Biopatologia I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
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Reconhecer a “Patologia” como estudo de alterações estruturais, bioquímicas e funcionais das células, tecidos e orgãos, subjacentes ao desenvolvimento de doença
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Compreender os mecanismos fundamentais de adaptação, lesão e morte celular
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Reconhecer os principais tipos de inflamação, seus mecanismos e papel na regeneração e reparação tecidular
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Compreender os mecanismos subjacentes às alterações da parede vascular, hemostase e tromboembolismo
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Identificar exemplos de alterações do metabolismo, correlacionando os mecanismos com manifestações clínicas e patológicas
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Identificar as principais patologias associadas à desregulação do sistema imunitário e sua correlação com síndromes clínicas do foro imunológico
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Reconhecer os principais mecanismos celulares e moleculares subjacentes ao processo de envelhecimento e patologias associadas
Resultados de aprendizagem e competências
- Identificar e compreender os principais mecanismos subjacentes a doenças comuns
- Reconhecer as principais características morfológicas das lesões elementares em Patologia
- Identificar as características patológicas básicas de doenças comuns
- Reconhecer o contributo de factores do hospedeiro e do ambiente, e sua interação no desenvolvimento da doença
- Relacionar aspectos patológicos com as manifestações clínicas de doença
- Aprender e utilizar linguagem médica correcta e apropriada
- Reconhecer o impacto da Patologia no desenvolvimento de abordagens diagnósticas e terapêuticas inovadoras
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Patologia: definição, objectivos, evolução histórica e métodos de estudo
- Mecanismos de adaptação, lesão e morte celular
- Inflamação: definições e mecanismos: inflamação aguda e inflamação crónica
- Mecanismos de reparação e regeneração tecidular
- Arteriosclerose, alterações hemodinâmicas e tromboembólicas
- Ambiente, metabolismo e doença: etilismo, tabagismo, diabetes mellitus e síndrome (dis)metabólico
- Imunopatologia: mecanismos gerais, reações de hipersensibilidade, autoimunidade, imunodeficiência e rejeição de transplantes
- Mecanismos celulares e moleculares envolvidos no processo de envelhecimento e patologias associadas
Bibliografia Obrigatória
Vinay Kumar, Abul K. Abbas, Jon Aster (eds.).; Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease, 10th Edition, Elsevier, Philadelphia, 2020
David S. Strayer, Emanuel Rubin; Rubin’s Pathology: Clinicopathologic foundations of Medicine, 7th Edition, Lippincott Williams and Wilkins, Philadelphia, 2014
Vinay Kumar, Abul K. Abbas, Jon Aster (eds.).; Robbins Basic Pathology, 10th Edition, Elsevier, Philadelphia, 2017
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Métodos de ensino
- Sessões teóricas: exposição geral e discussão dos temas programáticos, privilegiando a relevância clínica dos conceitos e suas aplicações actuais ou potenciais, estimulando-se a interação entre os estudantes e os docentes através de uma discussão activa e participada
- Sessões teórico-práticas / seminários: Apresentação e discussão de temas anátomo-clínicos ilustrativos de cada área, com participação ativa dos estudantes.
- Sessões práticas: consolidação dos principais conceitos expostos nas sessões teóricas e teórico-práticas através da visualização de iconografia e de imagens histopatológicas representativas de cada área temática
Componentes da Avaliação
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Componente de “Avaliação teórica” (CAT): realização de teste, constituído por questões de escolha múltipla que incidem sobre os conhecimentos adquiridos nas sessões teórico-práticas, no final da lecionação do conteúdo programático de Biopatologia I. Este teste final é classificado de 0 a 20 valores, ficando aprovados na CAT os estudantes que obtenham classificação igual ou superior a 9,5 valores.
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Componente de “Avaliação prática” (CAP): avaliação contínua com base na apresentação e discussão de temas/casos anátomo-clínicos por grupos de estudantes nas aulas teórico práticas / seminários. Esta classificação é expressa na escala de 0 a 20 valores, ficando aprovados na CAP os estudantes que obtenham classificação igual ou superior a 9,5 valores.
Software
Moodle
Palavras Chave
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Patologia geral
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
45,00 |
Frequência das aulas |
63,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com o Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da Universidade do Porto é considerado que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas, conforme regulamentado existente na unidade orgânica.
Fórmula de cálculo da classificação final
A aprovação na Unidade Curricular de Biopatologia I implica a obtenção de classificação igual ou superior a 9,5 valores em ambos os componentes da avaliação (CAT e CAP).
Uma classificação negativa a um dos componentes conduz a reprovação.
A classificação final da unidade curricular (CFUC), é calculada através da seguinte fórmula:
CFUC = 0,5 x CAT + 0,5 x CAP
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos provas ou trabalhos especiais.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os previstos nas Normas de Avaliação e Orientação Pedagógica da Universidade do Porto.
Serão realizados em datas definidas pelo Conselho Pedagógico.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação na CAT será realizada nas datas a definir pelo Conselho Pedagógico.
A melhoria de classificação na CAP não está prevista pelo regulamento da Universidade do Porto.
Observações
Não aplicável.