Biopatologia II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender o conceito de neoplasia como alteração do crescimento e diferenciação celular/tecidular
- Compreender as bases de classificação e reconhecer os principais tipos de neoplasia humana
- Reconhecer os principais agentes tumorigénicos e seus mecanismos de ação
- Identificar as fases principais do desenvolvimento neoplásico e as características biológicas subjacentes
- Reconhecer as bases genéticas, epigenéticas e moleculares subjacentes ao processo de tumorigénese
- Compreender o papel desempenhado pela Anatomia Patológica, enquanto especialidade médica, na abordagem diagnóstica e definição da estratégia terapêutica dos pacientes
- Contextualizar a informação anátomo-patológica no conjunto dos dados clínicos, analíticos e imagiológicos dos pacientes
- Correlacionar as alterações morfológicas, macroscópicas, microscópicas, imunofenotípicas e genéticas com as manifestações clínicas de doença
- Integrar os conceitos gerais sobre Anatomia Patológica nos principais modelos clínicos de doença humana.
- Adquirir e utilizar linguagem médica adequada na discussão de casos e temas anátomo-clínicos
Resultados de aprendizagem e competências
- Adquirir conceitos básicos sobre a classificação e características epidemiológicas dos principais tipos de neoplasia
- Identificar as principais características morfológicas dos tipos mais comuns de neoplasia humana
- Reconhecer o cancro como o resultado da acumulação de alterações genómicas, com base nas características do organismo e sua interação com agentes ambientais
- Compreender os principais mecanismos subjacentes ao processo de tumorigénese e sua contribuição para a evolução da doença
- Identificar e compreender as diferentes fases do processo diagnóstico em Anatomia Patológica, nomeadamente colheita de amostras, observação e descrição macroscópica, fixação, processamento, observação microscópica, estudos especiais e elaboração de relatório
- Aplicar procedimentos básicos de colheita e fixação de espécimes anátomo-patológicos e compreender o seu impacto na qualidade da informação diagnóstica
- Aprender a preencher corretamente os diversos tipos de requisição de exame anátomo-patológico e compreender a importância de fornecer informações clínicas com relevo para a interpretação morfológica
- Saber interpretar corretamente e criticamente a informação contida nos relatórios anátomo-patológicos, reconhecendo a necessidade de estabelecer uma correlação anátomo-clínica e as limitações inerentes à abordagem diagnóstica, nomeadamente em questões de amostragem e de representatividade
- Conhecer os principais tipos de patologia da cabeça e pescoço e os métodos anátomo-patológicos utilizados no seu diagnóstico
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Anatomia, Histologia, Fisiologia, Biopatologia I
Programa
- Neoplasia: conceitos básicos e classificação
- Agentes tumorigénicos: químicos, físicos, biológicos
- Biologia da célula neoplásica: transformação, crescimento e progressão; mecanismos de invasão, angiogénese e metastização; interação neoplasia / estroma; imunidade e cancro
- O cancro como doença genómica - bases moleculares do cancro e mecanismos de desregulação de genes associados a cancro: alterações cromossómicas, alterações genéticas e alterações epigenéticas
- Anatomia Patológica e princípios gerais da abordagem diagnóstica
- Patologia da cavidade oral
- Patologia das glândulas salivares
- Patologia dentária e periodontal
- Patologia da faringe e laringe
- Patologia endócrina da região da cabeça e pescoço
- Patologia das partes moles e osso da região da cabeça e pescoço
- Patologia hematolinfóide
Bibliografia Obrigatória
Vinay Kumar, Abul K. Abbas, Jon Aster (eds.).; Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease, 10th Edition, Elsevier, Philadelphia, 2020
Vinay Kumar, Abul K. Abbas, Jon Aster (eds.).; Robbins Basic Pathology, 10th Edition, Elsevier, Philadelphia, 2017
David S. Strayer, Emanuel Rubin; Rubin’s Pathology: Clinicopathologic foundations of Medicine, 7th Edition, Lippincott Williams and Wilkins, Philadelphia, 2014
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Métodos de ensino
- Sessões teóricas: exposição geral e discussão dos temas programáticos, privilegiando a relevância clínica dos conceitos e suas aplicações actuais ou potenciais, estimulando-se a interação entre os estudantes e os docentes através de uma discussão activa e participada
- Sessões teórico-práticas / seminários: Apresentação e discussão de temas anátomo-clínicos ilustrativos de cada área, com participação ativa dos estudantes.
- Sessões práticas: consolidação dos principais conceitos expostos nas sessões teóricas e teórico-práticas através da visualização de iconografia e de imagens histopatológicas representativas de cada área temática
Componentes da Avaliação
-
Componente de “Avaliação teórica” (CAT): realização de teste, constituído por questões de escolha múltipla que incidem sobre os conhecimentos adquiridos nas sessões teórico-práticas, no final da lecionação do conteúdo programático de Biopatologia I. Este teste final é classificado de 0 a 20 valores, ficando aprovados na CAT os estudantes que obtenham classificação igual ou superior a 9,5 valores.
-
Componente de “Avaliação prática” (CAP): avaliação contínua com base na apresentação e discussão de temas/casos anátomo-clínicos por grupos de estudantes nas aulas teórico práticas / seminários. Esta classificação é expressa na escala de 0 a 20 valores, ficando aprovados na CAP os estudantes que obtenham classificação igual ou superior a 9,5 valores.
Software
Moodle
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Anatomia patológica
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Patologia geral
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
45,00 |
Frequência das aulas |
63,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto é considerado que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas, conforme regulamentado existente na unidade orgânica.
Fórmula de cálculo da classificação final
A aprovação na Unidade Curricular de Biopatologia II implica a obtenção de classificação igual ou superior a 9,5 valores em ambos os componentes da avaliação (CAT e CAP).
Uma classificação negativa a um dos componentes conduz a reprovação.
A classificação final da unidade curricular (CFUC), é calculada através da seguinte fórmula:
CFUC = 0,5 x CAT + 0,5 x CAP
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos provas ou trabalhos especiais.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os previstos nas Normas de Avaliação e Orientação Pedagógica da Universidade do Porto.
Serão realizados em datas definidas pelo Conselho Pedagógico.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação na CAT será realizada nas datas a definir pelo Conselho Pedagógico.
A melhoria de classificação na CAP não está prevista pelo regulamento da Universidade do Porto.
Observações
Não aplicável