Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início » Internacionalização » Reconhecimentos de Grau Académico

Cooperação internacional

Cooperação e graus académicos

voltar

Reconhecimentos de Grau Académico


A FMUP efetua o reconhecimento de graus académicos e diplomas de ensino superior, atribuídos por instituições de ensino superior (IES) estrangeiras, sendo este processo regulado desde 01 de janeiro de 2019 pelo Decreto-Lei nº 66/2018 .

Tipos de reconhecimento


Todos os três tipos de reconhecimento (automático, de nível e específico) têm a mesma validade legal, mas nem todos servem os mesmos objetivos.

Se pretende obter um reconhecimento do grau/nível da formação que detém (ex. grau de Licenciado) pode escolher o reconhecimento automático ou de nível.

Se, para além disso, pretende também obter um reconhecimento do curso/área científica (ex. Licenciado em Medicina) deverá escolher o reconhecimento específico. Só com este tipo de reconhecimento poderá aceder ao exercício da profissão.



Reconhecimento Automático:

Aplica-se a um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro cujo nível, objetivos e natureza sejam idênticos aos graus portugueses de Licenciado, Mestre e Doutor, ou de diploma técnico superior profissional, que conste na lista de graus e diplomas fixada pela Comissão Nacional de Reconhecimentos de Graus Estrangeiros . O reconhecimento automático é solicitado pelo titular do Diploma através do preenchimento do respetivo formulário .


Reconhecimento de Nível:

Aplica-se, por comparabilidade e de forma individualizada, a um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro, como tendo um nível correspondente a um grau académico ou diploma de ensino superior português. O reconhecimento de nível é requerido a uma Instituição de Ensino Superior pública que confira o grau ou diploma na mesma área de formação.

Na FMUP, existe reconhecimento de nível do grau académico ou diploma do curso de Medicina.


Reconhecimento Específico:

Aplica-se a um grau ou diploma de ensino superior estrangeiro idêntico a um grau académico ou diploma de ensino superior português, através de uma análise casuística do nível, duração e conteúdo programático, numa determinada área de formação, ramo de conhecimento ou especialidade. O reconhecimento específico é requerido a uma Instituição de Ensino Superior pública que confira o grau ou diploma na mesma área de formação.

Na FMUP, existe reconhecimento específico de grau académico do curso de Medicina.

Para iniciar o processo


O processo inicia-se online
  • Deve começar por preencher o formulário do pedido da Direção Geral do Ensino Superior (DGES), disponível apenas online, com o máximo cuidado e rigor, uma vez que essa informação não poderá ser alterada posteriormente.
  • Se desejar converter a sua classificação final para a escala portuguesa (aplicável no reconhecimento automático ou de nível), deve solicitar à IES de origem um documento em que conste a classificação final atribuída, a escala aplicável e qual a nota mínima positiva.
  • Deverá anexar uma tradução certificada por entidade competente, quando os documentos sejam redigidos numa língua estrangeira que não o espanhol, francês ou inglês.
  • Todos os documentos que não sejam apresentados na sua versão original (ou não sejam passíveis de consulta pública/assinatura), devem ser autenticados por uma das autoridades competentes para o efeito:
    • No país de emissão do documento: Apostila de Haia ou Consulado Português;
    • Em Portugal, através de uma das seguintes entidades: CTT, notários, advogados, solicitadores, Conservatórias, Juntas de Freguesia e Câmaras de Comércio e Indústria.
  • Todos os documentos devem ser submetidos em formato PDF. Cada documento deve corresponder a um ficheiro PDF.

Seguidamente, contacta-se a Reitoria da Universidade/IES selecionada
  • Após submissão de um pedido de reconhecimento de nível ou específico, e conversão ou atribuição de classificação final, e de forma a completar a instrução do processo, deverá contactar o serviço de Formação e Organização Académica da U.Porto , através do email: reconhecimentos@reit.up.pt.
  • A contagem do prazo dos pedidos de reconhecimento iniciará com o pagamento, suspendendo-se no caso de ausência de documentação.
  • Os valores aplicáveis aos pedidos de reconhecimento devem ser consultados na Tabela de Emolumentos da U.Porto.
  • A Reitoria da U. Porto é responsável pela verificação da conformidade da documentação, iniciar o processo de pagamento, e redireccionamento do pedido de reconhecimento para a faculdade. A partir deste momento, o candidato trata do reconhecimento de grau académico diretamente com a FMUP.
  • É um processo sem candidaturas ou inscrições, embora acompanhe o ritmo do ano letivo: se o processo der entrada na faculdade até 01 de setembro, o candidato efetuará provas sucessivas e eliminatórias entre janeiro e julho do ano civil seguinte:
    • Prova de língua portuguesa – para cidadãos não oriundos de países CPLP/ Comunidade dos Países de Língua Portuguesa;
    • Exame escrito na primeira quinzena de janeiro;
    • Prova prática – preferencialmente entre abril e maio;
    • Trabalho final escrito (dissertação/monografia/relatório curricular), a ser entregue até 6 meses após aprovação na prova prática e discussão deste trabalho até 2 meses após a entrega do trabalho.

Legislação Aplicável


Contactos para o reconhecimento de grau académico


No site da DGES poderá encontrar informações mais detalhadas sobre o processo de Reconhecimento de Graus e Diplomas Estrangeiros em Portugal .

Contacte o serviço de Formação e Organização Académica (FOA) da U. Porto para esclarecer as dúvidas que ainda possa ter.

Na FMUP, o serviço de apoio neste processo está disponível através do e-mail recgrau_mmed@med.up.pt.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2025-03-06 I  Página gerada em: 2025-05-10 às 04:44:27
Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Política de Captação e Difusão da Imagem Pessoal em Suporte Digital