Socioantropologia da Cultura
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Sociologia da Educação |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| LCED |
59 |
Plano Oficial 2007/2008 |
3 |
- |
3 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular centra-se no impacto da globalização nas formas de sociabilidade existentes e naquelas que, nesse contexto, se encontram a emergir ao nível local, nacional e global, assim como nas reconfigurações conceptuais e políticas dos indivíduos e dos grupos como cidadãos e sujeitos/actores de mudança social. A unidade curricular configura as problemáticas da gestão dos processos de mudança social como ‘políticas da diferença’, isto é, no modo como, presentemente, a cidadania, a reflexividade e a afirmação das diferenças individuais e grupais estão a ser politicamente recompostas.
Objectivos:
•Identificar os impactos da globalização ao nível das sociabilidades existentes e das emergentes.
•Contribuir para a reflexividade profissional e política daqueles que desenham projectos para os ‘outros’ (definidos a partir da etnia, da classe, género, estilo de vida, etc.).
•Identificar as ‘diferenças’ individuais e grupais como sujeitos da sua própria acção social e individual.
Competências:
- Identificação, em contextos educacionais, do estatuto sociológico e epistemológico para que são remetidos os alvos dos projectos desenhados.
- Identificação em políticas e projectos dados dos modelos de relação com a diferença que pressupõem e veiculam.
Resultados da aprendizagem:
- Tradução para contextos de trabalho social dos estatutos sociológico e epistemológico atribuídos e assumidos pelos actores sociais em presença.
- Tradução, em contexto de projectos de intervenção, das implicações dos modelos de relação com a diferença para a reflexividade dos profissionais
Programa
Conteúdos programáticos:
1. ‘Nós’ e ‘Eles’ – Os Modelos de Relação com as Diferenças
2. A cultura como prática social
3. O Processo de Construção de Identidades numa Era de Transição: o papel da educação
4. Estrutura e Cultura: A mente cultural, a cultura nacional e o hibridismo e mestiçagem
5. Desenvolvimento e Cultura: o papel da educação.
Bibliografia Obrigatória
Somers, Margaret R., and Gibson, Gloria D.; Reclaiming the Epistemological "Other": Narrative and the Social Constitution of Identity», in Craig Calhoun (ed.), Social Theory and the Politics of Identity., Oxford: Blackwell Publishers Inc., 1996
Mohanty, S.P.; "Us and Them: On the Philosophical Bases of Political Criticism" Yale Journal of Rorty, Richard (2000) “Sobre o Etnocentrismo: Uma Resposta a Clifford Geertz” , Educação, Sociedade & Culturas , 1989
Stoer , Stephen R. e Magalhães, António M.; ‘A Diferença Somos Nòs’: a Gestão da Mudança Social e as Políticas Educativas e Sociais., Porto: Edições Afrontamento, 2005
Castells, Manuel; The Information Age: Economy, Society and Culture (vol II): The Power of Identity, Oxford: Blackwell Publishers, 1997
Rowland Robert;
Antropologia, história e diferença
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Exposição
- Trabalho de grupo
- Discussão em pequeno e grande grupo
- Orientação tutorial
- Avaliação
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
54,00 |
|
|
| Debate em grande grupo |
Participação presencial |
20,00 |
|
|
| Análise de textos |
Teste |
5,00 |
|
|
| Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
De acordo com o estipulado no “Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto" e as normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE, e de acordo com a modalidade de avaliação da disciplina (Avaliação através de exame final), o/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas, sendo necessária a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores para obter aproveitamento
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação do exame final corresponde à classificação final e é expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo necessária a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores para obter aproveitamento.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o número 4 do artigo 9º do “Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto" e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE, os/as estudantes que por lei estão dispensados/as da presença nas aulas poderão realizar a disciplina através do exame final, sendo, no entanto, adicionalmente, obrigados/as à apresentação de dois relatórios sobre dois dos temas do programa a combinar com o docente (assim como a data da respectiva entrega).
Melhoria de classificação
Os/as estudantes que pretendam melhorar a classificação final e aqueles que não obtiveram aproveitamento poderão fazê-lo através da realização de um exame escrito sobre os conteúdos programáticos da disciplina na época de recurso estipulada no calendário escolar.