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Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia II

Código: MTP03     Sigla: MEIP II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologia da Investigação

Ocorrência: 2014/2015 - 2S (de 23-02-2015 a 30-06-2015) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Temas de Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MTP 20 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No seguimento da unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I”, esta unidade curricular dá continuidade à formação em questões metodológicas da investigação em Psicologia, tendo como objetivos:

- apresentar as assunções e as caraterísticas da investigação quantitativa, salientando a sua utilidade e forma de operacionalização;

- apresentar o questionário enquanto método de recolha de dados quantitativos;

- apresentar e trabalhar as principais técnicas de análise de dados quantitativos, utilizando o SPSS.

 

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:

- compreender os pressupostos e implicações da investigação quantitativa em Psicologia, em geral, e da utilização de questionários, em particular;

- analisar dados quantitativos com recurso ao SPSS;

- possuir um espírito de reflexão crítica sobre a análise e interpretação of resultados de investigações quantitativas em Psicologia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A investigação quantitativa:

- caraterísticas e objetivos

- o questionário enquanto método de recolha de dados quantitativos

Introdução ao programa de análise de dados quantitativos SPSS:

- estrutura do SPSS

- construção de um ficheiro de dados

- estatística descritiva e gráficos
- princípios da estatística inferencial

- testes paramétricos e não paramétricos

- estatística inferencial bivariada: (chi-quadrado; teste t de Student; correlação r de Pearson; regressão linear simples)

- análise de variância com um e dois fatores e com medidas repetidas

- transformação de variáveis e de ficheiros.

Bibliografia Obrigatória

Maroco, J. ; Análise estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS). , Report Number., 2010
Poeschl Gabrielle; Análise de dados na investigação em psicologia. ISBN: 972-40-2690-6
Alferes Valentim Rodrigues; Investigação científica em psicologia. ISBN: 972-40-1039-2
Brace Nicola; SPSS for psychologists. ISBN: 0-333-98633-4
Breakwell Glynis M. 340; Research methods in psychology. ISBN: 978-0-85702-264-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Atividades de contacto com os estudantes:

- exposição dos conteúdos programáticos com recurso a diferentes meios tecnológicos, a exemplos práticos e a discussão em grande grupo ou em pequenos grupos

- realização de atividades práticas individuais ou em pequeno grupo, de aplicação dos conhecimentos em sala de aula, com recurso ao computador sempre que adequado;

- orientação de atividades práticas.

 

Trabalho autónomo do/a estudante:

- atividades de estudo;

- atividades de pesquisa e revisão bibliográfica;

- atividades de leitura e análise de textos científicos:

- realização de atividades práticas complementares às realizadas em sala de aula.

 

Software

SPSS

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Participação presencial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Total: 106,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência implica que o/a estudante:

(i) cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas, (ii) participe ativamente nas atividades práticas a desenvolver em contexto de aula, (iii) realize o teste escrito de avaliação de conhecimentos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final, correspondente  à nota do teste escrito a realizar pelo/a estudante individualmente, será expressa numa escala de 0 a 20 valores.
A obtenção de uma classificação inferior a 10 valores leva à reprovação do estudante na unidade curricular.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação dos/as estudantes abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP. Aconselha-se o/a estudante abrangido por um regime especial a expor a sua situação ao/à docente no início do ano letivo.

Melhoria de classificação

A melhoria da nota final poderá ser efetuada na época de recurso, que decorre após o término das aulas desta unidade curricular, através da participação em novo teste escrito.

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