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Temas de Odontopediatria VI

Código: EODP054     Sigla: TO VI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Dentárias

Ocorrência: 2023/2024 - 2S (edição n.º 1)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Curso de Especialização
Curso/CE Responsável: Especialização em Odontopediatria

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EODP 2 EODP - Plano de Estudos 2014/2015 3 - 5 45 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final do curso, o estudante deverá ficar competente para o diagnóstico e tratamento de pacientes infantis. Para esse efeito deverá estar apto:

- em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.

- nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.

- a continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.

- a investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.

- a colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.

- a ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos Dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.

- a exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.

- a atuar como perito em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.

Resultados de aprendizagem e competências

Graduar profissionais em Odontopediatria que:

- Sejam competentes em todas as áreas da Odontopediatria para o atendimento da criança em crescimento e desenvolvimento.

- Sejam competentes nas necessidades orais da criança convencional e da criança com necessidades especiais, desde o nascimento até à adolescência.

- Sejam capazes de continuar a adquirir conhecimentos e habilidades, relacionadas com a sua especialidade, durante toda a sua vida profissional.

- Estejam formados em Odontopediatria e sejam capazes de investigar nos âmbitos clínicos e da ciência básica da especialidade.

- Sejam capazes de colaborar em equipas multidisciplinares que tenham como objectivo a saúde infantil.

- Sejam capazes de ensinar os cuidados para a saúde bucal, tanto às crianças e seus cuidadores como a Médicos dentistas generalistas e pessoal integrante da equipa de saúde.

- Sejam competentes para exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos.

- Sejam competentes para atuar como peritos em odontopediatria e assuntos relacionados com a mesma.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

ASPETOS DE ORGANIZAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA

 



  1. Departamento de organização:



- modelo de uma consulta de Odontopediatria tanto no consultório privado como no hospital.

- equipamentos e instrumentos usados na referida consulta.

- recrutamento, selecção e preparação de pessoal auxiliar

- financiamento e administração de uma consulta de Odontopediatria .

- relações públicas.

 



  1. Uso de computadores:



- utilização de computadores na Odontopediatria clínica e na organização dos pacientes.

 



  1. Ergonomia:



 - posição ótima do paciente, praticante, assistente e local dos instrumentos para levar a cabo tarefas clínicas especiais.

- sequência mais eficiente para a realização de métodos clínicos especiais.

 

4.Legislação:

- regras e leis que se aplicam à prática da Odontopediatria

- responsabilidade e serviços vulneráveis a processos judiciais de má prática.

- seguros necessários à prática clínica.

- procedimentos a seguir quando submetidos a um processo judicial.



  1. Ética profissional:



  2. - comportamento e conduta esperados de um Odontopediatra como provedor de cuidados de saúde.

    - padrões éticos que se aplicam às relações com o pessoal, pacientes e colegas de profissão.

    - segurança de qualidade, como meio de definir objetivos, analisar o cuidado oral dado, e um contínuo melhoramento.

     

    Diagnóstico e Plano de Tratamento:

     



    1. O bebé e a criança



    Avaliação da informação por entrevista e aconselhamento dos pais com respeito a:

    - história pré-natal, natal e neonatal.

    - história do desenvolvimento.

    - história médica.

    - história dentária.

    -avaliação da higiene oral.

    -fatores de risco no desenvolvimento de cáries dentárias.

    -hábito de sucção e risco de desenvolvimento precoce de maloclusões.

    - história alimentar.

    - situação social.

    - examinar o bebé e a criança de um modo não ameaçador.

    - diferenciar tumores orais e quistos, incluindo pérolas de Epstein, nódulos de Bohn, epúlides congénitas, linfangiomas.

    - diagnosticar dentes imaturos (dentição natal e neonatal).

    - diagnosticar e tratar cáries de biberão e outros tipos de cáries.

    - tratar candidíase oral e estomatite herpética primária.

    - lidar com emergências; relacionadas com traumatismos, bem como com situações não traumáticas.

    - radiografias intra e extra orais.

    - implicações clínicas de um nascimento antecipado.

    - abuso/negligência da criança.

    - condições patológicas e anomalias que podem ser diagnosticadas por radiografias.

    - métodos e riscos envolvidos nas radiografias odontopediátricas.

    - radiografias digitais e outras técnicas de imagiologia.

     



    1. Dos 3 aos 6 anos



    - examinar este grupo tendo em conta:

    - avaliação do comportamento.

    - exame extra oral.

    - exame intra oral.

    - considerar qualquer medida preventiva.

    - avaliar a higiene oral e riscos de desenvolver cáries.

    - diagnosticar a função motora oral.

    - diagnosticar e lidar com a perda precoce ou substituição da dentição primária.



  3. - diagnosticar sinais precoces de maloclusão.

    - diagnosticar condições da polpa.

     



    1. Dos 6 aos 12 anos



     - diagnosticar a necessidade de medidas preventivas relacionadas com a saúde oral, selantes, nutrição e ingestão de flúor.

    - avaliar desenvolvimento de oclusão.

    - prevenir e tratar traumas.

    - participar nas decisões de cuidados de saúde.

    - diagnóstico e planos de tratamento ortodôntico.



    1. Mais de 12 anos de idade e adolescência



    - diagnosticar sinais precoces de periodontites.

    - avaliar o crescimento e o desenvolvimento.

    - disfunção dos ligamentos temporomandibulares.

    - abuso sexual.

    - uso ilícito de drogas.

    - perturbações alimentares.


Bibliografia Obrigatória

Guedes-Pinto A.C.; Conduta clínica e psicologia em odontologia pediátrica. ISBN: 85-2-000041-X
Guedes-Pinto, Antonio Carlos; Odontopediatria. ISBN: 85-7288-410-6
Leache, Elena Barbería; Odontopediatria. ISBN: 84-458-0358-1
David José Casimiro de Andrade; Relatório Pedagógico

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentações orais
Elaboração de artigos ciêntificos.

Palavras Chave

Ciências da Saúde

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 60,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 90,00
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 10,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Por favor consultar o regulamento UP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Artigo 60% e trabalho - 30%
Assiduidade- 10%
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