Sociologia da Educação
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Área Científica |
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Sociologia da Educação |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O programa centra a sua atenção na problematização da relação entre juventude, igualdade de oportunidades/igualdade de condições e cidadania, à luz de várias contribuições teóricas, como os processos de reprodução social e cultural, de produção cultural, das teorias de género, diversidade e relações étnicas, de exclusão social e escolar. Pretende-se compreender as diversas maneiras como as instituições educativas formais e não-formais contribuem para construir identidades particulares e legitimar formas dominantes de conhecimento. Igualmente se focará a forma como agentes educativos manipulam, negoceiam ou resistem a essas mesmas identidades, pondo em questão as formas dominantes do saber. Uma reflexão sobre formas alargadas de cidadania procura ser um eixo estruturante do programa.
O processo de construção de uma pequena narrativa biográfica, em permanente diálogo com as discussões teóricas e concetuais, constitui a oportunidade de articulação crítica e sustentada com conceitos, obras, filme e autores/as trabalhados e discutidos nas aulas. Deste modo, obras de referência da realidade social e educativa, que possam constituir um campo para o exercício do olhar e de modos de trabalho de pesquisa sociológica são mobilizadas.
Objectivos de formação
- identificar problemáticas sócio-educativas, sobretudo relativas a Igualdade de Oportunidades, Juventude e Cidadanias, para a produção de políticas e práticas de inclusão;
- identificar perspectivas sociológicas de educação relevantes a partir de contribuição de autores/as seminais nesta área;
- analisar situações e acções educativas formais (e não formais), mobilizando capacidades de leitura das realidades sociais e educativas na sua complexidade.
- elaborar uma pequena narrativa biográfica (método biográfico) procurando dar corpo a problemáticas trabalhadas na UC
- construir uma postura interpretativa da produção narrativa sobre a realidade social e educativa e processos de mudança social
Resultados da aprendizagem
. leitura critica de textos e situações educacionais
. identificação de problemáticas educacionais relevantes do ponto de vista da Sociologia da Educação em contextos de mediação socio-educativa.
. conhecimento intelectual e sociológico da diversidade cultural de indivíduos, instituições e comunidades
.capacidade de articular conceitos da Sociologia da Educação para uma leitura crítica em torno das diferentes racionalidades quotidianas.
. construção de uma pequena narrativa biográfica
Programa
Conteúdos Programáticos
1- O que é a Sociologia da Educação?
2- Educação, Juventude e Cidadanias
3- Radiografia da Escola Portuguesa
4- Igualdade de oportunidades, perspectivas e problematização
5- Direitos pedagógicos, Saber e Cidadania
Bibliografia Obrigatória
Bernstein Basil B.;
Pedagogy, symbolic control and identity. ISBN: 0-8476-9576-X
Casanova, Maria José (2006) “A relação dos ciganos com a escola pública”, Interacções, 2, 153-178.
Louro, Guacira (2002) “Feminilidades e masculinidades em transição”, in ex-aequo, 7, 71-79
Charlot, Bernard (2009) “A escola e o mundo do trabalho” in Sísifo/Revista de Ciências da Educação, 10, 89-96
Willis Paul;
Aprendendo a ser trabalhador
Bernstein, Basil (1977) “A educação não pode compensar a sociedade” in S. Stoer e S. Grácio, Sociologia da Educação II, Lisboa: Horizonte, 19-31
Harker, Richard (1990) "Reprodução, Habitus e Educação", in Teoria e Educação, 1, 79-92.
Bernstein, Basil (1977) “A educação não pode compensar a sociedade” in S. Stoer e S. Grácio, Sociologia da Educação II, Lisboa: Horizonte, 19-31
Harker, Richard (1990) "Reprodução, Habitus e Educação", in Teoria e Educação, 1, 79-92.
Bourdieu, Pierre (1989) "Estruturas Mentais e Estruturas Sociais" in Teoria e Educação, 3, 113-119
Coleman, James (1968) "The Concept of Equality of Opportunity" Educação, Sociedade e Culturas, 34, pp 137-151
Parsons, Talcott (1968) (2003) “A Turma como Sistema Social” in S. Brito (org) Sociologia da Juventude, Rio de Janeiro: Zahar, 47-73
Stoer Stephen;
Escola e aprendizagem para o trabalho num país da (semi)periferia europeia. ISBN: 972-8353-60-X
Abrantes, Pedro (2009) Perder-se e encontrar-se à entrada da escola – transições e desigualdade na educação básica, in Sociologia, Problemas e Práticas, 60, 33-52
Almeida Ana Nunes de;
A^escola em Portugal. ISBN: 972-671-181-9
Silva Sofia Marques da;
Da casa da juventude aos confins do mundo. ISBN: 978-972-36-1217-2
Ball Stephen J.;
Choice, pathways and transitions post -16. ISBN: 0-7507-0860-3
Abrantes Pedro;
Os^sentidos da escola. ISBN: 972-774-179-7
Araújo, Helena C (2007) ”Política da Diferença e Cidadania na Nossa formação”, in Educação, Temas e Problemas, 3, pp. 159-168
Michael Young (2007) “Para que servem as escolas?”, Educação e Sociedade, 101, 1287-1302. (versão em inglês em Educação, Sociedade e Culturas 32)
Baudelot, Christian (1991) “Para que serve a Sociologia da Educação?” in Teoria e Educação, 3, 29-42
Bibliografia Complementar
• Arnot, Madeleine (2007) Masculinidades de Classse Trabalhadora, Escola e Justiça Social: revisitando o significado sociológico de Paul Willis em “Learning to Labour" in Educação, Sociedade e Culturas, 25, 9-42
• Araújo, Helena C. (2001) Género, Diferença e Cidadania na Escola: caminhos abertos para a mudança social? in D. Rodrigues (org) Educação e Diferença – valores e práticas para uma educação inclusiva, Porto: Porto Editora, pp. 143-154
• Araújo, Helena C, Rocha, Cristina & Fonseca, Laura; Girls' Secondary Education in Portugal (XVIIIth-XXth cent) in R. Rogers, J. Goodman & J. Albisetti (eds) Girls’ Secondary Education in the Western World, XVIIIth –XXth century. New York: Palgrave, 145-166
• Afonso, Almerindo J. (1991) Sociologia da Educação Não-Escolar: reactualizar um objecto ou construir uma nova problemática?, in S. Stoer e A. J Esteves (org) A Sociologia na Escola, Porto:Afrontamento, 81-96
• Arnot, Madeleine (2000) Gender Relations and Schooling in the New Century: conflicts and challenges, in Compare, 30,3, 293-302
• Arnot, Madeleine (2003) Sociologia da Pedagogia de Basil Bernstein. Diálogos femininos e elaborações feministas in Educação, Sociedade e Culturas, 19, 7.47
Bourdieu Pierre;
A^reprodução
• Rocha, Cristina e Ferreira, Manuela (2002) Aprender a Ser Rapaz entre Rapazes e Raparigas: masculinidades em duas escolas C+S do distrito do Porto, Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 42 (1-2), 49- 68+
Magalhães António M.;
A^escola para todos e a excelência académica
• Pais, José Machado (1990) Lazeres e Sociabilidades Juvenis - um ensaio de análise etnográfica, Análise Social, 108-109, 591-644.
Magalhães António M.;
A^escola para todos e a excelência académica
Gusmão Neusa Maria Mendes de;
Os^filhos de África em Portugal. ISBN: 972-671-131-2
• Guacira, Louro (1992) Uma Leitura da História da Educação sob a perspectiva do género, Teoria e Educação, 6, 53-67.
• Fonseca, Laura (2008). Transições à entrada do século XXI: Vozes, percursos e biografias escolares de jovens ciganas e payas. Educação, Sociedade & Culturas, (27), 51-72.
Fonseca Maria Laura Pereira da;
Vozes, silêncios e ruídos na educação escolar das raparigas
• Fonseca, Laura (2007) Contornos da escolarização das raparigas em Portugal: olhar sócio-histórico para ressignificar as mudanças educacionais e uma nova agenda de género em educação in ex-aequo,15, 69-87
• Bourdieu, Pierre (1971) Reprodução Cultural e Reprodução Social, in S. Grácio et al. Sociologia da Educação, Antologia I, Lisboa: Horizonte, 1982.
• Candeias, Antonio (2005) Modernidade, educação, criação de riqueza e legitimação política nos séculos XIX e XX em Portugal, in Análise Social, 176, 477-498
• Correia, José Alberto (1999) As ideologias educativas em Portugal nos últimos 25 anos in Revista Portuguesa de Educação, 12 (1), 81-110
• Cortesão, Luiza & Stoer, Stephen R. (1999) Levantando a Pedra - da pedagogia inter / multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização, Porto: Afrontamento, cap III
Domingos Ana Maria 070;
A^teoria de Bernstein em sociologia da educação
• Estevão, Carlos (2012) Políticas e valores em educação – repensar a educação pública como um direito, Braga: Universidade do Minho/Humus
• Estevão, Carlos (2003) Educação, Justiça e Cidadania in F. Silva e C. Estevão (org) A Construção de uma Escola Cidadã, Braga: Externato Infante D. Henrique, 15-32
Esteves António Joaquim 570;
A^sociologia na escola. ISBN: 972-36-0277-6
Fonseca Laura Pereira da;
Culturas juvenis, percursos femininos. ISBN: 972-774-107-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição; Debate;Trabalho de grupo; Apresentação de trabalhos pelos/as estudantes; Orientação tutorial;
Avaliação da aprendizagem; Leitura e análise de textos; Pesquisa bibliográfica; Elaboração de trabalhos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
44,00 |
|
|
| elaboração narrativa biográfica |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
|
2012-11-16 |
| interpretação/análise narrativa |
Trabalho escrito |
15,00 |
|
2012-12-15 |
| leitura textos |
Exame |
20,00 |
|
2012-12-15 |
| tutorias |
Participação presencial |
2,00 |
|
2013-01-12 |
| sintese presencial |
Exame |
2,00 |
|
2013-01-16 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Obtem-se frequência a esta unidade curricular:
- com assiduidade a 75% das aulas leccionadas
- elaboração e interpretação/análise da pequena narrativa biográfica, demonstrando apreensão e descodificação dos conceitos e sua aplicação nessa interpretação;
- com nota igual ou superior a 10 valores na síntese escrita, individual e presencial com duração de duas horas
Podem ir a exame final os/as estudantes que tenham frequentado um mínimo de 75% das horas de contacto previstas e não tenham obtido classificação igual ou superior a 10 na avaliação distribuída.
A não realização/apresentação de alguma actividade prevista nos métodos de avaliação terá como consequência a não obtenção de frequência à Unidade Curricular.
OS TRABALHADORES ESTUDANTES QUE NÃO POSSAM PARTICIPAR REGULARMENTE NAS ACTIVIDADES PRESENCIAIS DEVERÃO CONTACTAR AS DOCENTES, DESDE O INÍCIO DO ANO PARA ACORDAR A REALIZAÇÃO DE TRABALHOS A APRESENTAR.
O regime de avaliação adoptado pressupõe obrigatoriamente o cumprimento da assiduidade, sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
- elaboração e interpretação da narrativa acima mencionada, com apresentação -vale 40%.
- uma síntese, feita individualmente, com base no programa, durante um período de duas horas, no final do semestre. Esta componente de avaliação - cotada de 0-20 valores – vale 40%.
- participação nas aulas - 20%
Em síntese:
(20%+40%+40% = 100%)
Provas e trabalhos especiais
Os/As estudantes com estatutos específicos (e.g., TE) serão avaliados da mesma forma que os outros.
Os/As estudantes que, por lei, estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, deverão realizar as duas componentes de avaliação definidas anteriormente: trabalho prático e síntese. Para tal, deverão contactar no início do semestre a docente responsável.
Melhoria
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final é possível mediante a realização do exame.
Os/as estudantes podem requerer uma prova de melhoria de classificação uma única vez por UC, numa das duas épocas, normal ou de recurso, imediatamente subsequentes àquela em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha prova de avaliação prevista (Artigo 11.°, ponto 1. do “Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos da FPCE”).
Observações
Bibliografia Principal
Bibliografia:
Almeida, Ana Nunes e Vieira, Maria Manuel (2006) A Escola em Portugal; novos olhares, outros cenários, Lisboa: ICS
Araújo, Helena C. (2001) “Género, Diferença e Cidadania na Escola: caminhos abertos para a mudança social?” in D. Rodrigues (org,) Educação e Diferença – valores e prátivas para uma educação inclusiva, Porto: Porto Editora, pp. 143-154.
Ball, Stephen, Maguire, Meg & Macrae, Sheila (2000) Choice, Pathways and Transitions Post-16 – new youth, new economics in the global city, Londres/Nova Iorque: Routledge/Falmer.
Bernstein, Basil (1996) Pedagogy, Symbolic Control and Identity – theory, research, critique, Londres: Taylor & Francis.
Bourdieu, Pierre (1971) "Reprodução Cultural e Reprodução Social", in S. Grácio et al. Sociologia da Educação, I, Antologia, Lisboa: Livros Horizonte, 1982.
Cortesão, Luiza & Stoer, Stephen R. (1999) Levantando a Pedra - da pedagogia inter / multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização, Porto: Afrontamento.
Domingos, Ana M. et al. (1986) A Teoria de Bernstein em Sociologia da Educação, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Fonseca, Laura P. (2001) Culturas Juvenis, Percursos Femininos – experiências e subjectividades na educação de raparigas, Lisboa: Celta.
Gusmão, Neusa Mendes (2004) Os Filhos de África em Portugal – antropologia, multiculturalidade e educação, Lisboa: Instituto de Ciências Sociais.
Louro, Guacira (1992) "Uma Leitura da História da Educação sob a perspectiva do género", Teoria e Educação, 6, 53-67.
Pais, José Machado (1990) "Lazeres e Sociabilidades Juvenis - um ensaio de análise etnográfica", Análise Social, 108-109, 591-644.
Santos, Boaventura de Sousa (1998) Reinventar a Democracia, Lisboa: Gradiva.
Stoer, Stephen R. (2001) “Desocultando o Voo das Andorinhas: Educação inter/multicultural crítica como movimento social”, in Stoer, Stephen R., Cortesão, Luiza e Correia, José Alberto (orgs.) Transnacionalização da Educação - da crise da educação à ‘educação’ da crise, Porto: Ed. Afrontamento, 245-300
Stoer, Stephen R. e Araújo Helena C. (2000) Escola e Aprendizagem para o Trabalho num País da (Semi) periferia Europeia, Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Willis, Paul (1977) Aprendendo a Ser trabalhador, Porto Alegre: Artes Médicas, l991.