Reabilitação Oral I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina Dentária |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os estudantes devem ser competentes no tratamento dos casos mais simples de reabilitação oral, com recurso à prótese fixa (PF) e removível (PR), demonstrando possuir conhecimentos, capacidades psicomotoras e sensibilidade estética. Concretizando, devem: dominar conceitos e terminologia da área científica; diagnosticar e avaliar os pacientes desdentados; estabelecer um relacionamento de confiança com os doentes; realizar história clinica e planeamento reabilitador, com alternativas e correspondentes previsões de custos; ser capaz de tratar com eficiência os casos mais simples de PF e PR; saber orientar os passos laboratoriais da confeção das próteses fixas e removíveis; estimular o interesse na aquisição de conhecimentos de atualização para ultrapassar dificuldades de abordagem em casos mais complicados; reconhecer e orientar os pacientes de pior prognóstico; integrar os conhecimentos de PF e PR na área mais abrangente da MD;ter conhecimento das novas tecnologias relacionadas com a UC.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem ser competentes em: dominar conceitos e terminologia da área científica; diagnosticar e avaliar os pacientes desdentados; estabelecer um relacionamento de confiança com os doentes; realizar história clinica e planeamento reabilitador, com alternativas e correspondentes previsões de custos; ser capaz de tratar com eficiência os casos mais simples de PF e PR; saber orientar os passos laboratoriais da confeção das próteses fixas e removíveis; estimular o interesse na aquisição de conhecimentos de atualização para ultrapassar dificuldades de abordagem em casos mais complicados; reconhecer e orientar os pacientes de pior prognóstico; integrar os conhecimentos de PF e PR na área mais abrangente da MD;ter conhecimento das novas tecnologias relacionadas com a UC.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Nesta UC realiza-se o atendimento clínico de doentes, para reabilitação com Prótese Fixa (coroas e pontes de pequena extensão) e de Prótese Removível (próteses parciais e totais, acrílicas e esqueléticas), que consta de: observação, história clínica e exame clínico do doente, diagnóstico, estudo e plano de tratamento, execução de passos clínicos, requisição e análise crítica de apoio laboratorial necessários ao tratamento de pacientes desdentados.
As aulas de prática clínica são tuteladas por um docente que além de apoio teórico-prático faz a avaliação dos estudantes. Todos os procedimentos devem ser previamente discutidos com o docente responsável e, nos casos menos comuns, é o próprio docente que realiza as demonstrações práticas.
Bibliografia Obrigatória
Herbert T. Shillingburg Jr.;
Fundamentals of fixed prosthodontics. ISBN: 0-931386-50-0
Stephen F. Rosenstiel,;
Contemporary fixed prosthodontics. ISBN: 0-8016-4172-1
George A. Zarb;
Prosthodontic treatment for edentulous patients. ISBN: 0-323-02296-0
Glen P. McGivney;
McCracken.s removable partial prosthodontics. ISBN: 0-8016-7964-8
Jeffrey P. Okeson;
Management of temporomandibular disorders and occlusion. ISBN: 0-323-04614-5
Peter E. Dawson;
Functional Occlusion. ISBN: 0-323-03371-7 /124.74
Daniel M. Laskin;
Temporomandibular disorders. ISBN: 0-86715-447-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologia de ensino: Prática clínica tutelada por um docente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
24,00 |
Frequência das aulas |
99,00 |
Trabalho escrito |
12,00 |
Total: |
135,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência: Presença em pelo menos 75% das aulas previstas. As presenças nas aulas serão comprovadas pela assinatura na Ficha do estudante fornecida pelo docente. Apresentação dos trabalhos clínicos (e respetivos relatórios) solicitados pelo corpo docente.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação da prática clínica, tendo em consideração a assiduidade e pontualidade, a familiaridade com o procedimento, a qualidade e a quantidade de apoio docente necessário, o nível de procedimento clínico, a avaliação correta do resultado clínico e o uso do protocolo clínico definido. – 80%
Avaliação dos relatórios dos doentes tratados – 20%
É, ainda, possível elaborar um trabalho científico, em grupos de 1-3 estudantes – não obrigatório - 20% da nota final
Todas as classificações superiores a 16 têm de "ser defendidas" em prova oral.