| Código Oficial: | 9343 |
| Sigla: | PDPSI |
A unidade curricular “Métodos de Investigação-I” tem como objectivo proporcionar uma formação aprofundada em questões epistemológicas e metodológicas no domínio da investigação qualitativa em Psicologia. Mais especificamente:
(i) Conhecer os pressupostos, características, linguagem e lógica dos métodos de investigação qualitativa
(ii) Compreender a sua utilidade e forma de operacionalização no quadro da investigação em Psicologia;
(ii) Perspectivar globalmente as fases e os procedimentos necessários ao planeamento e à estruturação de projectos de investigação em Psicologia, desenvolvidos no quadro das metodologias qualitativas;
(iii) Contactar e ensaiar a utilização de algumas técnicas de recolha e de análise de dados qualitativos;
(iv) Reflectir criticamente sobre investigações de cariz qualitativo
Refletir sobre os pressupostos epistemológicos da Psicologia
Tornar-se progressivamente mais consciente acerca do processo de construção do conhecimento em Psicologia, articulando com a sua área mais específica de estudo
Aprofundar os conhecimentos teóricos sobre a ciência psicológica, enquadrando-os no domínio mais amplo das ciências sociais e humanas
Refletir sobre os pressupostos teóricos e opções da sua própria investigação
Refletir sobre o impacto dos paradigmas teóricos no processo de construção do conhecimento em Psicologia e especificamente na sua área de estudo.
O Seminário de Projeto I pretende contribuir para a conceção e desenvolvimento do projeto de tese, nas dimensões teórico-conceptual e metodológica, tendo como finalidade última realizar uma investigação científica relevante, original e significativa.
A unidade curricular “Métodos de Investigação II” visa a aquisição pelos estudantes de uma formação aprofundada em questões metodológicas no domínio da investigação em Psicologia.
Procura mais especificamente que se tornem capazes de:
(i) Refletir sobre as perspetivas epistemológicas clássicas na investigação científica;
(ii) Compreender os pressupostos e as características da investigação quantitativa, demonstrando a sua utilidade e forma de operacionalização no quadro da investigação em Psicologia, diferenciando-a da investigação qualitativa;
(iii) Perspetivar globalmente as fases e os procedimentos necessários ao planeamento e à estruturação de projetos de investigação em Psicologia, numa perspetiva de investigação quantitativa;
(iv) Adequar as técnicas de análise de dados quantitativos aos objetivos da investigação, bem como operacionalizar e utilizar algumas das principais técnicas;
(v) Avaliar as implicações metodológicas da opção por determinado tipo de análise de dados, bem como as vantagens e limitações de cada um;
(vi) Utilizar competentemente alguns softwares específicos na análise de dados quantitativos, com possibilidade de transferência para outros, conforme as exigências dos respetivos trabalhos de investigação.
À semelhança do Seminário de Projeto I, também o Seminário de Projeto II pretende contribuir para a conceção e desenvolvimento do projeto de tese, através do desenvolvimento de competências concetuais e metodológicas de investigação. Ao longo do 2º semestre, os estudantes trabalham na versão final do seu projeto de tese, que deverá ser submetida a uma prova de qualificação.
1. Ser capaz de reconhecer a escrita científica enquanto estilo de escrita próprio.
2. Conhecer as principais características da escrita científica e da revisão de pares.
3. Conhecer as principais convenções e normas adoptadas em Psicologia, em particular as da American Psychological Association, APA.
4. Ser capaz de elaborar trabalhos de apresentação científica de acordo com o estilo e convenções amplamente aceites na comunidade científica internacional da Psicologia e áreas afins (APA).
5. Conhecer as várias etapas do processo de submissão de manuscrito a publicação, incluindo a revisão e ressubmissão, e ser capaz de as concretizar (em particular, elaborar cartas ao Editor e resposta aos Revisores).
O Seminário de Investigação I tem como objetivo fazer o acompanhamento da implementação do trabalho de investigação do doutorando.
Esta Unidade Curricular visa acompanhar a elaboração e escrita da tese de doutoramento.