Código: | PDPSI25 | Sigla: | QAPSI II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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PDPSI | 17 | Plano Oficial - 2015 | 1 | - | 6 | 36 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Félix Fernando Monteiro Neto | Regente |
Seminário: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Seminário | Totais | 1 | 3,00 |
Anne Marie Germaine Victorine Fontaine | 0,75 | ||
Maria Selene Henriques da Graça Vicente | 0,75 | ||
Teresa Maria Pinto da Cruz Barreiros Leal | 0,75 | ||
Paula Mena Matos | 0,75 |
Espera-se que no final do semestre, os estudantes revelem maior capacidade de reflexão sobre o seu próprio trabalho de investigação, sobre o seu enquadramento em referenciais mais amplos e sobre as intersecções com outros projectos de investigação.
Área 1: Neurociências Cognitivas e Afetivas
Módulo: Funções Executivas: Construto, trajetórias desenvolvimentais, défices e implicações para a clínica e investigação.
Docente: Selene Vicente (com a colaboração na Aula 3 da Pós Doc Marisa Gomes Filipe)
1ª e 2ª aulas
Objetivo
Dar a conhecer um conjunto de investigação recente sobre as funções executivas, com implicações ao nível da avaliação e intervenção neuropsicológica, de modo a sensibilizar os estudantes e a orientar a reflexão/discussão em torno dos tópicos que se identificam nos conteúdos programáticos.
Conteúdos programáticos
Referências
Anderson, V., Jacobs, R., & Anderson, P. J. (Eds.). (2008). Executive Functions and the Frontal Lobes: A Lifespan Perspective. New York: Taylor & Francis Group.
Goldstein, S., & Naglieri, J. A. (Eds.). (2014). Handbook of Executive Functionning. New York: Springer.
Moreira, H., Lima, C. F., & Vicente, S. G. (2014). Examining executive dysfunction with the Institute of Cognitive Neurology (INECO) Frontal Screening (IFS): Normative values in a healthy sample and clinical utility in Alzheimer’s disease. Journal of Alzheimer’s Disease, 42, 261-273. doi: 10.3233/JAD-132348
3ª aula
Tema: Alterações do Neurodesenvolvimento: Perturbações do Espectro do Autismo, Perturbação de Hiperatividade / Défice de Atenção, e Perturbação da Aprendizagem Específica.
Objetivo
- Compreender a vulnerabilidade neuropsicológica em três quadros clínicos: Perturbações do Espectro do Autismo, Perturbação de Hiperatividade / Défice de Atenção, e Perturbação da Aprendizagem Específica;
- Aplicar os conhecimentos a casos práticos.
Conteúdos programáticos
Referências
Yeates, K. O., Ris, M. D., Taylor H. G., & Pennington B. F. (2009). Pediatric neuropsychology: Research, theory, and practice (2nd Ed.). Hillsdale, NJ: Erlbaum.
Semrud-Clikeman, M., Teeter Ellison, P. A. (2009). Child Neuropsychology: Assessment and Interventions for Neurodevelopmental Disorders (2nd Ed.). New York: Springer.
Área 2: Educação e Desenvolvimento
Módulo: VULNERABILIDADE E RESILIÊNCIA
Docente: Teresa Leal (com colaboração de Joana Cadima)
. modelo ecológico do risco (Garbarino & Ganzel, 2000)
. modelo cumulativo do risco (Gutman et al., 2003; Sameroff & Fiese, 2000)
. modelo da susceptibilidade diferencial (Pluess & Belsky, 2009, 2010)
. resiliência e modelo em cascata (Masten et al., 2005; Masten & Cicchetti, 2010)
. efeitos do risco cumulativo em competencias cognitivas, socioemocionais e de autorregulação (Cadima et al., 2010; Cadima et al., 2015a)
. efeitos diferenciais do risco e qualidade das interações (Cadima et al., 2015b)
. modelos em cascata, modelos de moderação e de mediação
Referências
Cadima, J., McWilliam, R., & Leal, T. (2010). Environmental risk factors and children’s literacy skills during the transition to elementary school. International Journal of Behavioral Development, 34, 24– 33. doi: 10.1177/0165025409345045.
Cadima, J., Gamelas, A. M., McClelland, M., & Peixoto, C. (2015). Associations between early family risk, children's behavioral regulation, and academic achievement in Portugal. Early Education & Development, DOI: 10.1080/10409289.2015.1005729
Cadima, J., Verschueren, K., Leal, T., & Guedes, C. (2015). Clasrroom interactions, dyadic teacher–child relationships, and self-regulation. Journal of Abnormal Child Psychology, DOI 10.1007/s10802-015-0060-5
Garbarino, J., & Ganzel, B. (2000). The human ecology of early risk. In J.P. Shonkoff & S.J. Meisels (Eds.), Handbook of early childhood intervention (2nd ed., pp. 76–93). New York: Cambridge University Press.
Gutman, L.M., Sameroff, A.J., & Cole, R. (2003). Academic growth curve trajectories from 1st grade to 12th grade: Effects of multiple social risk factors and preschool child factors. Developmental Psychology, 39, 777–790.
Masten, A. S., & Cicchetti, D. (2010). Developmental cascades. Development and Psychopathology, 22, 491-495, doi:10.1017/S0954579410000222
Masten, A. S., Roisman, G. I., Long, J. D., Burt, K. B., Obradović, J., Riley, J. R., ... & Tellegen, A. (2005). Developmental cascades: linking academic achievement and externalizing and internalizing symptoms over 20 years.Developmental psychology, 41(5), 733.
Pluess, M., & Belsky, J. (2009). Differential susceptibility to rearing experience: The case of childcare. The Journal of Child Psychology and Psychiatry, 50, 396–404.
Pluess, M., & Belsky, J. (2010). Differential susceptibility to parenting and quality child care. Developmental Psychology, 46, 379–390.
Sameroff, A.J., & Fiese, B.H. (2000). Transactional regulation: The developmen- tal ecology in early intervention. In J.P. Shonkoff & S.J. Meisels (Eds.), Handbook of early childhood intervention (2nd ed., pp. 135–159). Cambridge: Cambridge University Press.
Área 3: Relações, Saúde e Bem-estar
Módulo: resiliência, DESENVOLVIMENTO e adaptação psicossocial
Docente: Paula Mena Matos
Bibliografia
Brandão, T., Schulz, M. S., & Matos, P. M. (2016). Psychological adaptation after breast cancer: A systematic review of longitudinal studies. Psycho-oncology, Advance online publication 12 AUG 2016 | DOI: 10.1002/pon.4230doi: 10.1002/pon.4230
Carr, D. D., & Springer, K. W. (2010). Families and health research in the 21st century. Journal of Marriage and Family, 72, 743 – 761
Cassidy, J., & Shaver, P. R. (2010) (Eds.). Handbook of attachment: Theory, research, and clinical applications. Second Edition. New York: The Guilford Press.
Cicchetti, D. (2013). Annual research review: Resilient functioning in maltreated children – past, present, and future perspectives. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 54, 402-422. doi: 10.1111/j.1469-7610.2012.02608.x
Davydov, D. M., Stewart, R., Ritchie, K. & Chaudieu, I. (2010). Resilience and mental health. Clinical Psychology Review, 30, 479-495. doi:10.1016/j.cpr.2010.03.003
Lerner, R. M. (2006). Developmental science, developmental systems, and contemporary theories of human development. In R. M. Lerner (Ed.). Theoretical models of human development (Vol. 1) Handbook of Child Psychology (6th ed.) (pp. 1-17). Hoboken, NJ: Wiley.
Luthar, S. S. (2006). Resilience in development: A synthesis of research across five decades. In D. Cicchetti & D. J. Cohen (Eds.), Developmental psychopathology: Risk, disorder, and adaptation (pp. 740-795). New York: Wiley.
Mota, C. P. & Matos, P. M. (2015). Adolescents in institutional care: Significant adults, resilience and well-being. Child and Youth Care Forum, 44, 209-224. doi:10.1007/s10566-014-9278-6.
Saraiva, L. M., & Matos, P.M. (2016). Becoming an adult in Portugal: Negotiating pathways between opportunities and constraints. In R. Zausaskienne (Ed.), Emerging adulthood in a European context (pp. 117-137). New York: Routledge.
Vieira, J., Matias, M., Ferreira, T., Lopez, F., & Matos, P. M. (2016). Work-family experiences and children’s problem behaviors: The mediating role of the parent-child relationship. Journal of Family Psychology, 30, 419-430. http://dx.doi.org/10.1037/fam0000189
Área 4: Inclusão, Exclusão e Diversidade Cultural
MÓDULO: Resiliência perante a discriminação
Docente: Anne Marie Fontaine (com a colaboração de Jorge Gato, Daniela Freitas e de Mercè Falguera, Universidade de Barcelona)
2.1. Jovens em contexto escolar
2.2. Famílias formadas por pessoas LGBT
Bibliografia
Bucchianeri, M. M., Gower, A. L., McMorris, B. J., & Eisenberg, M. E. (2016). Youth experiences with multiple types of prejudice-based harassment. Journal of Adolescence, 51, 68–75. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2016.05.012
Coimbra, S., & Fontaine, A. M. (2015). Resiliência e habilidades sociais: Reflexões conceituais e práticas para uma nova geração [Resilience and social skills: conceptual and practical considerations for a new generation]. In Z. A. P. Del Prette, A. B. Soares, C. de S. Pereira-Guizzo, M. F. Wagner, & V. B. R. Leme (Eds.), Habilidades sociais: diálogos e intercâmbios sobre pesquisa e prática [Social skills: dialogues and exchanges on research and practice] (pp. 186–220). Novo Hamburgo: Synopsys.
Dessel, A. (2010). Prejudice in schools: Promotion of an inclusive culture and climate. Education and Urban Society, 42(4), 407–429. https://doi.org/10.1177/0013124510361852
Freitas, D. F. (2016). Resiliência perante a violência social: Perfis de ajustamento e mecanismos de proteção [Resilience in the face of social violence: Patterns of adjustment and protection mechanisms]. (Dissertação de doutoramento não publicada). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.
Gato, J. (2014). Homoparentalidades: Perspetivas Psicológicas. Coimbra Almedina.
Gato, J., & Fontaine, A.M. (2016). Predicting Attitudes Toward Lesbian and Gay Parent Families Among Portuguese Students from Helping Professions. International Journal of Sexual Health. Advance online publication. doi: 10.1080/19317611.2016.1268232
Gato, J., Santos, S., & Fontaine, A.M. (2016). To Have or Not to Have Children? That Is the Question. Factors Influencing Parental Decisions Among Lesbians and Gay Men. Sexuality Research and Social Policy. Advance online publication. doi: 10.1007/s13178-016-0268-3
Goldberg, A. E., & Allen, K. R. (2013). LGBT-Parent Families: Innovations in Research and Implications for Practice. New York: Springer.
Golombok, S. (2015). Modern Families: Parents and Children in New Family Forms. Cambridge: Cambridge University Press.
Ríos, M. F. (2013). Una madre, dos madres: Las maternidades de las mujeres lesbianas. In J. M. V. Río, M. J. M. Macarro, & D. A. Rubio (Coords.), Estudios sobre diversidad sexual en Iberoamérica (pp. 355-362). Aconcagua Libros.
Salmivalli, C., & Poskiparta, E. (2012). Making bullying prevention a priority in Finnish schools: The KiVa antibullying program. New Directions for Youth Development, 2012(133), 41–53. https://doi.org/10.1002/yd.20006
Szalacha, L. A., Erkut, S., Coll, C. G., Fields, J. P., Alarcón, O., & Ceder, I. (2003). Perceived discrimination and resilience. In S. S. Luthar (Ed.), Resilience and vulnerability: Adaptation in the context of childhood adversities (pp. 414–435). New York: Cambridge University Press.
Ttofi, M. M., Bowes, L., Farrington, D. P., & Lösel, F. (2014). Protective factors interrupting the continuity from school bullying to later internalizing and externalizing problems: A systematic review of prospective longitudinal studies. Journal of School Violence, 13(1), 5–38. https://doi.org/10.1080/15388220.2013.857345
Ungar, M. (2013). Resilience, trauma, context, and culture. Trauma, Violence, & Abuse, 14(3), 255–266. https://doi.org/10.1177/1524838013487805
Aulas expositivas sobre os modelos teóricos e a investigação empírica realizada em cada área científica à volta do tema geral das “Resiliências”.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 0,00 |
Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
A avaliação de Questões Aprofundadas de Psicologia II será efetuada com base num ensaio escrito até 10 páginas incluíndo Quadros, Tabelas e referências bibliográficas (formatação de acordo com as normas de escrita da tese de doutoramento) em que o estudante deverá explicitar o contributo de vários dos temas abordados para o estado da arte do projeto de investigação.
O ensaio escrito deve ser entregue até ao dia 9 de junho no Gabinete de Pós-Graduações.