
No âmbito das comemorações do seu bicentenário, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) irá celebrar o Natal com a apresentação da Ópera “Gianni Schicchi”, de Giacomo Puccini.
O espetáculo irá decorrer no dia 6 de dezembro, às 21h00, no Auditório do Centro de Investigação Médica (CIM-FMUP).
Nesta celebração, a FMUP dá continuidade à sua parceria com a Ópera na Academia e na Cidade (OAC). Em palco estarão a Orquestra e solistas da OAC, sob a direção musical do maestro José Ferreira Lobo. A encenação será de Alfonso De Filippis.
Esta será a quinta vez consecutiva que a FMUP brindará a sua comunidade académica com uma ópera ímpar, proporcionando um convívio único entre docentes, estudantes, técnicos e parceiros institucionais.
Em anos anteriores a FMUP foi cenário para a visitação de óperas de compositores de renome, como “A Flauta Mágica”, “O Barbeiro de Sevilha”, “As Bodas de Fígaro” e “Don Pasquale”.
A parceria entre a FMUP e a OAC, que visa aliar a medicina à cultura e à arte, já permitiu a realização, nos últimos anos, de diversos eventos musicais e a concretização da nova Unidade Curricular Medicina e Música – Para Além da Arte. O espetáculo contará ainda com a participação ativa dos estudantes que frequentam esta UC.
“Gianni Schicchi” é uma ópera cómica em um ato, da autoria do compositor Giacomo Puccini. A história desenrola-se em 1299, em Florença, na Itália. O protagonista é um homem astuto, que, perante a morte do mercador rico Buoso Donati, viúvo e sem descendência direta, elabora um plano para se fazer passar pelo falecido e ditar um novo testamento ao notário.
Com o património assim herdado, poderá, com a sua filha Lauretta, oferecer um dote ao namorado, o jovem Rinuccio, e celebrar o amor entre os dois.
Escrita em plena Primeira Guerra Mundial, esta ópera estreou a 14 de dezembro de 1918, no Metropolitan de Nova Iorque, com grande sucesso. A estreia europeia ocorreu menos de um mês depois, a 11 de janeiro de 1919, no Teatro Costanzi, em Roma.
Como explica o musicólogo Bernardo Mariano, “a trama de Gianni Schicchi provém de um episódio contado por Dante na sua Divina Comédia (Inferno, canto XXX) que exemplifica o grau de impostura e fraude a que um ser humano pode incorrer por cobiça”.
Integrado no programa de comemorações do bicentenário desta Faculdade, este evento é gratuito e está associado a uma campanha solidária. Todos os inscritos poderão contribuir com um donativo, que reverterá a favor da Responsabilidade Social da FMUP.
As inscrições encontram-se encerradas.