Temas de Odontopediatria VI
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Dentárias |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S (edição n.º 1)
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final do curso, o estudante deverá ficar competente para o diagnóstico e tratamento de pacientes infantis. Para esse efeito deverá estar apto:
- em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.
- nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.
- a continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.
- a investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.
- a colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.
- a ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos Dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.
- a exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.
- a atuar como perito em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.
Resultados de aprendizagem e competências
Graduar profissionais em Odontopediatria que:
- Sejam competentes em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.
- Sejam competentes nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.
- Sejam capazes de continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.
- Estejam formados em Odontopediatria e sejam capazes de investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.
- Sejam capazes de colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.
- Sejam capazes de ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.
- Sejam competentes para exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.
- Sejam competentes para atuar como peritos em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
ASPETOS DE ORGANIZAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA
- Departamento de organização:
- modelo de uma consulta de Odontopediatria tanto no consultório privado como no hospital.
- equipamentos e instrumentos usados na referida consulta.
- recrutamento, selecção e preparação de pessoal auxiliar
- financiamento e administração de uma consulta de Odontopediatria .
- relações públicas.
- utilização de computadores na Odontopediatria clínica e na organização dos pacientes.
- posição ótima do paciente, praticante, assistente e local dos instrumentos para levar a cabo tarefas clínicas especiais.
- sequência mais eficiente para a realização de métodos clínicos especiais.
4.Legislação:
- regras e leis que se aplicam à prática da Odontopediatria
- responsabilidade e serviços vulneráveis a processos judiciais de má prática.
- seguros necessários à prática clínica.
- procedimentos a seguir quando submetidos a um processo judicial.
-
Ética profissional:
-
- comportamento e conduta esperados de um Odontopediatra como provedor de cuidados de saúde.
- padrões éticos que se aplicam às relações com o pessoal, pacientes e colegas de profissão.
- segurança de qualidade, como meio de definir objetivos, analisar o cuidado oral dado, e um contínuo melhoramento.
Diagnóstico e Plano de Tratamento:
Avaliação da informação por entrevista e aconselhamento dos pais com respeito a:
- história pré-natal, natal e neonatal.
- história do desenvolvimento.
- história médica.
- história dentária.
-avaliação da higiene oral.
-fatores de risco no desenvolvimento de cáries dentárias.
-hábito de sucção e risco de desenvolvimento precoce de maloclusões.
- história alimentar.
- situação social.
- examinar o bebé e a criança de um modo não ameaçador.
- diferenciar tumores orais e quistos, incluindo pérolas de Epstein, nódulos de Bohn, epúlides congénitas, linfangiomas.
- diagnosticar dentes imaturos (dentição natal e neonatal).
- diagnosticar e tratar cáries de biberão e outros tipos de cáries.
- tratar candidíase oral e estomatite herpética primária.
- lidar com emergências; relacionadas com traumatismos, bem como com situações não traumáticas.
- radiografias intra e extra orais.
- implicações clínicas de um nascimento antecipado.
- abuso/negligência da criança.
- condições patológicas e anomalias que podem ser diagnosticadas por radiografias.
- métodos e riscos envolvidos nas radiografias odontopediátricas.
- radiografias digitais e outras técnicas de imagiologia.
- examinar este grupo tendo em conta:
- avaliação do comportamento.
- exame extra oral.
- exame intra oral.
- considerar qualquer medida preventiva.
- avaliar a higiene oral e riscos de desenvolver cáries.
- diagnosticar a função motora oral.
- diagnosticar e lidar com a perda precoce ou substituição da dentição primária.
-
- diagnosticar sinais precoces de maloclusão.
- diagnosticar condições da polpa.
- diagnosticar a necessidade de medidas preventivas relacionadas com a saúde oral, selantes, nutrição e ingestão de flúor.
- avaliar desenvolvimento de oclusão.
- prevenir e tratar traumas.
- participar nas decisões de cuidados de saúde.
- diagnóstico e planos de tratamento ortodôntico.
- Mais de 12 anos de idade e adolescência
- diagnosticar sinais precoces de periodontites.
- avaliar o crescimento e o desenvolvimento.
- disfunção dos ligamentos temporomandibulares.
- abuso sexual.
- uso ilícito de drogas.
- perturbações alimentares.
Bibliografia Obrigatória
Guedes-Pinto A.C.;
Conduta clínica e psicologia em odontologia pediátrica. ISBN: 85-2-000041-X
Guedes-Pinto, Antonio Carlos;
Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Leache, Elena Barbería;
Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
David José Casimiro de Andrade; Relatório Pedagógico
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentações orais
Elaboração de artigos ciêntificos.
Palavras Chave
Ciências da Saúde
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
60,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
90,00 |
Estudo autónomo |
35,00 |
Frequência das aulas |
10,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Por favor consultar o regulamento UP.
Fórmula de cálculo da classificação final
Artigo 60% e trabalho - 30%
Assiduidade- 10%