O Ciclo de Estudos Integrado do Mestrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto tem a duração de 12 semestres. Os 6 primeiros semestres (180 ECTS) conferem o grau de Licenciado em Ciências Básicas da Saúde e os 6 últimos (180 ECTS) o grau de Mestre em Medicina e, assim, a qualificação requerida para o acesso a todas as especialidades médicas.
A organização curricular permite aos estudantes contacto precoce com unidades de saúde e doentes e formação prática intensa, abrangente e adaptada às necessidades dos futuros médicos. Através de unidades curriculares opcionais os estudantes têm ainda oportunidade de diferenciar e personalizar a sua formação e de participar, desde muito cedo no percurso seu académico, em actividades diversas, designadamente de investigação biomédica.
No final do ciclo de estudos o estudante deverá ter adquirido sólida formação científica e ter desenvolvido todas as competências indispensáveis ao exercício idóneo e responsável da Medicina.
O ciclo de estudos tem uma duração de 4 semestres, correspondente a 120 créditos ECTS, sendo constituído por uma parte curricular com 60 ECTS e pela elaboração de uma dissertação com 57 créditos ECTS associados.
O ciclo de estudos tem uma duração de 4 semestres, correspondente a 120 créditos ECTS, sendo constituído por uma parte curricular com 60 ECTS e pela elaboração de uma dissertação com 60 créditos ECTS associados.
O 2º CE em Ciências Forenses (CF) da UP é um programa que permite a estudantes com áreas de formação variadas adquirir competências de nível teórico e prático, para obter uma especialização numa área das Ciências Forenses (Medicina Legal, Ciências Laboratoriais Forenses ou Ciências Psicológicas Forenses),bem como para desenvolver uma dissertação de mestrado nessa área.
O ciclo de estudos é constituído por: a) Um curso de mestrado, não conferente de grau, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, modulares, a que correspondem 60 créditos ECTS. Cada módulo deste curso de mestrado, avaliado de modo independente, tem em vista a aplicação da teoria psicodinâmica à prática psiquiátrica (semiologia, avaliação, diagnóstico e intervenção) e psicoterapêutica, bem como à investigação na área da saúde mental. A conclusão, com sucesso, de todos os módulos confere um diploma de curso de mestrado, não conferente de grau, em Psiquiatria e Psicoterapia Psicodinâmica. b) Uma unidade curricular de Preparação de Dissertação que corresponde a 3 ECTS, a decorrer no 2º ano. c) Uma dissertação de natureza científica, original e especialmente realizada para esse fim, a que correspondem 57 do total dos 120 ECTS do ciclo de estudos, cuja defesa em provas públicas permitirá a obtenção do grau de Mestre em Psiquiatria e Psicoterapia Psicodinâmica.
O Mestrado em Assistência Integral em Urgências e Emergências (MAIUE) é um programa de estudos em parceria com o Instituto de Estudios Médicos (IEM), em Barcelona, e pretende formar médicos e enfermeiros para o desempenho profissional em urgência e emergência.
O ciclo de estudos tem uma duração de 4 semestres, correspondente a 120 créditos ECTS, sendo constituído por uma parte curricular com 60 ECTS e pela elaboração de uma dissertação com 60 créditos ECTS associados.
O ciclo de estudos tem uma duração de 4 semestres, correspondente a 120 créditos ECTS, sendo constituído por uma parte curricular com 60 ECTS e pela elaboração de uma dissertação com 60 créditos ECTS associados.
O Mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental da FMUP tem como principal objetivo a formação e promoção da investigação científica na área da Psiquiatria e da Saúde Mental. Nos dois primeiros semestres, os alunos assistem a um programa curricular que visa a obtenção de objetivos e competências específicas, e que inclui oito temas fundamentais nomeadamente: metodologia de investigação, comportamento anormal, psiquiatria biológica, psicopatologia geral, patologia psiquiátrica (perturbações do humor, psicoses, dependências), psiquiatria de ligação e psicossomática, psiquiatria da infância e adolescência, gerontopsiquiatria, sexologia clínica, saúde mental, cultura e ciências sociais, psicoterapia psicodinâmica.
Este Mestrado recebe o contributo das diversas ciências que sustentam a produção de conhecimento e a atuação naárea científica das ciências da saúde e de outras áreas da ética, da saúde e da sociedade, tendo como objetivo a formação pós-graduada de indivíduos que desempenham ou pretendem desempenhar funções em diferentes contextos de bioética a nível clínico, na investigação ou participação em Comissões de Ética.
O ciclo de estudos tem uma duração de 4 semestres, correspondente a 120 créditos ECTS, sendo constituído por uma parte curricular com 60 ECTS e pela elaboração de uma dissertação com 54 créditos ECTS associados
A Informática Médica (IM) estuda os aspetos teóricos das ciências da informação, específicos à compreensão dos dados, informação e conhecimento biomédicos e a aplicação prática das tecnologias de informação em sistemas de saúde, tendo com objectivo o aumento da segurança, efetividade, eficiência, equidade e disponibilidade da prestação de cuidados.
Neste contexto, o Mestrado em IM visa a preparação dos estudantes para o desempenho de funções como gestores ou consultores de sistemas de informação em Saúde, gestores de projeto de Sistemas de Informação em Saúde ou investigadores na área da Informática para a saúde, nomeadamente em sistemas de apoio à decisão, e-Health, processamento de sinal e imagem médica e em segurança informática, entre outras.
Ciclo de estudos conferente do grau de Mestre, orientado para o laboratório, constituído por uma parte lectiva e o desenvolvimento de um projecto, ambos focados nas áreas da Medicina Molecular e Oncologia Molecular.Compreende 90 créditos e está aberto a licenciados nas áreas das ciências da vida
Avaliação/Acreditação do 2.º Ciclo de Estudos em Neurobiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)Documentos:ACEF/2021/1400951 — Decisão do Conselho de Administração - 03/01/22 ACEF/2021/1400951 — Guião autoavaliação - 04/02/2021Registo DGES:
Registo inicial: R/A -Cr 108/2015 de 15/05/2015
Estrutura curricular e plano de estudos - Despacho n.º 10360/2015
Criado na sequência da reforma dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal, o Mestrado em Cuidados de Saúde Primários da FMUP procura responder à necessidade de robustecer a quantidade ea qualidade da investigação desenvolvida no âmbito desta área. Para além de desenvolverem competências direcionadas à implementação das metodologias apropriadas de investigação específicas dos Cuidados de Saúde Primários e da Medicina Geral e Familiar, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver aptidões, experiência e conhecimento nas áreas mais inovadoras dos Cuidados de Saúde Primários.