Código: | PDPSI24 | Sigla: | METI II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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PDPSI | 16 | Plano Oficial - 2015 | 1 | - | 12 | 96 | 324 |
Teorico-Prática: | 6,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 6,00 |
Anne Marie Germaine Victorine Fontaine | 5,00 | ||
Patrício Ricardo Soares Costa | 1,00 |
A unidade curricular “Métodos de Investigação II” visa a aquisição pelos estudantes de uma formação aprofundada em questões metodológicas no domínio da investigação em Psicologia.
Procura mais especificamente que se tornem capazes de:
(i) Refletir sobre as perspetivas epistemológicas clássicas na investigação científica;
(ii) Compreender os pressupostos e as características da investigação quantitativa, demonstrando a sua utilidade e forma de operacionalização no quadro da investigação em Psicologia, diferenciando-a da investigação qualitativa;
(iii) Perspetivar globalmente as fases e os procedimentos necessários ao planeamento e à estruturação de projetos de investigação em Psicologia, numa perspetiva de investigação quantitativa;
(iv) Adequar as técnicas de análise de dados quantitativos aos objetivos da investigação, bem como operacionalizar e utilizar algumas das principais técnicas;
(v) Avaliar as implicações metodológicas da opção por determinado tipo de análise de dados, bem como as vantagens e limitações de cada um;
(vi) Utilizar competentemente alguns softwares específicos na análise de dados quantitativos, com possibilidade de transferência para outros, conforme as exigências dos respetivos trabalhos de investigação.
MODULOS DE BASE - TOTAL 8- (obrigatórios) - 45 horas
Módulo 1 - (17 e 23 de Fevereiro)
Análise de Variância (6h00) Isabel Pinto
Módulo 2 – (24 de Fevereiro)
Testes não paramétricos (3h00) Patrício Costa
Módulo 3 - (2 e 3 de Março)
Regressões linear multipla e regressões logística (6h00) Fernando Ferreira Santos
Módulo 4 - (9 e 10 de Março; 16 e 17 de Março) Introdução à Meta-Análise: teoria e prática (12h00) - Fernando Ferreira Santos
Módulo 5 - (23 de Março)
Análise Factorial exploratória (3h00) Anne Marie Fontaine
Módulo 6 - (24 de Março)
Introdução à Análise Factorial Confirmatória (3h00) José Egídio Oliveira
Módulo 7 - (30 e 31 de Março)
Adaptação de instrumentos (6h00) - Susana Coimbra
Módulo 8 - (6 e 7 de Abril)
Análise de Clusters (6h00) - Raquel Barbosa
PÁSCOA 10 A 17 DE ABRIL
MÓDULOS OPTATIVOS – TOTAL 8 – 39 horas
Devem escolher pelo menos 15h
Podem, se quiserem, frequentar todos os módulos.
MÓDULO I – QUESTÕES PROPEDÊUTICAS DE ESTATÍSTICA – 9h
Módulo I-A - (2 de Fevereiro)
Questões propedêuticas de estatística: tipos de medidas e análise univariada. (3h00) Pedro Teixeira
Módulo I-B - (3 de Fevereiro)
Questões propedêuticas de estatística: análise bivariada, medidas de concordância e de associação (3h00) Pedro Teixeira
Módulo I-C – (9 de Fevereiro)
Questões propedêuticas de estatística: Inferência e hipótese nula (3h00) Pedro Teixeira
MÓDULO II – INTRODUÇÃO GERAL AOS MÉTODOS QUANTITATIVOS – 6h
Módulo II-D - (10 e 16 de Fevereiro)
Introdução geral as metodologias quantitativas: validade interna e externa (6h00) Anne Marie Fontaine
MÓDULO III – EQUAÇÕES ESTRUTURAIS – 12h
Módulo III-E – (20 e 21 e 27 de Abril)
Análise de trajectórias e Modelos de mediação e moderação (Equações Estruturais - AMOS) (9h00) Patrício Costa
Módulo III-F – (27 e 28 de Abril)
Análises Multigrupos (Equações Estruturais - AMOS) (3h00) Patrício Costa
MÓDULO IV – ANÁLISE DE DADOS DIÁDICOS – 3h
Módulo IV-G – (04 de Maio)
Análise de dados relacionais (3h00) Marisa Matias
MÓDULO V – ANÁLISE LINEAR HIERARQUICA – 6h
Módulo V-H – (05 e 06 de Maio)
Modelos lineares hierárquicos (SPSS) (6h00) João Marôco
QUEIMA DAS FITAS 8 A 13 DE MAIO
MÓDULO X – ESCARECIMENTO DE DUVIDAS - 6h
Módulo X – (18 e 19 de Maio ou 8 e 9 de Junho)
Esclarecimento de dúvidas e apoio às apresentações orais (optativos) e apresentações orais (6h00) Anne Marie Fontaine, Patrício Costa e Pedro Teixeira
PROGRAMAS das UC OPTATIVAS
MODULO I - QUESTÕES PROPEDÊUTICAS DE ESTATÍSTICA
Aula I-A (3 horas) – 4 de fevereiro 18h-21h
Aula I-B (3 horas) - 5 de fevereiro 18h-21h
Aula I-C (3 horas) – 11 de fevereiro 18h-21h
MÓDULO II – INTRODUÇÃO GERAL AOS MÉTODOS QUANTITATIVOS – 6h
Aula II-D (6 horas) – 10 e 16 de fevereiro 18h-21h
Introdução Geral às Metodologias Quantitativas: validade interna e externa
Objectivo global
Validade dos resultados
Etapas da investigação
Problema de pesquisa,
questão de partida e hipóteses
Variáveis: Definição e operacionalização,
estatuto, forma
Planos de observação
MÓDULO III – EQUAÇÕES ESTRUTURAIS – 12h
Aula III-E (9 horas) – 20, 21 e 27 de abril 18h-21h
Parte 1 (3h) - Mediação e Moderação em variáveis manifestas com recurso ao PROCESS (IBM SPSS Statistics)
Parte 2 (3h) - Mediação e Moderação em variáveis manifestas e latentes com recurso ao AMOS
Parte 3 (3h) - Resumo e esclarecimento de dúvidas
Aula III-F – ( 3 horas) – 27 e 28 de abril -18h-21h
Análise Multigrupos
MÓDULO V – ANÁLISE LINEAR HIERARQUICA – 6h
Aula V-H – ( 6 horas) – 5 e 6 de maio -18h-21h
Modelos Lineares Hierarquicos com o SPSS
RESUMO DOS MÓDULOS
Obrigatórios: 45h
Optativos: 36h– escolha mínima de 15h
AVALIAÇÃO
Apresentação de trabalhos individuais e avaliação contínua
Módulo de Avaliação - (18 e 19 de Maio ou 7 e 8 de Junho)
Apresentação de trabalhos individuais (6h00) Anne Marie Fontaine e Patrício Costa
Bibliografia
× Field, A. (2013). Discovering statistics using IBM SPSS statistics. Sage.
× Aron, A., Aron, E. N., & Coups, E. J. (2006). Statistics for Psychology (4th edition). New Jersey: Prentice Hall.
× Byrne, B. M. (2001). Structural Equation Modeling With AMOS: Basic Concepts, Applications, and Programming. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc.
× Carvalho, H. (2008). Análise Multivariada de dados qualitativos. Utilização da análise de correspondências múltiplas com o SPSS. Lisboa: Edições Sílabo.
× Hair, J.F., Anderson, R.E., Tatham, R.L., & Black, W.C. (1998). Multivariate data analysis. 5th Edition. New Jersey: Prentice-Hall.
× Kline, R.B. (2010). Principles and practice of structural equation modeling (3rd ed.). New York: Guilford Press.
× Marôco, J. (2010). Análise estatística. Com o PASW Statistics (ex-SPSS). Pêro Pinheiro: Report Number, Lda.
× Marôco, J. (2010). Análise de equações estruturais. Fundamentos teóricos, software e aplicações. Pêro Pinheiro: Report Number, Lda.
× Pestana, M.H. & Gageiro, J.N. (2005). Descobrindo a Regressão. Com a complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo.
× Tabachnick, B.G. & Fidell, L.S.(1996). Using multivariate statistics. 4thEdition. Boston: Allyn and Bacon.
× Tuckman, B. W. (2000). Manual de investigação em educação: Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
A bold estão assinaladas as referências obrigatórias.
Trabalhos teórico-práticos em grupos restritos nos quais são:
(i) apresentadas e trabalhadas as principais técnicas de análise de dados quantitativos;
(ii) criados momentos específicos que permitam ao estudante operacionalizar e utilizar tais técnicas;
(iii) ilustradas as suas potencialidades e limitações a partir da análise de artigos científicos apresentadas pelos alunos;
(iv) discutidas as suas potencialidades e limitações em função das questões de pesquisa de cada um;
(v) evidenciadas as suas implicações metodológicas.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 30,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
75% de presenças obrigatórias.
A frequência dos módulos optativos implica inscrição prévia. Tal inscrição corresponde a um compromisso de presença por parte do estudante.
(i) Descrição da parte metodológica de um artigo de investigação recorrendo às metodologias quantitativas e utilizando alguns dos métodos de análise de dados apresentados;
(ii) Avaliação da coherencia deste opção metodologica em função dos objectivos da pesquisa, e das suas vantagens e limitaçõeso em termos de desenho de investigação e de interpretação de resultados
2. Apresentação oral individual de 10 minutos a 18 ou 19 de maio ou 7 e 8 de Junho (30%):
(i) Descrição da parte metodológica do seu projeto de investigação recorrendo às metodologias quantitativas e utilizando alguns dos métodos de análise de dados apresentados;
(ii) Fundamentação das opções metodológicas e avaliação das suas implicações em termos do desenho de investigação e de interpretação de resultados.
3. Trabalho escrito (50%) – Até 6 páginas, entrelinha dupla, Times New Roman 12, normas da APA.
O resultado final resulta da média ponderada de ambas as componentes, sendo necessário obter um mínimo de 9,5 em cada uma para efetuar a média ponderada. O estudante realizará a UC se obtiver um mínimo de 10 valores.
Apenas para o trabalho escrito, com ponderação de 50%.