individual que inclui produções textuais propostas no âmbito da UC. Essas produções requerem, entre outras, atividades de procura e seleção de documentos na base de dados bibliográficos da FPCEUP. A constituição do portefólio é acompanhada por atividades de tipo tutorial (2 sessões letivas).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Trabalho escrito |
85,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
30,00 |
Frequência das aulas |
50,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Total: |
110,00 |
Obtenção de frequência
Presença em, pelo menos, 75% do total das aulas dadas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação incide predominantemente sobre os produtos do trabalho relativo à elaboração do portefólio. A classificação no portefólio corresponde a 85% da nota final, sendo os outros 15% atribuídos à participação nas atividades da sala de aula.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com os normativos estipulados pelo Conselho Pedagógico.
Melhoria de classificação
Exame final