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Biopatologia I

Código: MIMD030101     Sigla: BIOPAT I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Mestrado Integrado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIMD 55 Plano Oficial a partir do ano letivo 2020/2021 3 - 4 63 108
NÃO INSCREVER - Plano exclusivo para uso administrativo 3 - 4 63 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos



  1. Reconhecer a “Patologia” como estudo de alterações estruturais, bioquímicas e funcionais das células, tecidos e orgãos, subjacentes ao desenvolvimento de doença



  2. Compreender os mecanismos fundamentais de adaptação, lesão e morte celular



  3. Reconhecer os principais tipos de inflamação, seus mecanismos e papel na regeneração e reparação tecidular



  4. Compreender os mecanismos subjacentes às alterações da parede vascular, hemostase e tromboembolismo



  5. Identificar exemplos de alterações do metabolismo, correlacionando os mecanismos com manifestações clínicas e patológicas



  6. Identificar as principais patologias associadas à desregulação do sistema imunitário e sua correlação com síndromes clínicas do foro imunológico



  7. Reconhecer os principais mecanismos celulares e moleculares subjacentes ao processo de envelhecimento e patologias associadas


Resultados de aprendizagem e competências


  1. Identificar e compreender os principais mecanismos subjacentes a doenças comuns

  2. Reconhecer as principais características morfológicas das lesões elementares em Patologia

  3. Identificar as características patológicas básicas de doenças comuns

  4. Reconhecer o contributo de factores do hospedeiro e do ambiente, e sua interação no desenvolvimento da doença

  5. Relacionar aspectos patológicos com as manifestações clínicas de doença

  6. Aprender e utilizar linguagem médica correcta e apropriada

  7. Reconhecer o impacto da Patologia no desenvolvimento de abordagens diagnósticas e terapêuticas inovadoras

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Patologia: definição, objectivos, evolução histórica e métodos de estudo

  2. Mecanismos de adaptação, lesão e morte celular

  3. Inflamação: definições e mecanismos: inflamação aguda e inflamação crónica

  4. Mecanismos de reparação e regeneração tecidular

  5. Arteriosclerose, alterações hemodinâmicas e tromboembólicas

  6. Ambiente, metabolismo e doença: etilismo, tabagismo, diabetes mellitus e síndrome (dis)metabólico

  7. Imunopatologia: mecanismos gerais, reações de hipersensibilidade, autoimunidade, imunodeficiência e rejeição de transplantes

  8. Mecanismos celulares e moleculares envolvidos no processo de envelhecimento e patologias associadas

Bibliografia Obrigatória

Vinay Kumar, Abul K. Abbas, Jon Aster (eds.).; Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease, 10th Edition, Elsevier, Philadelphia, 2020
David S. Strayer, Emanuel Rubin; Rubin’s Pathology: Clinicopathologic foundations of Medicine, 7th Edition, Lippincott Williams and Wilkins, Philadelphia, 2014
Vinay Kumar, Abul K. Abbas, Jon Aster (eds.).; Robbins Basic Pathology, 10th Edition, Elsevier, Philadelphia, 2017

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos de ensino



  1. Sessões teóricas: exposição geral e discussão dos temas programáticos, privilegiando a relevância clínica dos conceitos e suas aplicações actuais ou potenciais, estimulando-se a interação entre os estudantes e os docentes através de uma discussão activa e participada

  2. Sessões teórico-práticas / seminários: Apresentação e discussão de temas anátomo-clínicos ilustrativos de cada área, com participação ativa dos estudantes.

  3. Sessões práticas: consolidação dos principais conceitos expostos nas sessões teóricas e teórico-práticas através da visualização de iconografia e de imagens histopatológicas representativas de cada área temática


Componentes da Avaliação



  1. Componente de “Avaliação teórica” (CAT): realização de teste, constituído por questões de escolha múltipla que incidem sobre os conhecimentos adquiridos nas sessões teórico-práticas, no final da lecionação do conteúdo programático de Biopatologia I. Este teste final é classificado de 0 a 20 valores, ficando aprovados na CAT os estudantes que obtenham classificação igual ou superior a 9,5 valores.



  2. Componente de “Avaliação prática” (CAP): avaliação contínua com base na apresentação e discussão de temas/casos anátomo-clínicos por grupos de estudantes nas aulas teórico práticas / seminários. Esta classificação é expressa na escala de 0 a 20 valores, ficando aprovados na CAP os estudantes que obtenham classificação igual ou superior a 9,5 valores.


Software

Moodle

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Patologia geral

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 63,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto é considerado que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas, conforme regulamentado existente na unidade orgânica.

Fórmula de cálculo da classificação final

A aprovação na Unidade Curricular de Biopatologia I implica a obtenção de classificação igual ou superior a 9,5 valores em ambos os componentes da avaliação (CAT e CAP).

Uma classificação negativa a um dos componentes conduz a reprovação.

 

A classificação final da unidade curricular (CFUC), é calculada através da seguinte fórmula:

CFUC = 0,5 x CAT + 0,5 x CAP

Provas e trabalhos especiais

Não estão previstos provas ou trabalhos especiais.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os previstos nas Normas de Avaliação e Orientação Pedagógica da Universidade do Porto.

Serão realizados em datas definidas pelo Conselho Pedagógico.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação na CAT será realizada nas datas a definir pelo Conselho Pedagógico.

A melhoria de classificação na CAP não está prevista pelo regulamento da Universidade do Porto.

Observações

Não aplicável.
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