Código: | E414 | Sigla: | AEF |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Educação de Adultos |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCED | 69 | Plano Oficial | 2 | - | 6 | 57 | 162 |
-Compreender conceitos fundamentais da avaliação.
-Problematizar a avaliação nas suas múltiplas funções e finalidades.
-Conhecer modalidades e perspectivas de avaliação.
-Analisar a pertinência de diferentes modelos de avaliação face ao objecto que se avalia.
-Discutir implicações e consequências da mobilização de processos de avaliação de natureza diversa.
-Ser capaz de identificar e confrontar a complexidade inerente aos conceitos fundamentais da avaliação.
-Produzir textos que manifestem uma reflexão crítica face a conceitos e perspetivas sobre avaliação.
-Participar em debates, sobre avaliação, mobilizando argumentos pertinentes e cientificamente fundamentados.
-Estar disponível para aprender de forma contínua e aplicar estratégias de autoavaliação, de aperfeiçoamento e de desenvolvimento.
n/a
Conceitos fundamentais da avaliação:
Finalidades e funções da avaliação.
Modalidades e perspetivas de avaliação:
Evolução dos modelos de avaliação:
Implicações e consequências das avaliações.
Nas actividades de contacto
Nas actividades de trabalho autónomo
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Presença em, pelo menos, 75% das aulas previstas calculadas na primeira semana de aulas por docente e estudantes (cf. Regulamento de Avaliação dos Discentes). A aprovação na UC implica, ainda, a obtenção de uma classificação final de, pelo menos, 10 valores.
A participação presencial vale 20 pts e tem duas componentes: a participação, propriamente dita e a apresentação oral de trabalhos (10+10). Critérios para a atribuição da pontuação: pertinência da intervenção(2); qualidade da reflexão(4); originalidade do questionamento(4).
O trabalho escrito tem dois tipos de realização: individual (50) e de grupo (30), num total de 80 pts.
Critérios genéricos para a atribuição da pontuação:
Rigor formal - (TI-10; TGr-5) Apresentação/organização (título, identificação, índice, bibliografia; …); correção na identificação das referências bibliográficas e das citações efetuadas; correção linguística; …
Coerência interna da estrutura do trabalho - (TI-10; TGr-10) Clareza na apresentação da intenção do trabalho, bem como da forma como ele se desenvolve em função dessa intenção.
Originalidade da abordagem/reflexão individual - (TI-15) Articulação dos contributos teóricos; construção de uma visão particular sobre a temática abordada.
Correcção e pertinência dos contributos teóricos mobilizados - (TI-15; TGr-15) Rigor científico na mobilização de contributos teóricos, e sua adequação enquanto argumentos face à posição que se pretende defender.
n/a
n/a
Os estudantes que, por lei, estão dispensados da presença nas aulas podem ser chamados a realizar uma prova ou trabalho especiais, destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos nesta Ficha de Unidade Curricular.
A realização desta prova ocorrerá no decurso da época prevista para frequências e exames no final do semestre e assumirá a forma de prova escrita sem consulta, sendo que os estudantes que necessitem de a realizar terão que previamente proceder à sua inscrição nos serviços académicos.
Realização de uma prova escrita, sem consulta, que incidirá sobre o conjunto dos conteúdos da Unidade Curricular.
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