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Biopatologia II

Código: MIMD030201     Sigla: BIOPAT II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 60 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 3 - 4 63 108
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 3 - 4 63 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Compreender o conceito de neoplasia como alteração do crescimento e diferenciação celular/tecidular

  2. Compreender as bases de classificação e reconhecer os principais tipos de neoplasia humana

  3. Reconhecer os principais agentes tumorigénicos e seus mecanismos de ação

  4. Identificar as fases principais do desenvolvimento neoplásico e as características biológicas subjacentes

  5. Reconhecer as bases genéticas, epigenéticas e moleculares subjacentes ao processo de tumorigénese

  6. Compreender o papel desempenhado pela Anatomia Patológica, enquanto especialidade médica, na abordagem diagnóstica e definição da estratégia terapêutica dos pacientes

  7. Contextualizar a informação anátomo-patológica no conjunto dos dados clínicos, analíticos e imagiológicos dos pacientes

  8. Correlacionar as alterações morfológicas, macroscópicas, microscópicas, imunofenotípicas e genéticas com as manifestações clínicas de doença

  9. Integrar os conceitos gerais sobre Anatomia Patológica nos principais modelos clínicos de doença humana.

  10. Adquirir e utilizar linguagem médica adequada na discussão de casos e temas anátomo-clínicos

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Adquirir conceitos básicos sobre a classificação e características epidemiológicas dos principais tipos de neoplasia

  2. Identificar as principais características morfológicas dos tipos mais comuns de neoplasia humana

  3. Reconhecer o cancro como o resultado da acumulação de alterações genómicas, com base nas características do organismo e sua interação com agentes ambientais

  4. Compreender os principais mecanismos subjacentes ao processo de tumorigénese e sua contribuição para a evolução da doença

  5. Identificar e compreender as diferentes fases do processo diagnóstico em Anatomia Patológica, nomeadamente colheita de amostras, observação e descrição macroscópica, fixação, processamento, observação microscópica, estudos especiais e elaboração de relatório

  6. Aplicar procedimentos básicos de colheita e fixação de espécimes anátomo-patológicos e compreender o seu impacto na qualidade da informação diagnóstica

  7. Aprender a preencher corretamente os diversos tipos de requisição de exame anátomo-patológico e compreender a importância de fornecer informações clínicas com relevo para a interpretação morfológica

  8. Saber interpretar corretamente e criticamente a informação contida nos relatórios anátomo-patológicos, reconhecendo a necessidade de estabelecer uma correlação anátomo-clínica e as limitações inerentes à abordagem diagnóstica, nomeadamente em questões de amostragem e de representatividade

  9. Conhecer os principais tipos de patologia da cabeça e pescoço e os métodos anátomo-patológicos utilizados no seu diagnóstico

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Anatomia, Histologia, Fisiologia, Biopatologia I

Programa



  1. Neoplasia: conceitos básicos e classificação

  2. Agentes tumorigénicos: químicos, físicos, biológicos

  3. Biologia da célula neoplásica: transformação, crescimento e progressão; mecanismos de invasão, angiogénese e metastização; interação neoplasia / estroma; imunidade e cancro

  4. O cancro como doença genómica - bases moleculares do cancro e mecanismos de desregulação de genes associados a cancro: alterações cromossómicas, alterações genéticas e alterações epigenéticas

  5. Anatomia Patológica e princípios gerais da abordagem diagnóstica

  6. Patologia da cavidade oral

  7. Patologia das glândulas salivares

  8. Patologia dentária e periodontal

  9. Patologia da faringe e laringe

  10. Patologia endócrina da região da cabeça e pescoço

  11. Patologia das partes moles e osso da região da cabeça e pescoço

  12. Patologia hematolinfóide


Bibliografia Obrigatória

Vinay Kumar, Abul K. Abbas, Jon Aster (eds.).; Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease, 10th Edition, Elsevier, Philadelphia, 2020
Vinay Kumar, Abul K. Abbas, Jon Aster (eds.).; Robbins Basic Pathology, 10th Edition, Elsevier, Philadelphia, 2017
David S. Strayer, Emanuel Rubin; Rubin’s Pathology: Clinicopathologic foundations of Medicine, 7th Edition, Lippincott Williams and Wilkins, Philadelphia, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de ensino



  1. Sessões teóricas: exposição geral e discussão dos temas programáticos, privilegiando a relevância clínica dos conceitos e suas aplicações actuais ou potenciais, estimulando-se a interação entre os estudantes e os docentes através de uma discussão activa e participada

  2. Sessões teórico-práticas / seminários: Apresentação e discussão de temas anátomo-clínicos ilustrativos de cada área, com participação ativa dos estudantes.

  3. Sessões práticas: consolidação dos principais conceitos expostos nas sessões teóricas e teórico-práticas através da visualização de iconografia e de imagens histopatológicas representativas de cada área temática


Componentes da Avaliação



  1. Componente de “Avaliação teórica” (CAT): realização de teste, constituído por questões de escolha múltipla que incidem sobre os conhecimentos adquiridos nas sessões teórico-práticas, no final da lecionação do conteúdo programático de Biopatologia I. Este teste final é classificado de 0 a 20 valores, ficando aprovados na CAT os estudantes que obtenham classificação igual ou superior a 9,5 valores.



  2. Componente de “Avaliação prática” (CAP): avaliação contínua com base na apresentação e discussão de temas/casos anátomo-clínicos por grupos de estudantes nas aulas teórico práticas / seminários. Esta classificação é expressa na escala de 0 a 20 valores, ficando aprovados na CAP os estudantes que obtenham classificação igual ou superior a 9,5 valores.


Software

Moodle

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Anatomia patológica
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Patologia geral

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 63,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto é considerado que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas, conforme regulamentado existente na unidade orgânica.

Fórmula de cálculo da classificação final

A aprovação na Unidade Curricular de Biopatologia II implica a obtenção de classificação igual ou superior a 9,5 valores em ambos os componentes da avaliação (CAT e CAP).

Uma classificação negativa a um dos componentes conduz a reprovação.

 

A classificação final da unidade curricular (CFUC), é calculada através da seguinte fórmula:

CFUC = 0,5 x CAT + 0,5 x CAP

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos provas ou trabalhos especiais.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os previstos nas Normas de Avaliação e Orientação Pedagógica da Universidade do Porto.

Serão realizados em datas definidas pelo Conselho Pedagógico.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação na CAT será realizada nas datas a definir pelo Conselho Pedagógico.

A melhoria de classificação na CAP não está prevista pelo regulamento da Universidade do Porto.

Observações

Não aplicável
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