Sociology of Education
| Keywords |
| Classification |
Keyword |
| OFICIAL |
Sociology of Education |
Instance: 2012/2013 - 1S
Cycles of Study/Courses
Teaching language
Portuguese
Mandatory literature
Bernstein Basil B.;
Pedagogy, symbolic control and identity. ISBN: 0-8476-9576-X
Casanova, Maria José (2006) “A relação dos ciganos com a escola pública”, Interacções, 2, 153-178.
Louro, Guacira (2002) “Feminilidades e masculinidades em transição”, in ex-aequo, 7, 71-79
Charlot, Bernard (2009) “A escola e o mundo do trabalho” in Sísifo/Revista de Ciências da Educação, 10, 89-96
Willis Paul;
Aprendendo a ser trabalhador
Bernstein, Basil (1977) “A educação não pode compensar a sociedade” in S. Stoer e S. Grácio, Sociologia da Educação II, Lisboa: Horizonte, 19-31
Harker, Richard (1990) "Reprodução, Habitus e Educação", in Teoria e Educação, 1, 79-92.
Bernstein, Basil (1977) “A educação não pode compensar a sociedade” in S. Stoer e S. Grácio, Sociologia da Educação II, Lisboa: Horizonte, 19-31
Harker, Richard (1990) "Reprodução, Habitus e Educação", in Teoria e Educação, 1, 79-92.
Bourdieu, Pierre (1989) "Estruturas Mentais e Estruturas Sociais" in Teoria e Educação, 3, 113-119
Coleman, James (1968) "The Concept of Equality of Opportunity" Educação, Sociedade e Culturas, 34, pp 137-151
Parsons, Talcott (1968) (2003) “A Turma como Sistema Social” in S. Brito (org) Sociologia da Juventude, Rio de Janeiro: Zahar, 47-73
Stoer Stephen;
Escola e aprendizagem para o trabalho num país da (semi)periferia europeia. ISBN: 972-8353-60-X
Abrantes, Pedro (2009) Perder-se e encontrar-se à entrada da escola – transições e desigualdade na educação básica, in Sociologia, Problemas e Práticas, 60, 33-52
Almeida Ana Nunes de;
A^escola em Portugal. ISBN: 972-671-181-9
Silva Sofia Marques da;
Da casa da juventude aos confins do mundo. ISBN: 978-972-36-1217-2
Ball Stephen J.;
Choice, pathways and transitions post -16. ISBN: 0-7507-0860-3
Abrantes Pedro;
Os^sentidos da escola. ISBN: 972-774-179-7
Araújo, Helena C (2007) ”Política da Diferença e Cidadania na Nossa formação”, in Educação, Temas e Problemas, 3, pp. 159-168
Michael Young (2007) “Para que servem as escolas?”, Educação e Sociedade, 101, 1287-1302. (versão em inglês em Educação, Sociedade e Culturas 32)
Baudelot, Christian (1991) “Para que serve a Sociologia da Educação?” in Teoria e Educação, 3, 29-42
Complementary Bibliography
• Arnot, Madeleine (2007) Masculinidades de Classse Trabalhadora, Escola e Justiça Social: revisitando o significado sociológico de Paul Willis em “Learning to Labour" in Educação, Sociedade e Culturas, 25, 9-42
• Araújo, Helena C. (2001) Género, Diferença e Cidadania na Escola: caminhos abertos para a mudança social? in D. Rodrigues (org) Educação e Diferença – valores e práticas para uma educação inclusiva, Porto: Porto Editora, pp. 143-154
• Araújo, Helena C, Rocha, Cristina & Fonseca, Laura; Girls' Secondary Education in Portugal (XVIIIth-XXth cent) in R. Rogers, J. Goodman & J. Albisetti (eds) Girls’ Secondary Education in the Western World, XVIIIth –XXth century. New York: Palgrave, 145-166
• Afonso, Almerindo J. (1991) Sociologia da Educação Não-Escolar: reactualizar um objecto ou construir uma nova problemática?, in S. Stoer e A. J Esteves (org) A Sociologia na Escola, Porto:Afrontamento, 81-96
• Arnot, Madeleine (2000) Gender Relations and Schooling in the New Century: conflicts and challenges, in Compare, 30,3, 293-302
• Arnot, Madeleine (2003) Sociologia da Pedagogia de Basil Bernstein. Diálogos femininos e elaborações feministas in Educação, Sociedade e Culturas, 19, 7.47
Bourdieu Pierre;
A^reprodução
• Rocha, Cristina e Ferreira, Manuela (2002) Aprender a Ser Rapaz entre Rapazes e Raparigas: masculinidades em duas escolas C+S do distrito do Porto, Trabalhos de Antropologia e Etnologia, 42 (1-2), 49- 68+
Magalhães António M.;
A^escola para todos e a excelência académica
• Pais, José Machado (1990) Lazeres e Sociabilidades Juvenis - um ensaio de análise etnográfica, Análise Social, 108-109, 591-644.
Magalhães António M.;
A^escola para todos e a excelência académica
Gusmão Neusa Maria Mendes de;
Os^filhos de África em Portugal. ISBN: 972-671-131-2
• Guacira, Louro (1992) Uma Leitura da História da Educação sob a perspectiva do género, Teoria e Educação, 6, 53-67.
• Fonseca, Laura (2008). Transições à entrada do século XXI: Vozes, percursos e biografias escolares de jovens ciganas e payas. Educação, Sociedade & Culturas, (27), 51-72.
Fonseca Maria Laura Pereira da;
Vozes, silêncios e ruídos na educação escolar das raparigas
• Fonseca, Laura (2007) Contornos da escolarização das raparigas em Portugal: olhar sócio-histórico para ressignificar as mudanças educacionais e uma nova agenda de género em educação in ex-aequo,15, 69-87
• Bourdieu, Pierre (1971) Reprodução Cultural e Reprodução Social, in S. Grácio et al. Sociologia da Educação, Antologia I, Lisboa: Horizonte, 1982.
• Candeias, Antonio (2005) Modernidade, educação, criação de riqueza e legitimação política nos séculos XIX e XX em Portugal, in Análise Social, 176, 477-498
• Correia, José Alberto (1999) As ideologias educativas em Portugal nos últimos 25 anos in Revista Portuguesa de Educação, 12 (1), 81-110
• Cortesão, Luiza & Stoer, Stephen R. (1999) Levantando a Pedra - da pedagogia inter / multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização, Porto: Afrontamento, cap III
Domingos Ana Maria 070;
A^teoria de Bernstein em sociologia da educação
• Estevão, Carlos (2012) Políticas e valores em educação – repensar a educação pública como um direito, Braga: Universidade do Minho/Humus
• Estevão, Carlos (2003) Educação, Justiça e Cidadania in F. Silva e C. Estevão (org) A Construção de uma Escola Cidadã, Braga: Externato Infante D. Henrique, 15-32
Esteves António Joaquim 570;
A^sociologia na escola. ISBN: 972-36-0277-6
Fonseca Laura Pereira da;
Culturas juvenis, percursos femininos. ISBN: 972-774-107-X
Evaluation Type
Distributed evaluation with final exam
Assessment Components
| Description |
Type |
Time (hours) |
Weight (%) |
End date |
| Attendance (estimated) |
Participação presencial |
44,00 |
|
|
| biographical narrative construction |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
|
2012-11-16 |
| narrative analysis/interpretation |
Trabalho escrito |
15,00 |
|
2012-12-15 |
| reading texts |
Exame |
20,00 |
|
2012-12-15 |
| tutoring |
Participação presencial |
2,00 |
|
2013-01-12 |
| essay in classroom |
Exame |
2,00 |
|
2013-01-16 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|