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Ortodontia, Odontopediatria e Medicina Dentária Preventiva e Comunitária

Código: MIMD040205     Sigla: OOMDPC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina Dentária

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 66 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 4 - 6 117 162
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 4 - 6 117 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Desenvolver autonomia na abordagem dos pacientes odontopediátrico e/ou com necessidades especiais, independentemente da sua condição sistémica demostrando competência na motivação e educação do paciente, elaboração do diagnostico, estabelecimento do plano de tratamento, avaliação dos resultados do tratamento e na identificação da necessidade de tratamento avançado e/ou multidisciplinar, bem como aptidão na execução do tratamento odontopediatrico. 

Promover e desenvolver competência na área da   prevenção primária  em Saúde Oral num contexto   clínico.

Promover e desenvolver competências de prevenção de saúde oral  em contexto comunitário. 

Conhecer as anomalias da oclusão e a generalidade dos tipos de aparelhos ortodônticos. Treinar e capacitar para o diagnóstico da má oclusão.
Integrar estes conhecimentos com o estudo dos casos clínicos e conseguir propor o tipo de aparelho ortodôntico adequado.   


Resultados de aprendizagem e competências

O estudante no final do semestre terá que demonstrar:

 Competência na motivação e educação do paciente num contexto de prevenção primária, elaboração do diagnostico, estabelecimento do plano de tratamento, avaliação dos resultados do tratamento e na identificação da necessidade de tratamento avançado e/ou multidisciplinar, bem como aptidão na execução do tratamento odontopediatrico numa vertente de promoção primária, secundária e terciária.

Ter competências  para o diagnóstico da má oclusão, incluindo a análise cefalométrica e a análise estética da face. Integrar estes conhecimentos com o estudo dos casos clínicos e conseguir propor o tipo de aparelho ortodôntico

 Ter adquirido competências  para participar e desenvolver estratégias preventivas em programas de saúde oral comunitária  

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos prévios constantes dos conteúdos programáticos  das  Unidades Curriculares de Saúde Pública Oral e Medicina Preventiva e Comunitária; Ortodontia Odontppediatria e Medicina Dentária Preventiva I e Ortodontia Odontppediatria e Medicina Dentária Preventiva II

Programa

 

Situações especiais no desenvolvimento das arcadas dentárias e oclusão.

Especificidades do tratamento ortodôntico interceptivo em dentição temporária e mista.

A ortodontia corretiva nas diversas faixas etárias. As inclusões dentárias no tratamento ortodôntico- casos especiais dos caninos maxilar e dos terceiros molares. A interdisciplinares na casuística ortodôntica.

Tipos de aparelhos ortodônticos.

Casos clínicos : discussão de planos de tratamento

Prática clínica tutelada em crianças e jovens- Realização de atos de prevenção  primária secundária e terciária.  

Realização de ações de promoção de saúde oral em contexto de um programa de saúde oral  comunitário.   

 

Bibliografia Obrigatória

David José Casimiro de Andrade; Textos escolhidos de odontopediatria. ISBN: 978-989-746-137-8
William R. Proffit; Contemporary Orthodontics. ISBN: 978-0-323-54387-3
James A., McNamara,; Orthodontics and dentofacial orthopedics. ISBN: 0-9635022-3-9
Christopher A et al ; Health Behaviour change in the Dental Practice . ISBN: 13:978-0-81-2106-1/2010
Walter, LF, Lemos, LM, Myaki, SI, Zuanon, ÂC; Manual de Odontologia para Bebês. ISBN: 9788536702254
Norman O. Harris; Primary Preventive Dentistry. ISBN: 978-1-29204-061-5

Bibliografia Complementar

José Antonio Canut Brusola; Ortodoncia clinica. ISBN: 84-345-2847-9
Thomas M. Graber; Dentofacial orthopedics with functional appliances. ISBN: 0-8151-3558-0
Docentes das Unidades Curriculares de Ortodontia ; Cadernos do Serviço de Ortodontia da FMDUP.

Observações Bibliográficas

Poderão ser disponibilizados aos estudantes artigos científicos atuais  e relevantes no âmbito dos objectivos de aprendizagem.  

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-práticas e seminários

 Aulas  Práticas:  Atividade clínica em pacientes  e trabalho de campo

Avaliação distribuída sem exame final composta por:

    Realização de testes nos temas das aulas teorico práticas 

    Apreciação da atividade clínica complementada por relatório dos procedimentos clínicos e do
    trabalho de campo.

As horas de contacto em ensino teórico prático   e seminários  pretendem o incremento do conhecimento e competência no reconhecimento das patologias, do diagnóstico e do delinear estratégias terapêuticas adequadas.


As aulas clinicas permitem que os estudantes sejam capazes de aplicar os conhecimento, competências na realização de diagnóstico, tratamentos preventivos e a participação em programas de saúde oral comunitária, numa vertente de levantamento das necessidades de tratamento em Saúde Oral .

A elaboração de relatórios da atividade clínica condiciona a reflexão critica sobre os atos clínicos realizados e sobre a importância da promoção de saúde oral.  

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 10,00
Trabalho de campo 20,00
Frequência das aulas 70,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Os estudantes obterão frequência desde que tenham presença em 75%  das aulas - 75% da totalidade das aulas TP e 75 % no ensino prático clinico / trabalho  de campo.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será obtida da seguinte forma :
Avaliação TP 30% + Avaliação Prática 70%.


Os estudantes terão que obter a nota minina de 10,0 valores  (10,0 em 20 valores)  em cada uma das  componentes de avaliação. 
Todas as compnentes de avaliação serão obrigatórias  independentemente do estatuto que o estudante auferir.

Provas e trabalhos especiais

Não estão contemplados provas ou trabalhos especiais.

Trabalho de estágio/projeto

Não estão contemplados Trabalho de estágio ou Projeto.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas do Conselho  Pedagógico em vigência no  ano  letivo de 2022/2023.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação poderá ser realizada na época de recurso e o estudante terá que realizar uma prova escrita.
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