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Socioantropologia da Cultura

Código: E601     Sigla: SC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia da Educação

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 59 Plano Oficial 2007/2008 3 - 3 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular centra-se no impacto da globalização nas formas de sociabilidade existentes e naquelas que, nesse contexto, se encontram a emergir ao nível local, nacional e global, assim como nas reconfigurações conceptuais e políticas dos indivíduos e dos grupos como cidadãos e sujeitos/actores de mudança social. A unidade curricular configura as problemáticas da gestão dos processos de mudança social como ‘políticas da diferença’, isto é, no modo como, presentemente, a cidadania, a reflexividade e a afirmação das diferenças individuais e grupais estão a ser politicamente recompostas.

Objectivos:

•Identificar os impactos da globalização ao nível das sociabilidades existentes e das emergentes.
•Contribuir para a reflexividade profissional e política daqueles que desenham projectos para os ‘outros’ (definidos a partir da etnia, da classe, género, estilo de vida, etc.).
•Identificar as ‘diferenças’ individuais e grupais como sujeitos da sua própria acção social e individual.


Competências:

- Identificação, em contextos educacionais, do estatuto sociológico e epistemológico para que são remetidos os alvos dos projectos desenhados.
- Identificação em políticas e projectos dados dos modelos de relação com a diferença que pressupõem e veiculam.

Resultados da aprendizagem:

- Tradução para contextos de trabalho social dos estatutos sociológico e epistemológico atribuídos e assumidos pelos actores sociais em presença.
- Tradução, em contexto de projectos de intervenção, das implicações dos modelos de relação com a diferença para a reflexividade dos profissionais



Programa

Conteúdos programáticos:

1. ‘Nós’ e ‘Eles’ – Os Modelos de Relação com as Diferenças
2. A cultura como prática social
3. O Processo de Construção de Identidades numa Era de Transição: o papel da educação
4. Estrutura e Cultura: A mente cultural, a cultura nacional e o hibridismo e mestiçagem
5. Desenvolvimento e Cultura: o papel da educação.


Bibliografia Obrigatória

Somers, Margaret R., and Gibson, Gloria D.; Reclaiming the Epistemological "Other": Narrative and the Social Constitution of Identity», in Craig Calhoun (ed.), Social Theory and the Politics of Identity., Oxford: Blackwell Publishers Inc., 1996
Mohanty, S.P.; "Us and Them: On the Philosophical Bases of Political Criticism" Yale Journal of Rorty, Richard (2000) “Sobre o Etnocentrismo: Uma Resposta a Clifford Geertz” , Educação, Sociedade & Culturas , 1989
Stoer , Stephen R. e Magalhães, António M.; ‘A Diferença Somos Nòs’: a Gestão da Mudança Social e as Políticas Educativas e Sociais., Porto: Edições Afrontamento, 2005
Castells, Manuel; The Information Age: Economy, Society and Culture (vol II): The Power of Identity, Oxford: Blackwell Publishers, 1997
Rowland Robert; Antropologia, história e diferença

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Exposição
- Trabalho de grupo
- Discussão em pequeno e grande grupo
- Orientação tutorial
- Avaliação

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 54,00
Debate em grande grupo Participação presencial 20,00
Análise de textos Teste 5,00
Exame Exame 2,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

De acordo com o estipulado no “Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto" e as normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE, e de acordo com a modalidade de avaliação da disciplina (Avaliação através de exame final), o/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas, sendo necessária a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores para obter aproveitamento

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação do exame final corresponde à classificação final e é expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo necessária a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores para obter aproveitamento.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o número 4 do artigo 9º do “Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto" e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE, os/as estudantes que por lei estão dispensados/as da presença nas aulas poderão realizar a disciplina através do exame final, sendo, no entanto, adicionalmente, obrigados/as à apresentação de dois relatórios sobre dois dos temas do programa a combinar com o docente (assim como a data da respectiva entrega).

Melhoria de classificação

Os/as estudantes que pretendam melhorar a classificação final e aqueles que não obtiveram aproveitamento poderão fazê-lo através da realização de um exame escrito sobre os conteúdos programáticos da disciplina na época de recurso estipulada no calendário escolar.



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