Código: | MIMD040205 | Sigla: | OOMDPC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina Dentária |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Mestrado Integrado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina Dentária |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIMD | 66 | Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 | 4 | - | 6 | 117 | 162 |
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo | 4 | - | 6 | 117 | 162 |
Desenvolver autonomia na abordagem dos pacientes odontopediátrico e/ou com necessidades especiais, independentemente da sua condição sistémica demostrando competência na motivação e educação do paciente, elaboração do diagnostico, estabelecimento do plano de tratamento, avaliação dos resultados do tratamento e na identificação da necessidade de tratamento avançado e/ou multidisciplinar, bem como aptidão na execução do tratamento odontopediatrico.
Promover e desenvolver competência na área da prevenção primária em Saúde Oral num contexto clínico.
Promover e desenvolver competências de prevenção de saúde oral em contexto comunitário.
Conhecer as anomalias da oclusão e a generalidade dos tipos de aparelhos ortodônticos. Treinar e capacitar para o diagnóstico da má oclusão.
Integrar estes conhecimentos com o estudo dos casos clínicos e conseguir propor o tipo de aparelho ortodôntico adequado.
Ter adquirido competências para participar e desenvolver estratégias preventivas em programas de saúde oral comunitária
Situações especiais no desenvolvimento das arcadas dentárias e oclusão.
Especificidades do tratamento ortodôntico interceptivo em dentição temporária e mista.
A ortodontia corretiva nas diversas faixas etárias. As inclusões dentárias no tratamento ortodôntico- casos especiais dos caninos maxilar e dos terceiros molares. A interdisciplinares na casuística ortodôntica.
Tipos de aparelhos ortodônticos.
Casos clínicos : discussão de planos de tratamento
Prática clínica tutelada em crianças e jovens- Realização de atos de prevenção primária secundária e terciária.
Realização de ações de promoção de saúde oral em contexto de um programa de saúde oral comunitário.
Poderão ser disponibilizados aos estudantes artigos científicos atuais e relevantes no âmbito dos objectivos de aprendizagem.
Aulas Teórico-práticas e seminários
Aulas Práticas: Atividade clínica em pacientes e trabalho de campo
Avaliação distribuída sem exame final composta por:
Realização de testes nos temas das aulas teorico práticas
Apreciação da atividade clínica complementada por relatório dos procedimentos clínicos e do
trabalho de campo.
As horas de contacto em ensino teórico prático e seminários pretendem o incremento do conhecimento e competência no reconhecimento das patologias, do diagnóstico e do delinear estratégias terapêuticas adequadas.
As aulas clinicas permitem que os estudantes sejam capazes de aplicar os conhecimento, competências na realização de diagnóstico, tratamentos preventivos e a participação em programas de saúde oral comunitária, numa vertente de levantamento das necessidades de tratamento em Saúde Oral .
A elaboração de relatórios da atividade clínica condiciona a reflexão critica sobre os atos clínicos realizados e sobre a importância da promoção de saúde oral.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 30,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 10,00 |
Trabalho de campo | 20,00 |
Frequência das aulas | 70,00 |
Total: | 100,00 |