Seminário de Investigação I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2012/2013 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDCE |
23 |
Plano de Estudos Oficial 2007 |
1 |
- |
20 |
120 |
540 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos da unidade curricular:
. produzir conhecimentos interdisciplinares originais adequados à análise sistemática e crítica de projectos de investigação em educação;
. contactar investigadores/as e investigações reconhecidas do ponto de vista conceptual e metodológico;
- conceber um projecto de investigação que amplie o conhecimento existente no dominio das Ciências da Educação
Competências visadas:
. capacidade de conceber e desenvolver projectos de investigação no domínio das Ciências da Educação;
. capacidade de mobilizar quadros metodológicos inovadores adequados à compreensão da complexidade das situações educacionais e sociais;
. capacidade de fundamentar projectos inovadores adequados à compreensão da complexidade das situações educacionais e sociais.
Programa
Pretendendo esta unidade curricular (SI) propiciar condições que permitam, a cada doutoranda/a, identificar uma problemática de investigação pertinente e inovadora e delinear um projecto de tese, a sua organização pressupõe três tipos distintos de actividades: sessões de contacto com áreas de investigação do CIIE e com projectos/pesquisas em curso; leitura e debate de textos relevantes para a reflexão sobre o processo de concepção e desenvolvimento de uma tese de doutoramento; partilha e discussão colectivas de temáticas e procedimentos de investigação; apoio tutorial com vista ao delineamento e concretização de um projecto de tese.
As sessões dos três primeiros tipos são da responsabilidade colectiva da Comissão Científica do Programa Doutoral e asseguradas pelos elementos deste órgão, a primeira delas realizada em colaboração com as áreas do CIIE. As sessões tutoriais são da responsabilidade dos professores e professoras que orientam as teses e realizadas numa relação directa com cada doutorando/a.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Debate, leitura e análise de textos, trabalho de grupo, pesquisa bibliográfica, apoio tutorial e supervisão, formulação e escrita de um projecto.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
De acordo com o regulamento do programa doutoral
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação tem por base o projecto de doutoramento do/as doutorandos/as, que não deve exceder as 50 páginas, contemplando a identificação da problemática a investigar, o estado da arte, a operacionalização das questões de investigação e um esboço do “como-fazer” metodológico. O projecto será objecto de discussão na prova de qualificação por um júri de que faz parte a/o orientadora/o, um arguente externo e um membro da comissão cientifica, que preside. A prova é apresentada no final do 2º semestre.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com o regulamento do programa doutoral
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamento do programa doutoral
Melhoria de classificação
De acordo com o regulamento do programa doutoral