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Metodologia de Avaliação de Projectos

Código: MED301     Sigla: MAP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2008/2009 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 27 Plano Oficial 2 - 4 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que o trabalho a desenvolver nesta UC permita que os estudantes:
Conheçam e confrontem representações pessoais sobre avaliação
Conheçam e compreendam critérios de cientificidade da avaliação
Reflictam sobre princípios subjacentes ao conceito de avaliação
Debatam especificidades de diversos modelos de avaliação
Reflictam sobre características, funções e efeitos de diversos tipos de avaliação, tendo como base os princípios que lhes estão subjacentes
Analisem papéis que incumbem a avaliadores e avaliados em diversos modelos avaliativos.

Pretende-se, assim, promover a aquisição, por parte dos estudantes, das seguintes competências:
Discutir e tomar posição em relação a critérios de cientificidade da avaliação.
Debater especificidades de diversos modelos de avaliação
Analisar características, funções e efeitos de diversos tipos de avaliação, tendo como base os princípios que lhes estão subjacentes.
Analisar papéis de avaliadores e avaliados em diversos modelos avaliativos
Analisar/aplicar modos de avaliar diversos a propósito de projectos e de instituições várias.

Programa

A centralidade que a existência de projectos tem vindo a ganhar, nas últimas décadas, em todos os campos da vida social e, assim, também, no campo educativo, justifica que se aprofunde a reflexão em torno das consequências que esta presença origina, no campo da educação. Por seu turno, a avaliação pode contribuir, de forma relevante, para impulsionar a reflexão, promover a melhoria e a mudança nos processos formativos. No entanto, para que a avaliação dê lugar a este tipo de contributos, isto é, para que possa promover o desenvolvimento e a melhoria de projectos e de outros processos formativos, é importante que ela se desenvolva numa dinâmica de implicação e de participação dos sujeitos no decurso da produção dos projectos como processos de (des)envolvimento.
Serão, assim, abordados, os seguintes conteúdos programáticos:
Estatuto de cientificidade da avaliação.
Modelos de avaliação:
Avaliação como medida
Avaliação como gestão
Avaliação como problemática do sentido
Avaliação – entre um lugar de poder e um processo de negociação

Bibliografia Obrigatória

Bonniol Jean-Jacques; Modelos de avaliação. ISBN: ISBN 85-7307-768-9
TERRASÊCA Manuela e CARAMELO João ; Apports d’un modèle institutionnel d’évaluation (évaluation institutionnelle) pour l’amélioration des pratiques de formation, 2006
Medina Rivilla Antonio 570; Evaluacion de programas educativos, centros y profesores. ISBN: 8-7991-018-6
Crahay Marcel 340; Évaluation et analyse des établissements de formation. ISBN: 2-8041-1934-3
Terrasêca Maria Manuela Martins Alves; Avaliação de sistemas de formação
Terrasêca Manuela; L.évaluation de programmes de formation
MADAUS, G., SCRIVEN, M.S. Y STUFFLEBEAM, D.L.; Evaluation Models. Viewpoints on Educational and Human Services Evaluation, : Kluwer-Nijhofl Publishing , 2000
MATOS Manuel ; Modelos de Desenvolvimento e Projecto Educativo”, in Construir uma Escola Inclusiva, Fundação para o Desenvolvimento do Vale de Campanhã, 1999
DEROUET-BESSON M. C. ; Projets d'Action Éducative et Contrat". In Contrats et Éducation, Ed. L'Harmattan, 1987

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de Exposição de conteúdos pela docente e pelos estudantes
Análise de casos - trabalho em pequenos grupos seguido de debate em grande grupo.
Conferências por especialistas das temáticas abordadas seguida de debate em grande grupo
Pesquisas, consultas e revisões da literatura
Estudo autónomo

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 69,00
apresentação de trabalho realizado em grupo Trabalho escrito 2009-01-09
Trabalho individual Trabalho escrito 2009-01-30
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

1. A avaliação distribuída sem exame final

2. A obtenção de frequência exige que o estudante não esteja ausente em mais de 25% das aulas previstas.

3. A classificação a atribuir nesta cadeira apoia-se: a) na avaliação de um trabalho de grupo realizado ao longo do semestre e a apresentar ao grande grupo, para debate.
b) na apresentação de uma breve reflexão individual sobre um ou mais conteúdos da UC.
Qualquer um dos elementos acima referidos será classificado numa escala de 0 a 20 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

1. Trabalho de grupo (relatório escrito) - A classificação a atribuir, individualmente, a este elemento participa em 70% da classificação total da disciplina.
2. reflexão individual - A classificação a atribuir a este elemento participa em 30% da classificação total da disciplina.

Provas e trabalhos especiais

A obtenção de uma classificação inferior a 8 valores em qualquer um dos elementos de avaliação implicará como mecanismo de recurso na própria avaliação distribuída, a realização de um teste escrito, sem consulta, sobre os conteúdos relacionados com esse elemento de avaliação, classificado numa escala de 0 a 20 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

1.Os estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas podem ser chamados a realizar uma prova ou trabalho especiais, destinados a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e previamente definidos na respectiva ficha de disciplina.”

2. A realização desta prova ocorrerá no decurso da época prevista para frequências e exames no final do semestre e assumirá a forma de prova escrita sem consulta, sendo que os estudantes que necessitem de a realizar terão que previamente proceder à sua inscrição nos serviços académicos (cf. ponto 8 do art. 9 do Regulamento de Avaliação).

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria de nota, os estudantes dispõem da oportunidade de realizar uma prova escrita, sem consulta que incidirá sobre o conjunto dos conteúdos da cadeira.
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