Go to:
Logótipo
Você está em: Start » News » Professor da FMUP e da Harvard Medical School apresenta novo «mindset» na aprendizagem

General news

Professor da FMUP e da Harvard Medical School apresenta novo «mindset» na aprendizagem

toggle layout

Nader Rifai foi convidado da primeira Conferência CAC Porto de 2025

fachada

Nader Rifai
, professor afiliado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e professor de Patologia da Harvard Medical School, foi o protagonista da Conferência CAC Porto – Centro Académico Clínico do Porto que decorreu no passado dia 12 de março, na Aula Magna da FMUP.

A ouvi-lo estiveram o diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, e o subdiretor da FMUP, Francisco Cruz, além de João Tiago Guimarães (que apresentou o conferencista) e António Sarmento (que abriu a sessão), professores desta Faculdade, entre outros membros da comunidade académica e profissionais de saúde.

Integrada nas celebrações do bicentenário da FMUP, esta primeira Conferência do CAC Porto em 2025 incidiu sobre o tema “Adaptative Learning-use in Laboratory Medicine”.

O conferencista convidado, que é também diretor no Boston Children's Hospital (Estados Unidos), investigou em lípidos e lipoproteínas e em biomarcadores de doença cardiovascular, ocupando cargos de relevo, nomeadamente como editor-in-chief da Clinical Chemistry e coeditor-in-chief do NEJM Knowledge+/AAC Learning Lab for Laboratory Medicine.

Na sua intervenção, Nader Rifai, que se tem dedicado, na última década, à disseminação da informação científica e e-learning, falou sobre a evolução do ensino e da aprendizagem desde tempos socráticos até à atualidade, centrando-se nas vantagens da “AI Adaptative Learning” em comparação com os métodos tradicionais.

“É um mindset, uma abordagem completamente diferente, que está a mudar o conceito de aprendizagem ao longo da vida”, referiu o professor.

Entre os méritos atribuídos a este método com recurso à inteligência artificial está a personalização, a adaptação da informação a cada indivíduo, existindo evidências, em programas com médicos e estudantes, de uma aprendizagem mais rápida, com maiores taxas de retenção, mais aprovações e melhores classificações.  

Segundo o professor afiliado da FMUP, o programa que desenvolveu (Learning Lab for Laboratory Medicine), com mais de 200 cursos e mais de 16 mil utilizadores em 156 países, não pretende substituir as ferramentas atuais, mas “acrescentar”, isto é, constituir-se como “uma ferramenta adicional ao atual armamentário”.

Do público, surgiram dois problemas que poderão associar-se a este tipo de ferramenta: a “competição” com o tempo livre do trabalhador, caso não seja utilizada durante o horário de trabalho, e o "isolamento" dos formandos.

No seu comentário final, antes de encerrar a Conferência, o diretor da FMUP considerou este programa como “um exemplo incrível”, pela atitude básica subjacente e pelas suas aplicações, esperando que possa servir de "inspiração".

A próxima Conferência CAC Porto será no dia 10 de abril, às 12h30, na Aula Magna, tendo como orador João Sérgio Neves, professor e investigador na FMUP, além de médico endocrinologista na ULS São João. O título da Conferência será “Agonistas do recetor GLP-1 e Risco Cardiovascular na Diabetes e Obesidade”.

As Conferências CAC Porto 2025, que juntam a FMUP e a ULS São João, integram-se nas celebrações dos 200 anos da FMUP, que decorrem ao longo deste ano. A entrada é livre para a comunidade académica, mediante inscrição prévia.

 

Próximas Conferências: CARTAZ

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Last update: 2025-05-21 I  Page created on: 2025-07-31 at 22:04:26
Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Digital Image Capture and Dissemination Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book