Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Metodologia da Investigação |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S (de 23-02-2015 a 30-06-2015) ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/fpceup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MTP |
20 |
Plano Oficial |
1 |
- |
6 |
54 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No seguimento da unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I”, esta unidade curricular dá continuidade à formação em questões metodológicas da investigação em Psicologia, tendo como objetivos:
- apresentar as assunções e as caraterísticas da investigação quantitativa, salientando a sua utilidade e forma de operacionalização;
- apresentar o questionário enquanto método de recolha de dados quantitativos;
- apresentar e trabalhar as principais técnicas de análise de dados quantitativos, utilizando o SPSS.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de:
- compreender os pressupostos e implicações da investigação quantitativa em Psicologia, em geral, e da utilização de questionários, em particular;
- analisar dados quantitativos com recurso ao SPSS;
- possuir um espírito de reflexão crítica sobre a análise e interpretação of resultados de investigações quantitativas em Psicologia.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A investigação quantitativa:
- caraterísticas e objetivos
- o questionário enquanto método de recolha de dados quantitativos
Introdução ao programa de análise de dados quantitativos SPSS:
- estrutura do SPSS
- construção de um ficheiro de dados
- estatística descritiva e gráficos
- princípios da estatística inferencial
- testes paramétricos e não paramétricos
- estatística inferencial bivariada: (chi-quadrado; teste t de Student; correlação r de Pearson; regressão linear simples)
- análise de variância com um e dois fatores e com medidas repetidas
- transformação de variáveis e de ficheiros.
Bibliografia Obrigatória
Maroco, J. ; Análise estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS). , Report Number., 2010
Poeschl Gabrielle;
Análise de dados na investigação em psicologia. ISBN: 972-40-2690-6
Alferes Valentim Rodrigues;
Investigação científica em psicologia. ISBN: 972-40-1039-2
Brace Nicola;
SPSS for psychologists. ISBN: 0-333-98633-4
Breakwell Glynis M. 340;
Research methods in psychology. ISBN: 978-0-85702-264-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Atividades de contacto com os estudantes:
- exposição dos conteúdos programáticos com recurso a diferentes meios tecnológicos, a exemplos práticos e a discussão em grande grupo ou em pequenos grupos
- realização de atividades práticas individuais ou em pequeno grupo, de aplicação dos conhecimentos em sala de aula, com recurso ao computador sempre que adequado;
- orientação de atividades práticas.
Trabalho autónomo do/a estudante:
- atividades de estudo;
- atividades de pesquisa e revisão bibliográfica;
- atividades de leitura e análise de textos científicos:
- realização de atividades práticas complementares às realizadas em sala de aula.
Software
SPSS
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Participação presencial |
0,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Total: |
106,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência implica que o/a estudante:
(i) cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas, (ii) participe ativamente nas atividades práticas a desenvolver em contexto de aula, (iii) realize o teste escrito de avaliação de conhecimentos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final, correspondente à nota do teste escrito a realizar pelo/a estudante individualmente, será expressa numa escala de 0 a 20 valores.
A obtenção de uma classificação inferior a 10 valores leva à reprovação do estudante na unidade curricular.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação dos/as estudantes abrangidos por regimes especiais obedece ao disposto nas normas da FPCEUP. Aconselha-se o/a estudante abrangido por um regime especial a expor a sua situação ao/à docente no início do ano letivo.
Melhoria de classificação
A melhoria da nota final poderá ser efetuada na época de recurso, que decorre após o término das aulas desta unidade curricular, através da participação em novo teste escrito.