Código: | E511 | Sigla: | SFEF |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Sociologia da Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCED | 62 | Plano Oficial | 3 | - | 6 | 57 | 162 |
A família enquanto instituição educativa constitui o objecto central desta unidade curricular. Tomando como enquadramento disciplinar a sociologia da família, constituem dimensões estruturantes das temáticas e dos conteúdos programáticos a abordagem das transformações da família numa perspectiva sociológica e sócio histórica, as estruturas e relações familiares nas sociedades contemporâneas, a emergência e centralidade da criança e da escola na vida familiar e na educação familiar, a parentalidade considerada como domínio de investigação e como campo de intervenção social
Esta unidade curricular tem como finalidades da formação proporcionar aos estudante contributos intelectuais capazes de contribuir para: i) o conhecimento da família numa perspectiva sociológica, nomeadamente os que concernem à transformação da morfologia familiar na contemporaneidade (constituição, dimensão e estrutura das famílias); ii) o conhecimento da família enquanto instancia educativa nomeadamente no que se refere á relação com a escola; iii) a educação familiar como objecto de investigação e como objecto de intervenção.
1. Domínio de conhecimentos teóricos acerca da família articulando a perspectiva sociológica com a educativa, segundo os tópicos i) transformações da família na contemporaneidade, mudanças nas relações familiares; ii) a família numa perspectiva educacional, estilos educativos, relação com a escola e intervenção educativa com famílias;
2. Formulação temas de investigação acerca da família numa perspectiva socioeducativa a partir do programa e ser capaz de produzir um documento escrito teórica e metodologicamente fundamentado: i) revelando competência para identificar, recolher, seleccionar e interpretar informação relevante nacional, europeia, internacional (estatística, legal, de investigação, de intervenção; ii) reflectindo criticamente numa perspectiva de intervenção socioeducativa;
3. Demonstração do conhecimento acerca dos autores e das fontes em educação familiar como objeto de investigação e como objecto de intervenção.
I - A sociologia e a família 1. A família como instituição social, como grupo social e como grupo social primário. II - Transformação da morfologia familiar na contemporaneidade. 1.Dimensão, estrutura e dinâmica dos grupos domésticos. 2 Constituição, dimensão e estrutura das famílias contemporâneas. III - Modernidade e Família 1.A família como unidade afectiva: dinâmicas, problemas, tensões. 2.Transformação das funções e estatuto da criança na família. IV - Família e Educação Familiar 1.Funções, estratégias e estilos educativos familiares 2.As relações da família com a escola: continuidades, descontinuidades e tensões . V- Família e intervenção social. 1. Emergência e desenvolvimento da Educação/Formação Parental 2. Problemas, Contextos e práticas e privilegiados de intervenção sócio educativa com as famílias.
No tempo de contacto, distribuído pelas temáticas do programa (duas aulas por temática) e pelas sessões tutoriais para orientação dos trabalhos, iniciam-se os estudantes no conhecimento desta disciplina, para que se tornem competentes no seu uso, operacionalizando-o na produção de um documento de cariz investigativo articulado com a intervenção educativa.
O tempo de contacto teórico-prático inclui: exposição pela docente; análise de documentos de natureza vária - teóricos, estatísticos, noticiosos, literários, artes plásticas (pintura); debate; orientação tutorial para a elaboração dos trabalhos relativos à avaliação. No tempo autónomo há lugar à leitura e análise de textos; escolha de um tema no programa para o trabalho, formação de grupo (2 estudantes) ou trabalho individual, pesquisa bibliográfica de fontes diversas; redação do trabalho escrito.
Nesta UC, pratica-se a avaliação com entrega de trabalho escrito final (100%).
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 35,00 |
Trabalho escrito | 65,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 105,00 |
Total: | 105,00 |
Nesta unidade curricular pratica-se a verificação da assiduidade. Os/as estudantes devem estar pesentes em 75% das aulas leccionadas.
Componentes de avaliação Para a avaliação da uc propôe-se a) a realização de um trabalho de pesquisa, realizado individualmente ou em grupo ao longo do semestre, sob temática a escolher/indicar, orientado nas sessões tutoriais calendarizadas para o efeito; O grupo terá no máximo de 2 elementos. O trabalho será entregue na época normal de exames com possibilidade de reformulação/melhoria na época de recurso. O trabalho será classificado numa escala de 0 a 20 e apresenta uma cotação de 100% na nota final.
A não realização do trabalho proposto implica a reprovação da uc. .
Não se aplica
Os trabalhadores estudantes que não reunam condições para a obtenção de frequencia devem, imperativamente, dar conhecimento à docente, na primeira aula, para que, no âmbito do artigo 8º do Estatuto do TE da UP, se possam encontrar modalidades alternativas de avaliação
Em consonância com o Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE, os/as estudantes poderão requerer uma prova de melhoria de classificação uma única vez por disciplina, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a disciplina tenha prova de avaliação prevista.
O tempo de contacto da uc distribui-se em tempo lectivo e tempo tutorial. O tempo tutorial (7 a 9 horas) será utilizado para orientação dos trabalhos escritos. A sua apreciação e a publicação das classificações terá lugar no período não lectivo.