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Oficina de Mediação de Conflitos

Código: E417     Sigla: OMF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Pedagogia Social

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 78 Plano oficial 2012/2013 - 3º ano 2 - 6 57 162
Plano Oficial 2 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)::
Esta UC visa proporcionar às/aos estudantes uma compreensão da mediação nas suas diferentes dimensões de prática de cidadania, dispositivo institucional e estratégia de resolução de conflitos. Pretende igualmente identificar e discutir potencialidades e limitações da mediação enquanto mecanismo de gestão da mudança e da conflitualidade sociais, em particular naquilo que se refere aos contextos formativos. Os resultados de aprendizagem esperados da unidade curricular são os seguintes:
- identificar a natureza dos conflitos;
- dominar técnicas básicas de negociação integrativa e distributiva;
- planificar e conduzir processos de mediação;
- planear intervenções de mediação em contextos sócio-educativos;
No fim da unidade curricular, os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:
- capacidade de utilizar técnicas básicas de negociação;
- capacidade de exercer a função de mediador;
- mobilizar as problemáticas teóricas do campo da mediação para a concepção e implementação de processos de intervenção sócio-educativa.

Programa

Conteúdos programáticos:
1) tipos de conflito e a natureza da mediação enquanto método de resolução de conflitos;
2) a negociação: elementos e técnicas fundamentais;
3) o papel do/da mediador/a: elementos técnicos e éticos;
4) a condução do processo de mediação: da organização do espaço e da recolha inicial de informação até à produção de um acordo entre as partes em conflito, passando pela construção de uma relação de confiança e cooperação, pela identificação dos interesses das partes e pela criação e avaliação de opções de solução para o conflito em questão.  
5) a especificidade da mediação em contextos formativos: experiências, competências e figuras.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Conforme se pode constatar nos conteúdos programáticos (e também nas metodologias de ensino que contribuem para operacionalizar tais conteúdos), esta unidade curricular tem uma forte preocupação com a articulação entre a teoria e a prática. Neste sentido, visando a formação técnica dos/as estudantes, não deixa de lado o enquadramento conceptual e ético da mediação de conflitos.
Após uma exposição e debate inicial acerca da natureza, tipologias e modos de administração dos conflitos, inicia-se um processo de contínua interacção entre a teoria e a prática, no qual os conteúdos teóricos leccionados são imediatamente colocados em acção pelos/as estudantes através da simulação de actividades de negociação e mediação. Esses momentos de simulação são sempre seguidos de debate em grande grupo, procurando-se dessa forma a sedimentação dos conhecimentos teóricos e um acréscimo do auto-conhecimento dos estudantes, essencial à actividade de gestão de conflitos.
A mediação é entendida como uma extensão da negociação (ou como uma negociação assistida) e, por esse motivo, a exploração da negociação antecede a exploração da mediação no programa da unidade curricular.

Bibliografia Obrigatória

Brown, Jennifer Gerarda; Empowering students to create and claim value through the Thomas-Kilmann Conflict Mode Instrument, Negotiation Journal, 28(1), pp. 79-91., 2012
Cunha, Pedro ; Conflito e Negociação., Porto: Asa Editores. , 2001
Fisher, Roger; Ury, William e Patton, Bruce ; Como Conduzir uma Negociação?, Porto: Edições ASA. , s/d
Lewicki, Roy. J; Saunders, David M.; Barry, Bruce; Negotiation, Boston: McGrawHill. 5ª edição., 2006
Loode, Serge ; Navigating the uncharted waters of cross-cultural conflict resolution education., Conflict Resolution Quarterly, 29(1), pp. 65-84. , 2011
Mayer, Bernard; The Dynamics of Conflict Resolution. , San Francisco: Jossey-Bass., 2000
Moore, Christopher; The Mediation Process – practical strategies for resolving conflict. , San Francisco: Jossey-Bass., 2003
Neves, Tiago ; Practice note: community mediation as social intervention., Conflict Resolution Quarterly, 26(4), 481-495., 2009
Raiffa, Howard; The Art and Science of Negotiation., Cambridge, Massachusetts: The Belknap Press of Harvard University Press., 2003
Torremorell, Maria Carme ; Cultura de Mediação e Mudança Social. , Porto: Porto Editora., 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Exposição, Debate, Trabalho de grupo, Simulação de actividades, Orientação tutorial.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação:
Recensão crítica de uma obra relevante (de um conjunto a indicar pelo docente): 25%
Exame final sobre as aprendizagens realizadas na Oficina: 75%.
NOTA: Face a eventuais situações que configurem a prática de fraude, proceder-se-á de acordo com o artigo 14º do Regulamento de avaliação dos discentes da FPCEUP.

Provas e trabalhos especiais

Provas e Trabalhos Especiais
Reformulação da recensão crítica e repetição do exame final sobre as aprendizagens realizadas na Oficina. 


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 4 semanas do semestre para definir a forma de realização dessa prova e a sua calendarização.

Melhoria de classificação

Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Para efeitos da melhoria da classificação, os estudantes dispõem da oportunidade de realizar uma prova escrita sem consulta incidindo sobre a globalidade dos conteúdos da Unidade Curricular.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
De acordo com aquilo que se encontra estabelecido como boa prática neste campo (ver, por exemplo, Wheeler, Michael A. Teaching Negotiation: Ideas and Innovations. Cambridge, Mass.: Program on Negotiations at Harvard Law School, 2000), existe uma interacção contínua entre teoria e prática e uma forte ênfase em simulações e role-plays que possibilitam aos estudantes não apenas uma compreensão intelectual daquilo que lhes é transmitido, mas também uma compreensão através da experiência daquilo que é suposto aprenderem. Uma outra dimensão importante das metodologias de ensino é o debate: o debate aplica-se não apenas a questões teóricas e éticas, mas também às experiências dos estudantes.

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