Seminário de Investigação I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Educação |
Ocorrência: 2010/2011 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PDCE |
20 |
Plano de Estudos Oficial 2007 |
1 |
- |
20 |
120 |
540 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos da unidade curricular:
. produzir conhecimentos interdisciplinares adequados à análise sistemática e crítica de projectos de investigação em educação;
. contribuir para estimular a produção de conhecimentos originais;
. criar oportunidades de contacto com investigadores/as e investigações reconhecidas.
Competências visadas:
. capacidade de conceber e desenvolver projectos de investigação no domínio das Ciências da Educação;
. capacidade de mobilizar quadros metodológicos inovadores adequados à compreensão da complexidade das situações educacionais e sociais;
. capacidade de fundamentar projectos inovadores adequados à compreensão da complexidade das situações educacionais e sociais.
Programa
Pretendendo esta unidade curricular (SI) propiciar condições que permitam enriquecer e concretizar os projectos de tese delineados na fase de concurso ao programa doutoral, a sua organização pressupõe três tipos distintos de actividades: sessões de aprofundamento de processos de organização das pesquisas e apresentação e debate dos projectos; leitura e debate de obras consideradas-chave ao desenvolvimento de trabalhos académicos; apoio tutorial.
As sessões dos dois primeiros tipos são da responsabilidade colectiva da Comissão Científica do Programa Doutoral e asseguradas pelos elementos deste órgão. As sessões tutoriais são da responsabilidade dos professores e professoras que orientam as teses e realizadas numa relação directa com cada doutorando/a.
A lista de obras a trabalhar nas sessões do segundo tipo é a seguinte:
*Bourdieu, Pierre (1999). A miséria do mundo, Petrópolis: Editora Vozes
*Correia, José Alberto (1998). Para uma Teoria Crítica em Educação, Porto: Porto Editora
*Santos, Boaventura Sousa (2000). A crítica da razão indolente, Porto: Edições Afrontamento
*Stoer, Stephen R. e Magalhães, António M. (2005). A Diferença Somos Nós: A Gestão da Mudança Social e as Políticas Educativas e Sociais, Porto: Edições Afrontamento.
*Young, Iris M. (2000). Inclusion and Democracy, Oxford: Oxford University Press
*Wallerstein, Immanuel, Juma, Calestous, Keller, Evelyn Fox, Kocka, Jurgen, Lecourt, Dominique, Mudimbe, Valentin, Mushakoji, Kinide, Prigogine, Ilya, Taylor, Peter e Trouillot, Michel-Rolph (1998). Para Abir as Ciências Sociais – Relatório da Comissão Gulbenkian sobre a Reestruturação das Ciências Sociais, Lisboa: Publicações Europa-América
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Actividades de contacto, num total 180 horas, e de que constam: Debate 56h; Trabalho de grupo 15h; Trabalho de campo orientado 15h; Apresentação de trabalhos pelos doutorandos/as 10h; Avaliação da aprendizagem 4h; Orientação tutorial 80h.
Actividades de trabalho autónomo, num total de 360 horas, e de que constam: Leitura e análise de textos 200h; Trabalho de grupo 20h; trabalho de pesquisa/campo 20h; Pesquisa bibliográfica 50h; Organização de apresentações de trabalhos 60h
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
De acordo com o regulamento do programa doutoral
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação tem por base o projecto de doutoramento revisto pelos/as doutorandos/as, que não deve exceder as 30 páginas, contemplando a identificação e operacionalização das questões de investigação e um primeiro esboço do “como-fazer” metodológico. O projecto será objecto de discussão por um júri de 3 professores do programa doutoral (incluindo o/a orientador/a) no final do 2º semestre.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com o regulamento do programa doutoral
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamento do programa doutoral
Melhoria de classificação
De acordo com o regulamento do programa doutoral