Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MIMD050106

Genética Orofacial

Código: MIMD050106     Sigla: GENORO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 65 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 5 - 3 45 81
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 5 - 3 45 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Capacitar os estudantes para efetuarem o atendimento médico-dentário de pacientes com necessidades específicas (com patologia genética e/ou hereditária, grávidas, bebés, puérperas, pacientes oncológicos sob tratamento quimioterápico e/ou radioterápico). Administrar competências aos estudantes (futuros médicos dentistas) para adquirirem capacidades de:

Solicitar testes genéticos aos seus pacientes, interpretar resultados de testes genéticos prescritos aos seus pacientes e compreender as suas implicações clínicas, identificar indivíduos de risco e procederem ao correto encaminhamento dos pacientes, integrar os futuros médicos dentistas na equipe multidisciplinar que trata o indivíduo geneticamente comprometido.   

Resultados de aprendizagem e competências

A abordagem integrada e progressiva do programa permitirá que os estudantes adquiram conhecimentos e as competências previstas nos objetivos, garantindo-se coerência entre os conteúdos programáticos. Serão implementadas estratégias que assegurem a assimilação dos conceitos após exposição dos conteúdos. Para garantir uma tomada de decisão racional e consciente, os estudantes serão confrontados com casos clínicos (presenciais ou apresentados em video) e discutidas opções para cada um deles. Com a exposição e discussão dos casos pretende-se dar ênfase à formulação de questões, à análise dos resultados e à resolução de situações clínicas reais. O estudante/futuro médico dentista deverá identificar sinais orofaciais/craniofaciais de patologia genética e/ou hereditária em pacientes específicos. Devem ainda ser capazes de identificar indivíduos de risco e saber como os encaminhar correctamente, solicitar testes genéticos e compreender as implicações clínicas dos resultados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

A aquisição dos conhecimentos pretendidos, que permita que o estudante adquira a capacidade de: identificar sinais orofaciais e craniofaciais de patologia genética e hereditária na generalidade da população e efetuar o atendimento de pacientes específicos em pacientes específicos (grávidas, bebés, puérperas, pacientes oncológicos); de solicitar testes genéticos aos seus pacientes; de interpretar os resultados dos testes genéticos prescritos aos seus pacientes e de ser capaz de identificar indivíduos de risco e proceder ao correto encaminhamento destes pacientes; assenta na aquisição anterior de conhecimentos prévios na área da genética médica, bem como, na sua integração à prática clínica iniciada recentemente.

Programa

Introdução à Genética Orofacial. A face e as doenças genéticas. Abordagem sistematizada em defeitos congénitos e/ou genéticos. Diagnóstico e rastreio prénatal. A consulta de pacientes específicos - Bebé, grávida e puérpera, paciente oncológico. Exame extraoral/intraoral. Protocolos de tratamento e novas abordagens terapeuticas - LLLT. Síndromes com expressão craniofacial e com interesse para o médico dentista. Patologias genéticas e/ou hereditárias com manifestações orofaciais (patologia gastrointestinal, dentária, gengival, da língua). Saliva e microfluidos - Testes genéticos. Cancro - suscetibilidade genética. Suscetibilidade à cárie dentária. Suscetibilidade à patologia em ortodontia. Suscetibilidade à patologia protética.Testes genéticos para patologia periodontal e para patologia peri-implantar.  Atualizações em Genética – aplicações à Medicina Dentária.

Bibliografia Obrigatória

Robert J. Gorlin,; Syndromes of the head and neck. ISBN: 0-19-504518-1
Mary Louise Buyse,; Birth defects encyclopedia. ISBN: 0-86542-228-1
Scully, Crispia.; A color atlas of orofacial health and disease in children and adolescents. 2005.. ISBN: 1841841021.
Laskaris, George. ; Color atlas of oral diseases in children and adolescents. , 2002. ISBN: 0865777896.
Strachan T. Read AP.; Human molecular genetics - Concepts and Applications., Bios (2ª Edição) , 2009
Lewis Ricki; Human genetics concepts and applications, McGrawHill Higher Education (20ª Edição), 2018. ISBN: 13: 978-1259700934
Nussbaum, Robert; McInnes Roderick; Willard, Huntington. ; Thompson & Thompson Genetics in Medicine, Elsevier (8ª Edição), 2016. ISBN: 978-1-4377-0697- 3.

Bibliografia Complementar

P. Vaz M. M. Gallas A. C. Braga J. C. Sampaio‐Fernandes A. Felino P. Tavares; IL1 gene polymorphisms and unsuccessful dental implants, Clin Oral Implants Res. , 2012
Margarida Sampaio Fernandes, Paula Vaz, Ana Cristina Braga, João Carlos Sampaio Fernandes, Maria Helena Figueiral; The role of IL-1 gene polymorphisms (IL1A, IL1B, and IL1RN) as a risk factor in unsuccessful implants retaining overdentures, Prosthodont Res. , 2017

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas e práticas.

Aulas teórico-práticas expositivas para adquirir, resumir e integrar novos conhecimentos. A exposição é efetuada com softwares adequados (PPT®/Prezi®) e vídeos temáticos. As aulas práticas visam a aquisição de conhecimentos sobre o modus operandi de consultas de medicina dentária em pacientes específicos em ambiente clínico. Serão ainda apresentados vídeos de consultas de Genética Orofacial efetuadas na Clínica da FMDUP, alusivas a casos clínicos que se encontrem ou já terminaram uma intervenção multidisciplinar. Paralelamente serão desenvolvidos trabalhos de grupo de estudantes, subordinados às temáticas mais atuais na área da Genética Orofacial, sob orientação tutorial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Exame 50,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 2,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 3,00
Frequência das aulas 4,00
Trabalho escrito 3,00
Total: 12,00

Obtenção de frequência

Vigora o regulamento de obtenção de frequência da FMDUP.




A obtenção  de frequência à Unidade Curricular só é possivel após realização das duas componentes da avaliação (T e P).




A aprovação à Unidade Curricular só é possivel com uma nota mínima final de 9,5 valores, sendo obrigatória uma nota mínima de 9 valores para cada uma das componentes T e P. 

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Teórica (T)
É efetuada através de um exame composto por perguntas de escolha múltipla com 5 ou mais alíneas. O aluno assinala todas as alíneas com V ou F. Cada alínea assinalada erradamente desconta 1/2 do valor da alínea correta. Este exame será cotado de 0 a 20 valores.

Avaliação Prática (P)
Atribuída pelo docente responsável em função da avaliação do trabalho desenvolvido pelo aluno (avaliação contínua – B1, trabalho de grupo escrito e/ou apresentação oral – B2). A nota atribuída é de 0 a 20 valores.

Nota final
A nota é obtida através da seguinte fórmula:
avaliação teórica (A)(exame escrito final) + avaliação prática (B)(avaliação contínua – B1, trabalho de grupo escrito e/ou apresentação oral – B2).
Fórmula de avaliação:A [50%]+ B[50%(25%B1 + 25%B2)].

A aprovação à unidade curricular só é efetuada com uma nota mínima de 9,5 valores, sendo a nota mínima para a avaliação teórica e para a avaliação prática de 9 valores.

A admissão a exame final ou a de recurso só é possível após a realização de um componente teórico e prático.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes cujo estatuto permita o regime de frequência e /ou avaliação especial poderão solicitar provas complementares de avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes cujo estatuto permita o regime de avaliação especial poderão solicitar a avaliação fora do calendário normal, sendo salvaguardadas as componentes da avaliação.

Melhoria de classificação

Para obtenção de melhoria de nota é obrigatório efetuar um exame com as componentes T e P da unidade curricular, mantendo-se o mesmo critério de avaliação aplicado à época de recurso.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 16:34:26 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias