Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > E601

Socioantropologia da Cultura

Código: E601     Sigla: SC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia da Educação

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCE 3 Plano de transição 3 - 3 -
LCED 50 Plano Oficial 2007/2008 3 - 3 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

•Identificar os impactos da globalização ao nível das sociabilidades existentes e das emergentes.
•Contribuir para a reflexividade profissional e política daqueles que desenham projectos para os ‘outros’ (definidos a partir da etnia, da classe, género, estilo de vida, etc.).
•Identificar as ‘diferenças’ individuais e grupais como sujeitos da sua própria acção social e individual.


- Competências


•Identificar, em contextos educacionais, o estatuto sociológico e epistemológico para que são remetidos os alvos dos projectos desenhados.
•Identificar em políticas e projectos dados os modelos de relação com a diferença que pressupõem e veiculam.


Programa

Esta disciplina centra-se no impacto da globalização nas formas de sociabilidade existentes e naquelas que, nesse contexto, se encontram a emergir ao nível local, nacional e global, e nas reconfigurações conceptuais e políticas dos indivíduos e dos grupos como cidadãos e sujeitos/actores de mudança social. A disciplina configura as problemáticas da gestão dos processos de mudança social como ‘políticas da diferença’, isto é, no modo como, presentemente, a cidadania, a reflexividade e a afirmação das diferenças individuais e grupais estão a ser politicamente recompostas.


- Conteúdos programáticos:

1. ‘Nós’ e ‘Eles’ – Os Modelos de Relação com as Diferenças
2. A cultura como prática social
3. O Processo de Construção de Identidades numa Era de Transição: o papel da educação
4. Estrutura e Cultura: A mente cultural, a cultura nacional e o hibridismo e mestiçagem
5. Desenvolvimento e Cultura: o papel da educação.


Bibliografia Obrigatória

Castells, Manuel; The Information Age: Economy, Society and Culture (vol II): The Power of Identity, Oxford: Blackwell Publishers, 1997
Mohanty, S.P.; "Us and Them: On the Philosophical Bases of Political Criticism" Yale Journal of Rorty, Richard (2000) “Sobre o Etnocentrismo: Uma Resposta a Clifford Geertz” , Educação, Sociedade & Culturas , 1989
Rowland Robert; Antropologia, história e diferença
Somers, Margaret R., and Gibson, Gloria D.; Reclaiming the Epistemological "Other": Narrative and the Social Constitution of Identity», in Craig Calhoun (ed.), Social Theory and the Politics of Identity., Oxford: Blackwell Publishers Inc., 1996
Stoer , Stephen R. e Magalhães, António M.; ‘A Diferença Somos Nòs’: a Gestão da Mudança Social e as Políticas Educativas e Sociais., Porto: Edições Afrontamento, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Exposição
- Trabalho de grupo
- Discussão em pequeno e grande grupo
- Orientação tutorial
- Avaliação

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 26,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A avaliação da disciplina assumirá a forma de uma síntese da disciplina com as seguintes características:
. tempo de realização: 3 horas;
. âmbito: os temas respeitarão as matérias tratadas;
. condições de realização: trabalho individual com possibilidade de consulta.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final.

Provas e trabalhos especiais

Não tem.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Auno Erasmus por impossibilidade presencial em data do exame.

Melhoria de classificação

2ª época de exame.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-23 às 11:16:17 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico